Roteiro de 1 Dia em Santa Tereza

Belo Horizonte ainda preserva bairros que contam em seus prédios, ruas e estabelecimentos, a história da cidade. Um deles é o bairro de Santa Tereza em Minas Gerais, considerado a menina dos olhos e o principal símbolo cultural da cidade, o qual conserva o clima interiorano que habita a região desde a época da fundação de Beagá. Seu conjunto arquitetônico e tradição boêmia, atrai os turistas que se encantam com suas características bucólicas e originais, tão marcantes que a cidade acabou sendo tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural Municipal.

Foi de Santa Tereza que saíram grandes nomes como Milton Nascimento e Fernando Brant, que se inspiravam na paisagem calma que assistiam de alguma esquina de Santê (para os íntimos), para tocar violão. Por lá também apareceram grupos de teatro na década de 40, que contavam com atores como Cacilda Becker, Procópio, Bibi Ferreira e Walmor Chagas. E não parou por aí, foi de Santa Tereza que surgiram as bandas Sepultura e Skank. Com o roteiro preparado pela Mag, conheça um pouco mais desse importante bairro de Belo Horizonte!

Típico café da manhã de Santa Tereza

padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O café da manhã em Santa Tereza já tem lugar certo: Padaria Pedro Padeiro. Feita de tradição, começou a escrever sua história em 1901, quando uma família italiana fundou a primeira padaria em Belo Horizonte, a Padaria Central. Desde então, um dos caçulas da família, o pequeno Irani no auge de seus 9 anos, começou a se interessar pela produção de pães, bolos e biscoitos, já que trabalhava na padaria de seu avô. Hoje, conhecido como Pedro Padeiro ou Seu Pedro, ele continua literalmente com a mão na massa, passando seus conhecimentos a sua equipe e inventando receitas inovadoras como a premiada Coroa Real de Milho. O ambiente é tradicional, com caprichados quitutes a mostra e o cheirinho aconchegante de pão quentinho, onde você pode escolher entre levar para casa ou experimentar lá mesmo tantas delícias.

Rua Mármore, 245 | Tel.: (31) 3463-0384 | Site

Decoração e presentes no estilo mineiro

Considerada uma das lojas mais encantadoras de Belo Horizonte, o Aluízio CASA se divide em moda e decoração. Com toda a sua simplicidade, foi inaugurada no bairro de Santa Tereza em 2011, a loja tem a intenção de oferecer presentes e objetos inovadores feitos por Aluízio, um artista plástico e design de objetos que abriu seu primeiro atelier em 2004, quando fazia sucesso com suas flores em telas de arame, a qual inspirou diversos objetos como as luminárias, mandalas, jardins suspensos, bandejas, cachepôs, porcelanas, espelhos, artigos religiosos, sabonetes aromatizadores e mais de 200 peças expostas na loja. O artista já teve seu trabalho divulgado em várias edições de revistas como a CasaCor de Minas e de outros estados.

Praça Duque de Caxias, 315 | Tel.: (31) 3463-3111 | Site

Tradição e qualidade no seu almoço

feijoada-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Misto de mercearia e bar, o Bitaca da Leste tem produtos artesanais feitos em sua própria cozinha e outros garimpados do interior de Minas. Ambos podem ser consumidos no local ou levados para casa. Conta com um ambiente pequeno, mas que atrai muitos visitantes ao decorrer do dia e inclusive para o almoço, quando serve pratos tipicamente mineiros como o “escondidinho de jiló com requeijão moreno”, o qual pode ser acompanhado pelo chope de marca mineira “Inconfidentes” ou por um dos vinhos oferecidos. Os donos são o jovem casal Alice Maciel e o chef Luiz Paulo Mairink, e são eles mesmos que fazem o papel dos funcionários, seja na hora das compras, na cozinha ou para servir – os não mais que 12 clientes – o que torna tudo mais especial e atencioso.

Rua Salinas, 2421 | Tel.: (31) 3789-3784 | Site

Santa Tereza: um bairro histórico e acolhedor

Apresentando a seus clientes uma proposta charmosa com estilo londrino, o Santo Chá foi criado por uma apaixonada por chás: Andrea Oliveira. Ela que estudou Tea Sommelier no El Club de Té, na Argentina, trouxe seus conhecimentos para seu estabelecimento. Mas, os clientes já podem aproveitar e experimentar os diversos sabores de chás oferecidos em seu cardápio. O menu é composto por com frutas, plantas e vegetais, além dos cafés, blends frios e quentes, sucos e comidinhas para acompanhar, sem falar nas tortas e bolos feitos diariamente. A decoração é de uma tradicional casa de chás, com móveis coloridos e garrafinhas decoradas e com flores em cima das mesas, um ambiente acolhedor.

Rua Salinas, 1134 | Tel.: (31) 3467-5434 | Site

mis-cine-santa-tereza-mg-zarpo-magazineRicardo Laf/Divulgação

O MIS Cine Santa Tereza está localizado em um prédio histórico que era dedicado a cultura cinematográfica, mas que teve suas portas fechadas com o passar do tempo e a modernização das salas de cinema. A prefeitura de Belo Horizonte resolveu então, reformar e reabrir em 2016 o espaço no bairro de Santa Tereza, o qual se tornou um pequena e charmosa sala de cinema de rua. Mas não para por aí, além da sala que exibe filmes com imagens em alta resolução, o local também conta com biblioteca pública, cafeteria e salão multiuso.

Estrela do Sul, 89 | Tel.: (31) 3277-4699 | Site

Sua noite em Santa Tereza é cheia de opções!

Com mesinhas em um espaço a céu aberto, o Birosca S2 Bistrô é um local encantador e inusitado. Seu charme único pode ser percebido pelos clientes à primeira vista, já que o bistrô está instalado em uma casinha azul com decoração retrô e sem formalidades. Comandado pela jovem chef Bruna Teixeira, o cardápio está recheado de pratos saborosos feito o “caldo de beterraba com espetinho de queijo coalho”, o qual pode ser pedido de entrada, e a “lasanha de linguiça com creme de moranga e requeijão” como prato principal, tudo preparado com ingredientes de fornecedores locais. As mesas, cadeiras, talheres, pratos, copos, são diferentes uns dos outros, tornando o lugar mais especial e com clima de “casa da vovó”. Um de seus diferentes atrativos é deixar em cada mesa uma garrafa de água fresca, porém, para acompanhar o prato escolhido, é possível escolher um vinho de sua carta. E de sobremesa, que tal um tiramisú? Enquanto saboreia, se ocupe com a parede cheia de cartazes com dizeres e fotos. Surpreendente, mas, não mais que o garçom resolver tocar piano para animar a noite.

Rua Silvianópolis, 483 | Tel.: (31) 2551-8310 | Site

hamburguer-fritas-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para os amantes de lanches, o In Casa é um prato cheio, ou melhor, um hambúrguer gourmet bem recheado, acompanhado por batatas fritas. Instalado em um casarão de 1930 reformado, mantém sua arquitetura original e um lindo chão de ladrilhos. Seu menu não tem apenas lanches, também conta com big crepes doces e salgados, ambos feitos com ingredientes frescos e carne pura selecionada. Se estiver inspirado e com muita fome, peça o grande “in-tower duplo bacon”, composto de um hambúrguer de 200 gramas, dois hambúrgueres de 150 gramas, queijos cheddar e prato, cebola caramelizada, bacon, molho especial, alface e tomate.

Rua Tenente de Freitas, 149 | Tel.: (31) 3457-8854 | Site

pizaria-auguri-santa-tereza-mg-zarpo-magazineDivulgação

A Pizzaria Auguri é feita de uma cozinha tipicamente italiana e forno a lenha, ingredientes perfeitos para sentir aquele gostoso cheirinho da tradição dos bambinos, a pizza. O local que foi inaugurado em 2014, e é considerado uma das melhores pizzarias de BH, e apresenta um cardápio diverso com os sabores de pizzas tradicionais e os diferentes, inventados pela casa, a qual traz uma proposta de fazer pizzas com classe e estilo. Alguns deles levam nomes de bairros e de prédios históricos da cidade, como o “Cine Santa Tereza” e “Horto”. Porém, as massas, saladas e entradas, também ganham espaço no menu do restaurante, assim como a extensa carta de vinhos, espumantes e drinks. Trazendo o clima europeu para Santa Tereza, o sócio, chef e decorador Cirineu Tarciso tornou o ambiente da pizzaria mais fino, clássico e campestre, com detalhes em madeira e plantinhas espalhadas nas mesas.

Rua Alabastro, 38 | Tel.: (31) 3047-1004 | Site

Com seu ambiente bem parecido com uma praça ampla e arborizada, o Santa Praça oferece aos seus clientes noites animadas. Instalado em um casarão antigo, tem seu ambiente interno aberto para um enorme quintal enfeitado por muitas árvores. Enquanto os visitantes tomam drinks ou cervejas do extenso cardápio e petiscos receitas como a do bolinho italiano “Arancino” – preparado com arroz de risoto e recheado com queijo e alho-poró – ouvem artistas e grupos tocarem jazz, MPB, samba, instrumental e choro, música de primeira qualidade.

Praça Duque de Caxias, 306 | Tel.: (31) 3243-5993 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *