Roteiro de 1 Dia em Gávea, Lagoa e Jardim Botânico

Os bairros Gávea, Lagoa e Jardim Botânico, ficam grudados uns nos outros, e por isso, é possível conhecer de uma só vez as delícias e aventuras dos 3 lugares. A Lagoa Rodrigo de Freitas é uma das grandes paixões cariocas, já que o bairro Lagoa está aos pés do corcovado. O Jardim Botânico ganhou esse nome por ter em seu bairro famoso espaço, repleto de enormes palmeiras e vitórias-régias, com variadas opções de lugares para visitar. Já na Gávea, a vista é de muito verde, o que inclui a famosa Pedra da Gávea. Considerado um bairro nobre, coleciona estabelecimentos tradicionais e requintados. A Mag fez um roteiro para que os marinheiros de primeira viagem aproveitem um pouco desse pedacinho do Rio de Janeiro!

Um Café da manhã feito pela Escola do Pão

escola-do-pao-rj-zarpo-magazineDivulgação

Um negócio de família, comandado por mãe e filha (Clecia e Elen Casagrande), já recebeu prêmios e acumula elogios de seu café da manhã. A Escola do Pão serve aos finais de semana e feriados, um café repleto de quitutes, pães, frutas tropicais e outras delícias. O local está inserido em um casarão datado da década de 30, antiga casa do escritor José Lins do Rego, que tem um clima bucólico e acolhedor, assim como seu jardim de inverno. Os detalhes são feitos com material de demolição, prateleiras seguram objetos antigos e bonecas trazidas por Clecia de várias partes do mundo. De noite, a escola do pão se torna um refinado bistrô com clima parisiense, onde os clientes podem saborear pratos feitos pela chef Elen Casagrande.

Rua General Garzon, 10 | Tel.: (21) 2294-0027 | Site

Um jardim no seu café

la-bicyclette-rj-zarpo-magazineDivulgação

O La Bicyclette está localizado no coração do Jardim Botânico, e chama a atenção com seu charme e mesinhas dispostas também ao ar livre. Comandado por Henri Forcellino e sua esposa Ana Paula Gentil, tem um café da manhã completo e cheio de sabor dos croissants, pains au chocolat – os primeiros elaborados com chocolate belga semi-amargo na cidade – brioches, sucos, frutas e iogurtes, tudo fresquinho feito seguindo receitas antigas, as quais exigem um demorado processo de fermentação e modelação manual. Uma cafeteria com um ambiente arejado e confortável, com instalações de madeira que se misturam no clima saudável repleto de verde, no qual está inserido.

Rua Jardim Botânico, 1008 | Tel.: (21) 3594-2589 | Site

emporio-jardim-rj-zarpo-magazineTomas Rangel/Divulgação

Vencedor duas vezes consecutivas do prêmio de melhor café da manhã do Rio de Janeiro, o Empório Jardim deixa os clientes escolherem o que preferem em seu farto café da manhã. São mais de 80 itens, entre eles estão drinks de café da manhã, pães rústicos, tapiocas, bolos, geleias, e especialidades da casa como a manteiga de figo e o pão de queijo de gruyère. Paula Prandini, Branca Lee e Iona Rothstein são donas do ambiente encantador, que tem espalhados caixotes que seguram regadores e vasinhos de plantas, além da delicadeza de ter algumas mesas batizadas com nomes de clientes queridos. A qualquer hora do dia, os visitantes podem escolher entre café da manhã, almoço, happy hour ou jantar.

Rua Visconde da Graça, 51 | Tel.: (21)2535-9862 | Site

Natureza e cultura: uma manhã de bem-estar

jardim-botanico-rj-zarpo-magazine

Considerado um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico é o principal e maior jardim botânico do Brasil. Fundado em 1808, pelo príncipe português Dom João VI, que tinha a intenção de instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim com espécies vegetais de diversos lugares do mundo. Hoje, ele é um dos mais importantes centros de pesquisa de botânica e conservação da biodiversidade. Dono de dois dos cartões postais da cidade, a alameda de palmeiras e o lago com vitórias-régias, o Jardim Botânico é tombado pelo Iphan e considerado Reserva da Biosfera pela Unesco, com cerca de 3400 espécies de plantas vindas de outros países.

Rua Jardim Botânico, 1008 | Tel.: (21) 3874-1808 | Site

Ainda dentro do Jardim Botânico, em um casarão antigo, está o Museu do Meio Ambiente, o primeiro na América Latina a se dedicar integralmente ao tema socioambiental. Inaugurado em 2008, ele é referência internacional na produção científica e atrai aproximadamente 600 mil visitantes por ano, com diversas exposições que mudam esporadicamente, mas sempre estão focadas no tema meio-ambiente.

Rua Jardim Botânico, 1008 | Tel.: (21) 2294-6619 | Site

Criado em 1934, o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro tem mais de 24 mil peças entre acervo documental, arquivístico e museológico, um importante registro sobre a cidade do Rio de Janeiro. Lá os visitantes também podem ter contato com obras de artistas como Visconti, Thomas Ender, Antônio Parreiras, Armando Vianna, sem deixar de contar a história do Rio de Janeiro. Inserido em um casarão antigo e cheio de detalhes em sua arquitetura, tem ainda esculturas espalhadas pelo ambiente.

Estrada Santa Marinha, s/nº | Tel.: (21) 97532-4428 | Site

Gastronomia carioca e suas versões refinadas

victoria-rio-rj-zarpo-magazineAlexander Landau/Divulgação

Com vista para o Hipódromo da Gávea, o restaurante Victoria Rio está localizado dentro do Jockey Club Brasileiro, é cercado por Mata Atlântica e palmeiras do Jardim Botânico, tem ao fundo o Cristo Redentor. Com cardápio feito pelo chef Marcones Deus, os clientes podem desfrutar da gastronomia contemporânea, mas também da pizzaria e da cozinha japonesa, tudo feito com um tempero realmente abençoado. A arquitetura do espaço foi feita por Luis Eduardo Índio da Costa com design de interior de Ana Maria Índio da Costa, que criaram um local despojado e ao mesmo tempo sofisticado, com piso de madeira e paredes de vidro que dividem os ambientes.

Rua Mario Ribeiro, 410 | Tel.: (21) 2528-6449 | Site

lorenzo-bistro-rj-zarpo-magazineTomas Rangel/Divulgação

Com um cardápio que é uma mistura de gastronomia italiana e francesa, o pequeno Lorenzo Bistrô proporciona uma gostosa experiência gourmet. Escolha entre a sacada, o segundo andar bem refrigerado ou o terraço, que possui uma bela vista pro Corcovado. Logo depois, desfrute do menu – com receitas clássicas – feito pela chef Alessandra Belliny e pelo proprietário e restaurateur Janjão Garcia. Nas prateleiras estão garrafas esvaziadas por Janjão, com rótulos históricos ou de safras de edições limitadas, as paredes são cheias de receitas impressas e o chão é feito com azulejos desenhados, que trazem um clima europeu para o bistrô.

Rua Visconde de Carandaí, 2 | Tel.: (21) 3114-0855 | Site

Em um ambiente moderno, o Puro Restaurante faz sucesso com seus pratos que buscam o lado afetivo de cada paladar, feitos com os ingredientes que estão mais frescos em cada estação. Com um espaço interno agradável e um externo arejado, decorado com plantas e com vista para o Cristo Redentor, tem ao todo 3 andares, no segundo os visitantes podem acompanhar a preparação dos pratos na cozinha aberta, e no último, podem desfrutar de drinks do bar. O chef Pedro Siqueira do restaurante, já ganhou prêmios como o de Chef Revelação no Prêmio Comer e Beber (Veja Rio 2016), ele que é entusiasta da cozinha com inspiração caseira, foi apresentado a cidade maravilhosa pelo chef Erick Jackin.

Rua Visconde de Carandaí, 43 | Tel.: (21) 3284-5377 | Site

Clássicos da Gávea na sua tarde

jockey-club-rj-zarpo-magazineFilico/Divulgação

Fundado em 1932, o Jockey Club Brasileiro é resultado de uma junção de dois clubes que promoviam corridas de cavalos. Em 1933, organizou o Grande Prêmio Brasil que passou a ser tradição na cidade e no país, onde concorrem cavalos nacionais e internacionais. Com sua fachada imponente, rica em detalhes, o Jockey Club atrai visitantes curiosos, que encontram em seus 640 mil m², muito luxo e uma decoração feita nos mínimos detalhes, além da chance de apostar em seu cavalo preferido. A entrada é franca, e o local ainda possui  clube social, escola primária, escola de profissionais do turfe, galeria de arte, 9 restaurantes, um espaço surpreendente para conhecer.

Praça Santos Dumont, 31 | Tel.: (21) 3534-9000 | Site

Quando a imaginação e o universo conspiram a seu favor, é difícil resistir ao deslumbrante Planetário da Gávea. Inaugurado em 1970, tem em seu primeiro andar o Museu do Universo, com 60 experimentos interativos, onde os visitantes vão poder aprender um pouco mais sobre as fases da lua, estações do ano, marés, astronomia estelar e ver a Nave Escola, que também proporciona conhecimento sobre a astronomia de forma lúdica. Exposições como a do “O Universo Deslumbrante” e “Expoluz”, estão instaladas no segundo e terceiro andar. Sua aparência, é claro, é um tanto futurista e moderna, com detalhes que nos mandam para o universo. O planetário só não abre às segundas-feiras.

Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 | Tel.: (21) 2088-0536 | Site

Pausa para o café e algo a mais

emporio-queijos-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Uma combinação irresistível de padaria, casa de vinho, loja de queijos e rotisserie, a Casa Caranday é comandada pelo casal Janjão Garcia e Nick Barcellos. Os visitantes costumam passar por lá para tomar um café ou comprar uma geleia artesanal, temperos ou um queijo da Serra da Canastra. O happy hour também é outra opção da casa, que oferece antepasto italiano, tábuas de frios e vinhos. Seu ambiente está inserido em uma linda casa tombada pelo Patrimônio Histórico com arquitetura assinada por Chicô Gouvea, decorado com tijolos aparentes, madeira de demolição, caixas de vinho, lustres feitos com garrafas e objetos pessoais do casal, que dão um toque especial no estabelecimento.

Rua Lopes Quintas, 165 | Tel.: (21) 3114-0179 | Site

A Fundação Eva Klabin abriga um dos mais importantes obras da arte clássica, com um acervo de mais de 2 mil peças, as quais vão desde a época do Egito Antigo ao Impressionismo. Localizado na casa da antiga colecionadora, repleta de obras de arte, esculturas e objetos artísticos, seus visitantes podem desfrutar de uma programação cultural variada, com visitas guiadas, exposições, concertos, filmes e até cursos. A casa foi aberta ao público um ano antes de sua idealizadora morrer, em 1995, e impressiona a todos com sua arquitetura e mobília colonial.

Avenida Epitácio Pessoa, 2480 | Tel.: (21) 3202-8550 | Site

Os prazeres da noite carioca

carne-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Bistrô de carnes, assim é chamado o CT Boucherie, localizado no bairro do Jardim Botânico, ele é comandado pelos chefs Claude e Thomas Troisgros. O local tem história em todos seus detalhes e objetos, alguns quadros com imagens de açougueiros, e poltronas em vermelho que faz lembrar a melhor forma de um açougue “refinado”. Com a cozinha aberta, os clientes podem acompanhar a preparação dos pratos como a picanha, filé mignon, bife de chorizo, e escolher entre as mesas de dentro ou o ambiente externo rodeado por flores.

Avenida Alexandre Ferreira, 66 | Tel.: (21) 2266-0838 | Site

Localizado dentro do emblemático planetário da Gávea, o La Nave é um Bistrô Bar de cozinha artesanal e contemporânea, que oferece a seus clientes gastronomia misturado com boa música. O menu criado pelo chef Daniel Pinho, reúne criações e releituras de pratos da cozinha artesanal carioca, que podem ser harmonizados com a carta de vinhos. Em um ambiente descontraído, repleto de cadeiras coloridas e luzes divertidas, seu jantar ou happy hour se torna mais sofisticadol. O local não abre apenas às segundas.

Planetário da Gávea – Avenida Padre Leonel Franca, 240 | Tel.: (21) 3259-0255 | Site

balada-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Ainda dentro do Planetário, o 00 Rio de Janeiro é uma mistura de restaurante e balada, com um lindo jardim ao ar livre acoplado, onde estão pufes e sofás para os visitantes ficarem ainda mais confortáveis. No bar, os clientes podem pedir drinks multicoloridos que podem ser degustados no restaurante ou na pista de dança, divididos apenas por uma porta de vidro giratória. A decoração é toda refinada, mas o charme está na iluminação, feita por luz de velas.

Planetário da Gávea – Avenida Padre Leonel Franca, 240 | Tel.: (21) 2540-8041 | Site

guacamole-rj-zarpo-magazineDivulgação

Para agitar a noite no Jardim Botânico, o restaurante Guacamole oferece além da gastronomia mexicana, os tequileiros e mariachis que garantem muita diversão. Desde as paredes coloridas com desenhos, até os lustres e objetos que mostram um pouco da cultura mexicana. O restaurante nasceu da paixão dos sócios pela cultura e gastronomia do México, e tem no cardápio clássicos como burritos, enchiladas e chilaquiles.

Rua Jardim Botânico, 129 | Tel.: (21) 3178-3100 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *