Roteiro de 1 Dia em Santa Teresa e Lapa

Subindo e descendo as ladeiras de Santa “Terê”, o viajante descobre um Rio de Janeiro ainda mais maravilhoso. O bairro é puro charme com suas casas antigas, ruas arborizadas, bondinho, ateliês de arte, lojinhas de artesanato, restaurantes e bares descolados. E, para completar, é grudadinho na Lapa com seus Arcos e bares animados. Os dois ficam na região central da capital, a cerca de 10 km das belas praias da Zona Sul, mas merecem tanto espaço na sua viagem quanto qualquer outra atração do destino. Para que você descubra o melhor de Santa Teresa e Lapa a Mag preparou um roteiro super especial com dicas essenciais.

Os primeiros prazeres do dia

cafe-do-alto-santa-teresa-zarpo-magazineToinho Castro/Divulgação

Para explorar tudo o que os bairros mais vibrantes da capital carioca têm a oferecer, uma boa dica é começar pelo Café do Alto. Em um casarão histórico com decoração colorida e descontraída, o restaurante serve bufê de café da manhã típico da culinária nordestina, todos os sábados, domingos e feriados, das 9h até às 13h. O dia já começa com delícias, como queijo coalho grelhado, ovo mexido com carne seca, macaxeira, batata doce, inhame, milho, banana da terra, cartola (típica sobremesa pernambucana com banana frita, queijo manteiga grelhado, açúcar e canela), cuscuz de milho, bolos e mais de 15 sabores de tapiocas entre doces e salgadas. Vale voltar no almoço e também nas noites de quarta, quando tem chorinho.

Rua Paschoal Carlos Magno, 143 – Santa Teresa | Tel.: (21) 2507-3172 | Site

Em Santa Teresa, escondida atrás de uma fachada simples, em uma casa cercada por verde e com atmosfera familiar, a Cereal Panificação Artesanal é um ótimo começo para o seu roteiro. Recebidos pela proprietária, Ana, ao som de música ambiente relaxante, os clientes são atendidos com simpatia e podem saborear pães variados, bolos, granola, iogurte e geleias artesanais, além de frutas e sucos fresquinhos. O café da manhã caseiro é servido aos sábados e domingos, das 9h às 13h.

Rua Almirante Alexandrino, 3283 – Santa Teresa | Tel.: (21) 2265-7448| Site

pastel-de-belem-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Situado no espaço cultural Parque das Ruínas, o Café das Ruínas é comandado pela confeitaria Alda Maria Doces, especializada em doces portugueses e que prepara receitas tradicionais, passadas de gerações por séculos. Além dos deliciosos doces da Alda, a 8ª geração de doceira da família, o café da manhã é provado em mesas ao ar livre e com uma das mais belas vistas da cidade.

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa | Tel.: (21) 3253-4201 | Site

O famoso bondinho

bonde-lapa-santa-teresa-zarpo-magazine

Bater pernas pelas ladeiras e conhecer com calma cada cantinho de Santa Teresa, como a Escadaria Selarón, tem o seu charme, mas também não pode faltar no roteiro uma voltinha no icônico Bondinho amarelo. Após 4 anos parada, a locomotiva voltou reformada e oferece um passeio indispensável para apreciar as casas históricas, grafites e ateliês do bairro. As saídas acontecem no Largo da Carioca, das 6h30 às 16h15 de segunda a sexta-feira e das 10h às 18h aos sábados.

Rua Lélio Gama, 2 – Centro

Descubra o Parque das Ruínas

parque-das-ruinas-santa-teresa-zarpo-magazine

O Parque das Ruínas não é um dos mais famosos pontos turísticos da capital e muitos viajantes descobrem por acaso, mas além das atrações do centro cultural, a arquitetura e a vista para a Guanabara são extremamente fotogênicas. O antigo palacete de Laurinda Santos Lobo, foi erguido no século 19 e recebia intelectuais e artistas do movimento modernista, como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral. Após anos em ruínas, foi tombado pelo Governo do Rio de Janeiro e transformado em centro cultural que promove exposições, palestras, peças teatrais e eventos. Como indicado lá em cima, o passeio também exige uma paradinha do Café das Ruínas, mesmo que seja para um lanchinho ou no happy hour.

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa | Tel.: (21) 2215-0621 | Site

Santa Teresa cultural

O Museu da Chácara do Céu está instalado em uma antiga casa de Santa Teresa, herdada por Castro Maya em 1936 e restaurada com toques modernos em 1954, pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza. Além da magnífica vista para a baía da Guanabara, o local abriga a coleção de arte europeia com pinturas, desenhos e gravuras de artistas consagrados, como Matisse e Miró, e também a coleção de arte brasileira, com obras de Guignard e Di Cavalcanti. Na visita é possível ainda conferir o maior acervo público de Portinari e cerca de oito mil títulos da biblioteca.

Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa | Tel.: (21) 3970-1093 | Site

Almoços cariocas

Situado em um casarão de 1875, o Espírito Santa é um restaurante de menu brasileiríssimo, comandado pela chef amazonense Natacha Fink. As receitas sofisticadas e contemporâneas são preparadas com ingredientes como erva mate, cará, tucupi, acaçá e cupuaçu. Uma boa pedida é o namorado na folha, com o filé de pirarucu recheado com mousse de caranguejo e camarão seco, assado na folha de couve com molho de castanha. O prato acompanha arroz com castanhas, pirão de coco e farofa de farinha d’água. O ambiente colorido e rústico ganha um plus às sextas, das 20h às 0h, e aos domingos, das 17h às 22h, quando o Dj embala os jantares com lounge brasileiro.

Rua Almirante Alexandrino, 264 – Santa Teresa | Tel.: (21) 25074840 | Site

tereze-santa-teresa-mgallery-zarpo-magazineDivulgação

Um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro está situado em um dos mais luxuosos hotéis da cidade. O Térèze, do Santa Teresa Hotel MGallery, é comandado pelo chef argentino Pablo Ferreyra e apresenta no menu o conceito de Bistronomia, com cardápios que mudam mensalmente. O ambiente é elegante, romântico, cercado por verde e oferece uma bela vista para a Baía de Guanabara.

Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa | Tel.: (21) 3380-0200 | Site

Para entrar no clima de praia e saborear um almoço fresquíssimo com peixes e crustáceos pescados artesanalmente em alto mar, o Restaurante Sobrenatural é o lugar. Das entradinhas imperdíveis, como a casquinha de Siri e a Patinha de Caranguejo, aos famosos e tradicionais pratos principais, como o Arroz de Açafrão com Frutos do Mar, a experiência é deliciosa. O ambiente rústico e simples é frequentado por artistas e intelectuais, e com sorte os clientes presenciam encontros musicais.

Rua Almirante Alexandrino, 432 – Santa Teresa | Tel.: (21) 2221-9465 | Site

Compras pós almoço

mesa-decoracao-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Nada como fazer a digestão com umas boas comprinhas. Sem precisar sair da Almirante Alexandrino, na La Vereda, é possível garimpar artesanatos lindos, móveis, luminárias, objetos de decoração, cerâmicas, tapeçarias, redes, desenhos, pinturas, roupas em tecidos naturais, bijuterias, CDs, livros e muito mais.

Rua Almirante Alexandrino, 428 – Santa Teresa | Tel.: (21) 2507-0317 | Site

O Lola Atelier Café é outro cantinho especial do bairro para encontrar artesanato e ainda tomar um cafezinho. Comandada pela artista Lorena Suarez, a loja vende inúmeras peças produzidas com exclusividade, como quadros pintados em telas com acrílico e carvão, lembrancinhas turísticas, kit artesanais e didáticos para crianças, porta copos, bolsas de tecido, vestidos e muito mais. Junto com as compras, para que os clientes se sintam em casa, podem saborear um chá, café, bolos e brigadeiros. Abre de quinta a domingo, a partir das 12h.

Rua Santa Cristina, 181 – Santa Teresa | Tel.: (21) 99153-2505 | Site

tucum-santa-teresa-zarpo-magazineDivulgação

Na hora das compras, a Tucum também rende uma experiência incrível! Mais que uma loja de arte indígena, é uma forma de ativismo, pois tem o propósito de difundir a diversidade cultural, valorizando os diferentes modos de criar e se preocupando com toda estrutura da cadeia produtiva. Você encontrará produtos variados e de diversas etnias indígenas, como redes, esculturas, cerâmicas, pulseiras, cocar, brincos, bolsas, instrumentos e outros.

Rua Paschoal Carlos Magno, 100 – Santa Teresa | Tel.: (21)3128-2957 | Site

Livros, café e arte

livraria-largo-das-letras-santa-teresa-zarpo-magazineDivulgação

A Largo das Letras rende um pit stop muito agradável e com um toque cultural. Situado no Largo dos Guimarães, em um casarão histórico com quintal à sombra de mangueiras, o espaço reúne uma livraria que promove lançamentos de livros, cafeteria para um lanchinho e eventos musicais, como saraus literários e noites de Jazz e Bossa Nova.

Rua Almirante Alexandrino, 501 – Santa Teresa | Site

Falando em artes…

Faça uma visita à Gentil Carioca, uma galeria de arte contemporânea, idealizada pelos três artistas, Márcio Botner, Ernesto Neto e Laura Lima. Com o intuito de captar e difundir a diversidade da arte no Brasil e no mundo, a galeria promove exposições e projetos interessantes, como o “Parede Gentil”, onde artistas são convidados para fazer algo especial sobre a parede exterior e que permanecem lá por 4 meses. Abre de segunda a sexta das 12h às 19h. Aos sábados só com agendamento.

Rua Gonçalves Ledo, 11 e 17 – Centro | Tel.: (21) 2222-1651 | Site

Que tal um cineminha?

cinema-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Ao bater perna pelo bairro aproveite para assistir a um bom filme no Cine Santa, cinema de rua criado em 2003 e que mantém aquele ar nostálgico que as grandes redes de shopping deixaram para trás. Confira a programação no site e bom filme!

Rua Paschoal Carlos Magno 136 – Santa Teresa | Tel.: (21) 2222-0203 | Site

Começando a noite

Para dar início a boemia, uma boa dica é a Adega do Pimenta, criada pelo alemão, Holf Pfeffer, que traduziu seu nome “Pfeffer” (pimenta), para o melhor entendimento dos brasileiros. Na fachada um cercadinho de madeira, a decoração segue a atmosfera boemia e da Baviera, a culinária é típica da Alemanha e o chopp bicolor, que combina o escuro e o claro, sem que se misturem, é um dos destaques. Das iguarias para petiscar, o croquete de carne e a linguiça branca à moda (com páprica e curry) são ótimas escolhas. Também vale visitar no almoço ou jantar e pedir a feijoada alemã (feijão branco, kassler, salsicha branca e defumada, lombo, costela, batata, cenoura e arroz branco).

Rua Almirante Alexandrino, 296 – Santa Teresa | Tel.: (21) 2224-7554 | Site

bar-brinde-amigos-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O gastrobar Contemporâneo Lapa veio ao mundo em plena sexta-feira de carnaval para levar ainda mais alegria, cor e sabor ao Rio. Tem as mesinhas da calçada ou o charmoso salão com decoração colorida e divertida, que tem homenagens à Frida Khalo e um quadro negro à disposição da criatividade dos clientes. A cozinha está sob o comando do Chef Mineiro Jorge Barros e seu sócio Almir Lopes, que preparam delícias como o Pão de Queijo Recheado com Pernil.

Avenida Gomes Freire, 625 – Loja A – Lapa | Tel.: (21) 2507-1758 | Site

bar-descasados-santa-teresa-zarpo-magazineDivulgação

Situado no luxuoso Santa Teresa Hotel MGallery, o Bar dos Descasados, apesar do nome – uma referência ao antigo hotel que funcionava ali -, leva a fama de romântico. Instalado em uma antiga senzala, o lugar tem clima intimista e uma bela vista do bairro, que no pôr do sol é de arrancar suspiros. O cardápio oferece petiscos sofisticados e drinks exclusivos, como o Garota Descasada (cachaça Magnífica, suco de limão, morango e gotas de vinagre balsâmico).

Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa | Tel.: (21) 3380-0200 | Site

Jantares incríveis

explore-bar-santa-teresa-zarpo-magazineLorraine Coolidge/Divulgação

Uma dica para uma experiência gastronômica inesquecível, é o Explorer Bar, situado em uma charmosa casa de Santa Teresa. Criado por 3 viajantes assíduos, o estabelecimento tem o objetivo de proporcionar uma viagem ao paladar de seus comensais, seja pelos sabores dos coquetéis ou da gastronomia internacional, com receitas de diferentes regiões do mundo, como a opção israelita para beliscar, Shakshuka (ovos caipiras gratinados sobre leito de molho de tomates e especiarias). Para o prato principal, a pedida é o francês Mignon Au Poivre (medalhão de mignon ao molho poivre com ragu de cogumelos, muffim de abóbora e creme de espinafre).

Rua Almirante Alexandrino, 399 B – Santa Teresa | Tel.: (21) 3264-9665 | Site

Da lista dos imperdíveis do Rio de Janeiro, é claro que não poderia ficar de fora o Aprazível Restaurante. A inspiração vem da rua, mas cada pedacinho dele justificaria seu nome: o casarão antigo e cheio de árvores, a linda vista da Baía de Guanabara, a música boa ao fundo e, claro, o cardápio de gastronomia brasileira com influência na cozinha mineira, elaborado pela chef Ana Castilho com base em ingredientes tropicais e alimentos orgânicos de plantio sustentável e de cooperativas. Abra o apetite com uma das cachaças artesanais e experimente o Marreco Aprazível (peito grelhado ao molho de ameixa, passas e vinho tinto, arroz preto e purê de maçã).

Rua Aprazível, 62 – Santa Teresa | Tel.: (21) 2508-9174 | Site

Para amanhecer na boêmia

danca-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Inspirado no espírito despojado de sol, praia, samba e chorinho que a Cidade Maravilhosa tem, o Bar Carioca da Gema leva ao público shows com o que há de melhor da música popular brasileira. Está situado em um casarão histórico de dois andares com ambientação rústica e tijolinhos à vista. No cardápio tem os tradicionais petiscos de boteco e cerveja sempre gelada. De segunda a sexta, abre as portas a partir das 19h, aos sábados e domingos, às 21h.

Avenida Mem de Sá, 79 – Lapa | Tel.: (21) 2221-0043 | Site

bar-leviano-santa-teresa-zarpo-magazineDivulgação

Uma opção mais requintada você encontrará no Leviano Bar, que conta com um bar localizado no térreo e no segundo andar tem o Palco Leviano, com programação variada de shows de samba, salsa, forró e até atividades circenses, como o show de tecido, com acrobatas das maiores companhias de dança e circo da cidade. Para beber, a carta de drinks tem dos clássicos às invenções da casa, como o Leviano (mix de frutas vermelhas, açúcar de pimenta e Absolut Peppar). Outro destaque é a ambientação diferenciada, com esculturas iluminadas nas paredes de pedras aparentes.

Avenida Mem de Sá, 47 – Lapa | Tel.: (21) 2507-5779 | Site

circo-voador-santa-teresa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Uma das principais casas de shows do Rio de Janeiro também não pode faltar no seu roteiro. O Circo Voador, situado ao lado dos emblemáticos Arcos da Lapa, coleciona shows incríveis, desde sua inauguração, em 1982, quando sua lona foi erguida em Ipanema. Seu picadeiro recebe shows de grandes nomes da música brasileira, festas e projetos sociais. Confira a programação da casa durante a sua viagem!

Rua dos Arcos, s/n – Lapa | Tel.: (21) 2533-0354 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *