Roteiro de 1 Dia em Campinas

Campinas é considerada uma “cidade grande do interior de São Paulo”, repleta de lojas, restaurantes, museus, shoppings como o enorme Parque Dom Pedro e belas áreas verdes como o Parque Taquaral. A terceira cidade mais populosa do estado, é também responsável por cerca de 15% da produção científica nacional, considerado o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Também é conhecida como “Princesa d’Oeste”, uma carinhosa referência por estar a oeste da capital do estado, mais um fato para você conhecer um pouco dessa cidade com o roteiro de 1 dia em Campinas!

Um café da manhã cheio de estilo

padaria-maria-antonieta-campinas-zarpo-magazineRaphael Briest/Divulgação

A refeição mais importante do dia ganha muito glamour e beleza na Maria Antonieta, dona de um café da manhã dos deuses, que você poderá provar em seu roteiro de 1 dia em Campinas. Se acomode na varanda ou no ambiente interno, ambos possuem decoração com detalhes e objetos que lembram Maria Antonieta – que foi rainha da França, apesar de ser austríaca – a verdadeira inspiração do estabelecimento, e um pequeno empório repleto de deliciosas geleias, champanhes e outros produtos. O chef e proprietário Mateus Matana estudou técnicas de pâtisserie e boulangerie em Tain-­l’Hermitage, uma pequena cidade da França, para trazer diferenciadas ao estabelecimento. Um dos destaques do local, são os doces de criação inspirados nos personagens da história de Maria Antonieta, como o mousse de limão recheado com mirtilo e calda de creme de cassis e ganache de champagne.

Rua Coronel Quirino, 1239 | Tel.: (19) 3368-6008 | Site

Uma das sócias do Julie Bakery Café é uma médica que sonhava ter uma confeitaria, depois de encontrar e perceber que Campinas estava precisando de um lugar aconchegante que oferecesse doces artesanais e de qualidade, inaugurou sua loja em 2013. Escolha entre os cupcakes, tortinhas, pão de mel, cookies e também bolos e doces que fazem a alegria de quem é intolerante a açúcar, glúten e lactose. Os preferidos dos clientes são os bolos recheados, como o de brigadeiro belga e o de cenoura com especiarias. A decoração lembra uma casinha de boneca, em tons de azul e vasinhos de flores espalhados pelas mesinhas, tudo muito aconchegante e em estilo Provence. O estabelecimento fica aberto de terça a sábado a partir das 10h, apenas aos domingos e feriados, abre a partir das 13h.

julie-bakery-campinas-zarpo-magazineDivulgação

Rua dos Bandeirantes, 415 | Tel.: (19) 3367-2442 | Site

Conheça as manhãs de Campinas

Que o brigadeiro é um dos doces preferidos dos brasileiros, não é segredo. E sabendo disso, o Madame Formiga fez variadas receitas com o doce, com uma nova formulação que leva na receita blends dos mais puros e nobres chocolates, e os acrescentou em seu delicioso cardápio de doçuras. O doce que tem gostinho de infância, faz sucesso no estabelecimento em novos formatos, acrescentados a outros doces e em embalagens diferenciadas. Experimente uma das delícias no ambiente pequeno e aconchegante, rico em detalhes tons de rosa.

Rua Carlos Guimarães, 418 | Tel.: (19) 3255-5984 | Site

observatorio-espacial-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Inaugurado em 1977, o Observatório Municipal Jean Nicolini é o primeiro observatório municipal do país, e busca levar os conhecimentos sobre astronomia ao seu público. Passou a levar o nome de Jean Colini, como uma homenagem à memória do astrônomo e seu trabalho como observador e divulgador dessa da ciência. Os visitantes podem participar de diversas atividades, como ver a forma mais antiga de medir o tempo por meio da natureza, assistir vídeos educativos e científicos sobre o espaço e ver exposições de rochas, minerais e globos planetários. Há também o Espaço Janela para o Céu, onde é possível ver a olho nu das constelações, com a ajuda do astrônomo. Já no Espaço Galileu estão os maiores telescópios disponibilizados ao público no Brasil, por onde os visitantes podem ver os astros em evidência.

Estrada do Capricórnio, s/n | Tel.: (19) 3298-6566 | Site

Com o intuito de preservar e reunir o acervo de memória audiovisual de Campinas, nasce o Museu da Imagem e do Som. Os visitantes podem se distrair entre os setores de Vídeo e Áudio, Fotografia, Música, Cinema, Objetos Tecnológicos e Educação Patrimonial. No espaço também são realizados diversos eventos como o Circuito MIS de Cinema, que exibe filmes de acordo com o que o público gostaria de assistir, e em seguida podem participar de debates, com diferentes olhares e opiniões sobre a cinematografia.

Rua Regente Feijó, 859 | Tel.: (19) 3733-8800 | Site

pintura-indigena-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história de Campinas, a dica é visitar o interessante Museu da Cidade, criado em 1992. O local reúne acervos de outros dois museus desativados, do Museu do Índio e do Museu do Folclore, também oferece cursos, oficinas, ciclos de vídeos, seminários, exposições, teatros e muitos outras formas de arte. O próprio edifício tem sua arquitetura datada de XIX, e tem a intenção de preservar e mostrar a história da cidade com objetos do passado.

Avenida Andrade Neves, 33 | Tel.: (19) 3231-3387 | Site

Pausa para o almoço

Com o mesmo nome do restaurante, o chef Théo Medeiros – um dos mais consagrados de Campinas – encanta seus clientes tanto pelo paladar, quanto pelo delicioso aroma que exala pelo restaurante. Com clima parisiense e casual, o local oferece mesinhas no ambiente externo à luz de velas, rodeado de árvores, e o interno, tem suas paredes decoradas com prateleiras repletas de livros. Entre a cozinha e o salão, algumas garrafas coloridas decoram as paredes da divisória, uma marca registrada do restaurante. Os pratos são feitos com técnicas europeias, que passam pela França e Itália, mas também por influências árabes e orientais, sem deixar de ter algumas receitas brasileiras, tudo feito com ingredientes locais.

Rua Sampaio Ferraz, 175 | Tel.: (19) 3255-4333 | Site

Um simpático bistrô contemporâneo é uma de suas melhores opções na hora do almoço, por isso, o Casa de Maria é uma das dicas do nosso roteiro de 1 dia em Campinas. O local serve pratos inspirados na culinária brasileira, mediterrânea e tailandesa, uma mistura que o chef André Bearzotti proporciona aos seu clientes, respeitando as técnicas da culinária contemporânea. Com iluminação baixa, o Casa de Maria se torna aconchegante, e dá a seus clientes as opções de se sentarem do lado de dentro ou na área externa. Sua fachada é rodeada por árvores, mas o que realmente chama a atenção é o nome do local, que foi uma homenagem as “Marias” cozinheiras, além de ser o mesmo nome da filha do chef, “Maria Flor”.

Avenida Romeu Tórtima, 368 | Tel.: (19) 3365-2530 | Site

lalouette-campinas-zarpo-magazineTácito Carvalho e Silva/Divulgação

Com 25 anos de história e tradição em Cambuí, o L’Alouette e sua alma francesa oferecem decoração romântica e charmosa com luz natural, em cores de azul e branco. O jardim vertical não é a única decoração, as belas louças e arranjos de flores fazem os clientes se sentirem leves e prontos para apreciar a deliciosa culinária que é composta por pratos tradicionalmente franceses e são preparados por uma equipe especializada.  A carta de vinhos oferece diversas opções para harmonizar com as massas e com os outros pratos servidos no local.

Rua Padre Almeida, 632 | Tel.: (19) 3254-3340 | Site

Seu dia repleto de opções!

Com diversas unidades espalhadas pelo país, e também na Argentina, Uruguai e México, o Grand Cru é uma loja de vinhos com adega climatizada 24 horas por dia. Localizado em um dos bairros mais charmosos de Campinas, o Grand Cru coleciona mais de 1500 rótulos dos principais produtores internacionais, como o exuberante francês Chateau Pavie 2005, o espanhol Monte Hiniesta 2010 e o argentino Zorzao Field Blend 2010. Entre espumantes, destilados, que podem ser degustados aos finais de semana e comprados com a ajuda de sommeliers qualificados.

Rua Dr. Sampaio Ferraz, 336 | Tel.: (19) 3252-4311 | Site

gola-gelatto-campinas-zarpo-magazineDivulgação

Inaugurado em 2010, a gelateria italiana Gôla Gelato e Caffè já foi premiada pela Veja Campinas em 2014, como melhor sorveteria da cidade. Além dos gelatos de diversos sabores, também está no cardápio cafés diferenciados, bolos, bebidas feitas com gelato e doces tipicamente italianos. O ambiente aconchegante e requintado tem em média 100 sabores diferentes, são revezados 20 por dia, feitos diariamente com receitas e ingredientes trazidos da Itália. Dona do local, a nutricionista Gisele Pinheiro, escolheu o nome do estabelecimento inspirada na palavra “golositá”, que significa “toda guloseima possível”.

Rua Sampaio Ferraz, 322 | Tel.: (19) 3294-3027 | Site

cafe-container-campinas-zarpo-magazineFernando Giomo e Daniel Galo/Divulgação

O seu final de tarde já tem lugar certo, é no Café Container, um belo espaço que tem como base 3 containers e muito modernismo. Inaugurado em 2013 por Gustavo Mourtada e Eric Ortiz, dois publicitários apaixonados por café, é descolado e conta com arquitetura exclusiva e sustentável, assim como sua estrutura, além de ser o primeiro a oferecer os cafés especiais na região. Possui uma área externa com deck de madeira e árvores a sua volta, muito apreciado no final dos dias, quando o local serve espumantes, vinhos, drinks e cervejas no happy hour (de segunda a sábado), junto com deliciosos petiscos. Não deixe de experimentar a bebida à base do blend assinado por Isabela Raposeiras – a qual também se responsabiliza pela torra dos grãos – que pode acompanhar um pedaço do bolo do dia. O café fica aberto de segunda a sábado, a partir das 10:00 horas.

Rua Antonio Lapa, 1080 | Tel.: (19) 3367-2005 | Site

Uma noite apetitosa e rica em gastronomia

Em um ambiente charmoso encontramos o Cayena Bistrô, com vasinhos de flores sob as mesas. A chef e proprietária Manuella Delatorre não esconde seu gosto por viagens, mas acabou se apaixonando pela culinária e abriu o lindo Cayena em Campinas. Os temperos usados não estão apenas nos pratos, mas também decoram as paredes, eles que vem da hortinha em forma de mandala. Enquanto os clientes esperam seus pratos virem até a mesa, podem assisti-los serem preparados na cozinha envidraçada, e degustar a diferenciada entrada: charuto de feijoada. A casa une os sabores latinos, mediterrâneos e brasileiros.

Rua Capitão Francisco de Paula, 264 | Tel.: (19) 3395-3141 | Site

massa-italiana-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O local requintado, repleto de luminárias e móveis feitos em madeira, combinam perfeitamente com a culinária feita para poucos do Ca’di Mattone. Um verdadeiro pedacinho da Itália está pronto para servir delícias da culinária típica do país, em uma cidade repleta de descendentes italianos. Por fora, ao se deparar com sua fachada discreta com janelas em forma de arco e parede de tijolinhos – uma construção de 1880 – é quase impossível adivinhar que lá dentro está um ambiente moderno e agradável aos olhos, com paredes estampadas por jornais italianos. O ambiente externo é coberto apenas com uma parreira de uvas, e traz a sensação de estar em uma esquina do país que lhe emprestou as receitas. A massas artesanais são de dar água na boca, mesmo quando lidas no cardápio, quem resiste ao “Mezzaluna recheada com brie e pistache, creme de goiaba, molho branco gratinado com parmesão”?

Rua Maneco Rosa, 53 | Tel.: (19) 3258-9010 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *