Roteiro de 1 Fim de Semana em São Sebastião

São Sebastião coleciona praias encantadoras, já famosas entre os paulistanos que “descem a serra” toda vez que sentem vontade de dar um mergulho no mar. Algumas das praias mais famosas são as de Juquehy, Maresias, Boiçucanga, Cambury e Praia Grande, que colecionam paisagens lindas e muita badalação, algumas outras como a Praia de Juréia são mais calmas e escondidas. No centro da cidade, os turistas encontram casas coloniais e capelas que mantém a arquitetura dos séculos XVII. Um fim de semana conhecendo as praias de São Sebastião e suas atrações emolduradas pela Serra do Mar, pode ser um delicioso jeito de apreciar a natureza praiana do estado de SP.

Comece seu roteiro com o gostinho caiçara de ser

cafe-da-manha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A brisa do mar é um convite para acordar e tomar um delicioso café da manhã no Pé de Café, charmosa cafeteria localizada em um prédio antigo do século XVII, nas principais ruas do centro histórico de São Sebastião. A decoração é feita com peças de antiquários, que combinam com as paredes que mostram a passagem do tempo, mas sem deixar de ter um ambiente aconchegante. A variedade de doces e cafés surpreende os clientes, igualmente com a frases que a proprietária Carmen Muradas coloca no quadro todos os dias para inspirar os clientes.

Avenida Dr. Altino Arantes, 84 –  Centro | Tel.: (12) 3892-5424 | Site

Em 1962, Francisco Couto abriu a Satélite Livraria e Cafeteria, expondo alguns jornais e outros artigos de leitura. Hoje, os clientes podem encontrar diversos tipos de revistas, livros e também jornais expostos nas prateleiras do local, a qual nasceu com o objetivo de ser a melhor livraria do Litoral Norte, e ainda oferecer aos seus clientes um momento mágico na hora de comprar um livro, com atendentes preparados. Pegue um exemplar de seu tema preferido para se entreter, enquanto degusta um expresso com um delicioso pedaço de bolo.

Avenida Dr. Altino Arantes, 220 – Centro | Tel.: (12) 3892-1892 | Site

São Sebastião e sua natureza indescritível

barra-do-una-zarpo-magazine

A 10 quilômetros de São Sebastião está a Ilha Montão de Trigo, na Praia de Barra do Una. Ao chegar, os turistas desembarcam em uma ponte sobre pedras, já que a ilha não possui praia. Por lá são feitos mergulhos, surf e windsurfe. Além dessa, também podem ser visitadas a Ilha das Couves, Ilha de Toque-Toque, Ilha dos Gatos, procuradas para a prática de mergulhos, e o Arquipélago de Alcatrazes, que possui uma grande quantidade de aves marinhas, e é considerado rota de baleias e outros animais marinhos que partem para a imigração sazonal.

O gostinho dos melhores restaurantes do litoral

A Praia do Arrastão garante mais que uma larga faixa de areia e um mar calmo. Bares, um shopping e restaurantes como o refinado Abricó, também estão presentes e próximos ao mar. “Bom gosto” é um dos adjetivos que o restaurante pode levar, assim como seu cardápio que leva um pouco da gastronomia mediterrânea, brasileira e oriental. Seja do lado de dentro, ou no ambiente externo que garante uma bela vista de frente para o mar, os clientes podem apreciar os pratos feitos com ingredientes autênticos, sempre pensados de forma artística e para combinar com o clima caiçara de São Sebastião.

Rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, 2354 – Praia do Arrastão | Tel.: (12) 99611-8662 | Site

massa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Localizado a 200 metros do mar, o Restaurante Manacá funciona desde 1988, com a missão de trazer a mesa de seus clientes o melhor da cozinha praiana, com ambiente também no clima caiçara, rodeado por plantas e parapeitos de bambu. Os ingredientes usados para harmonizar os pratos revezam entre os mais típicos da região e os brasileiros, descrita pelo estabelecimento como simples e ao mesmo tempo sofisticada. Um almoço durante seu roteiro do fim de semana em São Sebastião pode render uma deliciosa experiência.

Rua Manacá, 102 – Camburi | Tel.: (12) 3865-1566 | Site

Em um grande e bonito espaço, está inserido o Villa Bistrô Juquehy, que serve frutos do mar, carnes, aves e massas, uma grande variedade que agrada o paladar de qualquer cliente. A carta de vinhos pode ser harmonizada com os pratos, um dos mais famosos é o “Robalo em crosta com castanha-do-pará”. Sua decoração rústica é também cheia de plantas e uma bela árvore que fica dentro do restaurante, com redes penduradas no teto, mesas e colunas de madeira, tornando o local aconchegante e com a cara do litoral. O restaurante ainda conta com uma lojinha de artesanatos.

Avenida Mãe Bernarda, 637 – Juquehy | Tel.: (12) 3863-2609 | Site

bolinhos-de-bacalhau-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Um dos restaurantes mais conceituados do Litoral Norte é o acolhedor Companhia das Índias, decorado com móveis e piso de madeira, o espaço já foi uma pousada e hoje é um local aconchegante para saborosas refeições. Inaugurado em 1998, o restaurante é comandado pelo chef Bajon, que prepara delícias como a Casquinha de Camarão e a Moqueca das índias. Além dos frutos do mar, também oferece carne branca e vermelha, e no frio promove o festival de inverno com cremes e caldos.

Rodovia Rio Santos, Km 190,2 – Praia de Boracéia | Tel.: (12) 3867-6294 | Site

Uma tarde preguiçosa de praia

Localizada na Riviera de São Lourenço, a Gelateria Originale oferece aos clientes mais de 100 sabores de gelato – alguns diet – os quais se revezam na colorida vitrine, além de milk-shakes, e taças incrementadas com caudas e frutas. Jabuticaba, creme e uísque, brownie, pamonha, paçoca, melancia e muitas outras opções. Os sabores exóticos e de fabricação própria surpreendem os turistas que procuram se refrescar em um local aconchegante e moderno, com sofás e almofadas em volta das mesinhas, além de um excelente atendimento que deixa os visitantes com vontade de voltar.

Avenida Mãe Bernarda, 452 – Juquehy | Tel.: (12) 3863-1498 | Site

hamburguer-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Diversas opções de alimentação estão presentes no Eco Food Park localizado em Camburi, ao invés de conter carros, possui diversos containers que vendem pizzas, comida japonesa, hambúrgueres artesanais, gelatos, cafés e outras delícias. O espaço é muito visitado por turistas que querem fazer um passeio durante a tarde ou noite, e conhecer um lugar agradável para passear com a família. Por lá também acontecem apresentações ao vivo que embalam as tardes de São Sebastião.

Estrada do Camburizinho, 974 – Camburi | Tel.: (12) 3865-4185 | Site

Não é preciso ser profissional para se aventurar no surf ou no stand-up paddle, na Green Wey você pode ter uma aula e explorar o lindo litoral de São Sebastião e suas 36 praias. O mar bravo de Maresias é um dos mais indicadas para quem quer pegar belas ondas. Se preferir, faça um dos passeios de bicicleta, caiaque, lancha e até fazer um trekking na Mata Atlântica.

Rua Margarida, 7 – Juquehy | Tel.: (12) 99767-1965 | Site

fundacao-museu-de-historia-pesquisa-e-arqueologia-do-mar-zarpo-magazineDivulgação

Além de promover projetos relacionados a educação ambiental e a preservação do meio ambiente desde 1992, a Fundação Museu de História Pesquisa e Arqueologia do Mar procura também recuperar documentos históricos, patrimônio arqueológico e oferece cursos de mergulhos. O museu é dividido em Naufrágios e Biologia Marinha, sala de áudio e vídeo, e expõe espécies de peixes invertebrados que estão presentes no litoral paulista.

Avenida Vereador Antônio Borges, 1905 – Praia Grande | Tel.: (12) 3862-6936 | Site

Todo o agito da noite litorânea

sirena-litoral-norte-zarpo-magazineAugusto Mestieri/Divulgação

Inaugurada em 1993, a Sirena se tornou a 9° melhor balada do mundo, eleita pela revista inglesa Dj Mag que selecionou as “Top 100 Clubs“. Por lá o que predomina é a música eletrônica, que, aliás, é referência mundial, e atrai um grande número de turistas para sua pista de dança ao ar livre, rodeada por árvores. O espaço tem capacidade para 5 mil pessoas, mas sempre bate recordes de público, que se dividem entre as duas pistas de dança, área vip, mezanino e 10 bares. Mas é no Réveillon que a casa proporciona o único open bar do ano, com mais de 6 grandes atrações nacionais e internacionais presentes durante a temporada, tem seus ingressos sempre esgotados.

Rua Sebastião Romão César, 418 – Maresias | Tel.: (11) 3077-0020 | Site

O Banana’s Beach Club é mais um lugar interessante para curtir a agitada noite de São Sebastião. Localizado na Praia Preta e com vista para as Ilhas Montão de Trigo, o local foi inaugurado em 2001 e possui duas pistas de dança, as quais recebem um bom aparato para o som e iluminação. A decoração faz jus ao clima praiano, com telhado de palha e ainda garante uma gastronomia variada que, em conjunto com as grandes festas, garante noites de diversão aliadas ao sabor.

Rodovia Rio-Santos, quilômetro 174,5 – Praia Preta | Tel.: (12) 3863-3145 | Site

frutos-do-mar-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Na estrada de Camburi está o restaurante Ogan, possui uma arquitetura requintada que encanta os clientes. Seja sentado no deck pergolado inspirado na Mata Atlântica ou na área interna a meia luz, quem vai ao restaurante pode pedir um dos saborosos pratos com frutos do mar, e harmonizá-los com um dos vinhos do cardápio. A mistura de sabores compõem pratos contemporâneos que podem ser apreciados ao som de uma cuidadosa seleção musical.

Estrada de Camburi, 1650 – Camburi | Tel.: (12) 3865-2388 | Site

freijo-pizza-bar-zarpo-magazineDivulgação

A noite em São Sebastião chega e com ela vem aquele delicioso clima de férias e badalação, o que lembra muito o Freijó Pizza Bar & Arte, um local com decoração rústica, construído com material de demolição. Inaugurado em 2000, o local é mobiliado com móveis de madeira e tem obras de arte e réplicas de barcos famosos (que estão à venda) espalhados pelo estabelecimento, com iluminação feita por velas e luz indireta. A pizza servida é artesanal e feita em forno a lenha, e os clientes precisam comer apenas com a ajuda de guardanapos, já que elas vêm cortadas em pedaços com o recheio na medida certa.

Rua Benedito Isidoro de Moraes, 30 – Juquehy | Tel.: (12) 3863-2900 | Site

Comer um saboroso hambúrguer na praia pode parecer uma tarefa difícil, mas não depois de conhecer o Beach Burguer. Sua decoração feita em estilo havaiano e em tons claros, esconde a grande variedade de pratos que vão dos saborosos lanches gourmet, passam pelas massas e chegam aos frutos do mar. Ou claro, tudo isso de uma só vez. O diferencial do lugar é servir hambúrgueres de siri, camarão e salmão, além dos variados drinks refinados.

Avenida Mãe Bernarda, 452 – Juquehy | Tel.: (12) 3863-2799 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *