Roteiro de 1 Dia em Cruzeiro e Anchieta

Os bairros de Belo Horizonte, Cruzeiro e Anchieta, são praticamente uma continuação, ou porque não, irmãos gêmeos. Ambos são bairros agitados, com um bom desenvolvimento e de fácil acesso, que são conhecidos por terem ótimos bares e restaurantes, além do famoso Mercado Distrital do Cruzeiro, conhecido como um dos principais pontos turísticos da cidade. Apesar de serem bairros movimentados, eles também guardam a essência e a tranquilidade das residências na região, essa que é típica de Minas Gerais. Conheça nosso roteiro de um dia por Cruzeiro e Anchieta, e descubra o que eles têm de melhor!

Café da manhã de fazenda: só Minas têm!

cafeteria-da-fazenda-anchieta-cruzeiro-zarpoDivulgação

Quando o cheirinho de café pairar no ar, já dá pra adivinhar: estamos na Cafeteria da Fazenda. Localizada na esquina mais charmosas do bairro de Anchieta, a cafeteria oferece a seus clientes o tradicional gostinho da roça que só Minas têm. Depois de conhecer os bolos, pães, geleias, licores, queijos, conservas, cafés, cappuccinos, como o “roça chique” – que tem um toque de raspas de rapadura – seu café da manhã terá lugar certo. Além de apreciar os sabores de Beagá, os clientes também podem se informar lendo algo na revistaria, a qual tem como auditora de qualidade Sheila Bastos, e como proprietários Ivagner e Rogério Ferreira (pai e filho). O ambiente é típico de minas, com pequenos detalhes como os sousplat floridos (apoios de prato) e outros objetos inspirados em fazendas do interior do estado.

Rua Montes Claros, 752 | Tel.: (31) 3324-7774 | Site

Clima italiano no seu almoço em BH

massa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A autêntica Cantina Italiana Osteria Degli Angeli possui um ambiente charmoso e aconchegante, no melhor estilo italiano. Para se sentar, os clientes podem escolher entre a varanda e o ambiente interno que tem um jeitinho mais romântico com decoração de madeira e em cores verde e vermelha, símbolos da Itália. Depois de estar confortável, escolha entre um dos menus completos sugeridos ou escolha quais pratos devem fazer parte da sua composição, como o “Fettuccine alla Papalina” (tornedor suíno, molho agridoce, fettuccine ao molho bechamel, cogumelos frescos, bacon, ervilhas). Mamma mia!

Rua Francisco Deslandes, 156 | Tel.: (31) 3281-7965 | Site

Produtos artesanais feitos com ingredientes de qualidade, é isso que você vai encontrar no Cannoli. O conhecimento culinário de seus donos e iniciativa, fez com que o local criasse um ambiente moderno e criativo no bairro Cruzeiro, com uma parede decorada por desenhos e escritos, e outra com azulejos com desenhos azuis. Surpreenda-se com as massas, biscoitos e pratos servidos, além dos produtos embalados e prontinhos para serem levados para casa.

Rua Pium-í, 354 | Tel.: (31) 3047-3473 | Site

Um pouco do verde de Cruzeiro e Anchieta

parque-julien-rien-anchieta-cruzeiro-zarpoArquivo FPM .Julien Rien/Divulgação

Durante a sua tarde no bairro Anchieta, você pode fazer uma pequena caminhada pelo Parque Julien Rien. Inaugurado em 1978, é considerado uma área de preservação ambiental e integra o cordão de parques localizados em torno da Serra do Curral. Com 14400 m², o local interliga a Avenida Bandeirantes e Francisco Deslandes com uma grande e bonita escada. Sua mata preservada esconde diversos animais como esquilos, aves e os saguis, que dividem espaço com os visitantes e crianças que podem passear pelas pracinhas, admirar a beleza da cascata, brincar na pista de skate e até conhecer o anfiteatro.

Avenida Bandeirantes, 911 | Tel.: (31) 3277-8277 | Site

Gastronomia de primeira e para todos os gostos

pato-zarpoImagem ilustrativa

Elegância e estilo europeu, assim pode ser descrito ambiente do Au Bon Vivant, um refinado restaurante de origem francesa instalado no bairro Cruzeiro. Indicado como melhor restaurante francês da cidade pela Veja Comer & Beber 2014, o restaurante é propriedade do casal Silvana e Philippe Watel, que se conheceram justamente em Paris, quando a mineirinha foi para a Europa estudar panificação. A fachada do local é tradicional, e faz com que o cliente tenha a sensação de estar andando por uma das ruas de Paris, já que conta com pequenas mesinhas redondas e painéis de madeira formando a porta e as janelas, as quais ganham mais vida com cortinas de renda penduradas. Juntamente com os pratos, aprecie um dos vinhos franceses presentes na carta escolhida a dedo pelo francês Philippe.

Rua Pium-í 229 | Tel.: (31) 3227-7764 | Site

De cozinha contemporânea e internacional o Pellegrino Restaurante entende muito bem, o mesmo que significa ”viajante”. Para realmente sentir o clima belo-horizontino do bairro Anchieta, sente-se nas mesinhas rodeadas por árvores como a bela Flamboyant, e peça um dos vinhos da adega – que conta com mais de 100 rótulos – enquanto escolhe seu prato favorito no cardápio. O menu possui opções de carnes nobres e pratos que fazem uma releitura da gastronomia italiana e francesa, um exemplo é a “tilápia em crosta de macadâmia com molho de acerola guarnecida de risoto de uva”.

Rua Laranjal, 459 | Tel.: (31) 2526-1085 | Site

hamburguer-bacon-zarpoImagem ilustrativa

O nome já denuncia que seus donos são apaixonados por bacon: Bacon Paradise. Inaugurado em 2013 no bairro Anchieta, a hamburgueria foi a primeira a se especializar em bacon no Brasil. Sua decoração é descontraída e as paredes são todas pintadas em vermelho, talvez para deixar um clima mais apetitoso, e os porquinhos sempre estão presentes, seja em quadros, pelúcias e nas receitas. O cardápio é composto por petiscos, lanches e sobremesas, tudo feito com bacon, é claro. Se tiver coragem, peça o maior lanche da casa, o “Lendário” (pão australiano, 5 hambúrgueres de 200g, queijo prato, queijo cheddar, queijo gorgonzola, queijo provolone, pepperoni, alface, tomate, cebola roxa e bacon). Um divertido drinque pode ser escolhido para acompanhar os lanches, o que acha de uma “caipi de limão siciliano, tomate cereja e manjericão”?

Rua Montes Claros, 1004 | Tel.: (31) 3327-4333 | Site

Com um cardápio completamente tomado por tipos diferentes de parmegianas, que passam por peixe, carne, frango, lombo de porco, linguado, berinjela (opção vegetariana) e até carne de avestruz, o Armazém Parmeggiano é um pequeno e confortável espaço descontraído com clima e decoração retrô, feita por baleiros e balanças antigas, leiteiras e moedores de café. O chef e proprietário Ronaldo Rates – também dono da famosa sanduicheria Der Famous, especializada em pão com linguiça – optou por ter apenas 5 mesas e lampiões para iluminar o local, que faz lembrar as antigas vendinhas mineiras com todo seu conforto e aconchego.

Rua Senhora das Graças, 16 | Tel.: (31) 99650-1371 | Site

Conheça a agitada noite belo-horizontina

Sua noite começa muito bem na Choperia Almanaque, localizada em um dos bairros mais agitados de BH, a choperia possui alguns dos melhores drinques e petiscos da cidade. Conhecido por ser bem frequentada, o local possui dois andares e grandes áreas externas e internas, e conta com um espaço para crianças, com alguns brinquedos. O cardápio é repleto de petiscos diversificados, um deles é o tradicional “queijo pachá”, típico de Minas, que pode ser saboreado juntamente com um chope bem gelado.

Rua Pium-Í, 675 | Tel.: (31) 3287-9044 | Site

bucaneiro-barenzinho-anchieta-cruzeiro-zarpoDivulgação

Diferenciado, o Bucaneiro conta com uma decoração repleta de brinquedos e objetos incomuns, e tem um grande diferencial: oferecer mais de 90 tipos de shots. Esse bar alternativo, toca em suas noites músicas nos estilos ska, latinidades e outros ritmos menos tocados em barzinhos, além dos drinques, que são servidos em pequenas doses, deixando seu cliente mais livre para experimentar quantos quiser em pequenas quantidades. Um dos drinques mais saborosos é o ”machu picchu”, o qual os visitantes podem saborear enquanto admiram os cartazes das paredes, quadros e as luminárias feitas com tigelas. O proprietário Rodrigo Araújo teve a ideia de colocar os shots em seu cardápio, pois, a cidade ainda não conhecia esse conceito famoso na Europa.

Rua Montes Claros, 738 | Tel.: (31) 99727-3834 | Site

Um bar que não começou como um bar. Sim, o Bar 222 já foi um salão de beleza que tinha uma pequena lanchonete, porém, acabou dando tão certo que só restou dar lugar para um bar diferente e divertido. Ele funciona no quintal de uma casa, e prepara para seus clientes criativos petiscos e drinques, que, aliás, é um dos diferenciais que torna a casa uma das mais concorridas do bairro Anchieta. A decoração é feita com quadrinhos modernos nas paredes – alguns têm o tema de cozinha vintage – e as mesinhas e cadeiras são aquelas de madeira, típicas de barzinhos descolados.

Rua Francisco Deslandes, 222 | Tel.: (31) 3287-7712 | Site

jangal-anchieta-cruzeiro-zarpoJoão Viegas/Divulgação

O Jângal nasceu com uma proposta diferenciada em BH, não é nem bar e nem restaurante, ele é um irreverente Pub Garden. Sem ambiente é todo colorido e inovador, com paredes repletas de imagens e frases retrô, já as mesinhas tem rolhas, dólares, desenhos e outros objetos sobre o vidro. As almofadas de estampas diferentes, os livros e algumas plantas nas estantes completam o cenário descontraído que às terças-feiras se transforma em karaokê para os cantores amadores. A intenção do espaço é unir um jardim com arte e cultura, fazendo com que as pessoas se sintam em sua própria casa. Seus drinques são preparados com regras herméticas, que passam por trituração, fixação, destilação e coagulação.

Rua Outono, 523 | Tel.: (31) 3653-8947 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *