Roteiro com o Melhor da Zona Sul de Florianópolis

Ao visitar a Ilha da Magia, os turistas têm a oportunidade de conhecer as belezas da cidade nos melhores hotéis, que sem dúvidas, estão no Zarpo. O melhor de cada viagem é conhecer lugares novos, e dessa vez quem está no nosso roteiro é na Zona Sul de Florianópolis, uma parte da cidade que preserva a arquitetura da época colonial e as raízes açorianas, com grande diversidade gastronômica inspirada na ampla oferta de frutos do mar. Outro fator que deixa os os turistas deslumbrados é a grande área de Mata Atlântica que proporciona muitas trilhas e o intenso contato com a natureza, principalmente em suas belas praias de ondas amenas. Conheça mais da região sul de Floripa e encante-se!

Descubra a parte “zen” da zona sul de Florianópolis: Campeche

Roteiro com o Melhor da Zona Sul de FlorianópolisDivulgação

O ambiente do London Restaurante Café Bar é todo decorado com tema londrino, claro. Tanto o espaço externo quanto o interno, que conta com sofás confortáveis, livros e revistas, mesa de bilhar, mesa de pebolim e até com a tradicional cabine telefônica inglesa. O espaço na zona sul de Florianópolis também é aconchegante e decorado com papéis de parede, tudo para deixar os clientes inseridos no universo inglês. O cardápio é muito diversificado com cafés e drinques feitos à base dele, sucos, cervejas, chopes, sanduíches, hambúrgueres gourmet, doces, opções vegetarianas e muitas outras delícias da zona sul de Florianópolis.

Rodovia Francisco Magno Vieira, 4400 | Tel.: (48) 3236-7849 | Site

mercado-sehat-florianopolis-zarpoMilena Costa/Divulgação

A Praia de Campeche ganhou um mercado especializado em orgânicos e funcionais, restaurante, empório e um café – tudo isso junto – chamado Mercado Sehat (do bahasa, língua indonésia, significa “saudável”). A cozinha fica por conta do premiado chef Marcelo Amaral que oferece gastronomia tailandesa e indiana, com opções de café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Os visitantes ainda podem levar para casa frutas e legumes frescos, cereais, geleias, massas, cervejas, vinhos pão de fermentação natural, carnes e laticínios. Também é possível tomar variados tipos de café, com uma linha de filtrados e expressos feitos à partir de grãos orgânicos no Black Horse, comandado pelo barista Filippe Simas.

Avenida Pequeno Príncipe, 859 | Tel.: (48) 4009-3433 | Site

O Restaurante Cozinha & Arte oferece um cardápio da cozinha nacional e internacional, com algumas opções de cozinha natural. O local acredita que ainda é possível parar em plena zona sul de Florianópolis, para apreciar uma boa refeição de qualidade em meio à correria do dia-a-dia, quando sentam à mesa para saborear calmamente um prato colorido que “acorda os sentidos, ilumina a mente e conforta a alma” e acabam descobrindo as melhores coisas no outro e em si mesmo.

Avenida Pequeno Príncipe, 1094 | Tel.: (48) 3237-4954 | Site

aldeia-indigo-florianopolis-zarpoDivulgação

A Aldeia Indigo Centro Multicultural visa a preservação da natureza através da redução alimentar e da harmonia do corpo e mente, além de despertar nas pessoas a consciência do coletivo. Tudo isso, segundo a Aldeia, é promovido pela prática de yoga, meditação e terapias. O local oferece um restaurante com buffet vegano chamado Sabor da Aldeia, inspirado cada dia na culinária de um país diferente. Uma lojinha onde vende óleos essenciais, incensos, cosméticos naturais, produtos orgânicos e outras coisas voltadas para o bem-estar, além do espaço terapias que oferece massagens e o espaço índigo com atividades de yoga.

Avenida Pequeno Príncipe, 1202 | Tel.: (48) 3365-8720 | Site

espaco-batu-florianopolis-zarpoDeleite-se/Divulgação

Trazendo à tona a sustentabilidade e a mutabilidade à zona sul de Florianópolis, o Espaço Batú é um local feito para intervenções, mudanças e alterações, inclusive da própria natureza. O espaço foi criado por Tatiana Benedetti e Tutu Moraes, que começaram com um food truck, mas resolveram montar o Batú, o qual une deliciosos lanches com um espaço aberto feito para relaxar e se divertir, até mesmo com mesa de bilhar e lounge . A decoração é feita com luzinhas no teto de madeira, pinturas coloridas nas paredes e penduradas nelas, alternativa como a fachada de pallets e plantas. O mais interessante desse local, é que os clientes podem promover uma intervenção artística, como pintar algumas lâmpadas. Seu cardápio segue a mesma ideia de mutabilidade, as novidades surgem dependendo da sazonalidade, com opções para vegetarianos e para os carnívoros de plantão.

SC 405, 3217 | Tel.: (48) 3233-3389 | Site

O nome já diz tudo: Quintal de Casa. Ele realmente se parece com o quintal da casa da gente, só que com vários food trucks, lazer e cultura para toda a família, como por exemplo o cinema ao ar livre. Além do entretenimento, o local também traz ao público diversas formas de informações em palestras, exposições culturais e artísticas voltadas para o estímulo do crescimento pessoal, seja físico, emocional, mental ou espiritual, sem deixar de lado a sustentabilidade e a relação com o meio-ambiente na zona sul de Florianópolis.

Avenida Campeche, 2860 | Site

ilha-campeche-florianopolis-zarpo

A incrível Ilha do Campeche guarda um dos lugares mais bonitos de Florianópolis com águas praticamente transparentes e um rico ecossistema, está localizada em frente à Praia do Campeche. Ela abriga representativa parcela do patrimônio arqueológico de Santa Catarina,  a qual é cuidada pela Associação Couto de Magalhães, e proporciona uma exploração do norte ao sul da ilha, um lugar para mergulhar ou praticar snorkel. A melhor maneira de chegar à ilha, é pegar carona com um barco da Ilha da Armação, o que sempre vale a pena depois que a visita chega e avista a Mata Atlântica e a areia fina e branca que rodeia a ilha.

Praia do Campeche | Site

A natureza é esplêndida no Pântano do Sul

trilha-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Já que você está na zona sul de Florianópolis, um dos bairros que fica mais afastado do centro da cidade, não pode deixar de aproveitar as várias opções de trilhas que saem da Praia de Pântano do Sul e vão até as praias de Lagoinha do Leste, Solidão, Naufragados e Saquinhos. Para aproveitar o passeio e a vista, é preciso tomar alguns cuidados ao seguir sempre o caminho mais visível, e com a roupa, usando tecidos leves e calçados confortáveis Uma mochila com kit de primeiros socorros, água, lanterna e alimentos não-perecíveis, como as barras de cereal, mas é claro, não esqueça de trazer tudo de volta e não poluir a natureza.

Os visitantes não podem deixar passar despercebido o restaurante mais original da cidade, o famoso Arante Bar e Restaurante, aquele lugar que sempre merece uma visita, já que pode ser considerado um ponto turístico da cidade. Inaugurado em 1958 pelo casal Osmarina e Arante, na beira da Praia do Pântano do Sul, o local tem dois andares, o de cima oferece uma bela vista para o mar com suas janelas de vidro, já o primeiro andar tem as paredes e teto decorado com os milhares de bilhetinhos que foram escritos pelos clientes e também da visão para o litoral. O cardápio conta com frutos do mar que inclui 3 tipos de camarão (frito, à bafo ou à milanesa), peixes, ostras gratinadas, que podem ser acompanhados pelas doses de cachaças regionais – produzidas no Sertão do Ribeirão – que são cortesia para os clientes.

Rua Abelardo Otacílio Gomes, 254 | Tel.: (48) 3237-7022 | Site

Delícias à beira mar de Ribeirão da Ilha

pastel-de-belem-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Uma das coisas que chama mais a atenção no café Tens Tempo são os deliciosos doces portugueses, que fazem seus visitantes conseguirem um tempinho para visitar o estabelecimento. Os mais famosos doces  da zona sul de Florianópolis, são os conhecidos pastéis de nata, mas você pode pedir todos os outros como o pastel de maçã, pastel de coimbra, ou levar pra casa as geleias, vinhos, chocolate e souvenirs. As paredes são decoradas com azulejos desenhados e o teto tem xicaras de porcelana penduradas, o que torna o local mais aconchegante.

Rodovia Baldicero Filomeno, 7617 | Tel.: (48) 3238-2676 | Site

É na zona sul de Florianópolis que encontramos o Ostradamus um espaço que procura levar seus clientes à uma viagem ao fundo do mar. A decoração do lado externo é cheia de desenhos de piratas, já a do lado interno foi criado por seu proprietário e chef Jaime José de Barcelos, que colocou logo na entrada um aquário de ostras vivas sendo depuradas, e no salão principal uma belíssima vista – está inserido na própria praia – além dos artigos e objetos de pesca que decora. Um menu repleto de frutos do mar, crustáceos, pescados e as ostras feitas de diferentes formas, gratinadas e in natura. Um dos pratos mais pedidos é o “Sinfonia dos Náufragos”, que nada mais é que um grande espeto de camarões assados na brasa e regados ao molho de ervas.

Rodovia Baldicero Filomeno, 7640 | Tel.: (48) 3337-5711 | Site

amoriko-florianopolis-zarpoDivulgação

Um local aconchegante em que os clientes se sentem mais à vontade para tomar um café e comer um pedaço de bolo, ambiente que transborda carinho e que não é para menos, se chama Amoriko. Tudo começou em 2011, quando a chef, mães de família e professora aposentada, Clarice, começou a vender brigadeiros de sua janela de veraneio. Porém, foi só em 2013 que surgiu a ideia de montar um pequeno café especializado em brigadeiros. Hoje, sua decoração é feita por livros, flores, bules e xícaras de porcelana nas estantes e os quadrinhos fofos nas paredes, tornam o espaço retrô mais “adocicado” com os brigadeiros gourmet, de colher, de diversos sabores como capim limão, pistache, damasco, dark, menta, gengibre, vinho do porto, caramelo com flor de sal, amêndoa e muitos outros. Além de apreciar as delícias amorosas feitas artesanalmente, quem visita a Zona Sul de Florianópolis pode levar pra casa uma lembrancinha artesanal exposta na lojinha ou uma caixa com brigadeiros de sua escolha.

Rodovia Baldicero Filomeno, 7227 | Tel.: (48) 3234-0890 | Site

Como se pode perceber pelo nome, o restaurante Porto do Contrato tenta preservar a memória histórica da região, onde antes era um local baseado na pesca e agricultura, hoje tem como principal fonte econômica a gastronomia voltada para os frutos do mar, com receitas inspiradas no ensinamentos de antepassados açorianos e africanos. Ao adentrar o estabelecimento, é impossível não se admirar com a vista deslumbrante do mar, a qual pode ser vista ao sentar nas mesinhas localizadas no deck, o qual praticamente adentra o litoral. O ambiente tem estilo colonial e fica simplesmente na beira da praia.

Rodovia Baldicero Filomeno, 5544 | Tel.: (48) 3337-1026 | Site

Rio Tavares: um bairro protegido pelo Rio

uai-de-minas-florianopolis-zarpoUai de Minas/Divulgação

Esse bairro da zona sul de Florianópolis cortado pelo Rio Tavares, empresta seu nome ao mesmo, além de formar a segunda maior bacia hidrográfica da ilha, ele faz com que o bairro tenha um importante papel socioeconômico, com 3 unidades de conservação no bairro e um manancial de água doce. É lá que está localizado o Parque Municipal do Maciço da Costeira, criado em 1995, criado para a preservação da fauna e flora local.

Se bater uma saudade de Minas Gerais, quando estiver na zona sul de Florianópolis, visite o Uai Di Minas, que tem opções de café da manhã, empório e restaurante. A decoração é toda em madeira, incluindo os móveis, logo na entrada os visitantes são recebidos pela escultura de uma mulher típica da cultura mineira e com uma frase “Kibão Kioce Veio”. Você irá se sentir num pedacinho de Minas, pois, além da deliciosa comida típica, os atendentes falam com sotaque e mineirinho e usam roupas onde estão estampadas frases típicas da região. Se achou pouco, espere até ver a mesa recheada de quitutes mineiros como o tradicional pão de queijo, e a enorme variedade de cachaça exposta na estante juntamente com as compotas, queijos frescos, doce de leite e uma grande variedade de produtos.

Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 1167 | Tel.: (48) 3334-0094 | Site

Usando apenas ingredientes de alta qualidade, o Fogão Gastronomia presenteia seus clientes com um espaço rodeado pela natureza, com belas árvores pelo meio do salão e decoração feita em madeira, além das delicadas florzinhas que enfeitam as mesas. Com pratos bem elaborados e repletos à base de frutos do mar, o local na zona sul de Florianópolis, mistura arte, gastronomia local, produtos orgânicos e a sustentabilidade.

Servidão dos Artistas, 35 | Tel.: (48) 3236-7796 | Site

ancora-sanduba-florianopolis-zarpoDivulgação

Com opções também para vegetarianos, o Âncora Sandubar é um espaço que pode ser chamado de “Pub Food” onde é servido lanches gourmet, saladas e sobremesas inspirados nas receitas trazidas diretamente do Kansas (EUA) pelo chef americano. No ambiente descontraído com uma parede cheia de figuras e desenhos de âncoras, os clientes podem degustar o menu feito com ingredientes locais acompanhado do melhor chope artesanal de Santa Catarina.

Servidão Elpídio da Rocha, 82 | Tel.: (48) 4009-2139 | Site

O Natú Alimentação Saudável tem o objetivo de levar aos seu clientes o conceito de comida saudável, um estilo de vida saudável, para que elas tenham consciência do que ingerem e suas práticas esportivas, para obter um equilíbrio entre a mente e o organismo. Os visitantes da zona sul de Florianópolis podem levar para casa algumas delícias saudáveis como os produtos sem glúten, leites vegetais, grãos, frutas secas, castanhas, sementes e até suplementos esportivos, ou então experimentar lá mesmo refeições feitas com alimentos orgânicos, sucos e aproveitar o serviço de estímulo à prática de exercícios e da promoção de uma vida mais saudável. O espaço é pequeno, porém aconchegante no melhor do estilo “natureba”, com mesinhas em madeira e paredes em tons de verde. Sabe o melhor disso tudo? Os clientes que chegarem até o local através da Zarpo Magazine, ganha 5% de desconto! Um incentivo e tanto para passar por lá e experimentar suas delícias saudáveis.

Servidão Aguiar, 41 | Tel.: (48) 3065-0621 | Site

Com a intenção de homenagear a cultura indígena e a gastronomia brasileira, nasceu o Oka de Maní – Mandiocaria tem um ambiente com clima de espaço cultural. Se tornou o primeiro restaurante de Florianópolis a oferecer apenas receitas à base da adorada mandioca, conhecida também como macaxeira, aipim e outros nomes que variam de acordo com a região do nosso país. O cardápio feito em forma de cordel (gênero literário popular com rimas) carrega receitas como as tapioquetas (bruschettas de tapioca), espetinhos de shimeji, mini tapi burguers (leva tapioca no lugar do pão), dadinhos de tapioca e até sorvete de mandioca. O local tem como proprietários a administradora Samilla Paiva e o servidor público Roberto Mosanio, que sempre sonharam em abrir um restaurante diferenciado, foi quando resolveram homenagear a culinária brasileira, onde um dos seus diferenciais é não ter glúten em suas receitas. Como tudo na Oka de Maní é inspirado na cultura indígena, a decoração não poderia ser diferente e tem estampada nas portas dos banheiros o deus sol e a deusa lua. A música também sempre está presente de quinta, sexta, sábado e domingo.

Rua Antônio Luiz Moura Gonzaga, 4078 | Tel.: (48) 3371-3450 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *