Roteiro de 1 Fim de Semana em Ilhabela

Famosa pela prática de esportes náuticos, em especial a vela, Ilhabela, a maior ilha marítima do Brasil, é dona de um ar paradisíaco causado pelos inúmeros cenários emoldurados pelo mar – ora azul, ora verde -, cachoeiras, montanhas cobertas pela Mata Atlântica e praias com areia fina e água cristalina. Além das inúmeras belezas naturais que acerca o arquipélago, muita história sobre o passado da ilha é contada pelos lugares e pontos turísticos , principalmente no centro histórico com passeios e comércios excelentes que podem ser encontrados nesse roteiro de 1 dia em Ilhabela.

O sabor de suas manhãs em Ilhabela

cafe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Pelas construções em estilo colonial do centro histórico de Ilhabela, a livraria Ponto das Letras, existente desde 1992, também atribui a seu espaço um aconchegante café. De um lado, paredes escondidas pelas prateleiras repletas de livros, revistas, CDs e DVDs, do outro, um ambiente com características tradicionais de um verdadeiro café colonial. A casa dispõe de um cardápio que seleciona sugestões com cafés de diferentes tipos, lanches rápidos, salgados e sobremesas. No Café Ponto das Letras, André Luiz e Desirée Ludovice, o casal de proprietários, ainda realizam mostras de arte no próprio espaço.

R. Dr. Carvalho, 146 – Centro | Tel.: (12) 3896-2104 | Site

Do quarteto formado pelos casais, Yan Von Brewer e Juliana Honzhausen com Yvens von Brewer e Carmem Pereira, após ambos os casais abandonarem suas profissões, surgiu em 2003 o Donabella Empório e Comidaria. Sediado em uma simpática casa do bairro Itaguaçu, a marca hoje é especializada em opções gourmets, no entanto, produtos como pães, bolos, tortas, salgados, entre outros, postos em uma das mesinhas que ficam sob a árvore da área externa, bem em frente ao mar, fazem do café da manhã (ou brunch) um melhores de Ilhabela.

Rua Marcilio DIas, 60 – Itaguassu | Tel.: (12) 3896-1210| Site

A natureza espetacular de Ilhabela

praia-bonete-ilhabela-zarpo-magazine

Praia do Bonete – disputando com a Castelhanos o título da praia mais bonita de Ilhabela, a Praia do Bonete é realmente um paraíso natural. Na parte sul da ilha, de longe já é possível se encantar com a paisagem colorida. Vista de perto, nota-se as águas transparentes com tons de azul e verde, areia branca de uma faixa de 800 metros e muito verde oriundo da Mata Atlântica. Para chegar até a Praia do Bonete é feita uma trilha de 15 km, ou então, por barcos.

castelhanos-ilhabela-zarpo-magazine

Castelhanos – dona de uma beleza única, Praia Castelhanos é uma das estrelas de Ilhabela. Aliás, esse pedaço do paraíso é considerado até uma das praias mais bonitas do Brasil. A paisagem é composta por uma longa faixa de areia clara de aproximadamente 2 quilômetros de extensão. Para chegar há duas alternativas, ou de barco, ou de atravessando uma estrada de 22 quilômetros com trechos de terra que corta o Parque Estadual da Ilha.

Praia do Veloso – Bem tranquila, a Praia do Veloso é um contraste da praia vizinha. As águas claras e calmas chegam suavemente na costa de areias monazíticas, sede da vegetação com árvores frutíferas que também divide espaço com as pedras. Aos que passam pela estrada, imaginam que seja bem pequena, no entanto, os 200 metros de faixa de areia surpreendem quem frequenta. Além disso, boa parte dos frequentadores são mergulhadores que exploram as profundezas próximas às costas, onde duas embarcações já foram naufragadas.

praia-da-fome-ilhabela-zarpo-magazine

Praia da Fome – Nem só de belezas naturais a Praia da Fome é composta, a região conta com uma história rica ainda da época da escravatura e possui ruínas de uma senzala. Mais que isso, a praia é um refúgio calmo e simples de Ilhabela por sua paisagem encantadora. O acesso se dá por um trilha que sai da Praia do Jabaquara ou então, pelo mar, através de embarcações.

Praia do Jabaquara – considerada um dos destaques de Ilhabela, a Praia do Jabaquara encanta os apreciadores de belezas naturais. Com aproximadamente 500 metros de extensão, suas águas calmas e transparentes são muito procuradas para a exploração submarina. Reúne um clima paradisíaco junto com uma excelente infraestrutura que conta com quiosques, mesas e cadeiras na areia. O acesso não é nada difícil, basta um pegar uma estradinha e os visitantes conseguem se deparar com o cenário paradisíaco.

Praia do Pinto – sua grandiosidade pode ser descrita pelo seu mar calmo e cristalino, por sua faixa de 400 metros de areia branca e fina e também por sua vegetação nativa que proporciona sombra aos veranistas. Há duas maneiras para se chegar até a Praia do Pinto: a primeira é estacionando o carro na Praia da Armação e caminhar por uma calçada construída sobre o costão que une as duas praias, e a segunda é feita por um condomínio particular, sendo conhecido dos moradores para passar pela guarita.

indaiauba-ilhabela-zarpo-magazine

Praia de Indaiaúba – Ao lado extremo do sul de Ilhabela, essa praia é um paraíso de águas límpidas, transparentes e calmas que carece da agitação das ondas. Para quem busca por tranquilidade aliada à belezas naturais, os mais de 200 metros de faixa de areia clara com a imensidão do mar azul é, sem dúvidas, o lugar certo. O acesso principal é via mar com saída da Praia do Perequê, por terra, a Praia do Bonete dispõe de uma trilha para a caminhada até Indaiaúba.

cachoeira-tres-tombos-ilhabela-zarpo-magazine

Cachoeira dos Três Tombos – as três quedas mais fáceis de serem visitadas em Ilhabela é a Cachoeira dos Três Tombos, entre a Praia do Portinho e Feiticeira, no lado sul de Ilhabela. Possui esse nome pois são as 3 quedas d’água que formam esse lugar encantador. Para quem prefere caminhar pouco, essa cachoeira é ideal justamente pelo fácil acesso feito por trilha curta e bastante acessível depois de estacionar o carro bem próximo à beira da cachoeira.

Cachoeira do Gato – em um percurso de aproximadamente 4 quilômetros com origem no canto do ribeirão da Praia de Castelhanos, esse lugar é a estrela da trilha de mesmo nome. Depois de 1 hora e 30 minutos caminhando, é impossível não se encantar ao se deparar com os mais de 50 metros de água em queda por uma parede rochosa.

Cachoeira da Toca – é um dos pontos mais conhecidos e tradicionais de Ilhabela. A atração da Cachoeira da Toca é a sua ducha de 3 metros de altura e, principalmente, o tobogã natural com cerca de 50 metros de extensão formado pelo rio que passa por dentro de uma gruta e desemboca sobre as pedras. O acesso a essa cachoeira é através de uma trilha curta que fica no início da estrada de Castelhanos.

Almoços que reúnem sabor, natureza e sofisticação

culinaria-praia-peixe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Há 50 anos atrás, Lore Schoof, recém chegada ao Brasil, foi vítima não só das belezas naturais de Ilhabela, como também, da culinária brasileira. Apaixonada pelas paisagens e gastronomia do país, Lore fundou o Viana Praia Bar & Restaurante, que hoje encontra sob a responsabilidade da terceira geração da família Schoof. A casa localizada bem à beira da Praia do Viana dispõe de uma decoração sofisticada em seu ambiente interno, no entanto, as mesas externas são as mais disputadas pelos clientes que desejam saborear pratos inspirados na culinária nordestina sem tirar os pés da areia.

Avenida Leonardo Reale, 2300 – Praia do Viana | Tel.: (12) 3896-1089 | Site

portofino-ilhabela-zarpo-magazineDivulgação

Uma antiga casa colonial localizada no ponto mais alto e panorâmico do jardim do Hotel Porto Pacuíba, foi adaptada para sediar o Restaurante Porto Fino, uma das mais sofisticadas opções gastronômicas de Ilhabela. Dono de uma bagagem excelente, o chef Arthur já passou por renomados bistrôs de São Paulo, como o L’Atelier, do famoso chef Miguel Darqué e hoje, é o responsável pelos pratos do cardápio inspirado na culinária contemporânea, com opções de risotos, massas, carnes, peixes e aves. Além de ter pratos saborosos, as mesas postas na varanda são muito procuradas em razão da vista espetacular para o mar e jardim.

Av. Leonardo Reale, 2392 – Viana | Tel.: (12) 3896-2466 | Site

massa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O talento do ítalo-brasileiro Vittorio Mazoli é algo que realmente vem de família, um dom que seu avô passou para seu pai e que Vittorio herdou. Foi para Itália estudar gastronomia e, de volta no Brasil, pode aprimorar seu talento em alguns restaurantes onde seu pai também atuou, como o Ca’d’Oro e Macksoud Plaza. Hoje, o chef ao lado de sua esposa Eliane, coordena a cozinha do Ristorante Famiglia Mazoli, em Ilhabela. O ambiente rústico segue fiel às cantinas italianas com paredes de tijolos pelados e decorações vindas diretamente da Itália. No cardápio tradicionalmente italiano, além de receitas de família, encontram-se pratos preparados com ingredientes frescos, como antepastos, massas e frutos do mar.

Avenida Princesa Isabel, 207 – Itaguassu | Tel.: (12) 3896-5791 | Site

Passeios para um roteiro em Ilhabela

Construída pelos escravos no ano de 1803 à base de pedras, conchas e óleo de baleia, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso, esbanja uma arquitetura barroca feita pelo escultor Alfredo Oliani que, em 1950 deixou seu trabalho documentado na catedral de Ilhabela. Piso de mármore espanhol e um teto que exibe uma imagem de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso pintada à óleo, são grandes composições da parte interna. No entanto, a atração da igreja fica no altar: é a imagem da santa padroeira trazida pelos navegantes portugueses. No lado de fora, a escadaria principal fica entre 4 estátuas que representam São Sebastião, São Benedito, São Pedro e São Paulo, e na praça, uma obra esculpida em aço inox representa Jesus Cristo crucificado.

Praça Prof. Alfredo Oliani, 53 – Centro | Tel.: (12) 3896-1227

cadeia-e-forum-ilhabela-zarpo-magazine

No ano de 1805, foi construída a Antiga Cadeia e Fórum, um dos primeiros edifícios erguidos em Ilhabela. Com o advento da República, o governo ordenou que a cadeia e fórum funcionassem juntos e as câmaras isoladamente. O projeto arquitetônico que restaurou no ano de 1913 a construção, é de autoria do arquiteto Giovanni Battista Maron e possui uma arquitetura eclética da época, mesclando art decô, neoclássico, barroco e traços coloniais. Em 2001 o prédio foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e hoje é legitimamente considerado patrimônio histórico.

Praça Coronel Julião, 40 – Centro

mirante-barreiro-ilhabela-zarpo-magazine

Parada obrigatória de quem está em Ilhabela, a exuberante vista panorâmica do Mirante do Barreiro agrada até aos olhares mais exigentes. Um lugar para passar horas olhando, admirando e até refletindo. Lá de cima é possível avistar a praia do Barreiro logo ao lago, a cidade de Caraguatatuba e todo o canal de São Sebastião até a ilha. Durante a alta temporada, navios, cruzeiros, embarcações e yachts tomam conta do mar.

Praia do Barreiros

Sabores para um jantar em Ilhabela

pizza-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Stela e Wellington Sami, ele publicitário e ela chef de cozinha, ambos já com um negócio em conjunto na capital paulista, decidem investir no ramo da gastronomia em Ilhabela. No ano de 2016, em um galpão ao lado da pousada da família, o casal se empenha num antigo sonho e inaugura O Caminho da Pizza. O ambiente rústico com estrutura em pedras e madeiras, atribui uma atmosfera aconchegante à casa. No cardápio, mais de 25 sabores de pizzas entre doces e salgadas, revelam a excelência do lugar. Como sugestão, peça a de shiitake orgânico salteado no azeite mais mussarela e parmesão. O jantar fica ainda mais completo com a completa carta de vinhos composta por rótulos de vários países diferentes.

Rua José Joaquim da Silva, 272 – Itaguaçu | Tel.: (12) 3896-1321 | Site

all-mirante-ilhabela-zarpo-magazineDivulgação

No final de 2003, Ilhabela recebe mais uma excelente opção gastronômica, o All Mirante Bar e Restaurante. A construção que era a realização de um sonho, hoje é considerada um ponto turístico por conta de sua localização privilegiada. Os clientes se encantam com o ritual de cerimônia de agradecimento no momento em que o sol se põe. O ambiente aconchegante e sofisticado, sustentado por uma estrutura rústica também é composto por arte, beleza e uma decoração impecável. No cardápio, pratos da culinária baseada em frutos do mar agradam a todos os paladares.

Avenida Governador Mario Covas Junior, 16600 – Borrifos | Tel.: (12) 3894-1831 | Site

arroz-frutos-do-mar-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Renata Vanzetto, aos 16 anos já vivia entre os fogões e panelas da cozinha de sua avó, de onde saíam criações de influência oriental que se tornaram base para os pratos. Com seu talento aprimorado em estudos na Europa, Renata era conhecida por fazer “maracutaias” na cozinha e, ainda aos 20 anos de idade, a chef cria o restaurante Marakuthai. O lugar de clima descontraído, é dono de uma decoração composta por tecidos, estampas e móveis garimpados. Na hora de provar das delícias do cardápio inspirado na culinária oriental, opte pelas mesas “pé na areia” à beira da praia.

Avenida Força Expedicionária Brasileira, 495 – Saco do Indaiá | Tel.: (12) 3896-5874 | Site

A badalação do público mais exclusivo da ilha

drin-praia-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em um dos endereços mais badalados de Ilhabela, o Sea Club recebe o público exclusivo que está ancorado na Capital Nacional da Vela para curtir a programação “Day Club” ou “Sunsets”. Sua estrutura moderna conta com uma decoração de tema náutico em cores azul e branco que promove uma atmosfera aconchegante e clean ao espaço. O paisagismo feito pelo talentoso Gil Fialho atribui ao Club espécies tropicais, seixos, madeiras e espelhos d’água. Para curtir as músicas em grande estilo, os convidados alternam entre a areia da praia de 70 metros em frente ao club e a piscina de 200 metros, com espreguiçadeiras, lounges, bangalôs, camarotes e restaurante pelos ambientes.

Av. Pedro de Paula Moraes, 616 – Saco da Capela | Tel.: (12) 3896-6662 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *