Roteiro de 1 dia em Ipanema

Dos bairros mais nobres da capital, o de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi fundado ainda no ano de 1894 por José Antônio de Moreira, na época conde de Ipanema. Hoje é internacionalmente conhecido pela canção mais famosa da Bossa Nova, a música Garota de Ipanema, composta por Vinícius de Moraes e Tom Jobim em 1962 quando o poeta se encantou ao ver Helô Pinheiro com sua beleza a caminho da praia. Ipanema, além de cultura e histórias para contar, esbanja lugares exclusivos ideais aos que procuram por ambientes sofisticados e passeios interessantes em um roteiro pelo bairro.

Café da manhã seguido de passeios matinais

7zero6-ipanema-zarpo-magazineDhani B/Divulgação

A peculiaridade do lugar é vista logo pelo nome, Espaço 7 zero 6, que vem do endereço privilegiado do Praia Ipanema Hotel (Av. Vieira Souto, 706), no entanto, o terraço é a grande atração do local. Os móveis assinados pelo designer renomado Fernando Jaeger, esbanjam bom gosto e criam um ambiente sofisticado e moderno, porém, nada capaz de roubar a cena da protagonista principal: a vista panorâmica da região. Nos finais de semana e feriados, o Café Boulanger, dividido em 4 etapas, proporciona aos clientes opções que vão desde águas aromatizadas e frutas até pães e tartine de Serra da Canastra com molho gorgonzola.

Avenida Vieira Souto, 706 | Tel.: (21) 2141-4992 | Site

Inspirada nas old bakeries nova iorquinas, a The Bakers – inaugurada em 1995 por Alan e Dani Geller, netos do renomado confeiteiro alemão Kurt Deichmann – apresenta traços de sua própria história pelo espaço da padaria. Luzes suaves deixam o clima intimista e pequenos espelhos e quadros negros com mensagens em giz espalhados nas paredes e pilares mostram a criatividade na decoração do ambiente. Logo ao entrar, o público se encanta com a vitrine bem apresentada, cheio de doces, pães artesanais, tortas, bolos, e outras delícias para um café da manhã no bairro de Ipanema.

Rua Visconde de Pirajá, 330 | Tel.: (21) 3201-5050 | Site

discos-antigo-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Subindo a Rua Vinicius de Moraes, o lugar que assim que surgiu era apenas uma livraria de Ipanema, hoje é centro de referência da Bossa Nova. O espaço é um reduto cheio de histórias para os amantes da música brasileira e guarda grandes histórias entre o acervo disponível. Aberta em 1993, a Toca do Vinicius reúne uma coleção de livros, CDs, DVDs, LPs e artesanato dedicados ao estilo MPB, além do mais, a loja ainda dispõe de um espaço cultural onde é realizado palestras, eventos e exibição de vídeos.

Rua Vinicius de Moraes, 129 | Tel.: (21) 2247-5227 | Site

A Praça General Osório que há mais de quatro décadas é sede da Feira Hippie de Ipanema, acontece todos os domingos. No início dos anos 70, alguns artistas seguidores da ideia do movimento da “contracultura” não tinham onde expor seus trabalhos produzidos, foi então que decidiram ocupar a praça para vender obras artísticas. Hoje, pela feirinha encontra-se de tudo um pouco, desde objetos de uso pessoal como bolsas, cintos e acessórios de boa qualidade, até móveis e poltronas de couro. O lugar é agradável até para quem pretende passear despretensiosamente, sem intenção de compras, já que há bastante manifestações artísticas para se apreciar.

Praça General Osório, s/n | Site

livraria-travessa-ipanema-zarpo-magazineVinicius Sabino

Inaugurada em 1987, bem na Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro, a Livraria Travessa cresceu por diversos endereços da capital fluminense. Mas foi antes disso que sua história começou, em 1975 no bairro de Ipanema, quando se chamava Muro, um reduto de memória da Bossa Nova e cenário de militância política, moda, arte, literatura e resistência. Hoje, a livraria é conhecida como “Travessão” por ser – talvez – a maior da rede. Ocupando uma área de 600 m², ela se divide por dois andares, no primeiro é onde há o amplo acervo de livros, e o segundo fica o Bazzar Café, local para leitura e loja de CDs e DVDs.

Rua Visconde de Pirajá, 572 | Tel.: (21) 3205-9002 | Site

Excelentes opções para um almoço cordial

zaza-bistro-tropical-ipanema-zarpo-magazineDivulgação

Desde 1999, no coração de Ipanema, o Zazá Bistrô, recebe as experiências gastronômicas obtidas mundialmente e levam o resultado às mesas para o público.O encanto é sentido antes de provar os pratos, o ambiente possui arquitetura e decoração indescritíveis. Ainda assim vale ressaltar que, apesar de aconchegante, é um tanto quanto peculiar devido ao excesso de objetos, estampas e cores que formam a ornamentação do bistrô. O cardápio que conta com pratos leves de origem marroquina e asiática, a dica é pedir o Shishbarak: um ravióli de batata baroa servido com uma paleta de cordeiro assada e desfiada com especiaria ao molho de iogurte trufado, hortelã e amêndoas crocantes.

Rua Joana Angélica, 40 | Tel.: (21) 2247-9101 | Site

gabianno-al-mare-ipanema-zarpo-magazineJuliano Colodeti/Divulgação

Com 15 anos de idade, o chef ítalo-brasileiro Romano Fontanive, mudou-se para Itália onde formou hôtelier e trabalhou em restaurantes de várias cidades europeias, hoje, Romano é o profissional responsável pela excelência da cozinha do Gabianno Al Mare. O projeto arquitetônico que dá charme ao ambiente é de autoria de Jairo de Sender que propôs sofisticação por meio dos vidros e tons sofisticados que combinam com a vista para a praia de Ipanema. A especialização da casa não poderia ser outra: culinária italiana contemporânea. A dica é reservar uma das mesas ao lado da enorme janela para aproveitar dos pratos com o visual deslumbrante para o mar.

Avenida Vieira Souto, 320 | Tel.: (21) 25216464 | Site

Praia de Ipanema: para dar início à tarde

rio-de-janeiro-ipanema-zarpo-magazine

Ao atravessar a Avenida Vieira Souto, a orla dos esportistas que buscam a rotina saudável, dá abertura para a faixa de areia de aproximadamente 2 quilômetros. Desde o começo, próximo ao Leblon, até o final, no Arpoador, as areias da Praia de Ipanema são frequentadas por turistas e moradores que desejam obter o famigerado bronze, além de se refrescarem nas águas transparentes do mar. O lugar que já serviu de inspiração para escritores, compositores e outros artistas, também é utilizado para a prática de esportes como vôlei, frescobol, futebol, surf e skiboard.. A dica é ficar por volta do Posto 9, ponto de encontro de jovens, artistas e celebridades.

Avenida Vieira Souto, s/n

parque-bike-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Conhecido por poucos e utilizado por alguns como caminho de passagem até a praia, o Parque Garota de Ipanema é indicado para aqueles que apreciam um espaço de lazer. O nome é em homenagem à canção brasileira mais famosa no mundo, composta por Vinícius de Moraes e com melodia de Tom Jobim, reis da Bossa Nova. Toda a área verde do lugar e seu entorno, fazem parte da Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e Arpoador sendo permitido apenas atividades que não prejudicam o meio ambiente. No entanto, o parque possui infraestrutura que conta com pista de patinação, dois mirantes, um parquinho infantil, duas pistas de skate e ciclovia.

Arpoador, s/n

Melhores lugares para assistir ao pôr-do-sol no Rio

pedra-do-arpoador-ipanema-zarpo-magazineVinicius Sabino

Na extremidade da praia de Ipanema, brota a Pedra do Arpoador, ponto privilegiado para ver o pôr-do-sol mais espetacular do Rio de Janeiro. Ao subir os degraus irregulares, procure por bons lugares, acomode-se pelas rochas e admire a vista panorâmica para Ipanema, Leblon, Vidigal, Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea enquanto espera o sol se aproximar. Sob a luz crepuscular, a plateia se deslumbra com a cor alaranjada.

Praia do Arpoador – Avenida Francisco Bhering, s/n

A exclusiva piscina do Hotel Fasano já virou ponto turístico do Rio visitada por quem procura badalação refrescante com um vista panorâmica admirável. Localizado no 8º andar do hotel, o bar da piscina é restrito para os hóspedes, no entanto, em épocas específicas é aberto para não-hóspedes mediante reserva e pagamento de taxa. O bar conta com um menu composto por sucos naturais, coquetéis e pratos leves que o público pode aproveitar na beira da piscina de borda infinita, tendo como paisagem, a vista para o Arpoador, Morro Dois Irmãos, Corcovado e, no final da tarde, o deslumbrante pôr-do-sol.

Avenida Vieira Souto, 80 – Ipanema | Tel.: (21) 3202-4000 | Site

Dê sabor a sua noite

rest-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A grande representação do cenário gastronômico carioca fica por conta de Rogério Fasano que assume os comandos do Gero, o restaurante do Hotel Fasano. A sofisticação da matriz em São Paulo é reproduzida pelo trabalho do arquiteto mexicano Aurélio Martinez Flores, o mesmo que assinou o projeto arquitetônico da capital paulista. No ambiente, a composição consiste em uma estrutura de tijolos nus, cadeiras de palha, espelhos e fotografias espalhadas pelas paredes. O cardápio reflete a especialização da casa, ou seja, a culinária tradicional italiana com influências contemporâneas.

Rua Aníbal de Mendonça, 157 | Tel.: (21) 2239-8158 | Site

rancho-portugues-zarpo-magazineWagner Ziegelmeyer/Divulgação

Nos arredores de um dos mais belos cartões postais da cidade maravilhosa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, o Rancho Português, depois do sucesso de sua matriz em São Paulo, se firmou em Ipanema no ano de 2014 para levar aos melhores paladares a tradicional culinária portuguesa. Em frente a lagoa, o ambiente que o une o requinte ao aconchego, é construído com paredes brancas enfeitadas por azulejos pintados, cortinas de renda nas janelas, pratos de cerâmica e fotos espalhadas da capital Lisboa. Estrela do cardápio, o bacalhau na tigela, gratinado com camarão, batata, espinafre e molho branco, é a opção de sucesso da casa.

Rua Maria Quitéria, 136 | Tel.: (21) 2287-0335 | Site

balada-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Com foco na diversidade e inclusão, a Galeria Café, desde 1997 funciona orgulhosamente como um dos principais pontos de encontro do público descolado e moderno de Ipanema que deseja se divertir à noite. Na verdade, o lugar vai além de um clube noturno, a Galeria Café é responsável por realizar em seu espaço exposições e eventos de cultura e comportamento durante o dia, e à noite, a casa reabre suas portas para festas badaladas ao som de DJs que mesclam diversos gêneros musicais.

Rua Teixeira de Melo, 31 | Tel.: (21) 2523-8250 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *