Roteiro de 1 Fim de Semana em Santos

Um dos destinos de praia mais próximos da capital paulista, Santos é uma cidade cheia de vida. Costuma ser passagem de quem zarpa nos cruzeiros do principal porto do Brasil, mas rende um roteiro de fim de semana com ótimas opções de passeios culturais e ao ar livre, isso sem falar na requintada oferta gastronômica com opções de restaurantes incríveis. E se as praias não são as mais bonitas do litoral paulista, é só pegar a balsa e aproveitar a natureza da vizinha Guarujá.

Café da manhã em Santos

museu-do-cafe-santos-zarpo-magazineAndré Monteiro/Divulgação

Nada melhor que começar um dia com café e história do café! Situado no antigo edifício da Bolsa Oficial de Café, construído em 1922, o Museu do Café é uma das principais instituições responsáveis pela preservação da história da bebida no Brasil e mantém uma cafeteria premiada, que trabalha com alguns dos melhores tipos de cafés. No cardápio, você encontrará o tradicional expresso, bebidas geladas, drinks de café, doces à base de café, doces portugueses e opções de sanduíches e salgados variados. É claro que, apesar das delícias, a visita não pode ficar só na cafeteria. No acervo do Museu estão painéis e vitrais de Benedito Calixto e também tem um espaço onde ocorrem exposições temporárias.

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico | Tel.: (13) 3213-1750 | Site

Também deve entrar no seu roteiro de Santos um café da manhã na padaria gourmet Cristo Redentor. Com 40 anos de tradição e qualidade, o estabelecimento é uma das melhores opções para começar bem o dia com omeletes, tapiocas, pães fresquinhos, sanduíches, tortas doces e bolos deliciosos e com sabores variados. O ambiente também é legal, com papéis de paredes que simulam tijolinhos à vista, bancos de acrílico transparente e lustres moderninhos.

Rua Doutor Epitácio Pessoa, 642 – Aparecida | Tel.: (13) 3231-3806 | Site

Passeios em Santos

Durante esse roteiro, não deixe de visitar a Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, instalada em um lindo casarão patrimônio histórico e com arquitetura ao estilo art noveau, construído por Anton Carl Dick, em 1900. Além do próprio casarão ser uma atração à parte, com sua escada de mármore italiano Carrara, corrimão de ferro maciço, afrescos lindos e um jardim de inverno, a Pinacoteca de Santos possui um acervo com 51 cerâmicas de Armando Sendi, um acervo bibliográfico composto por 2.378 títulos e um pictórico com 227 telas, de artistas como Armando Sendin, Benedicto Calixto e outros.

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão | Tel.: (13) 3288.2260 | Site

fossil-peixe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Museu do Mar, em Santos desde 1984, mantém um dos maiores acervos de biologia marinha da América Latina, e é uma boa opção de passeio cultural na cidade. Os visitantes encontram réplicas de 30 espécies de tubarões, como um tubarão baleia com 6 metros de comprimento, maior espécie do mundo e único em exposição na América Latina. O museu também conta com coleções de dentes fossilizados do Megalodonte (tubarão pré-histórico extinto há 30 milhões de anos), de esponjas, corais, crustáceos, moluscos, equinodermos, répteis e aves marinhas, todos expostos em ordem evolutiva.

Rua República do Equador, 81 – Ponta da Praia | Tel.: (13) 3261-8408 | Site

orquideas-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Outra visita indispensável na Baixada Santista é ao Orquidário Municipal de Santos, um parque zoobotânico rico em natureza. Nele você encontrará diversas espécies da fauna (cutias, micos, jabutis, pavões, saracuras, tucanos, corujas…) e da flora (ipês-roxo, cedros, paus-brasil e, claro, muitas orquídeas), além de espaços especiais, como o Jardim Sensorial, onde é possível sentir os aromas e as texturas das plantas, muitas trilhas e alamedas e lagos.

Praça Washington, s/n – José Menino | Tel.: (13) 3237-6970 | Site

Um bom lugar para fazer umas comprinhas nesse roteiro está na Feira de Antiguidades da Praça Rotary. Todos os sábados, das 9h às 20h, é possível garimpar raridades, presentes legais e lembrancinhas especiais de Santos. Estão à venda objetos de decoração, móveis, cristais, louças, pratarias, bijuterias, livros, discos de vinil, objetos vintage, moedas antigas e muito mais.

Praça Rotary (entre a Rua Carlos Afonseca e a Rua Fernão Dias)

livraria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para terminar esse roteiro com novos livros para a sua biblioteca particular, o melhor lugar em Santos é a charmosa Realejo Livros, desde 2003, no coração do nobre bairro do Gonzaga. Além das publicações vendidas, a Realejo é uma editora e também promove eventos, como as noites de chorinho que animam a calçada às sextas, e o Realejinho, projeto que acontece nas tardes de sábado para a criançada.

Avenida Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga | Tel.: (13) 3289-4935 | Site

O Teleférico de São Vicente é uma boa aventura com direito a vista privilegiadíssima das belezas da Baixada Santista. A apenas 5 km de Santos, na Praia do Itararé, o passeio começa atravessando uma avenida movimentada e causando friozinho na barriga. Nos cerca de 10 minutinhos do trajeto até o Morro do Voturuá, é possível sobrevoar as copas das árvores da Mata Atlântica e apreciar o visual de toda a baía de Santos. O tempo de permanência no topo do morro é livre.

Av. Ayrton Senna da Silva, 500 – Praia Itararé – São Vicente | Tel.: (13) 3469.7755 | Site

asa-delta-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para acrescentar mais adrenalina ao seu roteiro, que tal um pulinho de asa delta no Morro do Voturuá? Situado a 180 metros do solo, além de parada do teleférico e um incrível mirante natural, o morro tem uma rampa para a prática de voo livre. Durante a aventura é possível contemplar de um ângulo único as paisagens de São Vicente, Praia Grande, Santos, Cubatão e Guarujá.

Morro do Vuturuá | Tel.: (13) 4568-8043

O Bonde Turístico de Santos rende um passeio que faz os visitantes viajarem no tempo! O bondinho construído na década de 20 e totalmente restaurado é um dos poucos remanescentes da época. Durante o percurso de cerca de 40 minutos, o bonde percorre as principais ruas e edifícios do Centro Histórico, com direito a um motorista da época em que os bondes ainda funcionavam, explicando a história de cada ponto turístico da cidade.

Largo Marquês de Monte Alegre, 2 – Centro Histórico | Tel.: (13) 3201-8000

prainha-branca-guaruja-zarpo-magazine

Para aproveitar o mar, a melhor pedida é pegar a balsa e ir para as praias do Guarujá. Quem prefere tranquilidade, paisagens mais preservadas e areia vazia, deve conhecer a Praia do Éden, a Praia Preta e a Praia Branca. Já os banhistas que gostam de praias badaladas, vão encontrar bastante burburinho na Praia da Enseada e da Pitangueiras.

Almoço em Santos

lagosta-restaurante-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Com vista para os navios transatlânticos que partem do Porto de Santos, o Restaurante Mar Del Plata, inaugurado em 1992, é considerado um dos melhores do destino. Especializado em frutos do mar, o restaurante oferece pratos sofisticados e cheios de sabor, como a Lagosta À Moda da Casa (grelhada ao molho de manteiga, suco de limão e ervas finas e servida com purê de batata) e o Polvo À Espanhola (ensopado no molho de tomate, cebola, pimentão, ovo cozido, batata, azeitonas e colorau espanhol). O cardápio também conta com opções de carnes, risotos, frangos e massas.

Av. Almirante Saldanha da Gama, 137 – Ponta da Praia | Tel.: (13) 3261-4253 | Site

Em plena atmosfera bucólica do Centro Histórico de Santos, o restaurante Tasca do Porto é uma ótima dica de almoço para se deliciar com os sabores da gastronomia portuguesa. Além de exibir uma decoração tipicamente portuguesa, o restaurante está situado em um belo casarão centenário restaurado, mas que mantém as características originais do prédio, como o piso de madeira do mezanino, de 1960. O cardápio oferece pratos elaborados com receitas originais da culinária lusitana, com opções a base de peixe e frutos do mar, como bacalhau, polvo, camarão, e também receitas com frango, carnes de porco e de boi.

Rua XV de Novembro, 112 – Centro Histórico | Tel.: (13) 3219-4280 | Site

Com nome inspirado nas emoções e sensações que as estações de trem proporcionam, o Ferrocarril Parrilla & Vino é um restaurante para apreciar o som do tango contemporâneo, vinhos, drinks moleculares e a autêntica parrilla Argentina. Preparados pelo argentino Ismael Alberto Vincentti, os melhores e mais precisos cortes de carne podem ser harmonizados com os vinhos da adega, um destaque do estabelecimento, pois foi totalmente esculpida em ferro pelo renomado artista Joaquim Livramento.

Rua Doutor Tolentino Filgueiras, 55 – Gonzaga | Tel.: (13) 3327-6009 | Site

Jantar em Santos

costela-de-cordeiro-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Restaurante Catalina, comandado pela chef e proprietária, Vera Corrêa de Castro, tem como compromisso harmonizar as novidades com os fundamentos da cozinha mediterrânea e suas ervas, grãos, carnes e pastas. No cardápio, você encontrará pratos exclusivos, como o Cordeiro Imperial (ao forno, com mix de cereais, ervilha torta e shitake) e a Trilogia do Mediterrâneo (camarão, salmão e linguado, azeite em infusão de ervas da provence e cuscuz marroquino). Para acompanhar escolha algum vinho da adega, que conta com rótulos garimpados em viagens à Itália, Chile, Argentina e outros países. O ambiente é charmoso, decorado com quadros, plantas, louças coloridas e velas.

Rua José Caballero, 36 – Gonzaga | Tel.: (13) 3284-3626 | Site

 

A vida noturna da Baixada Santista

bar-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para curtir a noite e viajar no tempo, o melhor bar de Santos é o Cadillac Vintage Bar. Dono do acervo vintage mais completo do Brasil, o bar exibe uma divertida decoração inspirada nos anos 50, 60, 70 e 80 e anima as noites com hits musicais que fizeram sucesso nessas décadas. Bancos de carros antigos, capôs de fuscas, junkebox, vinis, bicicletas, posters de cantores, desenhos e artistas… muitas referências saudosistas é o que você encontrará na única casa 100% temática da região.

Rua São Bento, 50 – Centro Histórico | Tel.: (13) 3219-3606| Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *