Roteiro de 1 Dia em Botafogo, Urca e Leme

Copacabana e Ipanema são os bairros mais famosos e badalados da capital carioca, mas também há muitas atrações em outras regiões da Cidade Maravilhosa. A Mag procurou pelas ruas de Botafogo, Urca e Leme as melhores opções para tomar café da manhã, almoçar, jantar, beber, petiscar e passear, e selecionou todas as dicas nesse completo roteiro de um dia. Confira, experimente e descubra outro Rio de Janeiro!

Desjejuns deliciosos

maya-cafe-botafogo-rj-zarpo-magazineDivulgação

Desde 2008, o Maya Café, situado em uma rua arborizada no tranquilo bairro das Laranjeiras – vizinho de Botafogo -, conquista os moradores com seu completo café da manhã e muitas delícias. Além de combinados fartos para começar o dia, é possível experimentar cupcakes salgados, bolos incríveis – como o famoso de cenoura com chocolate -, diversos tipos de pães, doces e lanches caprichadíssimos, como o irresistível Benedito (sanduíche de pastrami com molho aioli no pão ciabatta). O ambiente é charmoso, com livros e objetos decorativos enfeitando as paredes. Há também uma área infantil com brinquedos. Funciona de terça a domingo, das 9h às 22h30.

Rua Professor Ortiz Monteiro, 15/B – Laranjeiras | Tel.: (21) 2205-4950 | Site

torta-de-limao-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Tradição, sabor e charme para a embalar a primeira refeição do dia, você encontrará na Cake & Co., que nasceu em 1996, fabricando bolos, tortas, doces e salgados da “vovó”, no Leblon. O negócio cresceu e em 2004 nasceu também uma filial em Botafogo, em um charmoso casarão antigo com clima de fazenda, portas e janelas do século XIX, panelas de cobre e porcelanas. Dentre muitas conquistas, em 2009 a casa ganhou o prêmio do concurso do Polo Botafogo, com “a melhor torta” e “melhor café da manhã”. Não deixe de provar a premiada Torta Deliciosa (massa branca recheada de creme e morangos, sob cobertura de merengue e mais morangos). Abre de segunda a sábado e aos feriados, a partir das 9h.

Rua Conde de Irajá, 132 – Botafogo | Tel.: (21) 2286-4769 | Site

Com receitas artesanais de pães e bolos, o Senhor Ca., mistura de cafeteria, padaria e bistrô, é uma ótima opção para saborear delícias. O cardápio é cheio de tentações e fica difícil se decidir entre os waffles (como o de nutella e amêndoas filetadas), os crepes, quiches, as 19 opções de sanduíches especiais e os combinados que já incluem tudo o que um café da manhã precisa ter para começar o dia bem. Além do salão decorado com lustres e tirinhas do Calvin nas paredes, para os dias mais frescos tem uma varandinha charmosa na calçada. Funciona de segunda a sábado, a partir das 8h.

Rua Marques de Abrantes 219 – Botafogo | Tel.: (21) 2553-0716 | Site

Rio é natureza

flickr-mirante-do-pasmado-zarpo-magazineRodrigo Soldon/Flickr CC-BY

No bairro de Botafogo, uma opção legal para garantir fotos lindas e de um ângulo pouco conhecido pelos turistas, é o Mirante do Morro do Pasmado. O caminho para chegar é de rua pavimentada, então pode subir de carro ou a pé. Apesar de uma ser uma subida íngreme, dura cerca de 10 minutos. Lá em cima há muitas árvores e belas vistas que englobam o Pão de Açúcar, a Baía da Guanabara e as Praias do Flamengo e de Botafogo.

Acesso pela Alameda Embaixador Sanches Gavito, s/n – Botafogo

pao-de-acucar-rj-zarpo-magazine

Subir ao Pão de Açúcar de Bondinho é a forma mais comum, mas não é o único jeito de chegar ao cartão postal. Há também a Trilha do Pão de Açúcar com percurso fácil, de cerca de 30 minutos, que leva até o Morro da Urca, a primeira parada que o Bondinho faz. Lá você encontrará lanchonetes e o Museu do Bondinho, que conta a história dos teleféricos com projeções digitais, imagens, maquinário e o primeiro bondinho, que foi usado até 1972.

Pista Claudio Coutinho – Praia Vermelha – Urca

Uma pausa para a leitura

livraria-travessa-ipanema-zarpo-magazineVinícius Sabino/Imagem da Livraria da Travessa de Ipanema

Os apaixonados por livros encontram boas opções de livrarias para rechear a estante com novos títulos. A Livraria da Travessa, em Botafogo, é parada obrigatória! Em Ipanema de 1975, época de militância política, moda, arte de vanguarda e contracultura, nascia a livraria Muro, um lugar de encontro, discussão, literatura e resistência. No decorrer dos anos muitas filiais foram abertas nos principais bairros da cidade, e em 2014 era inaugurada a da Rua Voluntários da Pátria, com 1100m² e um projeto arquitetônico que aliou o estilo do antigo sobrado a um espaço contemporâneo, que reúne diferentes segmentos de livros, música e filmes. No segundo andar funciona o Verso Café e Restaurante, perfeito para namorar a nova leitura adquirida, enquanto saboreia um café e o bolo de cenoura com cobertura de cream cheese.

Rua Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo | Tel.: (21) 3195-0200 | Site

Na mesma rua, também é indispensável conhecer o ambiente charmoso e o acervo da Livraria Prefácio. Inaugurada em 2000, a livraria oferece títulos novos e selecionados de diversos segmentos, além de um setor de livros usados no segundo andar. São destaques da loja o bar com jazz e o bistrô contemporâneo com cardápio de receitas clássicas de cafeterias e bistrôs. A visita pode, inclusive, render um delicioso almoço! Uma boa escolha é o Quiche de shiitake com nirá.

Rua Voluntários da Pátria, 39 – Botafogo | Tel.: (21) 2527-5699 | Site

Dicas para almoçar

verduras-almoco-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para um almoço saudável e cheio de sabor, o lugar é o Refeitório Orgânico, restaurante 100% vegetariano. A entrada pequena e simples quase passa despercebida, mas logo que cruzamos o corredorzinho, o restaurante já conquista pelo ambiente acolhedor e tranquilo da casa de dois andares, com chão de cerâmica, tijolos à vista, móveis de madeira e uma charmosa fonte d’água com um Buda e pétalas de flores. Tem opção de buffet e à la carte e os pratos são bem variados, fresquinhos, criativos e agradam mesmo quem não é adepto da alimentação vegana. Uma das delícias da casa é a Moqueca de banana da terra, que acompanha arroz, saladão e farofa.

Rua dezenove de fevereiro, 120 – Botafogo | Tel.: (21) 2537-0750 | Site

Uma vez no Rio, nada como um almoço com vista para o mar. Para isso, um bom lugar é o Terra Brasilis, situado na Praia Vermelha. O contato com a natureza é garantido, não só pela vista privilegiada para Pão de Açúcar e o Bondinho, mas com a amendoeira que cresce no meio do salão. A cozinha é comandada pelo chef Mauro Florêncio, que preparou desde petiscos e pizzas até pratos sofisticados, como o Camarão com shitake e purê de batata baroa. De sábado a quinta tem música ao vivo com o melhor da MPB para embalar as refeições.

Praça General Tibúrcio, s/n – Praia Vermelha – Urca | Tel.: (21) 2275-4651 | Site

cafe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

No Leme o almoço fica por conta do Gaia Art & Café, um bistrô com ambiente rústico e decoração charmosa. O cardápio é de culinária natural, com produtos orgânicos e opções para quem busca uma alimentação saudável e livre de carne animal, como a Jacalhoada, versão da bacalhoada com jaca. Todos os domingos, a partir das 13h tem chorinho com o Grupo Gaia animando o almoço.

Rua Gustavo Sampaio, 323 – Loja A – Leme | Tel.: (21) 2244-3306 | Site

Uma bela vista

Um passeio legal e que rende boas fotos é conhecer o Forte Duque de Caxias, também conhecido como Forte do Leme. Situado no alto do Morro do Leme, tem uma bela vista, que engloba a Praia de Copacabana, o Pão de Açúcar e a Praia Vermelha. Além da vista, é possível visitar as dependências do forte, que foi construído em 1722 para defender a costa de invasores franceses e holandeses. Para chegar é preciso fazer uma caminhada de cerca de 30 minutos, em rua íngreme de paralelepípedos e cercada por vegetação. Aberto para visitação de terça a domingo, das 9h30 às 16h30.

Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº – Leme | Tel.: (21) 3223-5076

Passeios culturais

pintura-indigena-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em Botafogo, não deixe de incluir no seu roteiro uma visita ao Museu do Índio, que divulga a diversidade entre centenas de grupos indígenas brasileiros, por meio do acervo com 17 mil peças etnográficas e 15 mil publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins. Também tem a loja de artesanato com peças de diferentes grupos indígenas brasileiros, tais como cerâmica, cestaria e objetos em madeira. Visitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo | Tel.: (21) 3214-8700 | Site

Também vale fazer uma visita à Casa de Rui Barbosa, situada em uma das antigas chácaras de Botafogo. A casa com arquitetura em estilo neoclássico e um bonito e grande jardim, foi residência de Rui e de sua família até 1923. Em 1930 foi inaugurada como o primeiro museu-casa do Brasil. O variado acervo conta com 1.400 peças de mobiliário, objetos e documentos pessoais do político, biblioteca com 37.000 volumes, coleção de cordel, biblioteca Infanto-juvenil e arquivos pessoais de escritores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. O museu está aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30 e o jardim de segunda a domingo, das 8h às 18h.

Rua São Clemente, 134 – Botafogo | Tel.: (21) 3289-4600 | Site

A despedida do astro rei

mureta-da-urca-botafogo-rj-zarpo-magazine

O pôr do sol é um espetáculo da natureza que, sempre que possível, deve ser apreciado, principalmente se você estiver na Cidade Maravilhosa. O local mais famoso da cidade para admirar é na pedra da Praia do Arpoador, mas da Pedra do Leme e da Mureta da Urca, a visões do entardecer também são lindas e valem entrar para o roteiro. Do Leme é possível ver o sol se esconder atrás do Morro dois Irmãos, já na Urca, o “show” tem o acompanhamento das bebidas e salgados do Bar da Urca, e o sol se despede logo ao lado do Morro do Corcovado e o Cristo Redentor.

Praia do Leme / Avenida Portugal, s/n – Urca

A boêmia carioca

meza-bar-botafogo-rj-zarpo-magazineEstúdio Rio/Divulgação

Para começar a noite a pedida é o Meza Bar, já na divisa de Botafogo com Humaitá. O bar tem atmosfera sofisticada e cosmopolita, mas sem perder o despretensioso clima carioca. O grande destaque é a carta de drinks premiados e criativos, como as novidades da Coleção Essência, que mistura ingredientes fortes e perfumados, para uma experiência sensorial. Aposte no João Gato (cachaça Nega Fulô em infusão de café, licor de café, melaço de cana, limão e fumaça de canela, servido em copo de barro). Para beliscar, o cardápio tem opções de petiscos, sobremesas e os potinhos, que são refeições mais elaboradas, servidas em pequenas porções. Experimente o frango picante com limão, tequila e purê de baroa ou o tartare de salmão levemente picante com chips de baroa.

Rua Capitão Salomão, 69 – Humaitá | Tel.: (21) 3239-1951 | Site

winehouse-botafogo-rj-zarpo-magazineDivulgação

Quem não dispensa um bom vinho, vai amar conhecer o WineHouse, inspirado nas bodegas espanholas e com uma dose do espírito carioca. Criado por uma carioca e um inglês que sentia falta de um bar de vinhos, a casa oferece grande variedade de vinhos selecionados em um ambiente acolhedor e descontraído. O cardápio apresenta pratos preparados com ingredientes frescos e sazonais, e tem ótimas opções para petiscar, como a Bruschetta de salmão defumado com cream cheese, cebola roxa e alcaparras.

Rua Paulo Barreto, 25 – Loja E – Botafogo | Tel.: (21) 3264-4101 | Site

Para uma noite regada a espumantes, conheça a Champanharia Ovelha Negra. A primeira champanharia do Brasil nasceu em Porto Alegre, em 2003 e, em 2005, abriu uma filial em Botafogo. No Rio está situada em um casarão histórico e tem ambiente rústico e informal, quebrando os paradigmas de luxo da bebida, por isso o nome Ovelha Negra. Nela você encontrará diversos tipos de espumantes nacionais e importados e um cardápio cheio de delícias para petiscar.

Rua Bambina, 120 – Botafogo | Tel.: (21) 2226-1064 | Site

Fechando o roteiro com mais sabor

miam-miam-botafogo-rj-zarpo-magazineFábio Ghivelder/Divulgação

Para um jantar delicioso, conheça o Miam Miam, nome que é uma onomatopéia em francês, para comida gostosa. Unindo tradição e modernidade, o premiado restaurante tem em sua cozinha a chef Roberta Ciasca, eleita Chef Revelação 2007 pelas revistas Veja Rio e Gula. O cardápio “comfort food” aposta em comida caseira com toques inovadores, apresentação caprichada e sempre respeita a sazonalidade dos produtos. Para o jantar, o menu enxuto apresenta pratos irresistíveis, como o Bombons de filet mignon, gnocchi na manteiga de rúcula e farofa crocante. Situado em um antigo casarão que pertenceu à avó da chef, o restaurante é charmosamente decorado com móveis dos anos 50, 60 e 70 e muitas cores.

Rua General Góes Monteiro, 34 – Botafogo | Tel.: (21) 2244-0125 | Site

oui-oui-botafogo-rj-zarpo-magazineDivulgação

O restaurante Oui Oui, que tem como uma das sócias a chef Roberta Ciasca, é inovador no cenário gastronômico do Rio de Janeiro. Seu cardápio exclusivo de pequenas porções, é perfeito para que o cliente monte seu próprio menu degustação, compartilhe os pratos e experimente vários sabores em uma noite. Outro diferencial é a maneira como a comida chega à mesa, em azulejos emoldurados por madeira, cestinhas de palha com folha de bananeira, panelinhas de barro capixabas e frigideiras de ferro vindas de Minas Gerais. Além de estar situado em um antigo casarão, a decoração foi feita com peças originais de época, sendo um salão ao estilo Art Déco e outro inspirado na década de 70.

Rua Conde de Irajá, 85 – Botafogo | Tel.: (21) 2527-3539 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *