Roteiro com o Melhor da Região Continental de Florianópolis

A capital de Santa Catarina é muito famosa por seu apelido “Ilha da Magia”, mas a cidade e os encantos vão muito além da ilha. Na região continental de Florianópolis, que nem sempre é muito visitada, há também boas opções para um dia de passeios. Além de belas vistas para a ilha, o continente tem restaurantes que rendem excelentes experiências gastronômicas, e o roteiro se completa com passeios ao ar livre e bares para começar bem a noite. Confira as dicas da Mag e descubra esse lado de Floripa!

Comece com sabor

paes-padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Uma ótima forma de começar a conhecer a região continental de Florianópolis é tomar um reforçado café da manhã no Ateliê do Pão. Todos os dias tem um buffet a quilo com deliciosas opções para o desjejum, tais como variados tipos de pães, bolos, tortas e doces especiais. Para saborear os quitutes, o ambiente é aconchegante e acolhedor.

Avenida Desembargador Pedro Silva, 2242 – Coqueiros | Tel.: (48) 3028-5383 | Site

Passeio matinal no parque

coco-areia-coqueiros-zarpoImagem ilustrativa

Para curtir momentos ao ar livre e apreciar as paisagens da região continental de Florianópolis, o Parque de Coqueiros é um passeio indispensável. Em uma área de 50 mil m², beirando o mar, com bastante verde, lago com peixes e vistas para a Ilha de Floripa, os visitantes podem aproveitar caminhadas na pista com 850 metros de extensão e passeios de bicicleta na faixa exclusiva para ciclistas. O parque também conta com quadras de futebol de areia, campo de futebol suíço, quadra de vôlei de praia, uma quadra de basquete e parque infantil.

Rua Cap. Euclídes de Castro, 188 – Coqueiros

Arte na região continental de Florianópolis

Para acrescentar arte no seu roteiro, faça uma visita ao Museu Hassis, que além de preservar, estudar e difundir a vida e obra do artista Hiedy de Assis Corrêa, também realiza exposições de outros artistas. No acervo estão reunidas obras em desenho, pintura, fotografia, slides, cinema 8mm, Super 8 e também audiovisuais em vídeo. Aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Rua Luiz da Costa Freysleben, 87 – Itaguaçu | Tel.: (48) 98501-2707 | Site

Dicas de almoço no continente

cafe-das-meninas-zarpoCafé das Meninas/Divulgação

Em Estreito, um dos mais tradicionais bairros da região continental de Florianópolis, o Café das Meninas é uma ótima opção para o almoço. Além da vista para a famosa Ponte Hercílio Luz, o ambiente foi decorado com objetos de Belo Horizonte, São João Del Rei e Tiradentes, garimpados pela ex-proprietária, que é mineira. Uma boa opção é o almoço executivo, e se a visita for durante o frio inverno catarinense, experimente as sopas e os cremes do buffet.

Rua Fulvio Aducci, 756 – Estreito | Tel.: (48) 99107-1187 | Site

Apesar da magia ter sido atribuída à ilha, na região continental de Florianópolis, a culinária também encanta. Uma das pedidas para um excelente e sofisticado almoço, está no Rancho Açoriano, restaurante tipicamente “Manezinho” com pratos deliciosos a base de frutos do mar frescos e selecionados. No cardápio, são imperdíveis o Polvo Mediterrâneo (polvo grelhado com tomate confit e purê de mandioquinha, acompanhado de cuscuz marroquino) e o Talharim ao Mare (talharim grano duro com nata, polvo, lula e camarão).

Rua Des. Pedro Silva, 3240 – Coqueiros | Tel.: (48) 3249-1414 | Site

Também vale a pena saborear os pratos do By Cuca Restaurante, situado à beira da Praia de Coqueiros, desde 1985. Enquanto os comensais apreciam a vista privilegiada para o mar e para a ilha, experimentam receitas especiais, a base de peixes e frutos do mar, como o côngrio grelhado ao molho de laranja, o peixe papa terra com pirão e a salada By Cuca com ostras. Para acompanhar e harmonizar, há uma completa carta de vinhos nacionais e importados, além de destilados e drinks.

Rua André Wendhausen, Fundos –  Coqueiros | Tel.: (48) 3249-0402 | Site

Passeio à beira mar

praia-saudade-floripa-zarpo

As praias da região continental de Florianópolis não são próprias para banho, mas garantem um passeio muito agradável com vistas para a ilha e para as pontes da cidade, como a Hercílio Luz. Uma das mais famosas é a Praia da Saudade, também chamada de Praia dos Coqueiros. A praia que tem  600 metros de extensão, foi muito visitada nas décadas de 50 a 70.

Rua Wilson Luz, 2-16 – Coqueiros

Para uma tarde doce

sorvete-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para adoçar esse roteiro, a região continental de Florianópolis tem boas opções de sorveterias e docerias. Caso da Dolce Vita, que serve o verdadeiro gelato italiano, produzido artesanalmente a partir de uma receita exclusiva e tradicional. E nem precisa se preocupar com a dieta, feito com ingredientes de primeira linha e 50 a 60% menos gordura, o gelato tem versões fitness e diet, apresentando baixo valor calórico. E também tem opção sem lactose.

Rua Des. Pedro Silva, 2425 – Coqueiros | Tel.: (48) 3206-6555 | Site

Outro lugar para se esbaldar com doces de todos os tipos é a Germany Confeitaria e Delícias! Com produtos de produção própria, a casa oferece desde docinhos tradicionais como brigadeiro e beijinho, até os mais elaborados, como trufas, cup cakes e doces finos. Também é possível saborear tortas especiais, cucas (famoso doce alemão), bolos caseiros típicos de vovó e também opções salgadas, assadas e fritas, como pão de batata, empanados, empadão, coxinha e pastéis.

Avenida Alm. Tamandaré, 106 – Coqueiros |Tel.: (48) 3091-0101 | Site

Um pulinho em São José

casario-casas-antigas-florianopolis-zarpo

Situada do ladinho da região continental, a cidade de São José rende uma tarde gostosa! Fundado em 1750, o destino preserva traços da cultura açoriana com bonitos casarios em seu charmoso centro histórico. E além de apreciar as belezas arquitetônicas, faça um passeio pela Avenida Beira-Mar de São José, que conta com ciclovia, pista de caminhada, parques infantis, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, cancha de bocha e pista de skate.

São José – Santa Catarina

O melhor pôr do sol do continente

florianopolis-por-do-sol-praia-zarpo

Assistir o sol se pondo é sempre uma ótima dica para aproveitar por completo um destino. Na região continental de Florianópolis esse lugar é a Praia de Itaguaçu, que tem uma interessante formação de pedras no mar, criando o cenário perfeito para admirar e fotografar o espetáculo do astro rei. Para quem se interessa por lendas: contam que as bruxas da região queriam fazer uma linda festa na praia e convidaram todos para o evento (lobisomens, vampiros, curupiras, etc), menos o diabo, que ficou bravo e castigou todos transformando-os em pedras grandes, que até hoje flutuam no mar.

Rua Des. Pedro Silva, 2891-2989 – Coqueiros

A noite do lado de lá

bolinhos-de-risoto-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A Ilha da Magia é muito badalada, mas na região continental de Florianópolis também tem opções para quem gosta de uma boemia. Uma boa dica é o Boteco Zé Mané, situado de frente para o mar, em um antigo casarão que foi todo reformado. Combinando a tradição dos botecos com a culinária açoriana, o bar tem um cardápio bem elaborado com petiscos criativos, como a coxinha de feijoada e o bolinho de carreteiro. Um diferencial são os jogos de mesa espalhados pela casa.

Rua Desembargador Pedro Silva, 2360 – Coqueiros | Tel.: (48) 3204-8652 | Site

Para quem gosta de misturar a boemia com boa culinária, o Carne e Malte Burger Bar, situado na Via Gastronômica de Coqueiros, é uma excelente escolha. A casa preza pela utilização de alimentos frescos e o mínimo de produtos industrializados possível, sendo que muito é feito de forma artesanal, inclusive a cerveja e o chopp. Além de opções de hambúrguer com carne bovina e de frango, tem de lentilha e grão-de-bico. Você escolhe o hambúrguer e combina com as opções de lanche, como o Cogumelos (alface, rúcula, tomate, cebola grelhada, cogumelos Paris, molho de tomate caseiro e pão vegano).

Rua Desembargador Pedro Silva, 1972 Sl 1, Coqueiros | Tel.: (48) 3091-5935 | Site

Jantares especiais na região continental

sabor-peru-zarpoSabor Perú/Divulgação

Outro jantar especial e com gostinho internacional está no Restaurante Sabor Perú – Gastronomia Peruana & Piscobar, que, além de sabores, compartilha um pouco da cultura do país andino. A culinária, que agregou diversas influências nos últimos 500 anos, tem um pouco dos sabores das gastronomias espanhola, árabe, francesa, italiana, alemã, chinesa e japonesa, apresentado pratos ricos em variedades de ingredientes, apresentações, aromas, texturas e sabores. No cardápio são muitas as delícias, como o Fetuccini mar y tierra (massa de fetuccini ao ponto mesclado com filé mignon e camarões flambados em wock condimentados em molho oriental, acompanhado de tomate e cebola crocantes) e o Picante de Mariscos (frutos do mar com pimenta amarela, creme de leite e refinado caldo de peixe, acompanhados de batatas douradas e arroz).

Rua Desembargador Pedro Silva, 2568 – Coqueiros | Tel.: (48) 3879-5884 | Site

Uma das mais imperdíveis experiências gastronômicas para a noite da região continental é o Brewmille, restaurante que, para criar um estilo próprio, explora combinações de ingredientes. O cardápio enxuto, tem inspiração na cultura brasileira e em cozinhas internacionais, mas com pratos criativos e autorais, como o Pank’ada (frango crocante, creme de milho e barbecue feito da cerveja escura caracu). Os deliciosos lanches rústicos também estão entre os destaques da casa, como o Espinafre & Cogumelos (pasta de ricota com Zaatar, espinafre, aioli de páprica defumada, mussarela, cogumelo porto belo, funghi e parmesão). A carta de drinks tem opções convidativas para começar a noite.

Rua Desembargador Pedro Silva, 2280 – Coqueiros | Tel.: (48) 3365-5902 | Site

tequilaville-florianopolis-zarpoRevista Deleite-se/Divulgação

Outra viagem gastronômica – essa para o México – pode ser apreciada no Tequilaville, restaurante que vai muito além dos tradicionais pratos mexicanos, como guacamole e nachos. O ambiente temático também é um diferencial, com cores vibrantes, lâmpadas coloridas, cadeiras de palha, artesanatos trazidos do México e um quadro com uma réplica da Frida Kahlo. Uma das opções criativas do cardápio é o Molote (bolinho de massa de milho frito, recheado com purê de batatas, linguiça defumada e queijo fresco).

Rua Des. Pedro Silva, 2019 – Coqueiros | Tel.: (48) 9647-0004 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *