Roteiro de 1 Fim de Semana em São Roque

Com influências herdadas dos imigrantes italianos e portugueses, que chegaram no final do século XIX, a cidade interiorana, situada a cerca de 60 km da capital de São Paulo é perfeita para aproveitar uma viagem rápida em família. São Roque oferece muita natureza e, no famoso Roteiro do Vinho, restaurantes com gastronomia de primeira, fazendas e vinícolas para degustação da bebida. A Mag garimpou o melhor desse destino apelidado de “Terra do Vinho” e reuniu todas as dicas nesse roteiro para o seu fim de semana.

Café da manhã

cafe-da-manha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para começar o dia em São Roque, mas com um clima de Paris, tome o seu café da manhã no Le Petit Parisien Café. Inspirado nos cafés da capital francesa, o pequeno estabelecimento conta com uma bela e charmosa decoração. No cardápio tem cafés, sucos, waffles, doces diversos, bolos e salgados deliciosos, como as trouxinhas de frango com milho e catupiry. Ao fim da primeira refeição, peça um picolé Diletto para continuar o roteiro.

Avenida Antonino Dias Bastos, 974 | Tel.: (11) 4713-1774 | Site

quinta-do-marques-sao-roque-zarpo-magazineDivulgação

Em plena Rodovia Castelo Branco, a Quinta do Marquês oferece diversos serviços para quem visita São Roque. O espaço conta com um elegante restaurante de cardápio português, pizzaria, empório com vinhos nacionais, importados e de marca própria, e uma completa padaria para a hora do desjejum. Quem passar por lá na parte da manhã, pode começar o dia provando baguetes, croissants, pães de queijo, bolos tradicionais e variados tipos de doces, como o clássico da culinária portuguesa, o pastel de nata (também conhecido como pastel de Belém).

Rodovia Presidente Castelo Branco, KM 57 | Tel.: (11) 4717-9800 | Site

Passeios em São Roque

tirolesa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O Ski Mountain Park é uma das principais atrações do destino e não pode faltar no roteiro, principalmente de quem viaja com as crianças. O parque conta com duas pistas artificiais de ski e de snowboard, uma de 100 metros, perfeita para iniciantes, e outra de 400 metros, ideal para quem já está familiarizado com o esporte. Os visitantes encontram mais aventuras com arvorismo para adultos e crianças, pista de patinação ecológica, tobogã, trilhas, torre de escalada, teleférico, passeios a cavalo e muito mais.

Estrada da Serrinha, 1500 | Tel.: (11) 4712-335 | Site

Para um passeio em contato com a natureza de São Roque, siga para a trilha do Morro do Saboó, situado a 1000 metros de altitude. Mesmo estando em área particular, o morro é aberto para visitação e conhecer seu topo rende belas fotos das cidades vizinhas. O percurso leva cerca de 1h, com boas inclinações, mas pode ser considerado fácil.

Estrada Turística do Morro do Saboó

hipismo-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para continuar no clima de aproveitar a natureza, uma boa opção de passeio é o Centro Hípico JGF. Os visitantes podem conhecer plantações de uvas, ranchos, fazendinhas com animais, fazer passeios a cavalos por trilhas ecológicas, ter aulas de equitação, fazer passeios de charretes e saborear produtos típicos da região.

Rodovia Prefeito Quintino de Lima km 0,7 | Tel.: (11) 4712-5702 | Site

Para almoçar

Comandado por Lina Sgueglia de Góes, filha de imigrantes italianos e uma apaixonada pela culinária, a Cantina Tia Lina foi inaugurada em 1999 e faz parte do Roteiro do Vinho de São Roque. Além de um salão principal, os comensais podem escolher uma das varandas com vista para uma área verde, ou o salão menor mais reservado. Os sucessos do cardápio são o Rondelli 4 queijos com alcachofra e o Frango desossado, regados com vinho da região. E após um delicioso almoço, passe no empório e leve para casa massas congeladas, bebidas, antepastos, doces italianos e artesanatos.

Estrada do Vinho – KM 10,4 | Tel.: (11) 4711-2018 | Site

escondidinho-peixe-pure-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Mais que um restaurante, a Vila Don Patto é um centro de gastronomia e de entretenimento situado em uma grande área repleta de verde, no Roteiro dos Vinhos. Os clientes podem saborear as delícias do restaurante de gastronomia portuguesa, como o Bacalhau à Covilhã (lascas de bacalhau com azeite, alho, cebola, cheiro verde, azeitonas e molho de tomate. Vai ao forno com catupiry, purê de batata e parmesão). Também tem empório com produtos gourmet, café, sorveteria, artesanatos e uma completa adega com vinhos nacionais, importados e da marca Don Patto, que tem mais de 100 anos de tradição em São Roque. Durante a visita, a criançada ainda se diverte com o playground.

Estrada do Vinho – KM 2.5 | Tel.: (11) 4711-3001 | Site

Para os vegetarianos e veganos também tem opção gostosa para almoçar em São Roque! O Vegbox Vegan Food é a primeira lanchonete com alimentação 100% vegana da cidade. No cardápio tem burguers, sanduíches, sobremesas e também refeições completas, como a feijoada vegana e a moqueca de palmito. Além das delícias saudáveis, o espaço muito bem decorado, com paredes de tijolinhos e janelas coloridas, abriga uma pequena galeria de arte e um estúdio de tatuagem.

Rua Pedro Conti, 45 | Tel.: (11) 4784-5391 | Site

Mais do Roteiro do Vinho

tabua-frios-vinho-queijo-zarpo-magazine

Além dos restaurantes que servem almoços maravilhosos, o roteiro do vinho conta com adegas especiais, como a Terra do Vinho. A adega da família Oliveira Santos, no mundo do vinho desde 1966, tem vinhos de mesa, vinhos finos, mussarela com ervas, parmesão, lombinho com azeitonas e com pimenta e outras delícias. Durante as visitas não deixe de aproveitar as degustações! No local também funciona uma lojinha com souvenires para presentear os amigos e levar uma lembrança do destino.

Estrada do Vinho – Km 1 – N° 300 | Tel.: (11) 4712-8831 | Site

Que tal acrescentar uma pescaria no seu fim de semana em São Roque? Cercado por muita natureza, o Centro de Pesca Taquari tem tambas acima de 35kg e uma grande variedade de peixes, como pintados, dourados, matrinxãs, catfishes, piaus, carpas, pacus, cachapira e tilápias. O destaque fica por conta do campo de minigolfe, com 18 buracos e uma bela paisagem para inspirar as tacadas. A crianças também se divertem, com mirante, ponte aérea, gangorra, tobogã e balanços.

Estrada do vinho – Km 5 | Tel.: (11) 4711·1937 | Site

ararasImagem ilustrativa

Para aproveitar o clima de interior de São Roque e estreitar o contato com a natureza, visite a Fazenda Angolana. São mais de 100 mil m² com cerca de 150 espécies de animais, com exemplares de araras, cavalos, esquilos, coelhos, pôneis, pavões, lhamas, bodes e muitos outros. Os visitantes podem percorrer trilhas ecológicas em meio à mata, alimentar os animais e passear de pôneis. A criançada também se diverte com playground, piscina de bolinhas e cama elástica.

Rodovia Prefeito Quintino de Lima – Km 5 | Tel.: (11) 4711-1640 | Site

Compras em São Roque

O melhor endereço para compras na cidade é a Catarina Fahion Outlet, que teve o projeto assinado pelo arquiteto Paulo Baruki e pela paisagista Maria João D´Orey. Em um ambiente sofisticado, dividido por alamedas, estão 105 lojas das melhores marcas nacionais e internacionais. É possível encontrar peças com descontos de até 80% o ano todo, de marcas de grifes famosas, como Calvin Klein, Colcci, Dolce & Gabbana, Le Lis Blanc, Guess, Armani e muitas outras.

Rodovia Castello Branco – Km 60 | Tel.: (11) 4130-4800 | Site

Para beber

clube-come-togheter-sao-roque-zarpo-magazineDivulgação

Para embalar a noite, o Clube Come Together é uma ótima opção em São Roque. Situada em um porão de um casarão centenário no centro da cidade, a casa apresenta bandas e artistas em tributos e shows covers, com um repertório de rock, soul, blues e folk. Para petiscar, o cardápio conta com lanches e petiscos gostosos, como o Maravilha do Marcião (bolinhas fritas feitas somente de queijo). Para beber a pedida são os chopps gelados, mas também tem uma boa seleção de drinks.

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 123 – | Tel.: (11) 4784-7823 | Site

viridarium-rock-n-bossa-bar-sao-roque-zarpo-magazineRaquel Moraes/Divulgação

Outro bar para beber e ouvir música boa é o Viridarium Rock ¨n¨ Bossa Bar¨. O pub está situado em um casarão histórico de estilo colonial clássico, foi inaugurado recentemente e segue uma decoração despojada com detalhes da construção original da casa, como azulejos antigos e materiais reciclados. O bar oferece chopp artesanal, grande variedade de bebidas, hambúrgueres gourmets, porções, empanadas e uma programação musical com shows de bandas de rock, jazz, mpb e outros estilos. Também tem mesa de bilhar, um convidativo jardim nos fundos e uma bela vista de São Roque a partir da varanda.

Rua Amador Bueno, 150 | Site

Para jantar

Para o jantar, uma ótima escolha é o Rancho 53, restaurante de cozinha moderna, especializado em pratos da gastronomia portuguesa, com destaque especial para o bacalhau, estrela da casa, que aparece em diversas receitas. Com 13 anos de tradição, o restaurante tem como principais preocupações manter a alta qualidade na preparação dos alimentos e também na estética dos pratos. Está situado em um casarão histórico ao estilo colonial, com grandes janelas e ambientação bem ao estilo portuguesa, com belos pratos decorando as paredes.

Rodovia Castelo Branco, KM 53 | Tel.: 11 4136-1381 | Site

cafe-container-sao-roque-zarpo-magazine

Um lugar com um conceito muito diferenciado para o jantar é o Container Café Bistrô, restaurante instalado em 3 containers, daqueles transportados em navios. A ideia da proprietária Náthali Pellicci Alonso era criar um lugar autêntico e inovador e transformou o espaço inusitado em ambientes intimistas e decorados com charme em cada detalhe. No cardápio há desde refeições, como o risoto especialidade do chef (feito com queijo brie, presunto parma e nozes), até sobremesas deliciosas, como a Taça Marta, com avelã na parte de fora da taça. Para finalizar os deleites, peça o capuccino de doce de leite com borda de paçoca. O bistrô conta ainda com uma área kids para a diversão dos pequenos.

Estrada do Vinho, 1302 | Tel.: (11) 4711-1489 | Site

Inspirado em Luís da Câmara Cascudo, um historiador que se dedicou ao estudo da cultura brasileira, o Restaurante Cascudo foi criado em 2004 com o intuito de oferecer o melhor da gastronomia brasileira artesanal, utilizando matérias primas e resgatando diversidade de culinárias. No cardápio, os pratos são homenagens a grandes cantores, artistas, inventores, jornalistas e escritores do Brasil, como Elis Regina (carpaccio com rúcula e tiras de parmesão), Raul Seixas (caldo de feijão com couve, cebolinha e bacon), Machado de Assis (pernil de cordeiro ao molho de vinho com brócolis e batata sautê), Tarsila do Amaral (galeto com arroz à grega, polenta frita e farofa) e muitos outros. Os ambientes são lindos e espaçosos, contam com uma decoração caprichada com muitos objetos e flores. Escolha uma mesa na área externa e aproveite a bela vista para a natureza de São Roque.

Rua Luís da Câmara Cascudo, 3301 | Tel.: (11) 4713-5582 | Site

A melhor hospedagem em São Roque

villa-rossa-7-de-setembro-zarpo-magazine

Para aproveitar o fim de semana no destino, a estada ideal está no Hotel Villa Rossa, um refúgio de lazer e descanso totalmente inserido na natureza. O destaque dentre as acomodações vai para o completo Loft, com 110 m², 2 andares, piscina privativa, jardim interno, sala de estar, lareira e 2 TVs LED de 32”. Para completar a exclusividade, o Restaurante Siracusa tem café da manhã exclusivo aos hóspedes desta categoria. Durante esta estada, não faltará diversão com piscinas, quadras de tênis, poliesportiva e de futebol, trilhas ecológicas, tirolesa, escalada, shows e mais. A gastronomia também é um destaque, com 5 opções de restaurantes.

Rua Cora Coralina, 350 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *