Roteiro de Caxias do Sul

Vinícius Roratto/Divulgação 

A população de Caxias do Sul já foi feita de tropeiros e índios,  até ser colonizada por imigrantes italianos. Já foi chamada de Campo dos Bugres e de Colônia de Caxias, quando finalmente se tornou Caxias do Sul em 1890, mas, só foi considerada um município em 1910. Hoje, a cidade recebe turistas de diversos lugares, que em sua maioria procuram roteiros turísticos que mostrem um pouco da história da região marcada pela colonização europeia. Considerada a maior cidade da Serra Gaúcha, Caxias tem atrações deliciosas como os restaurantes que servem o tradicional galeto italiano, museus e diversas adegas na região, além da deslumbrante natureza que pode ser aproveitada nos esportes radicais. Siga nosso roteiro e descubra o melhor de Caxias do Sul!

Comece bem seu dia em Caxias do Sul

Dulce Amore Confeitaria FinaFabio Grison/Divulgação

Seu café da manhã em Caxias do Sul pode ser degustado no Dulce Amore Confeitaria Fina. O local tem o diferencial de oferecer o café na casquinha, que vem com chantili e uma cereja de enfeite. Mas também serve tortas, quiches, empadas, chocolates e doces de dar água na boca. A proprietária é Fabíola Fadanelli, que criou a confeitaria com a intenção de realizar “suas ideias malucas”, as quais ela sonha durante a noite e tenta realizar de dia. A decoração é simples e ao mesmo tempo simpática, feita em tons claros e com quadros nas paredes.

Rua Dr. Montaury, 2090 | Tel.: (54) 3536-2056 | Site

Bergamota Cafeteriamzmanuzatti/Divulgação

Ao adentrar o Bergamota Cafeteria, já é possível sentir o clima interiorano ao se deparar com uma parede decorada repleta de quadrinhos fofos e xícaras. Para sentar, o local tem um sofá com estampa de animais, banquinhos de madeira e mesinhas enfeitadas com nada mais que bergamotas, também conhecidas como mexericas. Toda a decoração é inspirada na natureza, mas, o local não deixa de ter seu toque moderno, com uma lan house no andar de cima. O cardápio é parecido com o de cafés requintados, com folhados, tortas, quiches, diferentes tipos de café.

Avenida Júlio de Castilhos, 1298 | Tel.: (54) 3536-7466 | Site

Tenha uma manhã cheia de descobertas

vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Durante a manhã, os visitantes podem aproveitar para conhecer a vinícola Zanrosso, quando já se pode sentir o cheiro de vinho sendo engarrafado e o clima rústico, com decoração tipicamente italiana. A história da família proprietária começa em 1914, quando se mudaram da Itália para o Brasil na esperança de uma vida melhor, e fundaram uma pequena vinícola. Com o passar dos anos foram aprimorando as técnicas de fazer vinho e implementando tecnologia, juntamente com o amor pelo que fazem. Por lá, é possível conhecer o processo de fabricação do vinho e onde ficam armazenadas (pipas), além de degustar vinhos e produtos coloniais.

Rua Vereador Ari Bergozza, 2280 | Tel.: (54) 3211-0730 | Site

O Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul, mais conhecido como Zoológico da UCS, possui aproximadamente 48 espécies diferentes de animais. Funcionando desde 1997, em um espaço de 20 mil m², no qual são recebidos animais silvestres que sofreram algum tipo de maus-tratos, atropelamentos ou outro tipo de acidente. O local é repleto de muita natureza e proporciona um passeio incrível para seus visitantes.

Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 | Tel.: (54) 3218-2100 | Site

Um leque gastronômico só para você

Casa Di PaoloLeonid Streliaev/Divulgação

Feito para os amantes da culinária italiana, o Restaurante Casa Di Paolo tem em seu menu saladas, sopas de capelete, massas frescas, queijos e o famoso galeto al primo canto, pratos que podem ser acompanhados pela rica carta de vinhos nacionais e importados. O ambiente recebe adereços como panos nas cores da Itália no teto, lustres tradicionais e um clima alegre, típico do país de influência.

Rua Os Dezoito do Forte, 454 | Tel.: (54) 3533-6500 | Site

Original e cheio de qualidades, assim é o Bistrô São Lourenzo, comandado pelos chefs Alex Szigethy e Ines Vizioli, que buscam inovar a gastronomia da cidade. Intimista, o ambiente possui poucas mesas e passa um clima caloroso, um dos motivos que deixa os clientes mais à vontade para escolher um dos vinhos da pequena reserva. O cardápio é bem variado e muda de acordo com os ingredientes encontrados pelo chef, por isso, depende da estação.

Rua Luiz Antunes, 205 | Tel.: (54) 3021-6428 | Site

A família Tonet chegou ao Brasil em 1897, quando trouxe da Itália a tradição de fazer vinhos, assim como a gastronomia típica do país. Tanto talento formou a Cantina Tonet, que trazem em seus produtos o amor pela vitivinicultura. Ao chegarem, os turistas poderão avistar as videiras e logo poderão adentrar a arquitetura feita de pedras, e sentir a atmosfera colonial do lugar. O restaurante oferece, claro, a gastronomia italiana, além do café típico italiano (com agendamento prévio).

Estrada Municipal Vicente Menezes, s/n | Tel.: (54) 2992-3551 | Site

Com suas ruas decoradas por flores e pinheiros centenários, a Vila Ana Rech mostra a seus visitantes a verdadeira cultura e história regional, com diversas construções antigas pelo caminho, lojas de artesanato, culinária típica, igrejas e capelas.

É na Vila Ranch que está localizado o Restaurante Château Lacave. Um verdadeiro castelo que também possui uma vinícola que produz vinhos finos. O proprietário é o uruguaio Juan Carrau, que realizou seu sonho ao construir o local baseando-se na planta de um castelo medieval espanhol do século XI, o qual hoje pode ser visitado. Ao fazer um tour pelos ambientes, é possível perceber a riqueza de detalhes, assim como se pode ver passando pelos vinhedos. O restaurante é todo decorado como os castelos pré-renascentistas europeus e tem no menu a deliciosa gastronomia da Serra Gaúcha.

Rodovia BR 116, Km 143, S/n | Tel.: (54) 4009-4800 | Site

Programe sua tarde em Caxias do Sul

Casas BonnetDivulgação

Instaladas em algumas das casas mais antigas – feitas de pedra e barro – de Caxias do Sul, as Casas Bonnet fazem parte do roteiro turístico da Estrada do Imigrante. O complexo reúne uma adega com vinhos, licores, sucos e produtos coloniais, os quais podem ser degustados e levados como lembrança de Caxias do Sul. Os museus também podem ser visitados em duas casas diferentes, uma de 1877, que guarda máquinas e ferramentas originais usadas pelos imigrantes para abrir estradas. O outro museu fica em uma casa de 1879, na parte superior, e tem como acervo móveis domésticos, fotos e utensílios de imigrantes italianos. Nesse imóvel também se encontra um restaurante de gastronomia típica colonial italiana, servida pela família Tonietto. Além de apreciar a gastronomia e a história dos primeiros imigrantes italianos da cidade, é possível fazer um passeio de carretão, passando pelos vales e vinhedos e pelas paisagens da Capela São Luiz da 3° Légua, apreciando a natureza exuberante.

São Luiz 3ª Légua – Estrada do Imigrante | Tel.: (54) 9988-2426 | Site

O Museu Ambiência Casa de Pedra foi criado com a intenção de preservar a vida doméstica no início da colonização italiana em Caxias do Sul. Seu acervo consiste em móveis, roupas, artesanatos, utensílios doméstico do século XIX e XX, todos doados pela comunidade. Leva esse nome por ser exatamente uma casa feita de pedra, que lembra bem a época colonial.

Rua Matteo Gianella, s/n | Tel.: (54) 3901-1463 | Site

A Sweez é uma confeitaria e gelateria charmosa, que pode ser seu local para o café da tarde em Caxias do Sul. Seus confeitos são considerados artesanais e não levam adição de aromatizantes e químicos, mas, que não deixam de ser lindos e bem decorados. O ambiente tem objetos que lembram muito os anos 90, com lustres coloridos, sofás listrados e piso em forma de um tabuleiro de xadrez. O casal de proprietários Carina Bidese e Gabriel Dalsotto, tiveram a ideia de abrir o estabelecimento após fazer uma viagem pela Europa, quando perceberam uma forte necessidade de criar um local onde as pessoas podem sentar, conversar e até falar de negócios enquanto apreciam alguma guloseima.

Rua Coronel Flores, 749 – sala 3 | Tel.: (54) 3021-3243 | Site

Sua noite precisa ter mais que o trivial

Monasterium Cervejas EspeciaisMonasterium Cervejas Especiais/Divulgação

O nome escolhido para o estabelecimento “Dolmã”, se torna no mínimo interessante, quando descobrimos que seu significado é o termo que dá nome ao traje usado pelos chefs de cozinha. Seus proprietários são os irmãos Douglas e Gabriel Andrade, que garantem a gastronomia inspirada na cozinha italiana, com alguns toques da culinária internacional. Localizado em uma charmosa casa, tem sua arquitetura assinada pelo arquiteto Ricardo Bosi, que procurou trazer cores terrosas e detalhes em madeira nos dois andares, no de cima está o restaurante e no de baixo um pub. O ambiente é todo intimista, com direito a lareira, piscina, um deck e um belo jardim.

Rua Pinto bandeira, 182 | Tel.: (54) 9681-9967 | Site

No estilo juke joints – bares de beira de estrada do sul dos Estados Unidos – o Mississippi Delta Blues Bar tem decoração feita de luzinhas, guitarras penduradas e de lustres feitos de garrafas, tudo harmonizado com o som de alguma banda que toca na noite. Nesse animado ambiente, os clientes podem pedir alguns dos apetitosos lanches artesanais, uma porção ou um dos pratos tradicionais sulistas. O local também promove o famoso Mississippi Delta Blues Festival, que em 2017 acontecerá nos dias 23,24 e 25 de novembro. Sua primeira edição aconteceu em 2008, desde então fez muito sucesso com seus diversos palcos que mantém o público entretido com as figuras mais autênticas do Blues, além de outras atrações feitas para proporcionar uma experiência única ao público.

Rua Cel. Flôres, 810 – Sala 105 | Tel.: (54) 3028-6149 | Site

Especializado em cervejas artesanais e diferenciadas, o Monasterium Cervejas Especiais surgiu da vontade de quatro amigos de abrir um bar em 2013, em Caxias do Sul. Eles, não queriam apenas um barzinho, mas sim, um local em que eles próprios gostassem de se sentar e tomar uma cerveja de seu gosto. por isso, possuem cerca de 170 rótulos. Para acompanhá-las, nada melhor que petiscos, pizzas e lanches, servidos em um ambiente de luz aconchegante e bucólica, com paredes de tijolinhos à mostra e grandes abajures.

Rua Tronca, 2393 | Tel.: (54) 3533-5653 | Site

Fica difícil falar da decoração do Paiol Espaço Nativo, simplesmente porque ela é um dos principais e mais incríveis pontos do estabelecimento. Com seu clima completamente campestre, possui mesas, cadeiras e sua estrutura toda feita de madeira. No teto ficam alguns objetos como cordas, rodas de madeira, panelas, leiteiras e até canecas, que chamam a atenção de seus clientes, os mesmos que aproveitam para se esquentar na lareira. Mas, a parte mais gostosa do restaurante é com certeza o cardápio, feito de pratos de inverno como caldos, vinhos e a janta campeira (calabresa e polenta frita, arroz carreteiro, feijão mexido, salada de repolho e tomate, pão caseiro e churrasco de vazio de costela.

Rua Treze de Maio, 1115 | Tel.: (54) 3221-0097 | Site

A cidade em festa

uvas-colheita-zarpoImagem ilustrativa

A cultura de Caxias do Sul está diretamente ligada à sua colonização, por isso, no começo do ano promove a Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, feita especialmente para comemorar a cultura italiana e a produção agroindustrial regional. repleta de atrações como o Desfile Cênico Musical (carros alegóricos contando um pouco da história de seus antepassados e distribuindo uvas), e a Olimpíada Colonial, que proporciona brincadeiras como amassar uva com os pés, debulhar milho, corrida de trator e outras experiências da vida rural. Os visitantes também podem aproveitar os expositores e shows que acontecem durante a festa, a qual acontece no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos.

Além de Caxias do Sul

vinhedo-zarpoImagem ilustrativa

Saindo um pouco da rota, os visitantes podem conhecer os Caminhos da Colônia, um roteiro que passa pelas cidades de Caxias do Sul e Flores da Cunha. Pelo caminho, é possível encontrar a Vinícola Lovatel e claro, degustar os vinhos produzidos por lá. Representando a parte histórica, o Museu Padre Alberto Lamonato e o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, mostram em seus acervos um pouco da imigração italiana.

Dê uma passadinha nas cidade vizinhas

Flores da CunhaCallel Costa/ Flickr CC-BY

 A aproximadamente 20 quilômetros de Caxias do Sul, está a cidade de Flores da Cunha, uma das maiores produtoras de vinho do país – com cerca de 80 milhões de litros por ano – possui mais de 200 vinícolas. Em sua maioria recebem visitantes e oferecem degustação dos vinhos. Já se você for adepto à aventura, seu destino próximo é em Criúva, localizada a 56 quilômetros de Caxias do Sul. A cidade dispões de trilhas, cachoeiras e cascatas, com diversas possibilidades de  praticar trekking, rapel, rafting e até cavalgadas noturnas, podendo aproveitar de toda a paisagem adorável da região.



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *