Roteiro de 1 Fim de Semana em Uberlândia

Situada na região do Triângulo Mineiro, é uma cidade com boas atrações para o turismo. Além de exibir muita natureza típica do cerrado e render passeios ao ar livre, o destino oferece um interessante circuito cultural com boas opções de museus. No quesito gastronômico, a experiência não poderia ser melhor, afinal encontramos a autêntica cozinha mineirinha, além de ótimos restaurantes de culinária internacional. Para você conhecer os encantos de Uberlândia, a Mag preparou um roteiro de 1 dia com as melhores dicas. Confira!

Café da manhã em Uberlândia

padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Fundada em 1982, a panificadora Le Crocant começou com entregas de pães e leite para pequenos armazéns, hospitais, empresas e residências da cidade. Após anos de expansão se tornou referência como o melhor pão francês de Uberlândia. Experimente um café da manhã recheado de delícias fresquinhas, como broas temperadas, bolos tradicionais, rocamboles, salgados, patês e diversos tipos de pães.

Avenida João Pinheiro, 3088 – Brasil | Tel.: (34) 3212-0945 | Site

Instalada em um ambiente moderno e aconchegante, a Cafeteria Vozzuca é uma ótima opção para começar bem o seu roteiro em Uberlândia. O cardápio extenso conta com mais 20 blends de expressos, 30 bebidas com café, lanches tostex e, como não poderia faltar, os tradicionais pães de queijo mineiros, inclusive em deliciosas versões recheadas com Nutella.

Rua Carajás, 384 – Tabajaras | Tel.: (34) 3217-6823 | Site

Que tal um banho de cachoeira?

cachoeira-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em meio à vegetação típica do cerrado de Uberlândia, os amantes da natureza encontram paisagens belíssimas e ótimas cachoeiras para um banho revitalizante durante o roteiro. Situada a 17 km do centro da cidade, a Cachoeira Sucupira é uma das mais bonitas e de fácil acesso. Formada pelas águas do Rio Uberabinha, tem 15 metros de altura e um largo paredão com cerca de 30 metros de largura. É cercada por vegetação e forma um poço perfeito para nadar. Está situada entre as rodovias BR 050 e BR 452, acesso pela BR 365.

Mais verde

flickr-parque-sabia-uberlandia-zarpo-magazineCecilia Heinen/Flickr CC-BY

O Parque do Sabiá é outro passeio para aproveitar a manhã ao ar livre e em contato com muita natureza em Uberlândia. São 1.850 m² com bosques, nascentes, lago, prainha artificial, aquários e até um zoológico com cerca de 200 animais de diversas espécies. Para o lazer também tem piscinas de água corrente, quadras esportivas, um parque infantil e trenzinho que leva os pequenos para conhecer o parque.

Rua José Roberto Migliorini, s/n – Santa Mônica

A gastronomia de Uberlândia

feijao-tropeiro-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Na hora do almoço conheça a culinária caprichada do Purê Point Restaurante. Um diferencial da casa é que enquanto os comensais experimentam as receitas brasileiras, preparada pelo Chef Leurye, podem acompanhar o preparo, pois o elegante salão é separado da cozinha por um vidro. A pedida é um dos mais novos pratos do cardápio, o Pirarucu do Chef.

Rua Edson de Barros, 80 – Santa Maria | Tel.: (34) 3223-3276 | Site

Para saborear o melhor da gastronomia típica de Minas Gerais, o lugar é o Recanto dos Mineiros, restaurante situado à beira do rio Uberabinha. Além de provar iguarias da culinária local, preparadas no fogão a lenha, tais como feijão tropeiro e frango caipira com quiabo, os clientes podem fazer um passeio ecológico de chalana pelo rio.

Rua dos Girassóis, 155 – Cidade Jardim | Tel.: (34) 3217-9017 | Site

Para adoçar e refrescar a tarde

sorveteria-alessa-uberlandia-zarpo-magazineDivulgação

Após testar mais de 300 sabores diferentes, a sorveteria Alessa abriu sua primeira loja na capital mineira e hoje já tem filiais em Búzios e Uberlândia. Produzidos com as receitas italianas mais tradicionais, os sorvetes são mais que artesanais, são artísticos. É possível escolher entre mais de 40 sabores, desde os clássicos, aos exóticos, como o de amarena, uma cerejinha nativa da Itália. E além do paladar, a visão também é agraciada, com o ambiente decorado com elegantes pufes e poltronas de couro branco e luminárias que alternam de cores. No cardápio também tem cafés especiais, doces, salgados e lanches.

Avenida Francisco Galassi, 985 – Morada da Colina | Tel.: (34) 3217-1326 | Site

Uberlândia cultural

teatro-municipal-de-uberlandia-zarpo-magazineTeatro Municipal de Uberlândia

Para acrescentar um pouco de arte no roteiro, faça uma visita ao Museu Universitário de Arte-MUnA, que é um órgão complementar do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Seu acervo é composto por obras de artes modernas e contemporâneas, doadas por artistas e instituições. Os visitantes encontram obras de Maciej Antoni Babinski, Renina Katz, Maria Bonomi, Alfredo Volpi, Evandro Carlos Jardim, Nelson Leirner, Shirley Paes Leme, Di Cavalcanti, entre outros. O museu também conta com espaços expositivos, reserva técnica, sala de conservação e restauro, oficina de ação educativa e auditório. Funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h.

Rua Coronel Manoel Alves, 309 – Bairro Fundinho | Tel.: (34) 3231-9121| Site

Também faz parte do circuito cultural da cidade o Museu do Índio, criado em 1987 com a missão de colecionar, proteger, interpretar e difundir bens culturais indígenas. Seu acervo conta com cerca de 2.500 objetos de até 80 grupos étnicos brasileiros, tais como cerâmicas, armas, vestuários, artefatos mágicos e lúdicos, além de coleções fotográficas, bibliográficas e hemeroteca. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Avenida Vitalino Rezende do Carmo, 116 – Santa Maria | Tel.: (34) 3236-3707

Também vale a pena incluir o Museu de Biodiversidade do Cerrado, uma Unidade Especial do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. O acervo possui animais taxidermizados, esqueletos dos mais diversos grupos existentes, ninhos de aves e de insetos e peles de diversas espécies de répteis. A visita também é interativa. Através de computadores touchscreen que contêm aplicativos, o público pode aprender mais sobre os animais, como descobrir o nome de aves ouvindo seu canto.

Avenida Nossa Sra. do Carmo, 707 – Jardim América I| Tel.: (34) 3212-1692 | Site

O Teatro Municipal de Uberlândia é uma dica cultural indispensável para quem visita à cidade, pois sua arquitetura circular, projetada por Oscar Niemeyer, já é uma atração por si só. O complexo possui 5 mil m² de área construída e o principal destaque do projeto é o palco da sala de espetáculos, que pode ser usado para apresentações internas ou ser aberto para eventos ao ar livre. A programação é bem eclética e leva shows, recitais, espetáculos infantis e stand ups. Confira a agenda na fanpage do teatro!

Avenida Rondon Pacheco, 7070 – Tibery | Tel.: (34) 3235-1568 | Site

Dicas de jantares

saint-peter-crosta-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para um jantar com clima sofisticado, o Santa Chiara, situado no Hotel San Diego, é uma excelente opção na noite de Uberlândia. O restaurante está sob o comando da chef, jornalista e economista, Adelaide Engler, que ganhou experiência gastronômica e muitas referências morando em países como França, Itália e Espanha. Das muitas delícias do cardápio, merecem destaques o Saint Peter com crosta de abobrinha, azeite de ervas e purê de batatas; e o Filé de salmão com risoto de aspargos e pesto. Para harmonizar há uma variada carta de vinhos com rótulos de diversos países.

Avenida Rondon Pacheco, 3500 – Santa Maria | Tel.: (34) 3230-9022 | Site

Quem quiser viajar pelos sabores da Itália, pode apostar na Cantina Alighieri, que serve o melhor dessa saborosa gastronomia em um ambiente típico de uma autêntica cantina italiana. Uma das melhores pedidas para experimentar vários pratos e conhecer bem o cardápio, é o rodízio de massas frescas, preparadas de forma artesanal. A casa também serve rodízios de pizzas e tem uma cerveja artesanal da casa que é sucesso entre os clientes.

Rua Coronel Manoel Alves, 35 – Fundinho | Tel.: (34) 3224-5470 | Site

Os bares da cidade

caipirinhas-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A noite em Uberlândia fica animada no Sibipiruna Bar. Para beber, a casa oferece uma variedade das melhores marcas de bebidas e, para saborear, tem petiscos e sanduíches bem servidos. A programação musical é variada e conta com shows de rock, pop, MPB, samba-rock e outros ritmos. Nas noites quentes, a pedida é pegar uma mesa na varandinha, ao lado da quase centenária e frondosa árvore Sibipiruna.

Praça Adolfo Fonseca, 14 – Centro | Tel.: (34) 3224-5000 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *