Roteiro de 1 Dia em Monte Verde

Capa: Pallatta/Divulgação | Um destino que parece ter saído de um conto de fadas, de natureza exuberante – onde se pode ouvir o canto dos pássaros – e construções com decoração em estilo provençal, que se parecem com casinhas de boneca. Essa é Monte Verde! Muito procurada por casais quando as temperaturas baixam. A cidade mineira que está localizada a 166 quilômetros de São Paulo, em meio a Serra da Mantiqueira e a aproximadamente 1500 metros de altitude. Conhecida como “Suíça Mineira”, atrai turistas que lotam a principal rua da cidade e seus restaurantes à luz de velas, seus cafés que oferecem muito chocolate e as pousadas que oferecem o calor de uma lareira.

Café ou chocolate: esquente sua viagem

Seu café da manhã será a 1700 metros de altitude, no Café Platô – considerado o café mais alto do Brasil – a 2 quilômetros do centro de Monte Verde. Ele é parada quase obrigatória para quem estiver disposto de subir as montanhas, já que ele está isolado do restante da cidade, o que torna tudo ainda mais tranquilo e empolgante para quem quer estar mais inserido na natureza. O chocolate quente é um grande aliado se estiver frio, e pode ser saboreado na cafeteria, acompanhado de uma deliciosa torta de banana ou até de um apfelstrudel (doce austríaco). Porém, quem preferir pode passar lá também no almoço para degustar a truta, considerada uma das melhores da cidade. A decoração do café é toda de madeira com pinturas nas mesas e cadeiras, regadores fofos e vasinhos de flores pendurados.

Rua Ouro Verde, 10 | Tel.: (35) 3438-2170 | Site

Provence-Cottage-e-Bistro-zarpoWagner Dias/Divulgação

Ambientado em um local rodeado pela natureza, o Provence Cottage & Bistrô faz parte de uma graciosa pousada, mas também atende os visitantes de Monte Verde (mediante reserva). Ao adentrar o restaurante já é possível perceber o clima aconchegante de Minas e ao mesmo tempo a sofisticação vinda do sul da França, grande culpa é dos objetos vindos de antiquários da Europa. Os pratos são feitos com ingredientes vindos de fornecedores locais e da própria horta do estabelecimento, sendo que tudo precisa ser orgânico. Quem comanda a cozinha – além de ser um dos sócios – é o chef Ari Kespers, responsável pelos quitutes da manhã até o menu-degustação do jantar.

Rua Cedrus Libani, 380 | Tel.: (35) 3438-1467 | Site

Das delícias de Monte Verde

orquidario-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Orquidário MV é um lugar feito para os apaixonados por plantas, mais especificamente, por orquídeas. São mais de 1500 plantas da espécie, além de bromélias, cactos, suculentas, plantas exóticas, e os visitantes também podem conhecer as curiosas plantas carnívoras (em torno de 150 espécies). O proprietário e biólogo José Mauricio Piliackas, abre o espaço para visitação, mas também comercializa suas lindas plantas que podem ser levadas para casa como lembrança de Monte Verde, sem falar nas palestras e cursos promovidos para escolas e excursões. O ambiente é basicamente repleto de flores e cores, com um tom de floricultura, encanta seus visitantes que só saem de lá acompanhados de uma linda flor.

Avenida Sol Nascente, 1000 | Tel.: (35) 3438-2718 | Site

Com a fama de ser o chocolate de Monte Verde, o Gressoney Chocolates é um local que acolhe os clientes em dias mais frios, com seus chocolates quentes, mas também nos dias mais quentes com seus doces e claro, chocolates. Sua estrutura é feita em estilo enxaimel – uma antiga técnica de construção com madeiras encaixadas – que chama a atenção de quem passa pelo local. Da vitrine se pode ver a produção do chocolate, enquanto seus clientes podem apreciar um café com marzipans e as famosas “Primulas”, de frente para o movimento da rua, que se pode ver através do vidro.

Avenida Monte Verde, 636 | Tel.: (35) 3438-2883 | Site

É na Fazenda Radical que você irá tornar sua manhã mais divertida com a mega tirolesa, arvorismo, escalada, arco e flecha, slackline, quadriciclo e outros meios de diversão. Localizada a 5 quilômetros do Portal de Monte Verde, tem como principal atividade a Mega Tirolesa, que na verdade se divide em duas – uma de 450 metros e outra de 475 metros – que atrai todos os tipos de turistas.

Avenida Monte Verde, 1463 | Tel.: (35) 3438-1440 | Site

Cultura mineira em forma de cardápio

comida-mineira-zarpoImagem ilustrativa

A típica comida mineira pode ser saboreada no restaurante O Caipira em Monte Verde, e o melhor, em um ambiente tipicamente decorado com as delicadezas que só Minas Gerais têm. No teto e nas paredes estão pendurados alguns objetos que representam a tranquilidade da região, como uma bicicleta, por exemplo. Tapetes que imitam pele de animal, apoios de prato bordados, lamparinas, objetos antigos e cortinas fofas em vermelho e branco, sem falar na música tocada pelo violeiro na varanda, tudo feito para tornar o ambiente muito aconchegante e ao mesmo tempo típico desde de sua fachada, toda feita em madeira. O cardápio é especializado na saborosa comida mineira e tem opções como feijão tropeiro (com bisteca, couve, banana, linguiça, arroz e farofa) e filé mignon na chapa (com tutu mineiro, arroz, couve e ovo) – é de dar água na boca…

Avenida das Montanhas, 43 | Tel.: (35) 3438-2141 | Site

Um pouco da Itália em Minas

rest-massa-zarpoImagem ilustrativa

Diferente da outra opção, a Cantina Portale Di Napoli é um pedacinho da Itália em Monte Verde. Sua decoração é toda voltada para as cores verde, vermelho, branco, cores oficiais do país, assim como os muitos objetos pendurados e espalhados pelo ambiente e as garrafas de vinho, já sua fachada é de madeira e toda enfeitada com vasinhos de flores. Quem comanda a cozinha é o chef pernambucano Severino Silva, ele que aprendeu a cozinhar com sua tia napolitana, inclusive um dos pratos mais apreciados pelos visitantes, o “Polpettone alla Parmigiana”, que fica perfeito combinado com uma de suas massas. Aberto de quinta à domingo.

Avenida Monte Verde, 215 | Tel.: (35) 3438-1956 | Site

Leve o melhor de Monte Verde com você

Edelweiss-zarpoDivulgação

Acha que vai sentir falta de Monte Verde? Então, é só passar pela Edelweiss, localizada dentro da Galeria Suíça, e levar pra casa uma de suas deliciosas geleias artesanais. Feitas pelo próprio proprietário e cientista Edmundo Garcia Agudo – que já trabalhou na ONU (Organização das Nações Unidas) – o qual segue a receita à risca e utiliza as frutas da melhor qualidade, algumas vindas de plantações próprias como as framboesas, já outras como morangos, amoras e physalis, são compradas de pequenos produtores da região, e a laranja e tangerina são importadas da Espanha. São mais de 15 sabores e uma diferente novidade, a “Framboesada” – que combina perfeitamente com queijo – uma versão de goiabada feita de framboesa.

Galeria Suíça, 936, Loja 3 | Tel.: (35) 3438-1513 | Site

caneca-de-cerveja-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A Fritz Cervejaria Artesanal nasceu em 1993, como um hobby de Jörg Franz Schwabe, um mestre cervejeiro que se formou na Alemanha, quando já produzia cervejas artesanais. São mais de 8 cervejarias espalhadas pelo Brasil, mas é em Monte Verde que também está localizada a fábrica, onde os visitantes podem conhecer e entender passo a passo da produção da cerveja e o que ela deve possuir. Considerada uma das mais antigas do Brasil, está localizada a mais de 1600 metros de altitude, no sul de Minas Gerais, mais especificamente na Serra da Mantiqueira, e serve a seus visitantes o verdadeiro chopp alemão, acompanhado de petiscos também de lá.

Rua Viela Rolinha, 40 | Tel.: (35) 3438-2414 | Site

A diversão também está presente em Monte Verde, com a Patinação no Gelo, não só as crianças, mas os adultos também podem brincar de patinar. Com uma linda vista para as montanhas, pode brincar de deslizar sobre uma pista de patinação verdadeira, a única permanente e fixa do Brasil. Se você ainda não souber patinar, não se preocupe, instrutores ficam de plantão para ajudar os turistas.

Avenida Monte Verde, 1463 | Tel.: (35) 3438-1440 | Site

Noite com sabor de friozinho

Villa-Donna-Bistro-zarpoDivulgação

Aberto em 2009 na Galeria Europa, o Villa Donna Bistrô tem cardápio apenas de pratos artesanais, preparados na hora, entre eles, os clientes podem encontrar ragus de cordeiro, massas caseiras e importadas da Itália, e risotos preparados na hora, feitos com arroz italiano, como o de Pinhão com Truta e o Pinhões de Monte Verde. Eleito diversas vezes como o melhor restaurante da cidade, recebeu em 2012 destaque no Guia Quatro Rodas e em 2013 o Certificado de Excelência pelo TripAdvisor. O charme do ambiente é feito pelas garrafas cheias de flores e toalhas coloridas em suas mesas, que combinam com a simpatia dos funcionários.

Rua Rolinha, 33 | Tel.: (35) 3438-1881 | Site

Dono do grande nhoque recheado, o restaurante Mamma Tera foi fundado em 1983, com especialidade em comida italiana. Os pratos geralmente compostos por massas, risotos, trutas e fondues, podem ser harmonizados com a selecionada carta de vinhos e com algumas das cervejas importadas. Desde a entrada já é possível ver o estilo original do restaurante, o qual tem um barzinho descontraído e convidativo, que mostra fazer drinques saborosos, assim como seus pratos.

Rua Rolinha, 102 | Tel.: (35) 3438-1912 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *