Roteiro de 1 dia no Catete e Flamengo

O Rio de Janeiro é muito mais do que paisagens que aparecem nas novelas e filmes, e concentra belezas como as da praia de Ipanema, Copacabana, Corcovado e do Cristo Redentor. A “Cidade Maravilhosa” tem muitas mais histórias pra contar entre suas ruas, calçadas e praias. Ao conhecer o bairro do Catete, se percebe o clima histórico de um lugar que sediou a Presidência da República de 1897 a 1960, e sua forte tradição, que tem como marca registrada o Largo do Machado em frente à Igreja Nossa Senhora da Glória. Já o nobre bairro do Flamengo é famoso por ter a bela Praia do Flamengo, por ser tranquilo e ter uma grande área verde rodeada por palmeiras, mas, suas construções históricas também chamam a atenção dos turistas. Seu roteiro entre esses dois bairros vizinhos está pronto, conheça como será seu dia no Catete e no Flamengo!

Uma manhã repleta de delícias

No Rio de Janeiro seu dia já começa animado, principalmente depois um caprichado café da manhã no bairro do Flamengo, onde está o Senhor Ca. O local é uma mistura de cafeteria, bistrô e padaria e tem a decoração das paredes divertida com tirinhas do Calvin, relacionadas a gastronomia, lustres modernos em formato de flores, mesas e cadeiras de madeira. Pães artesanais, bolos, tortas e um gostoso cappuccino podem fazer parte da sua primeira refeição do dia, muitos são receitas da família do expert em panificação Carlos Roberto de Souza, e são feitas por seu filho Matheus Mattos.

Rua Marques de Abrantes, 219 | Tel.: (21) 2553-0716 | Site

cafe-baroni-catete-e-flamengo-zarpo-magazineDivulgação

O Café Baroni tem sua história gravada em seu nome – uma homenagem ao Comendador Francisco Baroni – ele que veio da Itália para o Brasil com sua família e começou a exportar laranjas de sua plantação em Nova Iguaçu. Sua nora (Eurídice), chamava a atenção com seu talento na cozinha, e começou a preparar delícias para bufês. Como uma herança, surgiu o Café Baroni, em 2002, dentro da Livraria Saraiva, que depois se expandiu para outros pontos da “Cidade Maravilhosa”. Dentro do Oi Futuro, no Flamengo, está localizado um de seus cafés, com uma atmosfera artística e moderna, com especialidades como lanches, massas, risotos, waffles, cafés e sorvetes.

Rua Dois de Dezembro, 63 | Tel.: (21) 3582-5223 | Site

Tarde repleta de história

Onde antes era o Palácio Nova Friburgo, agora se localiza o Palácio do Catete, construído pelo Barão e fazendeiro de café Antônio Clemente Pinto. Entre 1858 e 1867, tornou-se um símbolo da elite cafeicultora por ter grande importância histórica, arquitetônica e artística. O palácio posteriormente serviu de sede para a Presidência da República. Hoje, ele abriga o Museu da República, e possui 3 andares, em um deles (3°) está reconstituído o quarto de Getúlio Vargas. Desde a entrada, já é possível ver todo o glamour e a riqueza de detalhes que vai do chão ao teto. O palácio não abre às segundas-feiras, e tem a entrada gratuita às quartas e domingos.

Rua do Catete, 153 | Tel.: (21) 2127-0324 | Site

Sabores que só o Rio têm

Seu almoço no bairro do Flamengo, pode ter uma linda vista, que reúne o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Baía de Guanabara. O Panamera Bistrô (localizado dentro do Hotel Novo Mundo), tem um ambiente charmoso e refinado, seu cardápio reúne delícias para o almoço e para o jantar, com ceviches, carpaccios, saladas, sanduíches, petiscos, pratos quentes e sobremesas. Além de seus temperos diferenciados, no dia 29 de cada mês acontece o Festival do Nhoque.

Praia do Flamengo, 20 | Tel.: (21) 2105-7000 | Site

emporio-santa-fe-zarpo-magazineDivulgação

Em um dos prédios mais antigos da Praia do Flamengo, o Empório Santa Fé é dividido em três: loja de vinhos, wine bar e restaurante. Os clientes podem aproveitar os três ambientes que possuem decoração refinada, acolhedora e convidativa, feita por Gilles Jacquard, para que os clientes possam degustar o cardápio composto por culinária contemporânea que tem algumas influências internacionais. A adega tem mais de 400 rótulos nacionais e importados, cada continente tem um representante em seu cardápio. No segundo andar é possível ter uma lindíssima vista da Praia do Flamengo e do Pão de Açúcar.

Praia do Flamengo, 2 | Tel.: (21) 2245-6274 | Site

Aconchegante, charmoso e descontraído, o Carmelo Restaurante oferece um cardápio muito variado, mas você pode escolher entre fazer um pedido a lá carte ou escolher os ingredientes do seu prato. Para começar, os clientes podem pedir a entrada: bruschetta ou salada, depois escolher entre as deliciosas massas, grelhados, risotos e frutos do mar, além das saborosas sobremesas para encerrar a refeição. Além dos toques em madeira , o ambiente também conta com confortáveis sofás, paredes coloridas e cada mesa é decorada com flores, dando um tom mais charmoso ao local.

Rua Corrêa Dutra, 75 – Térreo | Tel.: (21) 2225-1890 | Site

Além das praias…

rio-de-janeiro-antiga-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Localizado onde antes era o Museu do Telephone, o Oi Futuro Flamengo foi aberto ao público em 2005 com o objetivo de ressaltar a paisagem do bairro, comparando passado, presente e futuro, além de contar um pouco da história da comunicação humana, não só através de objetos, mas também por meio de fotos, vídeos que passam em telas de plasma, computadores. Com decoração moderna, o local é sede de apresentações de teatro, shows e exposições, além de ter a intenção de disseminar novas linguagens artísticas. Ele fica aberto de terça a domingo, das 11:00 às 20:00 horas.

Rua 2 de Dezembro, 63 | Tel.: (21) 3131-3060 | Site

Sua tarde pode ser preenchida por uma visita ao Carmelo Armazém, um ambiente formado por cafeteria, delicatessen, antiquário e empório. Comandado pelo chef Marcos Alvim, o local atende desde quem adora embutidos, como geleias e azeites, até os apaixonados por pães, tortas e bolos. As cervejas artesanais e os vinhos também fazem parte do ambiente, que tem na decoração alguns brinquedos antigos e tons de marrom nas paredes, o que deixa um clima bucólico e leva pra dentro do estabelecimento o gostoso clima do bairro do Flamengo.

Rua Corrêa Dutra, 39 – loja A | Tel.: (21) 2557-7176 | Site

Catete e Flamengo reservam noites esplêndidas

samba-casal-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O histórico Casarão Ameno Resedá está instalado em um prédio centenário no bairro do Catete, e embala as noites do Rio de Janeiro ao som de jazz à gafieira, rock e MPB, com o lema: música, alegria e gastronomia. A fachada do prédio foi recuperada e reconstituída no estilo neoclássico do final do séc XIX, já em seu interior, a decoração é clássica com piso de madeira, obras de arte expostas e detalhes que lembram a cidade, deixam os espaços cheios de personalidade.

Rua Pedro Américo, 277 | Tel.: (21) 2556-2427 | Site

casa-julieta-de-serpa-catete-flamengo-zarpo-magazineJosé Renato Antunes/Divulgação

A história da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa se resume a uma história de amor. Construído em 1920, o palacete foi um presente do apaixonado Demócrito Lartigau Seabra – filho de um comerciante importante – para sua esposa. Ele tinha a intenção de construir a casa mais bela do Flamengo e da cidade, por isso, contratou um arquiteto francês e importou da Europa todas as peças de acabamento. Em 1977, foi tombada pelo Dep. Geral do Patrimônio Cultural da Sec. Municipal de Cultura, e hoje oferece a seus visitantes diversas atividades como exposições, teatro, eventos culturais, sociais e de moda, além do charmoso Paris Show, onde os clientes desfrutam de drinks diversos e uma boa música.

Praia do Flamengo, 340 | Tel.: (21) 2551-1278 | Site

carpaccio-zarpo-magazineImagem ilustrativa

As noites pelo bairro do Flamengo estão repletas de lugares refinados e de bom gosto, o Paris Gastrô é um deles, já que está localizado dentro da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. Inspirado nos belos salões simbólicos da gastronomia de Paris, a decoração é composta por obras de arte de Kazuo Wakabayashi, Carlos Vergara e Christiane Fangueiro, além das esculturas de Bruno Giorgio e Ascanio MM. Suas cadeiras em estilo francês do século XVIII, lustres de cristal e um piano de cauda, deixam o lugar ainda mais convidativo para um jantar regado a pratos da gastronomia contemporânea e sobremesas francesas.

Praia do Flamengo, 340 | Tel.: (21) 2551-1278 | Site

O The Maze Rio é um misto de pousada, galeria de arte e casa de shows, mas sua principal atração é estar no alto da pacífica comunidade Tavares Bastos, um local que oferece uma vista da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar, incomparável. O local que chama a atenção de turistas brasileiros e internacionais com suas sessões de jazz ao vivo, já foi citado pela revista “Downbeat” como uma das 150 melhores casas de jazz do mundo e recebeu em sua varanda – decorada com desenhos feitos com pedaços coloridos de azulejo – presenças ilustres como a do rapper Snoop Dog e o ator Edward Norton.

Rua Tavares Bastos, 414/66 | Tel.: (21) 2558-5547 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *