Roteiro de 1 Fim de Semana em Cabo Frio e Arraial do Cabo

A exuberante Região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro, é composta por Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Enquanto a primeira cidade oferece uma infraestrutura sofisticada, com lojas de grife, restaurantes gourmet, bares descolados e boates, as outras duas seguem estilos mais rústicos, com pouca oferta gastronômica e noturna, mas com praias paradisíacas que integram as listas das mais lindas dos Brasil. Para que, além das belezas naturais, o seu roteiro por Arraial do Cabo e Cabo frio tenha boas experiências gustativas, a Mag também garimpou os melhores restaurantes. Confira as nossas dicas e descubra os segredos desses dois paraísos do Brasil!

As praias mais imperdíveis de Arraial do Cabo

ilha-do-farol-arraial-do-cabo-zarpo-magazineNatália Leme

Praia da Ilha do Farol – A mais cobiçada atração do destino tem acesso controlado pela Marinha do Brasil, o que garante que a vegetação centenária, a areia branquíssima e o mar azul bebê continuem preservados, limpos e sem a superlotação de outras praias. Para chegar, basta contratar um dos muitos passeios de barco que saem da Praia dos Anjos. O número de banhistas permitido é de 250 por vez, então as embarcações ficam alguns metros distante da praia, aguardando a autorização para desembarcar os passageiros por meio de botes. Não há nenhuma infraestrutura e o tempo de parada dos barcos varia de 30 a 40 minutos, suficiente para se apaixonar e ir embora já morrendo de saudades daquele mar cristalino.

Acesso aos barcos: Rua Santa Cruz, 93 – Taio –  Arraial do Cabo

pontal-do-atalaia-arraial-do-cabo-zarpo-magazine

Praia do Pontal de Atalaia – A segunda praia do destino considerada paradisíaca não é controlada, então se o viajante busca mais sossego e exclusividade, é bom chegar bem cedinho e, se possível, evitar feriados e fins de semana. É possível chegar com o mesmo passeio de barco que vai até a Ilha do Farol ou por terra mesmo, descendo uma grande escadaria. A praia tem areia branca, mar azul clarinho, uma grande duna e muita vegetação. Há opções de barracas para alugar guarda-sol e cadeiras, beber e petiscar.

Acesso: Rua Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo

praia-do-forno-arraial-do-cabo-zarpo-magazineNatália Leme

Praia do Forno – Além de cartão postal do destino, é também uma das praias mais badaladas. Para chegar dá para pegar um táxi boat ou enfrentar uma trilha íngreme, de cerca de 20 minutos. Os mirantes que descortinam belas vistas da praia lá embaixo incentivam a caminhada. A praia é muito frequentada, tem várias opções de barracas, mar claro e sem ondas, ótima para famílias com crianças e jovens em busca de azaração. Do canto esquerdo há um pequeno píer de onde os banhistas saltam no mar.

Acesso à trilha: Rua Vera Cruz, 151 – Taio – Arraial do Cabo

praia-brava-arraial-do-cabo-zarpo-magazine

Praia Brava – Na alta temporada as praias de Arraial do Cabo são muito disputadas, então para os viajantes que preferem curtir o dia de mar sem muitas companhias, a pedida é seguir a trilha para a Praia Brava. A caminhada é leve, mas os visitantes também enfrentam uma escadaria antes de colocar os pés na areia branca. Selvagem, vazia, sem quiosques, com o mar agitado e naquela linda tonalidade “azul Caribe”, é um paraíso escondidinho e perfeito para relaxar.

Acesso à trilha: Rua de Castro Neto, 520 – Arraial do Cabo

As melhores praias de Cabo Frio

ilha-do-japones-cabo-frio-zarpo-magazineNatália Leme

Ilha do Japonês – Uma das mais imperdíveis atrações de Cabo Frio, a ilha é cercada por água rasinha e cristalina, então pode ser alcançada caminhando. Na ilha não há quiosques, mas tem bastante vegetação para garantir boas sombras. Do lado do continente, tem quiosque animado com música ao vivo. A água rasinha e tranquila, que mais parece uma grande piscina azul, é a pedida para levar as crianças. Para aproveitar com mais sossego, chegue cedo.

Acesso: Rua dos Espadarte, 12 – Caminho Verde – Cabo Frio

praia-do-pero-cabo-frio-zarpo-magazineNatália Leme

Praia do Peró – Por ser muito extensa, a praia agrada quem gosta de tranquilidade e também quem não abrem mão de estrutura à beira mar. Logo nos primeiros metros do canto direito, tem barracas e muitos banhistas, mas quanto mais o visitante segue em direção ao canto esquerdo, a areia vai ficando vazia e o visual mais selvagem, com direito a dunas. O mar é bem azul e tem pouca ondulação.

Acesso: Rua Praia do Peró, 1199 – Cabo Frio

Praia Brava – A Brava de Cabo Frio é selvagem, pouco frequentada e a prática de naturismo é permitida, mas não obrigatória. A faixa de areia é pequena, não há quiosques e o mar azulado e agitado atrai surfistas. Para chegar é preciso percorrer uma trilha tranquila com cerca de 15 minutos, que sai da Ilha do Japonês.

Acesso à trilha: Rua dos Espadarte, 12 – Caminho Verde – Cabo Frio

Praia das Dunas – Outra dica imperdível para quem adora o visual das dunas. A praia é continuação da movimentada Praia do Farol, mas conforme o banhista segue para o lado direito, ela vai ficando mais vazia. A areia é muito branca e fina e o mar é bem azulzinho e com algumas ondas. A pedida é assistir ao pôr do sol de duas dunas.

Rua Walter Rollman, 1243 – Cabo Frio

Do fundo do mar

mergulho-arraial-do-cabo-zarpo-magazine

Conhecida como Capital Brasileira do Mergulho, Arraial do Cabo oferece as condições ideais para desbravar as belezas subaquáticas desse paraíso. Além da alta visibilidade nas águas, no destino acontece o fenômeno da ressurgência, que é o afloramento das águas frias profundas ricas em nutrientes e que garantem uma enorme diversidade de vida marinha. Espalhados pela costa estão mais de 20 pontos de mergulho, e os viajantes podem procurar alguma das muitas escolas da cidade e optar pelo mergulho de batismo, feito para os iniciantes, com o acompanhamento de um instrutor. O passeio todo dura cerca de 5 horas, mas embaixo d’água dura 30 minutos. Durante o mergulho, feito 10 metros abaixo da superfície, é possível avistar diversos tipos de peixes, algas, formações coloridas de corais, tartarugas marinhas, cavalos marinhos, arraias e, com sorte, até golfinhos e baleias.

Restaurantes para almoçar

sorvete-e-brownie-zarpo-magazineImagem ilustrativa

De um armazém integral vegetariano, criado em 2005, surgiu o Cereall Gourmet, em 2013. O restaurante ovolactovegetariano e vegano une sabor, sustentabilidade, ótimo atendimento e oferece um cardápio cheio de receitas criativas e deliciosas. São imperdíveis: a feijoada vegana, a moqueca de banana da terra e o brownie com sorvete de chocolate. Aproveite também para visitar o armazém com produtos variados, que vão de alimentos a cosméticos. Ambos funcionam de segunda a sábado das 9h às 19h.

Restaurante: Rua José Bonifácio, 28 – Centro – Cabo Frio | Tel.: (22) 2629-6739 | Site

Armazém: Rua Casimiro de Abreu, 143 – Centro – Cabo Frio | Tel.: (22) 2645-2523

massa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Um dos mais tradicionais restaurantes de Cabo Frio foi inaugurado em 1975 e ainda oferece o melhor da gastronomia à base de frutos do mar. O Restaurante Picolino está situado no mesmo endereço, um casarão histórico reformado, mas que teve um pedaço da parede original (feita de pedra, óleo de baleia e cal) preservada. Hoje o restaurante está sob o comando da chef maranhense Denise Linhares, que se baseia na culinária saudável do Mediterrâneo, recria pratos tradicionais, se inspira nas viagens que faz e nos ingredientes brasileiros. A adega também é um destaque, com mais de 1200 títulos de vinhos de diversos lugares do mundo.

Rua Marechal Floriano, 319 – Cabo Frio | Tel.: (22) 2647-6222 | Site

Para umas comprinhas

biquinis-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Famosa e tão procurada no destino quanto o litoral, a Rua dos Biquínis, maior rede de moda praia da América Latina, é o lugar certo para garantir novas peças e desfilar pelas praias da Região dos Lagos. Além dos biquínis, nas cerca de 150 lojas é possível encontrar acessórios, artesanato, moda fitness, bares e restaurantes. Com toldos em formato de lírios, jardins e passarelas de madeira, é um shopping cheio de estilo. Abre todos os dias, inclusive aos feriados. De dezembro a março, das 8h à 0h e de abril a novembro, das 9h às 21h.

Rua dos Espadarte, 1000 – Cabo Frio | Site

As melhores fotos

trilha-praia-do-forno-zarpo-magazine

Não faltam mirantes naturais para registrar do alto os cenários lindos da Região dos Lagos. Em Arraial do Cabo, logo no começo da Trilha para a Praia do Forno é possível ter uma visão quase que total da praia lá embaixo, e a vegetação de cactos que completa o visual deixará a sua foto ainda mais linda.

Acesso à trilha: Rua Vera Cruz, 151 – Taio – Arraial do Cabo

Na Praia Grande de Arraial do Cabo também dá para garantir boas fotos. Do Mirante da Boa Vista, em frente à praia, é possível avistar parte da extensa faixa de areia branquinha e com pequenas dunas. Faça a visita ao entardecer e registre o espetáculo do pôr do sol no mar. Aproveite para tirar uma foto com a estátua da atriz Flávia Alessandra, que nasceu na cidade.

Mirante: Alameda Boa Vista, 25 – Arraial do Cabo
Estátua: Avenida Dr. Hermes Barcelos, 13 – Arraial do Cabo

mirante-atalaia-arraial-do-cabo-zarpo-magazine

Para ter outra recordação do sol se pondo no mar azul de Arraial, inclua uma visita ao Mirante do Pontal de Atalaia. Apesar do nome, o mirante não fica nas Prainhas do Atalaia, mas sim em um morro entre a Praia Grande e a Praia Brava.

Rua de Castro Neto, 520 – Arraial do Cabo

Um passeio fora do mar, mas sobre o mar

Um bom passeio que vai além da praia em Arraial do Cabo é visitar o Museu Oceanográfico, mantido pela Marinha do Brasil. O pequeno acervo conta com oceanográficos, organismos marinhos da fauna e da flora, coletados na região e o esqueleto de uma baleia Orca, que encalhou na Ilha de Cabo Frio, em 1981. O visitante também pode conferir painéis, publicações e filmes científicos sobre oceanos, além de aquários com diversas espécies da região.

Rua Kioto, 253 – Praia dos Anjos | Tel.: (22) 2622-9093 | Site

Os melhores jantares

salmao-grelhado-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Situado no histórico bairro de Passagem, em um casarão ao estilo colonial, o Galápagos é um restaurante de gastronomia requintada em ambiente rústico e aconchegante. Além das mesinhas na calçada, os charmosos ambientes internos têm paredes de tijolinhos à vista e decoração caprichada. De segunda a sexta abre somente para o jantar, aos fins de semana é possível saborear as delícias do cardápio no almoço também. Uma das sugestões é o criativo risoto de arroz negro e lagostim.

Largo de São Benedito, 11 – Passagem – Cabo Frio | Tel.: (22) 2643-4097 | Site

Situado próximo a uma reserva natural e com vista para o Canal Itajuru, o Delírio’s Restaurante tem uma charmosa decoração rústica e oferece cardápio bem elaborado, com receitas variadas e irresistíveis, como o Filé de Namorado (ao molho de pitanga e gengibre, acompanhado de purê de banana da terra e arroz negro). Também tem carta de vinhos e de cervejas artesanais com dicas das melhores combinações de sabores para harmonização.

Av. dos Marimbás – Lote 45 – Quadra 21 – Cabo Frio | Tel.: (22) 2644-1718 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *