Roteiro de 1 Dia no Leblon

Entre o bairro de Ipanema e Gávea, o Leblon, um dos bairros mais nobres da zona sul do Rio de Janeiro, se compõe de residências, comércios e passeios atraentes aos turistas e moradores. Entre as avenidas Bartolomeu Mitre e Ataulfo de Paiva, a Rua Dias Ferreira é polo gastronômico do Leblon, onde fica concentrado os melhores restaurantes da capital fluminense. O leque de locais que o bairro ainda oferece se expande entre lojas conceituadas, galerias de arte moderna, bares, lugares em meio à natureza, entre outros. Com esse roteiro de um dia no Leblon, conheça os melhores points estabelecidos no bairro.

Leblon com café da manhã

cafe-da-manha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Tudo começou no ano de 1945, em uma construção da região serrana que abrigava uma fábrica especializada em biscoitos amanteigados. Com a fama dos produtos, veio o casal europeu Kern que aprimorou a especialidade da Casa do Alemão e introduziu especialidades de salsicharia e confeitaria. O empreendimento, que se expandiu pelo estado, conta com um espaço no Leblon, onde há quadros com fotos típicas da Alemanha e segue fiel à sua origem. Embora muita coisa tenha mudado durante os 70 anos de existência, as tradicionais receitas alemãs se mantêm inalteradas, de fabricação própria, artesanal e ingredientes cuidadosamente selecionados. Além dos clássicos biscoitos amanteigados, há também pães, brioches, salgados, sanduíches, entre outros para um café da manhã completo.

Avenida Ataulfo de Paiva, 644 | Tel.: (21) 2540-5992 | Site

Passeios matinais pelo bairro

moda-masculina-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Durante a década de 70, a loja Richards nascia em Ipanema por meio do interesse de seu fundador, Ricardo Ferreira, em criar peças que apresentavam manifestações artísticas e que se desvinculavam da moda da época. Sem querer abdicar de sua paixão pela vela, surf e, principalmente, pelo contato íntimo com a natureza, Ricardo levava ao público criações que representavam o estilo de vida que sempre valorizou: informal, porém, requintado e de bom gosto. A loja do Leblon, que funciona em um espaço moderno e com detalhes rústicos, dispõe de roupas tanto masculinas, quantos femininas, que refletem bem o estilo Richards de ser. São peças elegantes que causam conforto e paz ao usá-las.

Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – 208, Shopping Leblon | Tel.: (21) 2294-4036 | Site

De um projeto arquitetônico desenvolvido pelo arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa e pelo paisagista Fernando Chacel, a Praça Antero de Quental, reside no Leblon esbanjando um charme por meio da arquitetura moderna que concilia um mobiliário urbano de muito bom gosto. O espaço é constituído por árvores, áreas de lazer, canteiros de flores e uma grande central destinada a eventos culturais.

Praça Antero de Quental

galeria-de-arte-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O gosto pela arte também se espalha pelo Leblon, principalmente movimentos modernistas. A Galeria Portas Vilaseca, uma das mais recentes galerias de arte contemporânea do Rio de Janeiro, expõe o talento de seus artistas com o propósito de levar ao público produções contemporâneas e de alta qualidade, feitas por talentos de diferentes gerações e em variados meios, refletindo através de obras artísticas, questões da atualidade. São mais de 10 artistas parceiros da Galeria Portas Vilaseca que desde 2013 recebe feiras e exposições de obras que traduzem a essência da arte moderna.

Av. Ataulfo Paiva, 1079, ss 109 | Tel.: (21) 2274-5965 | Site

Melhores opções gastronômicas para o almoço

De uma sociedade formada por Ana Carolina Gayoso, Marina Hirsh e Bia Stewart, surgiu em 2002, no bairro do Leblon, o restaurante Zuka, sem dúvidas, uma das melhores opções gastronômicas não só do bairro, como também, de toda a cidade. Mais tarde, após se destacar como estagiária, Ludmilla Soeiro ingressou ao trio que se tornou quarteto e hoje é a chef responsável pela cozinha e pela equipe de 26 funcionários. A casa com fachada envidraçada, dispõe de uma decoração rústica e moderna assinada pela arquiteta Bel Lobo, como as mesas de madeira e uma árvore Ficus integrante do espaço de iluminação leve. Ao som de uma trilha sonora agradável, o público prova de pratos da culinária contemporânea da haute cuisine.

Rua Dias Ferreira, 233B | Tel.: (21) 3205-7154 ou (21) 7827-2175 | Site

carne-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Foi em uma das ruas do Leblon que o chef Claude Troisgros, junto de seus filhos Caroline e Thomás, decidiu instalar seu mais novo empreendimento, o restaurante CT Boucherie. O projeto arquitetônico é de autoria de Ricardo Hachyia que projetou um ambiente com paredes de azulejo dos açougues antigos e piso de madeira de demolição. Peças cenográficas de carne, presunto e salame atraem a atenção do público e faz ainda mais jus ao tema. O mercado de gado de Saint-Christophe-en-Brionnais, localizado em Borgonha, no sul da França, e as técnicas caseiras que aprendeu com o pai, foram as principais inspirações de Claude para o lugar que dispõe de um menu onde a carne com os mais variados cortes, é o personagem principal da casa.

Rua Dias Ferreira, 636 | Tel.: (21) 2529-2329 | Site

A natureza do bairro faz render passeios encantadores

Um grande deck de madeira estruturado sobre as rochas da praia do bairro mais cosmopolita do Rio de Janeiro, formam o Mirante do Leblon, o local da zona sul que concede uma vista espetacular para um dos pontos principais da cidade maravilhosa. Para quem olha reto, sentido o oceano, o lugar esbanja uma vista espetacular para o mar, onde é possível ver o pequeno arquipélago de ilhas no horizonte e assistir as ondas se chocando contra as rochas. Olhando para o lado esquerdo, a paisagem é composta pela orla da praia do Leblon e Ipanema e, no lado direito, avista-se o Morro Dois Irmãos, o Vidigal mais abaixo, a praia do Hotel Sheraton.

Avenida Niemeyer

morro-dois-irmaos-leblon-rio-de-janeiro-zarpo-magazine

Criado no ano de 1992 em uma área de preservação ambiental, o Parque Penhasco Dois Irmãos funciona desde 2011 de forma auto sustentável com painéis de captação de energia solar. O que o faz ser um dos pontos turísticos do Leblon é sua grandeza natural composta por um pequeno lago onde há vitórias régias que dão um toque especial, trilhas que permitem observar uma diversidade de espécies da fauna e flora. Os 4 mirantes com visão privilegiada da cidade fazem a atração principal do lugar. Deles é possível avistar alguns cartões postais do Rio de Janeiro, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias do Leblon e de Ipanema.

Rua Aperana | Tel: (21) 2976-1558

praia-leblon-zarpo-magazine

Começando no Jardim de Alá e se estendendo até os penhascos da Avenida Niemeyer (onde existe um mirante), a continuação da Praia de Ipanema são as areias da Praia do Leblon. Pelo calçadão da orla que dispõe de uma infraestrutura excelente, com bares, quiosques e restaurantes, é comum encontrar adeptos da prática de cooper e de caminhada que cuidam da saúde e boa forma tendo o mar como paisagem principal. Já, o principal público das areias da praia são banhistas que se misturam entre turistas e moradores da região para se refrescarem nas águas de uma mar azulado. Esportistas também procuram diariamente às extensão de 1,3 km de areia para praticarem esportes como vôlei, futevôlei, futebol, etc.

Avenida Delfim Moreira

Para o jantar: bar descontraído ou restaurantes sofisticados

Renata Araújo é nutricionista, Charles Chiapetti, churrasqueiro e, Artur Isola, arquiteto italiano, os três profissionais com experiências de vida diferentes, se juntaram para um parceria que rendeu o novo point do Leblon, o Riba Botecagem. O toque requintado do lugar já é visto pela fachada que apresenta garrafas de vinho e azulejos expostos em tons de azul, enquanto a informalidade é notada pelo público bebendo nas mesinhas altas da calçada. No menu, as opções de bebidas variam entre vinhos, espumantes, chopes e cervejas artesanais que acompanham alternativas mais sofisticadas para comer, como porções, sanduíches gourmets, entre outros.

Rua General Urquiza, 188 | Tel.: (21) 2051-7870 | Site

tabule-quinoa-hortela-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O chef Marcos Sodré costumava passar os verões em família na antiga casa situada na Orla de Bardot, em Búzios. Foi lá que o Sawasdee nasceu. Posteriormente, quando se consagrou como casa cosmopolita, foi o momento de firmar raízes na cidade do Rio de Janeiro, isso no ano de 2007. Atualmente no Leblon, o espaço exibe um extremo bom gosto através da arquitetura altamente moderna com toques rústicos. A atração do restaurante tailandês é, sem dúvidas, o cardápio recheado com vários pratos exóticos de influências asiáticas.

Rua Dias Ferreira, 571 | Tel.: (21) 2511-0057 | Site

Há 34 anos envolvido na área de restaurantes, Nicola Giorgio tem como um de seus negócios, o Bottega del Vino, estabelecido no Leblon. A exuberância de cada detalhe da decoração e arquitetura, fica sob o mérito do arquiteto Ricardo Guimarães e de Maneco Quinderé, responsável pela iluminação, ambos em conjunto contribuem com o requinte do ambiente. A carta de vinho elaborada pelo somelier Dionísio Chaves, dispõe de mais 300 rótulos, sendo 80% representante do velho mundo. Assim como todos seus outros empreendimentos, Nicola apresenta um conceito inovador à partir da especialidade da casa, o vinho harmonizado com pratos da alta gastronomia italiana.

Rua Dias Ferreira, 78 – Leblon | Tel.: (21) 2512-6526 | Site

Uma dose a mais de diversão para fechar a noite

melt-bar-leblon-zarpo-magazineJessica Leone/Divulgação

A atração da vida noturna do Leblon é a Melt, uma espécie de bar balada que recebe o público exclusivo do Rio de Janeiro que pretende terminar a noite com uma dose a mais de diversão. A casa com cerca de 14 anos de história que envolve desde consagração de artistas até ditadura de moda, conta com uma programação de terça a domingo com djs que levam ao público sons ecléticos, do dance ao hip-hop, da salsa ao samba-rock, do sertanejo ao rock, etc.

Rua Rita Ludolf, 47 | Tel.: (21) 2249-9309 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *