Roteiro da Região Sul de Santa Catarina

Contemplada pela culinária internacional, a região sul de Santa Catarina conta sua história por meio de museus que revelam a importância que a região sempre teve para o estado catarinense. Paisagens arquitetônicas e naturais também fazem parte das atrações do lugar.

O melhor de Criciúma

Em 1920 era erguido sob a responsabilidade de Augusto Casagrande a construção mais conhecida como “Casarão”, onde é abrigado o Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande. Restaurado em 1978, a inauguração aconteceu dois anos depois. O acervo é bem diversificado, nele há móveis, utensílios, roupas, armas, documentos, fotografias, objetos de uso pessoal e doméstico, peças de arte sacra e numismática, peças indígenas e objetos que rememoram a mineração na região sul de Santa Catarina.

Rua Cecília Darós, 422 – Comerciário, Criciúma | Site

Memorial Casa do Agente Ferroviário Mário GhisiLatinov/CC BY-SA

O Memorial Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi é ligado à construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, implantado pelos ingleses na região sul de Santa Catarina. O objetivo da obra era abrigar o agente ferroviário da estação e sua família, no entanto, foi demolida por conta da construção do novo terminal urbano da cidade. Antes da demolição, durante a década de 80, também funcionou como restaurante vegetariano e depois foi reconstruída novamente, e consolidando-se como o Memorial da História do Transporte Ferroviário na cidade de Criciúma.

Avenida Centenário, 8075 – Centro, Criciúma – SC | Tel.: (48) 3445-8800 | Site

Excelentes e variadas opções gastronômicas

CaféImagem ilustrativa

Dos grãos especiais de um cafezal próprio, a bebida produzida pelo Ana Terra Café Store tem sabor inesquecível. A loja, que também funciona como café, concede uma atmosfera intimista por conta de sua estrutura rústica combinada com ornamentações moderninhas. Com diversos modos de extração, o estabelecimento oferece vários tipos de cafés especiais que ficam muito bem acompanhados com um dos bolos e outras comidinhas do cardápio.

Rua Joaquim Nabuco, 116 – Centro, Criciúma | Tel.: (48) 3413-5900 | Site

Inaugurado em maio de 2010, o Restaurante Cantina Vettorazzi tornou-se referência na região sul de Santa Catarina por conta da qualidade de suas especialidades. Pelo ambiente rústico e bem climatizado é servido um rodízio completo de massas italianas que são acompanhadas por carnes, tudo feito de uma maneira bem caseira. Com um dos 250 rótulos nacionais e internacionais de vinho que a casa guarda, a refeição fica ainda melhor.

Rua Valter da Silva Medeiros, 150 – Jardim Angelica, Criciúma | Tel.: (48) 3438-1675| Site

CaneloneImagem ilustrativa

Seguindo o conceito das trattorias, o Montalccino Pizza Grill é referência gastronômica na cidade de Criciúma. Amplo e fino, a casa serve menu variado, composto por carnes grelhadas e opções de massa italiana artesanal.

Rua Celestina Zili Rovaris, 238 – Centro, Criciúma | Tel.: (48) 3437-0909 | Site

Do almoço até o jantar

RisotoImagem ilustrativa

Desde sua inauguração, em 2002, a Trattoria Basilicata se consolidou como uma das melhores opções gastronômicas de Criciuma e da região sul de Santa Catarina. A frente da cozinha, a chefe e proprietária Iara é a responsável pela criação dos pratos e italianos adaptados ao paladar brasileiro. Especializado em sequências de massas, o amplo espaço acolhe o público para degustar dos mais de 20 pratos, com um ótimo vinho como acompanhamento.

Avenida Santos Dumont, 2487 – Santos Dumont, Criciúma | Tel.: (48) 3433-3500 | Site

Daniel e Hélder Borba, primos e sócios que juntos, no ano de 2012, deram vida a um sonho de infância: o Tei-Gi. Aumentado em 2014, o espaço é decorado sofisticadamente para receber o público de Criciúma e da região sul de Santa Catarina que desejam provar das delicias presente em um completo rodízio de culinária japonesa.

Rua Alm. Barroso, 177 – Comerciario, Criciúma | Tel.: (48) 3411-6233 | Site

SushiImagem ilustrativa

Especializado nos sabores da culinária oriental, o Saikoo Sushi Bar existe desde 2009 em Criciúma. O sucesso do restaurante foi tão grande que, em 2016 se expandiu para a região sul de Santa Catarina, inaugurando a segunda unidade na cidade de Tubarão. Em sua arquitetura, o espaço combina com êxito, modernidade e sofisticação, transformando a casa em um ambiente sublime a provar de pratos da culinária japonesa.

Rua Joaquim Nabuco, 451 – Centro, Criciúma | Tel.: (48) 3433-2157 | Site

O melhor de Tubarão

Perto de Tubarão, na cidade de Treze de Maio, fica localizado uma das construções arquitetônicas mais imponentes da região sul de Santa Catarina: o Castelo Belvedere. Projetada pelo padre Nivaldo Antônio Ceron (um religioso natural de Urussanga), foi seu pai que, em 1999, deu início à construção da obra. A edificação tem características semelhantes aos castelos medievais do século XI com blocos de pedras.

Estrada Geral Linha Fragnani, Treze de Maio | Tel.: (48) 8492-9305 | Site

Construída em 1884 para o transportar o carvão extraído da região de Lauro Müller até o porto de Laguna, a estrada de ferro Donna Tereza Christina foi um dos feitos que mais contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Tubarão. A história da ferrovia é contada por meio do Museu Ferroviário de Tubarão, criado pelo médico José Warmuth Teixeira e outros trabalhadores. O acervo é composto por documentos, objetos utilizados pelo transporte ferroviário, vagões e 28 máquinas a vapor.

Av. Pedro Zapelini, 2200 – Oficinas, Tubarão | Tel.: (48) 3632-3450 | Site

Museu Willy ZumblickKaktus Kid/CC BY-SA

Em homenagem a um dos mais importantes artistas plásticos da região sul de Santa Catarina, o Museu Willy Zumblick é o centro cultural de Tubarão. O espaço de exposição permanente, apresenta inúmeras telas, esculturas, troféus, medalhas, diplomas, certificados, placas e alguns de seus primeiros instrumentos de trabalho.

Centro, Tubarão | Tel.: (48) 3621-9083 | Site

O sabor da culinária da região sul de Santa Catarina

SobremesaImagem ilustrativa

Fruto de muita experiência e um grande sonho de Francisco Marcelino, o padeiro apaixonado pela profissão abriu em 1994, na cidade de Tubarão, o Panifício Real. A decoração e arquitetura requintada propõe aconchego aos clientes que chegam para provar as delícias do lugar. Com pães, bolos, tortas, doces, lanches e bebidas, o piso inferior funciona como padaria, enquanto no superior, funciona a cafeteria e o Real Café, um espaço onde é servido diariamente grãos especiais, outras bebidas quentes e buffet onda há uma variedade de tortas, doces, salgados e sopas.

Avenida Patrício Lima, 1616 – Humaitá de Cima, Tubarão | Tel.: (48) 3628-0378 | Site

Fundando no fim de 2004, o Restaurante Píer 29 esbanja requinte e qualidade para o público da região sul de Santa Catarina. Leal ao ambiente, a culinária não poderia ser outra: requintada, com grandes pratos da gastronomia internacional e brasileira. A frente da cozinha, os chefs Arleni Martins e Luciano Martins são responsáveis pelo sabor e qualidade dos pratos, que por falar neles, ficam muito bem acompanhados com um dos rótulos presentes na carta de vinho e de cervejas artesanais.

Av. Marcolino Martins Cabral, 4085 – Passagem, Tubarão | Tel.: (48) 3626-6980 | Site

Macarrão Imagem ilustrativa

Gastronomia de nome e um espaço elegantemente decorado, são aspectos que fazem parte dos quase 20 anos de história do Céu da Boca Bar e Restaurante. A casa dispõe de um cardápio bastante variado, nele se encontra crepes franceses, tábuas, porções, petiscos, carnes nobres, frutos do mar, massas, saladas e sobremesas.

Rua Lauro Muller, 278 – Centro, Tubarão | Tel.: (48) 3622-1452| Site

Desde sua existência, o Caçula Restaurante e Bar consolidou-se como uma das casas mais bem-conceituadas da região sul de Santa Catarina. No centro de Tubarão, o restaurante preserva um espaço rústico, com iluminação baixa que propõe aconchego ao ambiente. O lugar oferece um cardápio bastante diverso, com massas, frutos do mar, lanches, porções, etc.

Avenida. Dr. Rodovalho, 214 – Centro, Tubarão | Tel.: (48) 3622-3375 | Site

FilémignonImagem ilustrativa

Revitalizado pela arquiteta Andréa Guglielmi Piazza, o casarão charmoso construído ainda no ano de 1919, passou a sediar o restaurante Le Tabou, consagrado na região sul de Santa Catarina como a casa da alta gastronomia. A arquiteta conseguiu manter as características originais da construção da época e transformou o espaço em um ambiente belo e charmoso, leal ao conceito gastronômico do lugar. No menu de culinária francesa, carnes nobres são as grandes atrações.

Rua Coronel José Martins Cabral, 49 – Centro, Tubarão | Tel.: (48) 3053-7777 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *