Roteiro de 1 Fim de Semana em Gonçalves

Um destino de Minas Gerais que encanta os viajantes por suas belezas naturais e tranquilidade típica de interior, Gonçalves é cercada por montanhas e muita vegetação composta por enormes Araucárias e Pinheiros. Dentre as atrações de ecoturismo, é possível fazer trilhas que levam a cachoeiras e ao topo de pedras com vistas panorâmicas. No quesito gastronômico, a cidade ganha o paladar dos visitantes na mistura de sabores caseiros da roça mineira com as criativas e sofisticadas invenções da culinária gourmet. Confira as dicas para aproveitar um fim de semana!

Para o dia nascer feliz

vida-verde-goncalves-zarpoDivulgação

Que tal começar o roteiro com um completo café da manhã de hospedagem? No Restaurante da Pousada Vida Verde, além dos hóspedes, os clientes em geral também podem começar o dia com um desjejum dos campeões. Dentre as delícias preparadas no fogão a lenha, tem diversas opções de pães caseiros, bolos, broas, geleias feitas artesanalmente com as frutas da região e o famoso pão de ricota, uma das especialidades do café da manhã do restaurante.

Estrada São Sebastião, Km 4 – Bairro Boa Vista | Tel.: (35) 3654-1217 | Site

Gonçalves é natureza!

cachoeira-zarpoImagem ilustrativa

A cidade tem muitas atrações naturais de difícil acesso, sendo indispensável procurar uma agência de turismo, até mesmo para aproveitar melhor os passeios com as informações disponibilizadas pelos guias credenciados e também pela oportunidade de praticar atividades de ecoturismo, como rapel, canoagem e mountain bike.

Gonçalves é o destino certo para relaxar em meio aos cenários exuberantes da Serra da Mantiqueira. Dentre as atrações de ecoturismo, uma das mais visitadas é a Cachoeira do Retiro, situada a apenas 2,5 km do centro. Sua trilha leve possui 1,4 km e dura cerca de 15 minutos. A queda tem 400 metros e forma um laguinho pequeno e raso, bom para famílias com crianças.

Acesso pelo bairro São Sebastião das Três Orelhas

A Cachoeira da Fazendinha está a apenas 5 km do centro de Gonçalves, tem trilha leve, que dura cerca de 20 minutos e é repleta de araucárias e samambaias gigantes. Ela deságua por uma encosta inclinada, formando pequenas piscinas até chegar na queda maior. A cachoeira está situada em uma propriedade privada, então é necessária permissão para a visita.

Acesso pelo bairro Sertão do Cantagalo

Outra que vale a pena incluir no roteiro, é a Cachoeira do Cruzeiro, situada a 20 minutos do centro da cidade. A queda conta com um escorregador, piscinas naturais rasinhas e belas vistas.

Acesso pelo bairro São Sebastião das Três Orelhas

pedra-zarpoImagem ilustrativa

Quem gosta de mirantes e trilhas, pode conferir a vista panorâmica que se tem a 2120 metros de altitude, no topo da Pedra Bonita, a mais alta de Gonçalves. Para essa aventura é preciso um bom condicionamento físico, já que são cerca de 7 km (ida e volta), o que dá aproximadamente 5 horas de trilha. Após muita subida, os visitantes podem apreciar uma vista que engloba o Vale do Paraíba, Campos do Jordão e a Serra do Mar.

O acesso pelo Bairro do Campestre

A Pedra Chanfrada com seus 1771 metros de altitude também rende uma trilha ótima e um visual de 180° em meio à mata de pinheiros. A caminhada não é tão longa, dura cerca de 2 horas, mas com muitas subidas e requer preparo físico.

Acesso pelo Bairro da Terra Fria

Um dos cartões postais de Gonçalves, a Pedra do Forno é indispensável no roteiro dos viajantes aventureiros. São cerca de 40 minutos de caminhada e ao fim da trilha é preciso subir uma escadaria chumbada na pedra. Todo esforço é compensado ao alcançar seu topo, que tem 1970 metros de altitude e uma vista de 360° de tirar o fôlego.

Acesso pelo bairro Terras Frias

Gonçalves é gastronomia!

no-em-pinho-goncalves-zarpoDivulgação

O Nó em Pinho Gastronomia surgiu há 16 anos para atender aos hóspedes da Pousada Solar D’Araucária, mas após um tempo o restaurante passou a ser aberto para o público em geral. Nele é possível saborear uma culinária feita com ingredientes regionais e orgânicos, colhidos da própria horta e também de fornecedores e produtores locais. O cardápio enxuto apresenta pratos culturais, que evocam as raízes do interior mineiro, como a truta fresca com crocante de amêndoas, acompanhada de risoto de pinhão. Outro destaque da casa é o capelleti de queijo da montanha ao molho oriental de cogumelos frescos, servido em cesta crocante de parmesão.

Estrada São Sebastião Das Três Orelhas, Km 2,5 | Tel.: (35) 3654-1260 | Site

Situado em uma área de proteção ambiental, a 1650 metros de altitude, o Restaurante Sauá serve o que tem de melhor na gastronomia da Mantiqueira. Da cozinha com fogão a lenha, comandada pelos chefs Vitor Pompeu e Ricardo Andrade, saem pratos irresistíveis, como a Truta com Pirão Caipira, Molho de Ervas, Arroz com Abóbora e Chips de Batata-doce. A pedida é ir no almoço, pois das grandes janelas de vidro do salão, é possível apreciar uma linda vista das montanhas e araucárias.

Estrada Sertão do Cantagalo, km 7,5 – Sertão do Cantagalo | Tel.: (35) 3473-3141 | Site

Para uma refeição muito saborosa, vá ao Restaurante Flor de Cerejeira, situado no charmoso centrinho de Gonçalves. Do cardápio a pedida é começar pelos pasteizinhos de queijo brie com damasco e, como prato principal, pedir o filet mignon com risoto de limão siciliano. Para a sobremesa, o sorvete de goiaba com cream cheese e goiabada, encerra muito bem a sequência de deleites. O ambiente charmoso é outro grande destaque da casa.

Praça Monsenhor Dutra, 125 – Centro | Tel.: (35) 3654-1356 | Site

Que tal umas comprinhas?

geleias-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Ir a Gonçalves significa comer bem e também levar para casa muitas delícias! A Senhora das Especiarias é um paraíso cheio de produtos criativos, feitos com matérias-primas naturais, açúcar orgânico, sem conservantes industrializados e de cultivo agroecológico. Na loja é possível comprar antepastos, chutneys, conservas, azeites, temperos e geleias.

Praça Monsenhor Dutra, 138 – Centro | Tel.: (35) 3654-1450 | Site

Outra dica para fazer umas comprinhas é a Sabia Sabiá, uma loja completa com muitas coisas lindas para levar aquela lembrança de Gonçalves que vai dar um toque especial na sua casa. Tem decoração para a casa toda, com móveis produzidos a partir de materiais ecológicos, louças de cerâmica, roupas de cama, toalhas, jogos americanos, vasos, velas e muito mais.

Rua Maestro Herculano, 101 – Centro | Site

Um pulinho na cidade vizinha

flickr-sao-bento-sapucai-zarpoandresumida/CC-BY

São Bento do Sapucaí, situada em São Paulo, mas a apenas de 20 km, merece entrar para o roteiro de quem passa o fim de semana em Gonçalves. Além de trilhas para alcançar o topo da Pedra do Baú, cartão postal da cidade, a visita também rende passeios por belíssimas cachoeiras. A mais bonita da cidade é a Cachoeira do Toldi, situada aos pés da Pedra do Baú. A imponente queda tem 200 metros de altura e está cercada por abundante vegetação. Para os mais aventureiros há a possibilidade de praticar cascading.

 Mais sabores no jantar

vida-verde-jantar-goncalves-zarpoDivulgação

Para se deliciar com os mais autênticos pratos da culinária mineira, aposte no Restaurante da Pousada Vida Verde para o jantar também. Quitutes especiais, como a tradicional leitoa à pururuca, o frango caipira, a truta, e porção de torresminho, são preparados no fogão à lenha. Na hora da sobremesa, os comensais podem saborear delícias feitas artesanalmente, com frutas fresquinhas da região.

Estrada São Sebastião, Km 4 – Bairro Boa Vista | Tel.: (35) 3654-1217 | Site

Uma boa dica para embalar o jantar com diversão é o Porto do Céu Restobar. O chef Sergio Kotolevzev prepara artesanalmente pizzas e massas, como o Capelletti in Brodo, um dos mais pedidos da casa. Também tem outras variedades de pratos preparados com produtos orgânicos e fresquinhos da região. Para beber, há uma grande variedade de drinks, destilados, cervejas e vinhos nacionais e importados. A animação fica por conta das apresentações de rock, blues, MPB e samba rock. A casa funciona de sexta e sábado, das 19h às 2h45.

Rua Procópio Ribeiro – 80 – Centro | Tel.: (35) 3654-1233 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *