Roteiro de 1 Dia nos Bairros de Lourdes, Savassi e Funcionários

Na região nobre de Belo Horizonte não faltam atividades e boas opções gastronômicas e noturnas para preencher um roteiro de 1 dia de passeios, seja para os turistas que pisam pela primeira vez na capital mineira ou até mesmo para os mineirinhos. A Mag descobriu o que há de melhor nos famosos e badalados bairros de Lourdes, Savassi e Funcionários e selecionou as dicas mais imperdíveis para você aproveitar do café da manhã ao último drink.

Café, pão de queijo e dois dedos de prosa

paes-padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

É indispensável experimentar um desjejum na Casa Bonomi, localizado no bairro Savassi, é uma das mais charmosas padarias de Belo Horizonte. Situada em um casarão antigo tombado como patrimônio histórico e com uma decoração rústica, a casa serve diariamente um saboroso café da manhã. Além dos pães feitos pela proprietária, Paula Bonomi, o cardápio tem coalhada com granola, bolos incríveis, ovos orgânicos caipiras e lanches que são verdadeiras refeições, como o focaccia de berinjela e pimentões grelhados, queijo de cabra, azeitonas pretas e rúcula. Aos fins de semana, o café da manhã é servido ao ar livre, em uma mesa coletiva.

Avenida Afonso Pena, 2600 – Savassi | Tel.: (31) 3261-3460 | Site

Para que o dia comece com um clima elegante, experimente o café da manhã do Restaurante Drummund, situado no hotel Holiday Inn Belo Horizonte Savassi. Em um ambiente clean e moderno, os comensais podem saborear a primeira refeição do dia com delícias da culinária mineira, uma das especialidades do restaurante. Além do café da manhã servido diariamente, aos domingos tem a opção de brunch com um extenso buffet.

Rua Professor Moraes, 600 – Funcionários | Tel.: (31) 3064-6520 | Site

Umas lembrancinhas de Beagá

geleias-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Minas Gerais tem uma gastronomia maravilhosa, e fazer compras em sua capital inclui levar para casa algumas iguarias. Para isso, visite o charmoso Diadorim Armazém Contemporâneo, uma mistura de empório gourmet e mercadinho, onde é possível encontrar desde comidinhas regionais, como queijos e compotas de doces, até artigos de decoração e utensílios domésticos. O espaço conta com uma cafeteria, que torna a experiência ainda mais gostosa e acolhedora.

Rua Antônio de Albuquerque, 969 – Funcionários | Tel.: (31) 3225-4300 | Site

 

livraria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Faça umas comprinhas para a sua biblioteca pessoal na Livraria Ouvidor, a marca da rede de livrarias mais tradicional de Minas Gerais, que iniciou suas atividades em 1970. Além do acervo com mais de 45 mil livros, a livraria se destaca por sua preocupação com o atendimento sempre atencioso e gentil.

Rua Fernandes Tourinho, 253 – Savassi | Tel.: (31) 3221-7473 | Site

Almoço: a hora mais gostosa

bem-natural-savassi-zarpo-magazineDivulgação

Quem mantém uma alimentação equilibrada, vai gostar do Bem Natural, restaurante que há 15 anos serve delícias da gastronomia saudável, com variadas opções de receitas, sempre preparadas com óleo de girassol e sal marinho. Além do self-service durante o almoço, o restaurante tem uma lanchonete com salgados integrais, sanduíches naturais frescos, bolos preparados com adoçante e outros. No local também há uma mercearia com produtos alternativos.

Rua Alagoas, 911 – Funcionários | Tel.: (31) 3261-5676 | Site

alma-chef-savassi-zarpo-magazineMarcos Leão/Divulgação

Aguce seus cinco sentidos ao experimentar as criações cosmopolitas do chef Felipe Rameh, no Alma Chef, uma referência de gastronomia em Belo Horizonte. O restaurante que preza por uma maior interação entre o comensal e a equipe, finaliza os pratos na hora de servir, caso do Beef Passion com Aligot, queijo incorporado ao purê de batata formando uma espécie de purê ‘elástico’, manipulado pelo garçom, na mesa do cliente. O prato, que é uma criação de Alex Atala, é uma homenagem ao renomado chef. No local há também um empório exclusivo com produtos cuidadosamente selecionados para os amantes da carne e do vinho.

Rua Curitiba, 2081 – Lourdes | Tel.: (31) 2551-5950 | Site

casa-amora-savassi-zarpo-magazineLetícia Almeida/Divulgação

Também tem almoço delicioso na Casa Amora, restaurante instalado em uma charmosa casa decorada com criativas luminárias feitas com canecas esmaltadas. Todos os dias estão disponíveis 3 pratos com carnes e variadas opções de acompanhamentos. Os clientes montam seus pratos como desejarem, escolhendo 1 carne e 2 ou 3 acompanhamentos, ou ainda, sem carne e 4 acompanhamentos. Tilápia ao molho de alcaparras, lagarto ao molho de cerveja preta e almôndegas ao molho de cogumelo frescos são alguns dos pratos de carne que aparecem no cardápio. Para o acompanhamento os comensais encontram delícias, como flan de abóbora com espinafre, panqueca integral com pupunha, escondidinho de cogumelos, entre muitos outros. O restaurante também conta com uma charmosa área externa pet friendly.

Rua Paraíba, 941 – Savassi | Tel.: (31) 3261-5794 | Site

Momento arte

Se o roteiro for durante a semana, aproveite para conhecer a quartoamado, uma galeria contemporânea de arte que promove exposições públicas, exibições, shows e residências localizadas, com o objetivo de levar a arte além dos espaços tradicionais, mas inseri-la no cotidiano das cidades. Abre de segunda a sexta, das 14h às 19h.

Rua Antônio de Albuquerque, 384 – Funcionários | Tel.: (31) 2526-9931 | Site

palacio-da-liberdade-savassi-zarpo-magazineAntonio Thomás Koenigkam Oliveira/CC-BY Flickr

Quem aprecia arquitetura histórica, deve incluir uma visita ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, o maior conjunto integrado de cultura do país. O projeto transformou prédios antigos da cidade em espaços culturais, como o Memorial Minas Gerais Vale, o Arquivo Público Mineiro, o Palácio da Liberdade, o Museu Mineiro e o Museu das Minas e do Metal. Além de admirar a fachada das construções, vale fazer uma visita aos museus e descobrir um pouco da história de Minas Gerais. E, é claro que caminhar pela grande área verde da famosa praça mineira também é um passeio muito agradável.

Praça da Liberdade, s/n – Funcionários | Site

A arte de botecar aprimorada

bar-brinde-amigos-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Quem gosta de começar a noite bebendo e petiscando em uma mesa de bar, irá se sentir em casa em Belo Horizonte. Com seu ambiente descolado, o Wäls Gastropub é uma ótima opção para saborear cervejas artesanais de fabricação própria e petiscos bem elaborados. Das cervejas produzidas na cervejaria mineira, uma boa pedida é a X Wäls, cerveja clara e cristalina, de baixa fermentação, refrescante e com aroma floral, que harmoniza muito bem com hambúrguer. Para acompanhar peça o Jalapeño Burger (pão rústico, burger de picanha (180g), maionese especial, bacon, queijo prato e generosas fatias de pimenta jalapeño).

Rua Levindo Lopes, 358 – Funcionários | Tel.: (31) 3582-5628| Site

A animação é garantida e começa cedo no Laicos, bar diferenciado e descolado, decorado com luzes coloridas e inusitadas balanças. De segunda a sexta, a partir das 17h30 tem cerveja gelada, drinks, tira-gostos e Djs tocando rock, pop, indie e brasilidades. Outro diferencial é o sistema de fichas, que evita filas na hora de ir embora. Aos domingos não abre.

Rua Ceará, 1580 – Savassi | Tel.: (31) 3658-8828| Site

Na hora de jantar

hamburguer-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para provar um dos melhores e mais exclusivos hambúrgueres de Belo Horizonte, vá ao Pocket Burger. A casa oferece aos clientes a personalização total de seu lanche, com variados tipos de pães (australiano, brioche, integral, etc), carnes diferenciadas (costela, picanha, soja, etc), molhos feitos artesanalmente com ingredientes fresquinhos (dijon, chimichurri, tártaro, etc), maioneses (ervas, lemon pepper, etc) e toppings, que são mais ingredientes gostosos para completar o lanche (mix de cogumelos, ovo, chutney de cebola, etc). Há também diferentes opções de acompanhamentos, saladas e deliciosos milk-shakes.

Avenida Cristóvão Colombo, 476 – Savassi | Tel.: (31) 3658-5849 | Site

A Enoteca Decanter, fundada em 2005, com inspiração nas lojas de vinhos italianas e francesas, oferece um mix de ótimos serviços. Os ambientes são compostos por um charmoso deck, salão climatizado que tem uma cave com mais de 46 tipos de queijos cafeteria, empório com especiarias e loja com mais de 1200 rótulos de vinhos e espumantes. Da experiência gastronômica, é possível saborear receitas incríveis preparadas pelo chef Adenilson Fiúza com a harmonização do sommelier Nelton Fagundes.

Rua Fernandes Tourinho, 503 – Funcionários | Tel.: (31) 3287-3618| Site

cafe-com-letras-savassi-zarpo-magazineSamira Motta/Divulgação

O Café com Letras nasceu em 1996, a partir do sonho de três amigos de faculdade, de montar um café que harmonizasse cultura e literatura com um cardápio requintado. Após encontrarem a casa perfeita, no coração de Savassi, o sonho se realizou e o café se tornou palco de shows de jazz, apresentações de djs, lançamentos de livros, exposições de arte e muitos outros projetos especiais. Além da animada programação musical, o cardápio oferece petiscos e pratos bem elaborados, como o risoto de legumes com presunto de parma, abobrinha, shitake, berinjela e tomates grelhados.

Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi | Tel.: (31) 3225-9973 | Site

Para virar a noite

O Vinnil Cultura Bar é uma das melhores opções noturnas da noite de BH. Situada em um prédio da década de 40 e decorada com estilo vintage, a casa que abriu as portas em 2004 apresenta um repertório animado e eclético para agradar a todos os gostos e ouvidos. O palco recebe shows de clássicos do Pop, Rock, MPB, Samba, Jazz e Blues. Para o paladar, o cardápio oferece ótimos petiscos, drinks, vinhos e as melhores cervejas.

Rua dos Inconfidentes, 1068 – Savassi | Tel.: (31) 3657-4760 | Site

balada-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Outra dica imperdível é o Fifty Bar, que apresenta um conceito diferenciado para curtir uma noite animada. Em uma casa de dois andares que oferece bar e balada, os clientes podem optar por dançar na pista ou curtir uma conversa com os amigos enquanto experimenta os cocktails exclusivos da casa, nas áreas externas, como o deck elevado e a varanda com cascata e muito verde.

Avenida Contorno, 7225 – Lourdes | Tel.: (31) 2510-5818 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *