Roteiro de 1 Fim de Semana em Capitólio

Destino do momento, Capitólio é uma das cidades mineiras banhadas pelo Lago de Furnas. O lago artificial é apelidado de “Mar de Minas”, por sua extensão de 1440 km², que abrange 34 municípios e forma paisagens incríveis, compostas por cachoeiras, cânions e piscinas naturais de águas cristalinas. Para esse roteiro, não espere sofisticação, atrações culturais e alta gastronomia. Essa viagem é perfeita para se desconectar e desapegar dos luxos, garantindo apenas intenso contato com a natureza exuberante de Minas Gerais. Veja as dicas da Mag!

Passeios imperdíveis em Capitólio

furnas-capitolio-canions-zarpo-magazine

Alguns dos principais atrativos naturais deste destino são os Canyons de Furnas. Para chegar é preciso contratar um passeio de barco, chalana ou escuna, que saem da Ponte do Rio Turvo. A embarcação navega por cerca de 3 horas pelas águas verdinhas do lago, em meio aos corredores de paredões com mais de 20 metros de altura e faz paradas para apreciação e também para mergulho no Vale dos Tucanos, no Canyon da Cascata e no Canyon da Cascatinha.

lago-azul-capitolio-zarpo-magazineNatalia Naomi Y./Flickr CC-BY-SA

Uma das mais esperadas paradas desses passeios de barco pelo Lago de Furnas, em Capitólio, é na Cachoeira Lagoa Azul. A cachoeira também pode ser visitada por terra, onde o acesso é feito por cima, entrando em uma propriedade particular.

Rodovia MG-050, Km 311, s/n

Para ter mais uma vista de tirar o fôlego dos cânions de Capitólio, mas de outra perspectiva, a pedida é ir ao Mirante do Cânion. No km 312 da rodovia MG 050 começa uma trilha fácil e com cerca de 100 metros. O visual é perfeito para tirar muitas fotos.

capitolio-cachoeira-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Também não pode faltar no roteiro uma visita ao Paraíso Perdido. O complexo turístico que não nega o porquê do nome, está situado na cidade de São João Batista do Glória, a cerca de 40 km de Capitólio, e abriga 3 ribeirões, 18 piscinas naturais e 8 cachoeiras. No local é possível praticar atividades de aventura, tais como cannyoning, trekking, rapel e tirolesa.

Rodovia Municipal SBG 387 KM 4.5, S/N | Site

Para mais trilhas e banhos de cachoeira, vá até a Cascata Eco Parque. O local abriga várias piscinas naturais e trilhas que levam até uma das quedas que deságuam no Lago de Furnas.

Rodovia MG 050 km 315,5 – Zona Rural | Site

capitolio-trilha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Outra atração que não pode faltar em Capitólio é a Trilha do Sol, uma propriedade particular que abriga trilhas e duas belíssimas cachoeiras. Para chegar na Cachoeira do Poço Dourado são cerca de 1.200 metros de caminhada, passando por intensa vegetação, composta por bromélias, samambaias e orquídeas. Para alcançar as várias quedas da Cachoeira do Grito a trilha é de fácil acesso. O local conta com uma área reservada aos praticantes de naturismo.

Rodovia MG 050, Km 304 | Tel.: (35) 3522-8681 | Site

Suba até o Morro do Chapéu, um mirante natural com 1293 metros de altura. Para alcançar seu topo é preciso percorrer uma trilha com cerca de 12 km, bem íngreme. É recomendado fazer o caminho com veículo 4×4. Lá de cima é possível avistar muitas montanhas, vegetação, grande parte do Lago de Furnas e algumas cidades banhadas por suas águas.

Onde comer bem em Capitólio

salmao-grelhado-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Huds Lounge é uma das melhores, mais elegantes e charmosas opções para almoçar ou jantar em Capitólio. Sem falar na vista para o “Mar de Minas”. Em uma mistura de bar e restô, a casa oferece um cardápio enxuto, mas com pratos requintados e bem elaborados, como o Salmão ao Mediterrâneo (filé de salmão grelhado ao azeite de ervas, molho mediterrâneo de tomate fresco, alcaparras, azeitonas, champignons, legumes e batata rosti). Quem preferir saborear uma iguaria tipicamente mineira, pode apostar no Tropeiro Huds (Arroz, bife de pernil acebolado e feijão tropeiro). É também uma boa pedida para tomar um chopp ou drink ao fim de um dia de passeios.

Rua dos Saveiros, s/n – Escarpas do Lago | Tel.: (37) 99937-0308 | Site

Desde 2005, o Empório Lagoa Azul é uma referência na cidade. Com vista inspiradora para o Lago de Furnas e acesso à Cachoeira Lagoa Azul, o restaurante que conta com a supervisão do premiado Chef Clemente, serve delícias típicas da culinária de Minas Gerais, preparadas no fogão a lenha. A casa serve também um completo self service no café da manhã.

Rodovia MG-050, Km 311 | Tel.: (35) 99105-0944 | Site

cerveja-barco-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Outro espaço especial de Capitólio é o Kanto da Ilha. Situado às margens do lago, é um complexo gastronômico que abriga restaurante, bar flutuante e uma salumeria no mesmo ambiente da Indústria Cervejeira Isla de Cuevas. Os destaques são os sunset’s com DJs renomados, regados a deliciosos petiscos, lanches e cervejas artesanais Scarpas.

Estrada Capitólio – Ilha, km 8 | Tel.: (37) 3371-9019 | Site

Finalize com uma cerveja artesanal

Para embalar a noite em um ambiente agradável e com boas opções de bebidas e comidinhas, o Scarpas Bier Haus é o lugar certo em Capitólio. Além de provar os chopps e as cervejas artesanais de fabricação própria, no cardápio tem lanches, porções e até delicias da culinária japonesa. Uma das porções mais pedidas é a de Iscas de Tilápia. A casa anima o público com shows de pop rock, MPB e sertanejo.

Rua Cel. Lourenço Belo, 459| Tel.: (31) 9294-7888 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *