Roteiro de 1 Dia na Barra da Tijuca

O bairro da Zona Oeste da capital carioca não é tão cobiçado pelos turistas quanto os da Zona Sul, mas, ficar fora do burburinho de pontos turísticos famosos, como o Cristo Redentor e a Praia de Ipanema, acaba sendo uma grande vantagem, pois a Barra da Tijuca e seus bairros vizinhos ficam mais tranquilos e cheios de novidades. A Mag descobriu os segredos da região e separou as melhores dicas para o seu roteiro. Aproveite e descubra um Rio de Janeiro que até mesmo muitos cariocas não conhecem!

Energia para descobrir a Barra da Tijuca

padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Experimente um café da manhã com clima francês na Boulangerie Carioca, inspirada nas sofisticadas padarias da França. O cardápio tem assinatura do chef patissier Vitor Chuairi e apresenta muitas delícias, como as tarteletes de frutas silvestres, nozes e sablé de maçã, baguetes francesas artesanais, croissants, brioches e mais. Para um desjejum completíssimo, a pedida é o Café Boulangerie (café, iogurte com granola, mel, geleia, presunto cozido, queijo minas, manteiga, baguete, ovos mexidos, papaia e 2 sucos de laranja). O ambiente é clean, tem pé direito alto e um belíssimo afresco do Pão de Açúcar.

Rua Olegário Maciel – 555, Barra da Tijuca | Tel.: (21) 3518-3209 | Site

Comece o dia com café da manhã gostoso e uma inspiradora vista para o mar na Dona Olinda. O lugar é uma mistura de padaria, delicatessen e empório e tem localização privilegiada, bem em frente à Praia da Barra da Tijuca. Das 6h30 até às 12h, é servido um completo buffet de café da manhã com pães e bolos variados, frios, frutas, tapioca, café e leite à vontade, iogurte, granola, um suco de laranja por pessoa e omeletes preparados na hora com ingredientes fresquinhos, escolhidos pelos clientes.

Avenida do Pepê, 380 – Barra da Tijuca | Tel.: (21) 2494-3403 | Site

salada-de-fruta-e-suco-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Quem não abre mão de uma alimentação saudável, pode começar a partir da primeira refeição, no Pomar Orgânico. Situado no centro comercial Espaço Itanhangá e cercado por muito verde, o restaurante charmoso e aconchegante tem cardápio criativo que prioriza ingredientes orgânicos e da estação, serve pães e bolos sem glúten e sem lactose, tapiocas funcionais e ovos orgânicos. Há opções de combos, como o Maçã Verde (cesta de torradas integrais, pasta de húmus, geleia, iogurte de castanha de caju, mix de sementes, salada de frutas, suco verde, café coado e leite de amêndoas).

Estrada da Barra da Tijuca, 1636 – Bloco C, Loja A1| Tel.: (21) 2494-6745 | Site

Praias quase desertas

As famosas praias do Rio de Janeiro são lindas, mas muito cobiçadas. Quem prefere mais exclusividade para curtir o dia de mar, precisa conhecer as praias da Zona Oeste da Cidade Maravilhosa.

joatinga-zarpo-magazine

Praia da Joatinga – Vizinha da Barra da Tijuca, a prainha de apenas 300 metros, tem seu pequeno trecho de areia bem menos movimentado que as praias da Zona Sul, mas o ideal é chegar bem cedinho para encontrar o paraíso ainda mais vazio. O mar é bem verdinho e com ondas, a areia é clara e cercada por pedras. Há algumas poucas barracas e nada de ambulantes, então é bom levar alimento e bebida. O sossego de Joá, como é chamada, já é conhecido pelos famosos, que aproveitam o mar com mais privacidade.

Rua Lasar Segall, S/N – Joá

prainha-rj-zarpo-magazine

Prainha – Cercada por Mata Atlântica, a selvagem prainha está situada em área de Proteção Ambiental e é uma das melhores da capital para praticar surf, inclusive costuma ser palco de campeonatos do esporte. São cerca de 700 metros de areia bem branquinha com algumas opções de quiosques. A pedida é chegar cedinho para aproveitar mais tempo de sol e de sossego.

Avenida Estado da Guanabara, 1019-1093 – Recreio dos Bandeirantes

flickr-praia-perigoso-rj-zarpo-magazineEllison Alves/Flickr CC-BY

Praia do Perigoso – Mais afastada, em Grumari (cerca de 30 km da Barra) e com acesso feito por trilha sinalizada de 40 minutos, a praia com 150 metros de areia branquinha, cercada por Mata Atlântica, é outro refúgio para quem prefere praias desertas e selvagens. Está situada na área de proteção ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, e não conta com quiosques, então leve o seu lanchinho.

Acesso pela estrada da Barra de Guaratiba, 900 – Barra de Guaratiba

Mais paraísos desconhecidos

pedra-bonita-rj-zarpo-magazine

Um passeio imperdível para quem gosta de trilhas e boas fotos é subir os 693 metros de altura até o topo da Pedra Bonita. A trilha pode ser considerada leve, apesar de um pouco íngreme e dura cerca de 40 minutos. Do seu cume a vista espetacular abrange grande parte da cidade: a Pedra da Gávea de um ângulo privilegiado, as lagoas da Barra da Tijuca e as orlas da Zona Sul e Oeste. A pedra tem uma rampa de voo livre, então para os aventureiros também vale a pena procurar uma escola e agendar um pulo de asa delta ou parapente.

Estrada da Pedra Bonita, 1338 – Alto da Boa Vista

ilha-gigoia-rj-zarpo-magazine

Por ser mais afastada do burburinho da Zona Sul, a região da Barra da Tijuca é menos cobiçada e reserva passeios desconhecidos para muitos viajantes e até mesmo moradores. A Ilha da Gigóia é um deles! Com clima de interior e sem movimentação de carros na rua, a ilha, situada na Lagoa da Tijuca, tem belas paisagens e rende um passeio diferente e agradável. Aproveite para almoçar no charmoso Restaurante Laguna.

Ilha da Gigóia, 34 – Barra da Tijuca | Tel.: (21) 2495-1229 | Site

bosque-da-barra-rj-zarpo-magazine

O seu roteiro também pode incluir o Bosque da Barra, um parque e reserva ecológica com 50 hectares repletos de natureza. Criado para preservar a vegetação, predominantemente de restinga, o local é habitat de animais como capivaras, saguis e bichos-preguiça. Os visitantes podem aproveitar trilhas, alamedas para cooper e caminhadas e a bela paisagem de um lago.

Avenida das Américas, 6000 – Barra da Tijuca

Pausa para o almoço

Uma dica imperdível de almoço ao lado da Barra, em Itanhangá, é no Espaço Gourmet Tropical. Situado no garden center, Chácara Tropical, o espaço tem decoração requintada e rústica, com móveis feitos de madeira de demolição, artesanato brasileiro, arte popular e muitas plantas. O restaurante só funciona no almoço e tem pratos da alta gastronomia, como o Polvo à Lagareiro. Também é possível comprar azeites, massas italianas e vinhos. Funciona de quarta a sábado, das 8h às 17h e aos domingos e feriados, das 8h às 16h.

Avenida Dom Rosalvo da Costa Rêgo, 420 – Itanhangá | Tel.: (21) 2493-0394 | Site

comida-peruana-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Que tal fazer uma viagem gastronômica no almoço? No Cuzco Restobar, situado na orla da Barra da Tijuca, os comensais provam o melhor da culinária peruana. Da cozinha, comandada pelo chef peruano Joel Zuñiga Espinoza, saem pratos especiais, como o Lomo Criollo (medalhão robusto de filet mignon, molho defumado e encorpado com queijo, toque de mostarda em grãos, pimenta amarela e shitake confitado). Para brindar também tem bar com drinks bem elaborados.

Avenida Lúcio Costa, 8000 – Barra da Tijuca | Tel.: (21) 3495-8825 | Site

Não deixe de conhecer o Duo, um dos melhores restaurantes da cidade com gastronomia clássica da Itália. A cozinha é comandada pelo chef Nelo Garaventa, que tem em seu currículo restaurantes italianos estrelados pelo Guia Michelin. Peça pelo “ravioli de cordeiro com fondue de parmesão” e finalize com o “tartelete de chocolate com frutas vermelhas”. O requintado espaço é dividido em três ambientes interligados: varanda, salão principal e o wine bar com charmoso jardim de inverno. Outro destaque é a adega com uma ótima carta de 540 rótulos, selecionados por Dionísio Chaves, um dos mais respeitados sommeliers do país.

Avenida Érico Veríssimo, 690 – Barra da Tijuca | Tel.: (21) 2484-4547 | Site

Barra é natureza

parque-marapendi-rj-zarpo-magazine

Para aproveitar bastante contato com a natureza, uma sugestão de passeio é ir ao Parque Marapendi. Com vegetação de mangue e restinga, o local abriga diversas espécies da flora e da fauna, inclusive ameaçadas de extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. O parque está à beira da Lagoa de Marapendi e conta com duas opções de trilhas pequenas, área para piqueniques e parquinho para as crianças.

Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, 639-1575 – Recreio dos Bandeirantes

Aproveite o seu roteiro para conhecer o Sítio Roberto Burle Marx, antiga residência do artista que está inserida em uma região de vegetação nativa e foi transformada em Centro de Estudos de Paisagismo, Botânica e Conservação da Natureza. Seu acervo botânico e paisagístico inclui cerca de 3500 espécies cultivadas, com ênfase em plantas tropicais autóctones do Brasil. O espaço também recebe atividades culturais, dispõe de um importante acervo museológico e bibliográfico e mantém o mobiliário, as coleções de arte sacra, objetos de decoração, pinturas e esculturas de Burle Marx e de artistas contemporâneos. Visitas apenas com agendamento, de terça a sábado, 9h30 e 13h30.

Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba | Tel.: (21) 2410-1412 | Site

Momento cultura

museu-casa-do-pontal-zarpo-magazineLucas Van de Beuque/Divulgação

Para conhecer um lado cultural do bairro, faça uma visita ao Museu Casa do Pontal, considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. O acervo conta com cerca de 8.500 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX, além de exposição permanente com 1.500 m² de galerias e obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. Também merece um passeio pelos 5 mil m² de jardins, especialmente desenhados para promover integração entre a vegetação, as galerias do museu e a reserva ecológica da Pedra Branca. Abre de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 17h.

Estrada do Pontal, 3295 – Recreio dos Bandeirantes | Tel.: (21) 2490-2429 | Site

No fim do dia acrescente em seu roteiro uma visita ao Kult Colector, espaço multicultural que reúne arte, design e rock n’roll. Enquanto na galeria de arte são realizadas exposições, workshops, lançamentos e peças teatrais, na loja é possível garimpar vinis, publicações, fotografia, street art, prints, posters, tshirts, jóias, equipamentos e acessórios. Para embalar a noite, o espaço ainda conta com um descolado rock bar, o Lemonade Bar, que oferece drinks criativos e petiscos.

Rua Olegário Maciel, 130 – Lj E – Barra da Tijuca | Tel.: (21) 3624-0032 | Site

Mais sabores na Barra

massa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para uma viagem exclusiva pelos sabores da alta cozinha francesa, o lugar é o Hollandaise, situado em frente a orla da Praia da Barra. A arquitetura foi projetada com muito vidro e madeira de demolição e os ambientes são intimistas, como o salão principal com pé direito de sete metros de altura e uma imensa claraboia e a varanda com vista para o mar. No comando da cozinha está o chef Marcelo Lira, com sua gastronomia internacional e pratos com acento francês. Aposte em uma das sugestões do chef, o Arroz de Pato (arroz úmido com pedaços suculentos de pato marinado, cozidos no molho de vinho tinto e ervas com chorizo português, azeitonas chilenas e tomates cereja).

Avenida Lúcio Costa 5.750 – Barra da Tijuca | Tel.: (21) 2492-0061 | Site

Para saborear o gostinho de uma das melhores culinárias do mundo, procure o Maccherone, um moderno restaurante italiano que serve desde a tradicional gastronomia da Itália à refinada culinária francesa. De frente para o mar e em um ambiente com decoração clássica e elegante, com belos lustres, são servidas massas frescas de fabricação própria, risotos, calzones, pizzas, peixes e carnes nobres.

Avenida Lúcio Costa, 6250 – Barra da Tijuca | Tel.: (21) 2433-2498 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *