Roteiro de 1 Dia em Poços de Caldas

Henrique Benedetti/Divulgação | Poços de Caldas é um destino conhecido por ter águas termais – que são procuradas para banhos de imersão e degustação – e por atrair casais em lua de mel, a cidade mostra ter gastronomia variada e requintada, além da tranquilidade do interior unida às facilidades da cidade grande. Os esportes radicais como trilhas, arvorismo, trekking e rapel também estão presentes na cidade, em meio a Serra de São Domingos. Mas, uma das principais práticas na cidade é o voo livre, que acontece próximo ao Cristo Redentor.

Um de seus principais cartões postais é o Parque José Affonso Junqueira além de ser um lindo recanto da natureza, abriga o Café Concerto e o Palace Cassino, verdadeiras atrações turísticas de Poços de Caldas, assim como a requisitada Fonte dos Amores e o tranquilo Recanto Japonês, ao pé da serra. Conheça um pouco mais desse município charmoso de Minas Gerais!

Além do pão de queijo…

cafe-da-manha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Desde 2005 em Poços de Caldas, o Sá Rosa tem como prioridade servir apenas cafés brasileiros – vindos do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Mogiana e Bahia – da mais alta qualidade, um dos motivos da cafeteria ser o ponto de encontro de apreciadores de cafés especiais. O ambiente é excepcionalmente aconchegante e iluminado pela luz do sol, com mesinhas dispostas em seu interior e na calçada, o design foi feito pela arquiteta Patricia Medri, que completa o clima interiorano-chique com uma linda mesa de madeira, lustres coloniais e sacas de café dispostos ao lado de um grande torrador artesanal. Os visitantes podem escolher entre as delícias do cardápio ou as que ficam expostas na vitrine para acompanhar seu café matinal.

Rua Pref. Chagas, 81 | Tel.: (35) 3721-6577 | Site

O Café Concerto fica rodeado pela extensa e incrível área verde do Parque José Affonso Junqueira, em um espaço tombado – com grandes janelas de vidro e móveis antigos – que pode ser contemplado por quem se sentar nas mesinhas dispostas em seu interior, ou nas de fora do estabelecimento, que proporcionam maior contato com a natureza. O cardápio é repleto de quitutes mineiros como o pão de queijo recheado, doces de dar água na boca que podem ser acompanhado de sucos e cafés bem elaborados. Aberto para o café da manhã apenas aos finais de semana.

Parque José Afonso Junqueira, s/n | Tel.: (35) 3712-2600 | Site

Cultura, arte e diversão: pontos fortes de Poços de Caldas

galeria-arte-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Instituto Moreira Salles foi o primeiro centro cultural da rede, estabelecido primeiro em Poços de Caldas, depois em São Paulo e no Rio de Janeiro. Inaugurado na cidade em 1922, o local foi uma homenagem a família do embaixador Walther Moreira Salles, que se estabeleceu em Poços no ano de 1918. O prédio construído em 1894, foi restaurado e hoje abriga obras de artistas regionais e também de artistas famosos como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Di Cavalcanti e outros. Palestras ministradas por escritores como Lygia Fagundes Telles, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant’Anna e apresentações de música feitas por nomes como Flávio Varani, Turíbio Santos, também são atrações do local.

Rua Teresópolis, 90 | Tel.: (35) 3722-2776 | Site

Uma gostosa mistura de arte e cafeteria: esse é o Café Galeria, localizado dentro do centro cultural Instituto Moreira Salles. Ele é um convite para quem aprecia a arte de uma forma geral, com muito refinamento e classe, coisa que se pode ver na apresentação dos cafés e coquetéis servidos no local, assim como os waffles, sanduíches, bolos, salgados. Suas paredes são repletas de quadros que combinam perfeitamente com os móveis brancos, e difícil não reparar, com os lindos lustres com detalhes em dourado.

Rua Teresópolis, 90 | Tel.: (35) 98825-4254 | Site

Um local feito para contemplar a arte, a Galeria Ampliart procura criar uma nova forma de exposição e comercialização de Obras de Arte no Brasil e no restante do mundo. Com uma grande e elegante área para exposição (1000 m²), a construção foi feita em estilo colonial, em alvenaria, com madeiras nobres e pedras, e tem em cada ambiente o nome de uma pedra preciosa brasileira, como por exemplo: Esmeralda, Ametista, Turmalina, Cristal, entre outras. No local, ficam expostas obras de arte de diversos estilos para que os visitantes possam se deslumbrar e conhecer novas formas de arte, além dos leilões que acontecem, voltados para um público selecionado.

Rua Paraná, 487 | Tel.: (35) 3721-0003 | Site

“Walter World”. Não é uma coincidência seu nome ser parecido com um dos parques mais famosos do mundo “Walt Disney World”, já que seu dono – Walter Miguel – ficou deslumbrado quando conheceu o parque do Mickey nos EUA, em 1972. Até mesmo a história dos parques é parecida, na verdade, de seus donos. Ambos planejaram e sonharam em um dia construir seu “Mundo da Diversão”, para que as pessoas resgatarem desejos da infância e se divertissem em seus brinquedos, além dos dois terem morrido antes de concretizar seus sonhos. Porém, suas famílias levaram adiante e tornaram realidade a construção dos parques. Inaugurado em 1997, o Walter World possui 150 mil m² de pura alegria, e é considerado um dos maiores parques temáticos do país, com diversas atrações como o Barco Pirata, Roda-Gigante, Carrossel, Teatro, Montanha-Russa, Zoo World e outras, além do Museu do Exército Brasileiro e praça de alimentação.

Avenida Edmundo Cardillo, 3131 | Tel.: (35) 3722-2220 | Site

Gastronomia: charmosa como a cidade

ollivia-gastronomia-pocos-de-caldas-zarpoHenrique Benedetti/Divulgação

O restaurante Ollivia Gastronomia está localizado em uma chácara centenária em Poços de Caldas, a mesma que antigamente era produtora de frutas e doces, além de ser uma importante vinícola. Sua construção preserva as características rústicas, com tonéis de vinho e uma natureza deslumbrante a seu redor, sem contar que a família Viti é proprietária do local a mais de 102 anos, fato que torna o ambiente único. Inaugurado em 2009, pelo sócio Luciano Viti Mussolin, tem como chef de cozinha também proprietário o experiente Henrique Benedetti, que procura valorizar em sua gastronomia – influenciada por suas raízes italianas e pela gastronomia contemporânea – os ingredientes locais e ao mesmo tempo apresentar com sofisticação o que a região tem de melhor em pratos contemporâneos. Para harmonizar com os pratos, o menu oferece opções de drinques e coquetéis, cervejas especiais e uma carta de vinhos onde predominam os rótulos italianos.

Avenida João Pinheiro, 1135 | Tel.: (35) 3712-8077 | Site

Por seu uma cidade encantadora, Poços de Caldas não poderia deixar de ter bistrôs como o Leopoldina Bistrô e Café, um simpático e charmoso local para almoçar. Com o objetivo de passar tranquilidade e aconchego para seus clientes, o ambiente tem decoração delicada com velas, quadros e espelhos decorados nas paredes, trazendo todo o charme mineiro. O cardápio é feito pela chef Sueli Ferreira, que é proprietária juntamente com o maître Paulo Vasconcelos, e garante pratos de várias regiões do Brasil e do mundo, como massas, frutos do mar, carnes, e outros, tudo preparado com produtos orgânicos.

Rua Paraíba, 611 | Tel.: (35) 3722-0513 | Site

Todo o poder das águas de Poços de Caldas

aguas-termais-zarpoImagem ilustrativa

 O Balneário Mário Mourão é muito procurado por turistas de desejam apreciar as águas vindas da Fonte dos Macacos nos seus banhos de imersão – os quais você pode escolher entre banhos de banheira ou de chuveiro – em uma temperatura média de 41°C. Instalado em um prédio construído em 1975, o balneário possui cabines individuais com banheiras e todos os aparatos necessários para o relaxamento, e que podem trazer diversos benefícios para a saúde como a ação analgésica, sedativa, descongestionante, vasodilatadora e miorrelaxante.

Praça Dom Pedro II, s/n | Tel.: (35) 3697-2316 | Site

As águas termais de Poços de Caldas são conhecidas desde o final do século XVIII, quando já eram usadas para o tratamento de doenças como a lepra, porém, o primeiro balneário da cidade só foi inaugurado em 1886, o Pedro Botelho. Depois, com a modernização de Poços de Caldas nasceu o Thermas Antônio Carlos, em 1931, que oferecia tratamentos termais até então inexistentes no Brasil. Sua arquitetura em estilo colonial foi planejada pelo arquiteto Eduardo Pederneiras, e encanta os turistas que se deparam com instalações antigas e preservadas, rica em detalhes, como se pode perceber ao ver o incrível teto de vidro pintado. Para os banhos e relaxamento dos visitantes, o Thermas possui muitos artifícios como as duchas, hidrologia, saunas e outros.

Rua Junqueiras, s/n | Tel.: (35) 3697-2317 | Site

Construído no final do século XIX, a mansão que abriga o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas possui um grande valor histórico, tanto o quanto o acervo, também datado do final do séc. XIX e início do XX. Suas peças e documentos contam um pouco da história da cidade e da região, desde móveis dos primeiros moradores até um acervo fotográfico de visitantes ilustres como D. Pedro II e Juscelino Kubitschek, quadros a óleo ou a aquarela, porcelanas inglesas e francesas, hemeroteca, peças de roupas antigas, armas brancas e outros objetos históricos.

Rua Padre Henry Moton, s/n | Tel.: (35) 3697-2197 | Site

Descubra a beleza da noite poços-caldense

massa-vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Às vezes é difícil descrever um lugar tão rico em detalhes como o Ninna Bistrô. Requintado e muito elegante, o local encanta seus visitantes com lindos lustres, móveis e decoração em estilo provençal, cristais energizados, mesas enfeitadas com velas e flores, grandes janelas envolvidas por cortinas claras… Um ambiente digno de uma gastronomia contemporânea, representada por risotos, massas, carnes e uma bela carta de vinhos, essa que pode ser degustada ao som de piano.

Rua Corrêa Neto, 857 | Tel.: (35) 3721-7249 | Site

Na decoração do Katarino Restaurante Pizzaria se pode ver o bom gosto de quem é apaixonado pela flora brasileira, e decidiu colocar no local jardins tropicais e uma decoração com predominância verde, quadros e grandes pinturas nas paredes do restaurante, além das luminárias feitas de fibras que produzem um efeito agradável, também foram utilizadas elementos como cipó, palha e madeira. Sua gastronomia é variada e fica entre pizzas, massas, comida japonesa, peixes, carnes e outras delícias que atraem todo tipo de público em Poços de Caldas.

Rua Santa Catarina, 681 | Tel.: (35) 3722-4488 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *