Roteiro com o Melhor do Vale do Itajaí

Considerada a região mais alemã do Brasil, o Vale do Itajaí é rodeado por montanhas. Ganhou esse nome por ter perto o Rio Itajaí Açú, que corta a região até chegar à cidade de Itajaí. A colonização do Vale, foi feita principalmente por europeus, e por isso, o local também é conhecido como “Vale Europeu”, além de ter moradores que falam português, italiano e alemão. A gastronomia típica européia não poderia faltar, com uma ampla gama de restaurantes que conquistam os visitantes com sua fartura e atendimento. Outra característica que expõe as raízes de seu povo é a arquitetura local, com construções feitas em estilo Enxaimel, erguidas em meio a diversidade da Mata Atlântica. Faça seu roteiro pelo Vale do Itajaí e conheça os melhores pontos turísticos da região!

Blumenau: a cidade do Oktoberfest

cafe-da-manha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para combinar com o Vale do Itajaí, seu café da manhã em Blumenau será muito saudável e produtivo na Estação Bike Café, já que basta pegar uma bicicleta e ir. Quando chegar, tome um banho no vestiário e faça sua primeira refeição do dia. O local nasceu com a intenção de inserir na vida de seus clientes a qualidade de vida que a bicicleta pode trazer. Além disso, a Estação possui um estacionamento para bikes, guarda volumes e locação de bicicletas. Porém, se preferir utilizar outro meio de transporte, também vale a pena conhecer o espaço e se deliciar com o café da manhã saudável, e ainda aproveitar o espaço personalizado com objetos e artigos do esporte.

Rua Padre Jacobs, 165 | Tel.: (47) 3037-3939 | Site

DocesDivulgação

Aberto por duas irmãs, Paula e Bruna, o Café du Centre é uma referência no quesito qualidade, luxo e sofisticação. A proposta do café é encantar seus clientes com um clássico ambiente inspirado em Paris, tanto na decoração quanto nos produtos que são feitos seguindo receitas exclusivas que levam um toque de arte. Ao adentrar o café, o encantamento é instantâneo, seja pelos lustres majestosos, pelo caimento delicado das cortinas ou pelos móveis em estilo provençal. O cardápio é recheado de tentações como croissants, pães de queijo recheados, as famosas taças de sobremesa, sodas italianas e bebidas feitas à base de café. Para completar essa aventura gastronômica no Vale do Itajaí, a trilha sonora francesa faz com que os visitantes se sintam verdadeiramente na Europa.

Avenida Nereu Ramos, 179 | Tel.: (47) 3368-0343 | Site

massa-italiana-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A culinária mediterrânea e italiana invadem o Magnani Empório & Trattoria, um dos melhores restaurantes do Vale do Itajaí. Ele recebe seus visitantes com luz baixa e decoração sofisticada, desde os tijolos aparentes nas paredes até o menu, assinado pelo chef Leandro Magnani, repleto de massas, risotos, carnes que podem ser harmonizados com a carta de vinhos, espumantes e com as cervejas artesanais. Localizado no maior shopping de Blumenau, o espaço ainda conta com um empório, onde estão disponíveis geleias, antepastos, doces e chocolates, sementes à granel, temperos e outros produtos para levar pra casa.

Rua Herman Hering, 01 | Tel.: (47) 3399-0111 | Site

RestauranteDivulgação

Inspirado no sonho de sua mãe de abrir um restaurante, Alexandre Buhatem Filho criou o Le Zizi Bistrô em 2014, que tem o nome inspirado no apelido de Zizi (Georgette Buhatem). Ela costumava cozinhar banquetes para a família e amigos – principalmente a culinária árabe – e acabou tendo seu sonho realizado por seu filho. Os pratos são produzidos pela chef Susana Wascheck, e tem no cardápio a releitura do famoso prato Filet Wellington, o “Duck Wellington”. Ravioli de carne seca e Abóbora com molho de manga também estão no cardápio do local. Acreditam que não servem apenas refeições, mas sim, momentos e experiências. O bistrô fica aberto de terça à sábado para o jantar.

Alameda Rio Branco, 247 | Tel.: (47) 3231-3200 | Site

brinde-cerveja-amigos-pub-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Os visitantes do Vale do Itajaí não podem deixar passar em branco as visitas aos museus de Blumenau, principalmente o Museu da Cerveja, mantido pela Secretaria de Cultura da cidade. Seu acervo conta a história da cerveja em todo o mundo, há mais de 6 mil anos atrás, com objetos que eram utilizados nas antigas indústrias e a cultura cervejeira, a maioria das peças são das cervejarias Feldman e Brahma. Com entrada gratuita, os adoradores da bebida podem acompanhar em um painel e ouvir do guia a explicação do processo de fabricação da cerveja. Inaugurado em 1996, está localizado no centro histórico da cidade, próximo ao Rio Itajaí, conserva os primeiros barris utilizados no Oktoberfest, tinas de fermentação, uma balança com capacidade para 500 quilos, moinhos de malte manuais, além de uma micro cervejaria. Os visitantes também podem levar para casa diferentes tipos e rótulos de cervejas nacionais e internacionais.

Praça Hercílio Luz, s/n | Tel.: (47) 3326-6791 | Site

Dança alemãImagem ilustrativa

Quem vai ao Vale do Itajaí e não passa pela Vila Itoupava perde a oportunidade de conhecer a parte mais tradicional e com características alemãs da cidade. Situado a 25 quilômetros do centro da cidade, a região tem sua economia baseada na agricultura e no agroturismo, com cerca de 7 mil moradores que em sua maioria dominam o idioma de origem e guardam fortes traços da colonização. A arquitetura das casas é toda em estilo enxaimel com lindos jardins rodeando as residências, algumas até podem ser visitadas como a Casa da Família Feldmann, da Familia Manzke (1920), da Família Richter (1936), da Família Hinsching (1916). Mas, outros lugares como a Antiga Cervejaria Feldmann também chama a atenção dos turistas, ela foi fundada em 1898, e atualmente é o Centro Cultural da vila, além se ser considerada patrimônio da Fundação Cultural de Blumenau.

SC-474 | Tel.: (47) 9234-7815 | Site

Ao adentrar a Vila Itoupava, é impossível sair de lá sem degustar a gastronomia alemã, a qual você pode encontrar no Abendbrothaus. Considerado por alguns o melhor restaurante típico da região, serve apenas um prato: o tradicional Marreco Recheado com acompanhamentos (Purê de Maçã, Aipim Frito, Língua Ensopada, Purê de Batatas, Repolho Roxo, Chucrute, Arroz, Molho, Salada de Batatas) e de sobremesa o delicioso sagu com creme de baunilha. O proprietário e também administrado René Jensen, divide as atividades com sua família, que abrem o local somente para os almoços de domingo, mediante reservas. Por isso, é bom se planejar para conhecer o concorrido restaurante. Sua construção é do final do século XX, e tem o ambiente decorado de forma colonial, com móveis de madeira, cortinas de babados e quadros que contam um pouco da história da cidade na parede.

Rua Henrique Conrad, 1194 | Tel.: (47) 3378-1157 | Site

OktoberfestImagem ilustrativa

É na região do Vale do Itajaí que acontece a maior festa da cerveja do Brasil, com direito à roupas e comidas típica alemãs, essa é a famosa Oktoberfest. Todos os anos a festa acontece na Vila Germânica, em Blumenau – considerada a maior fora da Alemanha – um dos estados que mais recebeu imigrantes no país. A primeira edição da festa aconteceu em 1984 no antigo Pavilhão A da Proeb e atraiu 102 mil pessoas durante 10 dias de festa, que consumiram praticamente um litro de chope por pessoa. No ano seguinte a festa atraiu visitantes de outras cidades e estados, e fez com que Blumenau se tornasse o principal destino turístico de Santa Catarina. A Oktoberfest não se resume apenas à chope e gastronomia, também é tradição, cultura, música e costumes.

Rua Alberto Stein, 199 | Tel.: (47) 3381-7700 | Site

Gaspar e sua deslumbrante natureza

Considerado o melhor de Santa Catarina, o Parque Aquático Cascanéia foi inaugurado no Vale do Itajaí em 1987, atrai os turistas que adoram cachoeiras, toboáguas, trilhas ecológicas, piscinas naturais em seus 100 mil m². Uma das atrações é o Desatino, um toboágua de 250 metros de extensão, a qual oferece muita emoção ao descer os 14 metros de altura. Já o Toloko é outros tobogã, esse com 250 metros de extensão com 3 pistas, ela pode chegar até 70 km/h e passa por uma parte subterrânea. Para as crianças são no total 11 pistas de toboáguas.

Rua José Patrocínio Santos, 2355 | Tel.: (47) 3397-8500 | Site

PiscinaDivulgação

Em meio à bela região do Vale do Itajaí, está localizado o Parque Aquático Cascata Carolina, hoje com mais de 30 anos. Por lá, os visitantes podem desfrutar da piscina feito no formato do mapa de Santa Catarina, além das outras piscinas para adultos e crianças, Ponte do Rio Que Cai e toboáguas de até 200 metros. Em tudo é utilizado água mineral, um grande diferencial dos outros parques da região, sem contar a grande integração com a natureza. Quem quiser se aventurar mais, pode seguir a trilha ecológica, e entrar em completa harmonia com a flora e fauna local. O parque funciona todos os dias dos meses de novembro, dezembro e janeiro, já em fevereiro março e abril, é preciso verificar no site.

Estrada Carolina, 650 | Tel.: (47) 3397-8000 | Site

cerveja-artesanal-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Uma família que sempre teve vontade de produzir chope e cerveja artesanal, fundou a Das Bier Cervejaria, um local inspirado na cultura alemã, mas com aquele toque especial que só os brasileiros conseguem dar. Inaugurada em 2006, o local possui uma grande área verde, lagoas do Schmitt Pesca & Lazer – para quem gosta de pescar – e um casarão da família, sem falar na tranquilidade que seus visitantes podem sentir enquanto degustam as bebidas locais. Um dos diferenciais da cervejaria é que seus clientes podem degustar porções de peixes criados ali, com cervejas feitas também no estabelecimento, e ainda pode escolher entre as muitas opções como a Pilsen (tradicional), Braunes Ale (com chocolate amargo), Pale Ale (de aroma frutado), Stalk Bier (com rapadura), Australian Pale Ale (levemente maltado), Weisen (chope de trigo), Saison (leva pimenta e coentro), Roggen Kölsch (feito com centeio), Wein mit Bier (chope de vinho), Pilsen Natural (malte não filtrado), Pilsen Premium (uma versão encorpada da Pilsen) e o Märzen Bier (criada para o Oktoberfest). Além de tudo, você ainda conhece todo o processo de fabricação de uma cerveja.

Rua Bonifácio Haendchen, 5311 | Tel.: (47) 3397-8600 | Site

A parte mais alemã do Vale do Itajaí: Pomerode

EnxaimelMarinelson Almeida – Traveling through Brazil/Flickr CC-BY

Pomerode tem na maioria de suas 240 casas (aproximadamente), mas, cerca de 50 delas está na chamada Rota do Enxaimel, que também garante no roteiro – de 16 quilômetros – mais de 100 construções tombadas pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico. As casas construídas no período da imigração chamam a atenção principalmente pelo estado de conservação, porém, a rota tem novos atrativos que podem ser conhecidos de bicicleta, em uma longa caminhada ou sob quatro rodas. Quem preferir, pode entrar em contato com o Clube de Cicloturismo no Brasil, que oferece um roteiro voltado para o cicloturismo.

O Pórtico do Imigrante “Wolfgang Weege”, marca o início da rota, lá os turistas podem pegar mapas para se localizar e descobrir lugares no caminho, além de agendar passeios e ouvir explicações sobre os imigrantes que fizeram história na região do Vale do Itajaí. No caminho você poderá ver as construções apenas por fora, mas também encontra lojas de artesanato, de doces típicos e até de legumes, frutas, hortaliças e flores locais.

Faça uma pausa para o almoço no Restaurante Colonial Wunderwald, um restaurante gourmet que fica em meio a Rota do Enxaimel, que serve pratos internacionais e com frutos do mar, com foco principal na culinária Alemã, retratada também na decoração. Termine seu passeio passando pela Casa do Imigrante, que faz parte do patrimônio deixado por Carl Weege, homem que construiu uma pequena fortuna na cidade. A casa tem exposta todos os objetos, móveis, louças, a decoração alemã, e até o moinho de fubá e a moenda de cana-de-açúcar, que retrata como foi a vida dos moradores daquela época.

Bairro Texto Alto | Tel.: (47) 8828-8806 | Site

Zoo PomerodeMarinelson Almeida – Traveling through Brazil/Flickr CC-BY

O Zoo Pomerode é um dos principais atrativos da cidade, aberto em 1932, é considerado o zoológico maior e mais antigo de Santa Catarina. O local iniciou suas atividades apenas com animais domésticos que ficavam em uma lagoa nos fundos da casa do Sr. Hermann Weege, um empresário local. Com a oferta de alimentos aos animais que moravam ali, outros animais nativos do Vale do Itajaí eram atraídos para lá, e assim se teve a ideia de transformar o espaço em um zoológico. Hoje, conta com 45 mil m² e mais de 300 espécies, formando um total de 1,4 mil animais, entre eles 20 espécies são ameaçadas de extinção. Além de promover atividades de conservação, o parque também desenvolve pesquisas com o Núcleo de Educação Ambiental desde 2002, com a intenção de conscientizar os visitantes.

Rua Hermann Weege, 180 | Tel.: (47) 3387-2659 | Site

A Vila Encantada é um pequeno parque educativo que faz com que seus visitantes soltem a imaginação e se divirtam. Inaugurado em 2013, coleciona mais de 25 atrações que foram pensadas para toda a família, unindo a pré-história com a tecnologia presente nos dias de hoje. O parque que recebe anualmente mais de 100 mil pessoas, oferece espaços lúdicos para os pequenos e seus acompanhantes, como a Vila dos Dinossauros, Vila Interativa, Vila do Paleontólogo, Vila do Pirata, Vila da Aventura, e outras, além da mais nova atração, a Vila da Robótica, local onde as crianças podem aprender a montar um robô dinossauro.

Rua Hermann Weege, 204 | Tel.: (47) 3333-8882 | Site

A pequena Indaial guarda história e muito verde

Museu FerroviárioImagem ilustrativa

Instalado em um prédio construído em 1908, em estilo enxaimel, o Museu Ferroviário Silvestre Ernesto Silva, teve uma segunda construção em 1940, quando foi implantado o estilo art déco. O local serviu de sede para a Estação Ferroviária de Indaial da Estrada de Ferro de Santa Catarina até 1971. Posteriormente se tornou museu, fundado em 2005 no Vale do Itajaí. Após reforma em 2015, o museu passou a contar com duas salas de exposições e uma sala multimídia, as quais contam o passado das ferrovias com os móveis antigos e objetos, como os bancos, uniformes dos funcionários e até um mapa da Rede Ferroviária de Santa Catarina.

Rua Prefeito Frederico Hardt | Tel.: (47) 3394-0708 | Site

show-de-musica-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Os turistas que adoram aproveitar a noite dançando e se divertindo, ao encontrar o Matahari irá se apaixonar. A casa está localizado em meio a natureza e segue o modelo dos grandes clubes de Santa Catarina. Proporcionando uma paisagem paradisíaca da mata atlântica, que pode ser vista quando o sol raiar ao sol dos line ups, os quais duram a noite toda até o clarear do dia. A decoração é uma mistura de modernidade e aspectos naturais, como a rusticidade trazida pelas peças em madeira escura.

Rua Bertolina May Kechele, 950 | Tel.: (47) 99200-0505 | Site

Brusque: a cidade dos tecidos

A cidade de Brusque tem muitos motivos e pontos turísticos para ser visitada. Um deles é o Parque das Esculturas, que abriga ao ar livre mais de 40 peças de mármore e reúne obras de diversos artistas famosos. Entre eles, podemos citar Oscar Niemeyer, Amilcar de Castro, Fernando Brennand, e até o artista italiano Gio Pomodoro, o qual fez sua arte na própria cidade alguns meses antes de sua morte, e raridades como as obras em mármore de Tomie Ohtake. Tornou-se uma das principais atrações artísticas de Santa Catarina, reunindo um acervo de obras de artistas de 17 países como França, Inglaterra, Espanha, Portugal e Alemanha.

Rua Valentim Maurici |Tel.: (47) 3251-1833 | Site

Temprano BistrôImagem ilustrativa

Conhecido por oferecer Gastronomia Criolla, o Temprano Bistrô une duas coisas preciosas: tradição e modernidade. Seus visitantes estarão rodeados de cultura pampa, dentro de um casarão antigo, que traz na decorações as cores que estampam a região e a mobília de madeira refinada que nos faz lembrar que estamos no campo. O local procura fazer com que o cliente se sinta “transportado a um galpão de estância em algum lugar da fronteira, em meio a uma linda tertúlia campeira”. O cardápio é repleto de queijos parrileros, assados como o Chorizo Uruguaio, e hambúrgueres gourmet, sem deixar de lado as sobremesas.

Rua João Bauer, 422 | Tel.: (47) 3351-4575 | Site

Considerado o cartão postal da cidade, o Santuário Nossa Senhora de Azambuja é uma das principais atrações e um dos mais importantes santuários do estado. Sua arquitetura é datada do século XIX, e tem em sua essência o estilo gótico. Junto ao seu complexo, está o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, o qual guarda o maior acervo de arte sacra popular do país, e também a história e a imigração em Brusque e em Santa Catarina. Além disso, no local também se encontra a gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Morro do Rosário, o Seminário Menor Metropolitano e o Teatro do Seminário.

Rua Azambuja, 1076 | Tel.: (47) 3396-6276 | Site

ModaImagem ilustrativa

É uma missão quase impossível ir a Brusque, o berço da fiação catarinense, e não comprar nem uma peça de roupa se quer. Por isso, o local mais indicado para os consumistas de plantão é a FIP – Feira da Moda que conta com mais de 200 lojas que abrangem a moda feminina, masculina e infantil, acessórios, calçados, cama mesa e banho. Além das compras, os turistas também podem aproveitar da Villa Gastronômica.

Rodovia Antônio Heil, 3800 | Tel.: (47) 3255-6000 | Site

orquidario-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Apesar de exibir animais, a Fundação Ecológica e Zoobotânica foi criado com a intenção de protegê-los. Desde sua inauguração em 1992, o local também funciona como um laboratório de reprodução em cativeiro de diversas espécies da Mata Atlântica do Brasil. Abriga mais de 650 animais de 135 espécies, em seus 216 m², entre eles primatas como o macaco-aranha, saguis, babuínos, macacos-prego, sem falar no jacarés, veados, tartarugas, capivaras e jabutis. Um Orquidário-Bromeliário piramidal também chama a atenção com seus 9 metros de altura, onde são expostas tipos exóticos da planta, alguns até em perigo de extinção. Trilhas ecológicas e pavimentadas também podem ser uma das atividades feitas no zoo. Por um teleférico, é possível chegar ao Parque Municipal Leopoldo Moritz, uma mina fazenda com cachoeiras, animais domésticos, e uma avião simulador que “leva” os turistas aos principais pontos turísticos da cidade.

Praça das Bandeiras, 45 | Tel.: (47) 3351-1481 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *