Roteiro de 1 Dia em Paraty e Trindade

Paraty e Trindade são muito procuradas por turistas que desejam conhecer suas praias e cachoeiras, mas que também querem participar dos incríveis eventos realizados por lá, como a Festa Literária Internacional de Paraty, Festival da Cachaça de Paraty e o Bourbon Festival Paraty, além de seus pontos turísticos e Centros Históricos, que estão recheados de boa gastronomia e cultura. Quem passa pelas cidades não pode deixar de experimentar a Cachaça Gabriela, uma homenagem a personagem “Gabriela Cravo e Canela”, criado por Jorge Amado, que teve Paraty como cenário da versão cinematográfica da história. Viaje com nosso roteiro em mãos e conheça melhor essas duas lindas cidades!

Seu dia começa cheio de luz

margarida-cafe-paraty-zarpo-magazineDivulgação

Seu sossegado café da manhã está garantido no Margarida Café, até mesmo o almoço, happy hour ou jantar. Comandado pelo Chef Paulo Renato, o local possui uma padaria gourmet, forno a lenha, adega climatizada com mais de 320 rótulos, bar & lounge, tudo com uma decoração charmosa feita de paredes de pedra, cadeiras rústicas e um jardim de inverno que deixa qualquer um à vontade. Todos os pães são produzidos na padaria com receitas próprias, feitas de farinhas premium originais do Canadá, Itália e França.

Rua Cel. José Luiz, s/n° | Tel.: (24) 3371-244 | Site

Quem passa pela esquina e sente o aroma do café, não resiste e para pra conhecer o Café Pingado. Também instalado em um dos casarões coloniais de Paraty, a decoração é clássica e tem a cara da cidade, com grande janelas antigas que remetem ao aconchego e clima interiorano. O cardápio conta com doces típicos da região como o “massapão” (um tipo diferente de bolo de coco), mas quem faz sucesso mesmo é o petit gateau.

Rua Doutor Samuel Costa, 208 | Tel.: (24) 3371-8333 | Site

Descubra as belezas de Paraty e Trindade

praia-rancho-trindade-paraty-zarpo-magazine

A bela Praia dos Ranchos fica localizada em Trindade, e interliga a Praia do Cepilho e Praia do Meio. Por lá os visitantes podem curtir a belíssima orla repleta de pedras que enfeitam a paisagem e acampar na extensa área verde. Fazer caminhadas na faixa de areia macia, participar de luaus e mergulhar no mar azul, será parte do seu dia nessa linda praia.

Quem passa por Trindade também pode aproveitar para visitar a Pedra que Engole, e se tiver coragem, pode ser “engolido” entrando em meio às pedras e escorregando pela passagem de água. Para chegar até essa que é uma das principais atrações da cidade, é preciso fazer uma pequena trilha partindo da Praia do Meio.

Paraty-zarpo-magazine

Em meio a muitas construções coloniais, a Casa da Cultura de Paraty se destaca com suas cores branco e azul, e impressiona com a simetria de portas e janelas. A casa expõe obras de artistas locais, oferece espaço para eventos, shows, oficinas de arte, todo tipo de manifestação cultural e artística, mas sempre priorizando a cultura local. Seu objetivo é preservar a história e a cultura de Paraty, as quais são as bases da Casa da Cultura.

Rua Dona Geralda, 177 | Tel.: (24) 3371-2325 | Site

Paraty e sua refinada gastronomia

O Restaurante do Hiltinho está localizado em dois lugares: no Centro Histórico de Paraty e na Ilha do Algodão, que aliás, proporciona a seus visitantes uma vista deslumbrante. Criado em 1980, o restaurante ocupa uma das charmosas casas do Centro Histórico, com direito a decoração clássica preservada de sua antiga construção colonial, com vasos de flores nas mesas, espelhos nas paredes e quadros com fotos antigas, os quais contam um pouco da história do estabelecimento que tem como uma de suas principais atrações o Camarão Casadinho (camarões selecionados com uma deliciosa farofa), mas que também serve pescados, lula, peixe com banana e outras delícias.

Rua Marechal Deodoro, 233 | Tel.: (24) 3371-1432 | Site

almoco-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Quem gosta de apreciar diferentes sabores de frente para o mar, tem a sensação perfeita no La Luna, com seu quiosque decorado com mesas e bancos de madeira personalizados e plantas ao redor. Esse restaurante localizado a beira da Praia de Jabaquara, possui um cardápio extenso, mas tem seu principal foco nos frutos do mar, é o que se pode perceber ao degustar o Camarão Dom Felipe. O romance paira no ar quando anoitece e os clientes podem desfrutar da linda paisagem que se forma entre a lua e o mar, enquanto apreciam um bife de chorizo ou um peixe diretamente da brasa, a luz de velas.

Avenida Jabaquara, Quiosque 10 | Tel.: (24) 3371-6917 | Site

voila-bistrot-Restaurantes-em-Paraty-zarpo-magazine

Anexo a Pousada Caminho do Ouro, está o restaurante Voilà Bistrot faz seus clientes terem a sensação de que estão em Paris, apreciando a refinada gastronomia francesa, a não ser que olhem pelo deck e ao invés de verem a Torre Eiffel, irão se deparar com um rio cercado por plantas e bambus, uma paisagem entre muita natureza. A decoração é rica em detalhes, como os vasos de flores nas mesas, os tapetes estampados e louças delicadas. Quem comanda o menu é o chef Christophe Legond, é ele quem dá toques especiais aos pratos franceses servidos no restaurante.

Estrada Paraty-Cunha, km 4 | Tel.: (24) 3371-6548 | Site

Entre o Centro Histórico e o mar

cachadaco-trindade-zarpo-magazine

Longe do movimento e até da energia elétrica, a Praia do Cachadaço tem um belo mar de água verde e uma correnteza forte, nada que impeça os turistas de aproveitar e até acampar nos campings da região. Passando pela Praia do Cachadaço e pela Praia do Meio (cerca de 45 minutos), os visitantes chegam a Piscina Natural do Cachadaço, uma pequena represa rodeada por grandes pedras, onde é possível nadar e ver os peixinhos coloridos.

snorkel-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Perfeita para quem gosta de praticar snorkeling, a Ilha do Algodão recebe turistas que procuram experimentar a culinária de um dos restaurantes do Hiltinho com vista para o mar, mas principalmente que estão atrás da rica natureza da ilha, ela que costuma fazer parte da passagem de golfinhos.

Com sua fachada verde e branca, o Empório da Cachaça impressiona os turistas com sua grande variedade de cachaças, pingas, cervejas, doces, pimentas, tudo o que um autêntico empório carioca precisa oferecer, e não esqueça de degustar a Cachaça Gabriela. A decoração em estilo colonial, com grandes prateleiras cheias de garrafas e potinhos, faz com que muita gente passe um bom tempo na loja escolhendo artigos para levar pra casa ou dar de presente.

Rua Dr. Samuel Costa, 22 | Tel.: (24) 3371-6329 | Site

Engenho-D-Ouro-paraty-zarpo-magazineDivulgação

Nascida do sonho de Francisco Carneiro, a cachaça Engenho D’Ouro começou a ser produzida por ele sem fins lucrativos, talvez por isso, conseguiu conquistar prêmios nacionais e internacionais com sua qualidade. A cidade de Paraty recebeu o Selo de Indicação Geográfica da Cachaça no Brasil, que proporciona ao consumidor maior certeza de que a cachaça do Engenho D’Ouro – segunda melhor do estado na categoria branca – tem características locais e muita qualidade. Localizado dentro do sítio da família Penha Carneiro, visitar o alambique também é um mergulho na história do país, já que os turistas conseguem ver todo o processo de fabricação da cachaça feita com a cana de açúcar plantada no sítio.

Estrada Paraty-Cunha, 7833, Km 8 | Tel.: (24) 98858-4212 | Site

Dias tranquilos, noites românticas

O charmoso Centro Histórico de Paraty também é belíssimo durante a noite, quando os visitantes podem conhecer e saborear os pratos do Bistrô Casa do Fogo. Seu ambiente é aconchegante e rico em obras de arte do artista local Paulo Gomes, nas telas e nas mesas, cachaças artesanais nas prateleiras e lustres combinando com a decoração em tons quentes. Ganhador do Certificado de Excelência do site TripAdvisor em 2013 e 2014, o restaurante conta com música ao vivo, e é conhecido por ter no cardápio pratos flambados com as cachaças produzidas na cidade. Eles são feitos pelo chef Paulo Cesar, mais conhecido como Caju, e tem como ingredientes os frutos do mar da baía de Paraty, legumes e verduras frescas da horta, temperos aromáticos e claro, a cachaça que dá o toque final a gastronomia contemporânea e bem brasileira.

Rua Comendador José Luiz, 390 | Tel.: (24) 3371-3163 | Site

massa-vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Localizado em uma das casas coloniais de Paraty, o Punto DiVino foi fundado por dois italianos, e carrega em sua decoração aconchegante as toalhas quadriculadas e mesinhas de madeira – algumas inclusive na varanda – que durante o jantar são enfeitadas com velas e um clima charmoso. O cardápio também é recheado de pratos típicos da Toscana e Sicília, sua carta de vinhos é repleta de variados vinhos nacionais e internacionais, trazendo ao restaurante o título de primeira enoteca de Paraty.

Rua Marechal Deodoro, 129 | Tel.: (24) 3371-1348 | Site

Com o clima retórico do Centro Histórico da cidade, o Caminho do Ouro oferece aos clientes um ambiente convidativo e charmoso, perfeito para apreciar os pratos muito bem decorados. Recebidos com muito carinho, os clientes recebem dicas sobre o prato do dia, além de um cardápio repleto de opções da cozinha contemporânea, como o risoto de camarão com aspargos, ou o robalo em crosta e ervas. A decoração é caprichada assim como os partos, com flores e velas nas mesas, tornando o local aconchegante.

Rua Dr. Samuel Costa, 236 | Tel.: (24) 3371-1689 | Site

moqueca-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em uma mistura de culinária brasileira e contemporânea, o restaurante Banana da Terra fica dentro de um dos casarões do Centro Histórico, mas tem na decoração um toque moderno e colorido, com paredes enfeitadas por telas de Júlio Paraty, Márcio Franco, Sérgio Atilano e de Fernando Fernandes. Um jardim vertical oferece aos visitantes a sensação de contato com a natureza, já que ele possui diversas espécies de plantas da Mata Atlântica. Entre o cardápio feito pela chef Ana Bueno não poderia faltar os pratos com banana da terra, frutos do mar e peixes, porém, quem prefere pode escolher uma ave ou carne. As famosas caipirinhas são feitas com a cachaça Paratiana Prata fabricada no alambique do restaurante.

Rua Dr. Samuel Costa, 198 | Tel.: (24) 3371-1725 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *