Roteiro de 1 Dia em Juiz de Fora

O interior do estado de Minas Gerais é simplesmente encantador. Uma dessas belezas é a cidade de Juiz de Fora, considerada uma das maiores e mais importantes do estado, ela é uma mistura de cultura, história, boa gastronomia, noite agitada, natureza e paz. A qualidade na educação na cidade é um dos principais atrativos para novos moradores, já que o município abriga a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mas, também pode ensinar muito aos visitantes com suas importantes e antigas construções, as quais preservam grande parte de sua história. Conheça um pouco mais dos estabelecimentos e pontos turísticos de Juiz de Fora, uma cidade jovem!

Delícias mineirinhas no seu café da manhã

bolo-padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Delicadeza e capricho são os pontos principais do Bendito Bistrô e Café, um encanto de cafeteria. Aproveite para degustar um delicioso café acompanhado de um pedaço de bolo, e porque não, de tantas outras guloseimas da vitrine. Apesar do menu repleto de doces atípicos e outras volúpias em forma de pratos, a verdadeira protagonista da casa é a decoração charmosa e refinada que preenche os dois andares do estabelecimento. Com paredes em tom de rosa bebê e móveis de madeira, os clientes são servidos com louças decoradas e de bom gosto, assim como os azulejos desenhados do chão. Nada mal tomar seu café por lá, não?

Rua São Mateus, 38 | Tel.: (32) 3215-2388 | Site

Tentando valorizar a cultura mineira, o Pedra Bonita Café oferece a seus clientes bolos artesanais e cafés especiais. Em um espaço pequeno e agradável, sente-se e escolha entre as diversas opções de broas, bolinhos, pão de queijo recheado – tudo produzido sem corantes e aromatizantes – e para acompanhar, peça uma das bebidas quentes, como o café coado na hora ou as geladas a base de café, as mesmas que chegam à mesa muito bem decoradas. Caso queira levar uma lembrança da cidade, aproveite as lindas canecas com coador, doces e pó de café da prateleira.

Avenida Barão do Rio Branco, 2991 | Tel.: (32) 3083-0266 | Site

A rica história de Juiz de Fora

museu-mariano-procopio-juiz-de-fora-mg-zarpo-magazinebolapiercing/CC-BY Flickr

O Museu Mariano Procópio é o primeiro museu de Minas Gerais, inaugurado em 1921, é feito de mais de 50 mil peças, algumas ainda da época do Império. Apesar da beleza das peças expostas no museu, quem chama mais a atenção é o incrível jardim cortado pelo lago, repleto de flores coloridas e de muita biodiversidade. A casa ao lado do museu, construída em 1922 pelo filho de Mariano, guarda alguns quadros de artistas europeus e brasileiros.

Rua Mariano Procópio, 1100 | Tel.: (32) 3690-2200 | Site

O Museu de Arte Moderna Murilo Mendes foi criado em 2005, motivado pelas doações do acervo do poeta em 1976, feita por sua esposa Maria da Saudade Mendes, logo após a morte do marido, e destinada a Universidades Federal de Juiz de Fora. O local guarda seu acervo bibliográfico e suas obras, mas também expõe trabalhos de artistas famosos como Miró, Picasso, Portinari e Guignard. O prédio em si já é uma obra de arte feita pelo arquiteto Décio Bracher, com sua fachada de vidro e linhas modernas, modelo que se tornou referência nos anos 60.

Rua Benjamin Constant, 790 | Tel.: (32) 3229-9070 | Site

Toda elegância da gastronomia mineira

massa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Inaugurado em 1991, o Mamma Roma trouxe para Juiz de Fora a tradição da verdadeira cozinha italiana. Os descendentes italianos sempre tiveram costume de reunir suas famílias para apreciar refeições feitas por eles mesmos, como massas frescas e molhos preparados artesanalmente, resultado de receitas passadas de geração em geração. Porém, essa família resolveu compartilhar seus deliciosos pratos com quem apreciasse a culinária de sua terra natal. Seus proprietários criaram um espaço em que suas massas, risotos, porções, possam ser apreciados com tranquilidade e estilo, é o que mostra sua decoração tradicional, a qual guarda muita história nos quadros de família pendurados na parede.

Avenida Barão do Rio Branco, 4998 | Tel.: (32) 3213-8551 | Site

O nome do bistrô já chama a atenção: Savoir-Faire, que em francês significa “cozinha inspirada”. Comandado pelo jovem chef e proprietário Gabriel Bastos, a casa tem decoração elegante e intimista, com suas mesas de dentro mais requintadas e as do deck mais irreverentes, que dividem espaço com plantas decorativas. Escolha um prato do cardápio que muda a cada três meses, para harmonizar com um dos 80 rótulos de vinhos, servidos em taças especiais – além dos exclusivos drinques e a cerveja gourmet – e sinta cada sabor ao som de piano. Quem se interessar, ainda pode participar dos cursos oferecidos pelo restaurante, de enologia e gastronomia para leigos. Abre para o almoço apenas aos domingos.

Rua Padre Café, 394 | Tel.: (32) 3216-1831 | Site

Ele é considerado um dos restaurante mais charmosos da região, mas também tem em seu menu pratos de dar água na boca. O Néctar Bistrô tem cardápio variado, que conta com carnes, frutos do mar, massas, risotos e uma extensa e impecável carta de vinhos, com mais de 90 nomes. Seu cardápio é sempre atualizado com dicas dos grandes centros gastronômicos nacionais, visando incorporar o conceito de cozinha fusion, com um pouco da cozinha brasileira e mundial. O bistrô serve almoços apenas aos domingos, só não abre no último do mês.

Alameda Eng. Gentil Forn, 1700 | Tel.: (32) 3241-2030 | Site

Da natureza à cultura gastronômica

cine-theatro-juiz-de-fora-mg-zarpo-magazineCine-Theatro – Alexandre Dornelas/Divulgação

Uma volta pelo Parque da Lajinha pode ser uma das escolhas para conhecer um pouco mais de Juiz de Fora e sua natureza regional. Com 140 mil m² de floresta nativa, o parque também conta com uma área remanescente de Mata Atlântica, que pode ser contemplado pelos turistas que passeiam por seus jardins e conhecem um pouco mais de sua fauna constituída por aves, peixes, animais de pequeno porte, répteis, entre outros. O parque é um espaço destinado a Educação Ambiental, além de ser uma Unidade de Conservação (áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais).

Avenida Paulo Japiassú Coelho | Tel.: (32) 3690-8326 | Site

Senhoras e senhores, apresento-lhes o Cine-Theatro Central, um dos principais símbolos culturais da cidade! É em clima de espetáculo que começou a descrever esse incrível espaço de apresentações de Juiz de Fora, que em 1983 foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Município, quando começou a ser restaurado, e em 1994 teve seu valor novamente reconhecido e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). O palco pode receber espetáculos de diversos tipos, como dança, teatro, ópera, concerto, shows musicais, e é passagem obrigatória de artistas nacionais e internacionais, tanto que já recebeu Chico Buarque Tom Jobim, Milton Nascimento, Maria Rita, Elba Ramalho e outras importantes personalidades. Os visitantes se encantam pela beleza arquitetônica do teatro, com detalhes e obras restauradas de Ângelo Biggi, um grande artista plástico italiano.

Praça João Pessoa, s/n | Tel.: (32) 3215-1400 | Site

No meio da tarde e de tantas informações históricas e culturais, é bom dar uma adocicada em seu roteiro por Juiz de Fora. Por isso, o Rellicário Brigaderia e Café tem o ambiente e as delícias feitas especialmente para agradar seus clientes “formiguinhas”. Especializada em brigadeiros gourmet, a casa tem caixas personalizadas com produtos da marca para dar de presente, muitas vezes elas são de edições comemorativas como a de dia dos namorados, páscoa, dia das mães e etc. Em seu cardápio, os visitantes encontram mais de 100 sabores de brigadeiros, além dos bolos, cafés, lanches e outras guloseimas que podem ser escolhidas também das lindas vitrines, e apreciadas em uma das mesinhas com cadeiras azuis de um lado e estofados do outro.

Rua São Mateus, 35 | Tel.: (32) 3213-5469 | Site

A vida noturna Juiz de Fora

red-pepper-juiz-de-fora-mg-zarpo-magazineDivulgação

Com clima despojado, o gastrobar São Bartolomeu serve chopes e cervejas artesanais de origem mineira e carioca, drinques, petiscos, linguiças artesanais, hambúrgueres gourmet, receitas vegetarianas, sobremesas como o “bolovete” e o diferente “brigadeiro com farofa de bacon”. A decoração de seu pequeno espaço é inspirada nos pubs europeus, tradicional balcão em madeira de demolição e ambiente criativo com uma pitada de retrô, feita pelos objetos antigos dispostos na estante.

Rua São Mateus, 41 | Tel.: (32) 3025-5867 | Site

O Experimental Container Bar é um lugar feito para quem não busca o óbvio e quer sair da rotina. Logo ao chegar já é possível perceber o diferente design feito com conteiners,  mesas internas e externas, localizado de frente para o extenso estacionamento. No cardápio estão opções de petiscos, tapas, montaditos, hambúrgueres gourmet e brusquetas, além das cervejas, chopes e drinques coloridos servidos em divertidas taças, tudo pode ser degustado com música de boa qualidade de fundo. Os clientes entram em contato com a decoração feita de peças antigas como a máquina de escrever, rádios, relógios, câmeras fotográficas e até capacetes antigos.

Avenida Barão do Rio Branco, 3162 | Tel.: (32) 3031-6657 | Site

Uma de suas especialidades é surpreender, tanto com sua gastronomia quanto com a diversificada programação musical. Estou falando do aconchegante Red Pepper Gastrobar, que completa apenas 2 anos em 2017, mas já chama a atenção dos apaixonados por bares com música ao vivo, transmissão de lutas e de futebol. Os visitantes podem desfrutar de sua extensa carta de vinhos, drinques e cervejas especiais, além da variedade de pratos e petiscos que compõem o menu, que passam por saladas, peixes, carnes, massas e para quem preferir, hambúrgueres. Seu elegante e colonial balcão de bebidas dá um toque de charme para o ambiente, e combinam perfeitamente com os refinados lustres e mobiliário provençal.

Rua Tiradentes, 995 | Tel.: (32) 3026-3604 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *