Roteiro de 1 dia em Teresópolis

O inverno carioca atrai diversos turistas, principalmente na região das montanhas, onde está localizada a cidade de Teresópolis. Rodeada por muito verde, o lugar também atraiu a Seleção Brasileira de Futebol, que instalou sua sede no bairro Granja Comary. Mas, o que chama mesmo a atenção dos turistas, é a grande variedade de charmosos restaurantes e pousadas, natureza e aventura. Seu nome homenageia a imperatriz brasileira Tereza Cristina, conhecida como a “imperatriz silenciosa”, foi casada com D. Pedro II e não escondia seu gosto por arqueologia e arte.

Seu café no clima montanhoso de Teresópolis

gatto-macchiato-cat-teresopolis-zarpo-magazineCefas Sathler/Divulgação

O café da manhã no Gatto Macchiato Cat Café, é muito mais que a primeira refeição do dia, já que, além de se deliciar com os aperitivos, os clientes também podem brincar com os fofos gatinhos do estabelecimento – os mascotes La Chica, Joy e Carlos – e até adotar um dos outros gatos que encantam o lugar, uma verdadeira atração da cafeteria. A partir das 18h, a área dos gatos, que é cheia de casinhas e brinquedos, é fechada para que eles possam descansar. É quando a casa funciona como um bistrô, com sua decoração rústica e em detalhes em madeira, os visitantes podem degustar diferentes pratos e drinks do cardápio.

Rua Nilza Chiapeta, 35 | Tel.: (21) 2742-9355 | Site

Desde 1983, a casa Maria Torta encanta os clientes de Teresópolis com seus quitutes. A cozinha fica na visão dos visitantes, que podem acompanhar o preparo de cada guloseima e o ambiente aconchegante e clássico, com mesas e cadeiras de madeira, faz com que o café da manhã seja mais especial. Apaixonados pela culinária, Claudia e Walace Claussen, inauguraram o estabelecimento e se inspiraram em sua filha mais velha para fazer o desenho do logo, uma menina loira de olhos azuis. É com esse clima familiar que o local ganhou prêmios, inclusive o terceiro lugar com o doce típico Saint Honoré, e o quarto lugar com o Saint Honoré, em um festival na França.

Rua Manoel Madruga, 8 Várzea | Tel.: (21) 2741-1342 | Site

Natureza exuberante, história encantadora

serra-dos-orgaos-teresopolis-zarpo-magazine

Criado para proteger a Mata Atlântica, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos também serve de abrigo para mais de 105 espécies de mamíferos, 462 de aves, 2800 de plantas e 120 espécies de animais em extinção. Os visitantes podem desfrutar de uma área de 20 mil hectares de natureza, que incluem Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, por onde é possível fazer trilhas com graus de dificuldade diferentes, formando a maior rede de trilhas do Brasil. É lá que também está o famoso pico Dedo de Deus, a 1692 metros de altitude, uma aventura e tanto para os turistas.

Avenida Rotariana, s/n | Tel.: (21) 2642-4072 | Site

orquidario-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O orquidário Arabotanica, tem como seu proprietário Roberto Agnes, um grande estudioso e conhecedor de orquídeas, com experiência internacional. Algumas das incríveis espécies cultivadas no local são as Paphiopedilums e as Phragmipediums, produzidas em diversas cores e praticamente sem nenhum outro concorrente no Brasil. Porém, não são apenas orquídeas que tomam conta do ambiente, outros tipos de flores mais comuns e cactos ajudam a enfeitar as 4 estufas, decoradas com o mobiliário sustentável feito de madeira de demolição e assinado pelo designer Felício Jordane. São mais de 36 mil mudas, entre elas, reinam aproximadamente 500 espécies que também contam com híbridos (cruzamento entre espécies diferentes) e plantas importadas.

Estrada Francisco Smolka, 601| Tel.: (21) 3641-2985 | Site

Uma visita a Casa da Memória Arthur Dalmasso pode enriquecer o seu roteiro em Teresópolis. Ao se deparar com o museu, é visível a união de vários estilos arquitetônicos, mas ao adentrar, os olhos dos visitantes se surpreendem com tantos detalhes, a começar pelo piso, teto e parte da parede que são de madeira com entalhes. Seus azulejos são em alto relevo e as janelas preservam os vidros coloridos originais. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 2009, o museu tem um acervo com cerca de 35 mil itens, e é considerado o Museu de Teresópolis, por isso, a cada 3 meses acontecem exposições que tem relação com a história da cidade.

Praça Baltazar da Silveira, 91 | Tel.: (21) 2742-2918 | Site

Um sabor que vem das montanhas

queijo-branco-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Produtora de queijos de cabra finos, a Fazenda Geneve está localizada um pouco afastada do centro da cidade, mas vale uma visita para fazer um tour pela fazenda acompanhado de um guia, que leva os turistas para conhecer a produção dos queijos e a criação de cabras, e depois para degustar os produtos. No Restaurante Cremerie Genève, o chef Reinaldo Pires trabalha no melhor da culinária francesa, além do leque de vinhos, que, aliás, ficam armazenados na adega embaixo da terra. A decoração do espaço é clássico com móveis de madeira, e pela janela se pode ver paisagens da fazenda que tem inspiração europeia.

Estrada Teresópolis Friburgo, km 16 | Tel.: (21) 3643-6391 | Site

Um local dono de muito refinamento e bom gosto, pode ser o sinônimo do La Cave Bistrô. Com um ambiente que tem inspiração francesa, o bistrô tem um clima elegante e mesas enfeitadas pelas belas louças de porcelana e flores coloridas. Como um típico bistrô, os proprietários coordenam tudo de perto, já os funcionários, estabelecem uma relação de confiança com os clientes e decoram seus gostos e preferências. Além dos pratos bem elaborados, o bistrô oferece vinhos do “Velho” e do “Novo Mundo”, que podem ser provados direto adega e ter contato com suas informações ou levados à mesa.

Avenida Oliveira Botelho, 499 | Tel.: (21) 2642-3862 | Site

cerveja-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Como o próprio nome diz, a Vila St. Gallen reúne várias atrações além do Bistrô 1912. Essa aldeia alemã está dividida entre o Harlekin Pub, Biergarten, Abadia Anno 613, St. Gallen Kapelle, Souvenir Laden, Kaffee Haus e o Bistrô 1912. A vila é destinada a pessoas apaixonadas por cerveja e por sua degustação, mas, é no bistrô que estão deliciosas opções para o almoço em Teresópolis. Ao entrar no estabelecimento que tem no nome a data da fundação da centenária cervejaria Therezópolis, todo seu charme se une a gastronomia refinada. A decoração do ambiente é feita em estilo Art-Noveau – o que se pode ver nos lindos vitrais – e se tem a intenção de harmonizar os pratos com as cervejas oferecidas pela casa.

Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 | Tel.: (21) 9 9925-6759 | Site

restaurante-imbuhy-teresopolis-zarpo-magazineDivulgação

A culinária italiana do Imbuhy Restaurante, encanta tanto quanto o lugar em que está localizado em meio a mata. Distante da cidade, traz muita tranquilidade aos seus visitantes que se deslumbram pela natureza presente que entra em harmonia com a decoração do Imbuhy, o qual está inserido em uma casade a  aproximadamente 20 anos. O restaurante abre para o almoço apenas aos finais de semana.

Estrada dos Pinheiros, 297 | Tel.: (21) 97505-3004 | Site

Diversão em meio a muito verde

parque-natural-municipal-montanhas-de-teresopolis-zarpo-magazine

Inaugurado em 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis possui uma grande cadeia de montanhas , que oferecem nascentes e remanescentes florestais, o que torna a fauna e flora repleta de espécies de animais e plantas. Por lá, também se pode fazer trilhas, acampar ou apenas admirar a belíssima vista panorâmica.

Rodovia BR-116, Km 74 | Tel.: (21) 2741-2234 | Site

parc-magique--le-canton-zarpo-magazine

Considerado o primeiro parque de diversões coberto em Teresópolis, no Hotel Le Canton está localizado o Parc Magique, o qual oferece muita diversão para toda a família, principalmente para as crianças. Os brinquedos estão divididos entre a montanha russa, roda gigante, carrossel, cinema 5D, trem fantasma, barco viking, escalada, bungee jump, jogos eletrônicos e muito mais diversão. Sua decoração tem estilo colonial e lembra um verdadeiro castelo rodeado por aventuras. Outra novidade que é disponibilizada também para os não-hóspedes, é o Le Canton Spa by L’Occitane, com a assinatura da famosa marca francesa que está em seu próprio nome. Com mais de 10 tipos de massagem, os terapeutas usam exclusivamente as mãos, tudo feito para oferecer o máximo de conforto e bem-estar aos visitantes.

Rua Antônio da Silva, 300 | Tel.: (21) 2741-4200 | Site

O Sobrado Histórico José Francisco Lippi conta a história e trajetória da vida do imigrante italiano José Luiz Lippi Leite e o início do vilarejo Venda Nova. Sua arquitetura do século XIX guarda fotos, objetos e móveis que marcam a memória de todos que visitam o museu. Por lá, você também pode passear entre os lindos jardins, repletos de pássaros e flores. Mas não é só isso, o museu também recebe diversos eventos e atividades, como as visitas escolares.

Estrada Teresópolis- Friburgo, KM 15 | Tel.: (21) 2644-7076 | Site

Encante-se pela noite de Teresópolis

borsch-sopa-russa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em 1964, um casal siberiano – Mikhail e Eupraxia – mais conhecidos como Miguel e Irene, fundaram o Restaurante Dona Irene, que serve a diferenciada culinária russa em Teresópolis. Hoje, os amigos do casal, Emília e Hisbello, deram continuidade a tradição do restaurante deixado como herança. O local é decorado como manda a tradição russa, repleto de matrioskas (bonecas coloridas), pratos pintados e fotos de família, que faz seus clientes lembrarem que estão em uma casa com mesas espalhadas por seus ambientes.

Rua Tenente Luiz Meirelles, 1800 | Tel.: (21) 2742-2901 | Site

risoto-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A gastronomia italiana de Teresópolis, está presente no Viva Itália. O local é, além de restaurante, um mercatto e gelateria, o que proporciona a sensação de estar desfrutando de um pedacinho da Itália. Com sua decoração requintada, que inclui paredes envidraçadas e grandes lustres, exala a simpatia dos italianos. A cantina É Vero!, conta com mais de 100 rótulos de vinhos, os quais harmonizam com as massas produzidas artesanalmente, frutos do mar, risotos, carnes, aves e sopas. Após a refeição, a gelateria Doce Infância serve doces, chocolates, cafés e gelatos, já Mercatto Pastifício, tem delícias como os antepastos, pães e vinhos para levar pra casa.

Avenida Oliveira Botelho, 617 | Tel.: (21) 2642-0548 | Site

Com mais de 20 nacionalidades de cerveja, o Vagão Beer & Food é um lugar diferenciado desde sua arquitetura, até o cardápio. Uma parte de suas mesas estão localizadas dentro de um antigo vagão de madeira estacionado no estabelecimento, mas seja dentro ou fora dele, não deixe de degustar os hambúrgueres, petiscos e as especialidades da casa como o Filet Baldwin Special e a Picanha Brissoneu, sempre acompanhados de uma das cervejas internacionais.

Avenida Lúcio Meira, 855 | Tel.: (21) 2643-3034 | Site

pub-alemao-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A Vila St. Gallen também guarda noites agitadas, um exemplo disso é o Harlekin Pub, um típico pub alemão e o Abadia Anno 613, um restaurante de fondue e racletes. O pub está no mesmo galpão Sankt Gallen, onde é fabricada a cerveja, e oferece porções típicas de um bar alemão, chopps, cervejas artesanais, tudo servido por garçons vestidos a caráter e ao som de música ambiente, que ajuda a animar os visitantes. No restaurante Abadia, os visitantes encontram um clima mais romântico, de uma sala aconchegante em um sótão, decorado com livros e relíquias. Acompanhadas de um fondue ou raclete, as cervejas mostram que combinam perfeitamente com a gastronomia das montanhas.

Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 | Tel.: (21) 9 9925-6759 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *