Está em busca de uma opção pertinho de casa para curtir no final de semana ou no feriado? A charmosa Embu das Artes está a menos de 1h de carro do centro de São Paulo e oferece ótimas opções de passeios para quem viaja a dois ou com a família toda. 

Além da famosa feirinha de artesanato, principal chamariz da cidade, os turistas encontram museus, parques, ótimos restaurantes e mais. Confira o que fazer em Embu das Artes e também onde se hospedar para curtir ainda mais o destino. 

Onde fica Embu das Artes?

A cidade de Embu das Artes está a 30 km da capital paulista, pouco menos de 1h de carro, uma excelente opção para passeios bate-volta. Quem parte de São Paulo tem duas opções para chegar até lá. A primeira é de carro seguindo pela Rodovia Régis Bittencourt ou Rodovia Raposo Tavares. 

Já a segunda opção é via transporte público, através dos ônibus das linhas intermunicipais que partem do Terminal Butantã, Capão Redondo, Campo Limpo, Pinheiros, Largo da Batata e Clínicas. O percurso dura entre 1h até 2h, dependendo do local da saída.

O que fazer em Embu das Artes?

Muito além da feirinha! Passeie pelas áreas verdes dos parques da cidade, conheça pontos históricos, visite lojas, antiquários e muito mais. 

Feira de Arte e Artesanato + lojas de móveis e decoração

A primeira coisa a se fazer em Embu das Artes é conhecer a Feira de Arte e Artesanato, que acontece aos finais de semana e feriados das 11h às 18h. A concentração é na Praça das Artes, mas se estende por todo o Centro Histórico. Pedestres passeiam livremente, já que a circulação de carros é bloqueada. 

O evento acontece desde 1969 e atualmente reúne mais de 700 expositores, oferecendo grande variedade de produtos. Tem barraquinhas com quadros, pinturas, cerâmicas, esculturas, bijuterias, roupas, doces e diferentes artesanatos! 

Vale saber também que nos mesmos dias e horários da Feira de Arte e Artesanato acontece a Feira do Verde na Rua Siqueira Campos, no Centro Histórico. É oportunidade para comprar plantas ornamentais, flores, sementes, vasos e árvores frutíferas. 

Também faz parte do roteiro conhecer as lojas de móveis, decoração e os antiquários, instaladas nas ruas onde são montadas as barraquinhas das duas feiras. 

Embu das Artes é famosa pelos móveis rústicos de fabricação própria. Assim, se não encontrar o que procura a pronta entrega ou se as medidas não forem ideais para sua casa, é possível fazer pedidos sob encomenda, com bons preços e prazos de entrega. Já as lojas de decoração contam com lustres, vasos, enfeites, quadros e mais milhares de opções. E quem busca itens antigos, raros e com personalidade, os antiquários são o lugar certo!  

E a principal dica para montar seu roteiro é… não ter roteiro! O melhor jeito de curtir a cidade é passear pelas ruas charmosas do centrinho sem pressa, entrar nas lojas e querer comprar tudo, passar por todas as barraquinhas olhando cada peça e sofrer pra escolher um restaurante quando a fome bater. 

Centro Histórico

No Centro Histórico da cidade, para além das feiras aos fins de semana, vale começar o roteiro pelo Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que foi o primeiro patrimônio no Estado de São Paulo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além do museu, a propriedade conta também com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Residência Anexa dos Jesuítas

A poucos passos está o Centro Cultural Mestre de Assis Abreu, outro ponto bacana a ser visitado. O local reúne um acervo sobre a história da cidade, exposições sazonais e também organiza apresentações artísticas com entrada gratuita. 

Parque do Lago Francisco Rizzo

Outra opção de passeio na cidade é aproveitar em meio à natureza no Parque Lago Francisco Rizzo. A pouco mais de 1 km do centro, o parque tem 217 mil m² e o destaque principal é o lago que reúne diversas espécies de peixes. 

Os visitantes podem curtir pistas de cooper, espaço de ginástica ao ar livre, parque infantil,  brinquedoteca e ainda aulas sazonais de aeróbica, fitdance, funcional e zumba. Há também boas opções de quiosques e cafeterias com lanches e bebidas. 

Cidade das Abelhas

No centro de Embu das Artes, a Cidade das Abelhas é um passeio perfeito para a família toda! Aberto desde 1980, o parque temático está em uma área de 100 mil m² de Mata Atlântica preservada e conta com diversas atrações que explicam sobre a vida e a importância das abelhas para o reino animal e vegetal. 

O Abelhossauro mostra a organização nas colmeias e como elas conseguiram sobreviver à extinção desde a era Jurássica. Já o Labeerinto é um divertido labirinto em forma de colmeia. Mais uma atração para conhecer o habitat das abelhas é o Dentro da Colmeia, com atividades lúdicas e culturais.

E não para por aí! Tem também Arbelhismo, um arvorismo adaptado para os pequenos, e a Abelha Mecatrônica, uma gigante abelha mecânica com sons e movimentos. No final do passeio, vale conhecer a Lanchemel, com lanches, sucos, sorvetes, café e guloseimas, e a Casa do Mel, com mel, própolis, pólen, geléia real, pães de mel e muito mais.

Memorial Sakai

O Memorial Sakai foi inaugurado em 2003 e seu nome tem homenagem à Tadakiyo Sakai, um dos maiores escultores do Brasil e responsável por colocar Embu das Artes no roteiro do meio artístico de São Paulo. 

No museu, os visitantes encontram esculturas com influências orientais, indígenas, católicas e outras regionalidades. Uma das peças com maior destaque é o touro de terracota, que o artista costumava presentear seus amigos. Além das exposições, acontecem cursos e oficinas gratuitas sazonais. 

Onde comer em Embu das Artes?

Empório São Pedro

Presente na cidade há mais de 27 anos, o Empório São Pedro além de restaurante é também um belíssimo antiquário. O cardápio conta com pratos da culinária italiana, brasileira e mediterrânea, e serve somente no horário do almoço. 

Restaurante Cana Do Reino

O Restaurante Cana do Reino, localizado no centro da cidade e considerado o favorito entre os turistas segundo o TripAdvisor, é opção para quem procura saborear gastronomia caipira. O local serve café da manhã colonial, almoço, jantar e drinks!

O Garimpo

Também no centro, O Garimpo é surpreendente! A gastronomia do restaurante combina sabores brasileiros com a culinária alemã, além de oferecer opções de pratos veganos. O clima se completa com shows de rock ao vivo, que animam o almoço e o jantar. 

Florbela Café

Quem prefere uma opção para aproveitar no final da tarde, depois de muitos passeios pelas calçadas de Embu das Artes, vai adorar o Florbela Café. O café funciona aos finais de semana e feriados e prepara tortas, bolos, sorvetes gourmet, salgados e muito mais. Além disso, o estabelecimento conta com uma charmosa loja de móveis e decoração. 

Onde se hospedar?

Que tal aproveitar o passeio para prolongar o final de semana ou um feriado em Embu das Artes? Além de estar pertinho de São Paulo, é perfeita para fugir do agito da cidade. Confira uma ótima opção de estadia e aproveite para reservar com o Zarpo. 

Hilton Almenat Tapestry

Hilton Almenat Tapestry

Em ótima localização, o Hilton Almenat Tapestry propõe uma estadia de conforto, lazer e contato com a natureza. Hóspedes aproveitam piscinas, campos de futebol, quadra de tênis, boliche com oito pistas, sala de jogos, academia e ainda uma trilha. As crianças continuam se divertindo com a recreação infantil, para pequenos a partir de 6 anos. Por fim, é possível escolher entre café da manhã ou pensão completa inclusa na tarifa. 


Já escolheu os passeios da viagem? Então só falta reservar a hospedagem! Cadastre-se no Zarpo e aproveite os descontos especiais. 

4.6/5 - (9 avaliações)
Marilia Gouveia

Adora maratonar seriados, mergulhar em um bom livro e curtir festivais de música. Encontra beleza nas grandes metrópoles, mas não dispensa um final de semana na praia!

3 Comentários

  1. Pingback: Roteiro das Melhores Cidades do Interior de São Paulo | Zarpo Magazine

    • Raíssa Araujo Responder

      Arabella,

      Que bom que gostou das dicas!
      No Mag há sempre diversas dicas para os melhores destinos nacionais e internacionais. Fique sempre de olho. 😉

Escreva um comentário