Roteiro Nova York: O Melhor da “Cidade que Nunca Dorme”

Uma das cidades mais famosas do mundo, Nova York recebe milhares de turistas todos os anos. A megametrópole é a região mais populosa dos Estados Unidos e a terceira da América, sendo superada apenas por São Paulo e Cidade do México, e não à toa é conhecida como a “cidade que nunca dorme”. Palco de inspiração para inúmeras canções e grandes produções cinematográficas, suas movimentadas ruas e grandes avenidas são palco de uma verdadeira mistura cultural em meio a prédios, parques, museus, teatros e muito mais!

A cidade de Nova York é composta por cinco distritos chamados de boroughs, cada um com suas características: Brooklyn, Queens, Bronx, Staten Island e a famosa e badalada Manhattan. É nesta última que se concentram a maioria das atrações. Confira no Mag o roteiro com o melhor do destino e comece a planejar agora mesmo a próxima viagem para cidade queridinha na terra do Tio Sam.

Hospedagem com descontos especiais para curtir Nova York

A fascinante Manhattan

Manhattan

Para começar, vamos listar as principais atrações de Manhattan, o distrito mais antigo e tradicional da cidade. Fundado em 1683, é banhado pelo Rio Hudson e separado por três grandes áreas, começando por Downtown ao sul, Midtown no meio e Uptown ao norte. É na região que estão localizadas quase 90% das atrações de Nova York. O destino garante visitas e passeios memoráveis a museus e pontos turísticos, como a histórica estação de trem Grand Central Terminal e muito mais!

Muita diversão em meio a natureza do Central Park

Central Park - Nova York

No coração de Manhattan, em meio aos prédios e ao frenético cotidiano da cidade, está um respiro natural: o Central Park. Inaugurado em 1858, um dos parques mais famosos e visitados do mundo ocupa uma área de 341 hectares e recebe cerca de 42 milhões de visitantes por ano. Projetado pelos arquitetos Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux e cenário de centenas de produções de Hollywood, ele conta com lagos artificiais, trilhas para caminhadas, pistas de patinação no gelo, campos esportivos e muito mais!

Para conhecer todas as atrações, a melhor forma é alugar bicicletas ou reservar românticos passeios à cavalo e de barco a remo. No verão o The Great Lawn (O Grande Gramado) e o Sheep Meadow (Campo das Ovelhas) abrigam shows de música ao vivo e são perfeitos para os turistas e locais curtirem piqueniques e  tomarem sol. Já no inverno, as pistas de patinação no gelo são as responsáveis pela diversão!

Central Park ZooFletcher/CC-BY 

O entretenimento continua no Central Park Zoo. O cenário da animação Madagascar abriga diferentes espécies como leões, macacos, pinguins e ursos polares, além de contar com uma pequena fazenda com atividades especiais para as crianças, onde é possível visitar e interagir com cabras, ovelhas, vacas e porcos. Há ainda a fonte Bethesda Terrace, situada no meio do Central Park, que abriga a escultura Angel of the Waters (Anjo das Águas). O local é ponto de encontro de artistas de rua que tocam e cantam diferentes estilos musicais ao ar livre.

E por falar em música, os fãs dos Beatles podem visitar o jardim Strawberry Fields, construído em homenagem ao guitarrista John Lennon. O lugar, que era bastante frequentado pelo músico, ainda abriga o mosaico feito em homenagem a música “Imagine”. Para completar, a visita ao Belvedere Castle (Castelo Belvedere) é obrigatória. Construído no século XIX, o casarão está instalado no topo de uma formação rochosa e, por conta da sua localização com vista privilegiada, foi usado durante décadas como Observatório Meteorológico da cidade.

Central Park West – 86th  Street Transverse | Tel.: (+1) 212-310-6600 | Site

Imperdíveis museus para visitar em Manhattan

The Metropolitan Museum of ArtCarlos Delgado/CC BY-SA 

Fundado em 1872, o The Metropolitan Museum of Art é considerado um dos maiores e mais importantes museus do mundo. O MET está localizado próximo ao Central Park e abriga mais de 2 milhões de obras de renomados artistas, como Claude Monet e Vincent Van Gogh. As exposições são divididas conforme o andar, sendo o primeiro totalmente dedicado às Américas, África, Oriente Médio e coleções greco-romana, medieval e egípcias. No segundo andar concentra-se a galeria de pinturas europeias, com obras originais dos séculos XVIII e XIX.

5th Avenue, 1000 – Manhattan | Tel.: (+1) 212-535-7710 | Site

Cenário da sequência de filmes “Uma Noite no Museu”, o American Museum of Natural History foi inaugurado em 1896 e é considerado um dos principais museus de Nova York. Com milhares de objetos e esculturas, o espaço apresenta o contexto histórico da cultura e cotidiano de diferentes povos primitivos, além de expor réplicas de diversas espécies de animais. Para essas exposições há salas como a Galeria dos Mamíferos e da Vida Oceânica, Exploração Espacial e Sala dos Índios Nativos da América do Norte. Para completar, a principal atração fica por conta dos esqueletos de dinossauros como Tiranossauro Rex e Triceratops, que fazem parte da maior e mais completa coleção de fósseis do mundo.

Central Park West – 79th St | Tel.: (+1) 212-769-5100 | Site

9/11 Memorial & MuseumDave Z/CC-BY 

O 9/11 Memorial & Museum é uma das atrações mais emocionantes de Nova York. Construído no antigo local onde estavam as torres gêmeas, o memorial e museu é dedicado às vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001. Inaugurado exatamente 10 anos após a tragédia, o espaço está a cerca de 30m abaixo do nível da rua e conta com exposições que retratam de forma cronológica toda a história dos ataques por meio de fotos, objetos e arquivos. No memorial, o mural “Wall of Faces” possui fotos das quase 3 mil vítimas, incluindo civis e socorristas, a sala também dispõe de informações e histórias pessoais cedidas pelos familiares.

Greenwich St, 180 – World Trade Center | Tel.: (+1) 212-312-8800 | Site   

A histórica Estátua da Liberdade, símbolo de Nova York

Estátua da Liberdade - Nova York

Inaugurada em 1886, a Estátua da Liberdade é considerada o maior símbolo do Estados Unidos. O monumento foi presente da França em comemoração ao centenário da independência do país e teve a participação do famoso arquiteto Alexandre Gustave Eiffel, que anos mais tarde foi responsável pelo projeto da Torre Eiffel. A estátua representa “Libertas”, a deusa romana da liberdade que segura uma tocha junto às leis do país. Contando sua base e altura, ela tem quase 100 m e pode ser vista de diversas partes da cidade.

Eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO, é um dos principais cartões postais de Nova York e, por ano, recebe quase 5 milhões de visitantes. Está instalada na pequena ilha de Liberty Island, com acesso apenas por meio de embarcações que partem de alguns pontos de Manhattan. Ao desembarcar, os turistas conhecem um antigo forte onde atualmente funciona o Museu da Liberdade, com exposições que retratam a história do monumento. Em seguida, os visitantes podem subir cerca de 215 degraus até o pedestal ou 354 até a coroa e observar todos os detalhes precisos da estátua, além de se deslumbrar com a vista panorâmica para a cidade. Continuando o passeio, há uma uma parada na Ellis Island onde está o Museu da Imigração.

Liberty Island – Manhattan | Tel.: (+1) 212-363-3200 | Site

Outros prestigiados pontos turísticos em Manhattan

Times Square - Nova York

Conhecida em todo o mundo por seus grandes letreiros luminosos e agitação diária, a Times Square está entre os principais cartões postais de Nova York. Por lá passam mais de 39 milhões de turistas todos os anos. Sempre lotada, a região possui uma enorme variedade cultural e fascina por suas inúmeras lojas de roupas, brinquedos, jóias, doces e outros diversos produtos. Além disso, é no local que está a escadaria vermelha da Broadway, ponto de registo dos visitantes. Por falar em Broadway, o destino também conta com os principais teatros da companhia, onde são apresentados musicais inesquecíveis, como “O Rei Leão”, “O Mágico de Oz”, “Mamma Mia!” e muito mais!

7th Avenue – Manhattan – Nova York | Tel.: (+1) 212-768-1560 | Site

Considerado um dos ícones da cidade e localizado na movimentada 5ª Avenida, o Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares. Com quase 400 m de altura, o prédio já foi o maior do mundo por mais de 40 anos, desde sua inauguração em 1931, e é procurado principalmente por conta dos seus mirantes no 86º e 102º andar, que abrangem diversos pontos turísticos e importantes da megametrópole.

5th Avenue, 350 – Midtown Manhattan | Tel.: (+1) 212-736-3100 | Site

Top of the Rock - Nova York

Ainda falando sobre passeios com vista privilegiada para toda a Nova York, o Top of the Rock é um observatório localizado no topo do GE Building – que compõe o complexo Rockefeller Center. Inaugurado em 1933, o edifício que conta com 70 andares e quase 260 m de altura. De seus mirantes, nos três últimos andares, é possível ter uma visão 360º de Manhattan.

Rockefeller Plaza, 30 – Midtown Manhattan | Tel.: (+1) 212-698-2000 | Site

Não faltam lojas para ir às compras em Nova York

5th Avenue - Nova YorkIan Gratton/Flickr CC-BY

Um dos melhores lugares para compras no mundo, a 5th Avenue chama a atenção por sua enorme quantidade de lojas dos mais diferentes produtos. Entre os estabelecimentos de eletrônicos, a Apple Store é uma das preferidas dos turistas. A loja funciona 24h e possui os mais recentes lançamentos da marca de Steve Jobs. A Bergdorf Goodman, tradicional loja de departamentos que oferece acessórios, bolsas e sapatos faz sucesso entre os visitantes. E para quem não abre mão do luxo, marcas como Tiffany & Co., Gucci e Prada marcam presença.

5th Avenue – Midtown Manhattan

Já no bairro do SoHo (South of Houston), entre as ruas Prince e Spring Street, estão instaladas as mais famosas lojas do mundo da moda. Considerada um shopping ao ar livre, a travessa que também alcança vielas como a Wooster Street e a Greene Street, possui quase 300 lojas entre boutiques e grandes centros comerciais. O destino é excelente para os turistas que procuram marcas famosas, como Nike, Louis Vuitton, Stella McCartney, Victoria´s Secret, Forever 21, Chanel, Zara e outras.

Prince & Spring Street – Lower Manhattan

Macy´s - Nova YorkMartin Dürrschnabel/CC BY-SA 

Inaugurada em 1902, a loja de departamentos Macy´s é uma das maiores e mais tradicionais de Nova York. Mesmo com outras sedes espalhadas por todo o Estados Unidos, é a construção de Manhattan que mais faz sucesso no mundo. Instalada em um histórico prédio de 11 andares, a loja conta com uma grande variedade de produtos entre elas roupas, sapatos, bolsas, perfumes e acessórios de grandes marcas como Armani, Calvin Klein, Hugo Boss e Ray Ban, além disso, os preços são acessíveis, principalmente durante as promoções da Black Friday.

151 W – 34th Street – Midtown Manhattan | Tel.: (+1) 212-695-4400 | Site

A rede de lojas Century 21 está entre as preferidas dos turistas na cidade. A loja conta com peças de coleções antigas – e mais baratas – de grandes marcas como Calvin Klein, Valentino, Dior, Lacoste e Tommy Hilfiger, entre outras. Entre os produtos, estão disponíveis uma grande variedade de roupas, bolsas, malas, sapatos, acessórios e muito mais! Algumas unidades também oferecem artigos de decoração para casa, cosméticos e eletrônicos.

Cortlandt Street, 22 – Lower Manhattan | Tel.: (+1) 212-227-9092 | Site

Os sabores de Nova York

Buddakan - Nova York Imagem ilustrativa

A decoração sofisticada e moderna do restaurante Buddakan chama a atenção dos turistas, e não à toa foi cenário de séries como Sex And The City e Gossip Girl. Com bar, salas para eventos privados, salão principal e lounge, não faltam lugares para degustar os drinks, entradas e pratos especiais. Especializado em cozinha chinesa e comandado pelo Chef Michael Schulson, o local serve os mais requintados pratos da culinária asiática com algumas técnicas francesas e acompanhados pelos sabores de Nova York.

9th Avenue, 75 – Midtown Manhattan | Tel.: (+1) 212-989-6699 | Site

Um jeito diferente e divertido de apreciar a boa culinária nova-iorquina, o Hudson’s at Pier 81 é um restaurante instalado no interior do navio de três andares, que percorre o trajeto de Midtown até a Estátua da Liberdade. Com sala de jantar e bares internos e externos, a embarcação disponibiliza cardápios com pratos sazonais preparados a base de ingredientes locais, como ervas e legumes plantados no jardim do último andar da barca. Além disso, há drinks, coquetéis e vinhos especiais para acompanhar.

W 41st and 12th Avenue – Midtown Manhattan | Tel.: (+1) 212-630-8840 | Site

Catch NYCImagem ilustrativa

Com uma excêntrica mistura de bar e restaurante, o Catch NYC é um dos points gastronômicos queridinhos entre moradores e turistas. O espaço que conta com três andares, incluindo terraço e bar, é especializado em frutos do mar e possui cozinha aberta onde os clientes podem observar a preparação dos pratos. O menu dispõe de opções como o clássico Mac & Cheese com lagosta, além do Grilled Octopus que consiste em polvo grelhado com batatas e molho especial, e porções de camarão com molho agridoce, conhecido como Crispy Shrimp.

9th Avenue, 21 – Midtown Manhattan | Tel.: (+1) 212-392-5978 | Site

Com localização privilegiada no meio do Central Park, o The Loeb Boathouse  também está nas margens do lago “The Lake” e atrai visitantes por seus cenários sempre presente em filmes e seriados americano. Instalado em 1954, na antiga casa de barcos com arquitetura em estilo vitoriano, o restaurante preserva o charme do século XIX e oferece refeições como almoço, brunch e jantar. Os pratos são tradicionais da culinária local e preparados à base de carnes nobres e frutos do mar, além disso, o menu inclui sanduíches, hambúrgueres, massas e muito mais!

Park Drive North – 72nd Street, Central Park | Tel.: (+1) 212-517-2233 | Site

Bares e Baladas para curtir em Manhattan

Le Bain - Nova York Imagem ilustrativa

Entre as baladas mais famosas de Nova York, a Le Bain está localizada no 18º andar do Standard Hotel e se destaca principalmente por conta da piscina com vista panorâmica para a cidade. No primeiro piso está a pista de dança onde acontecem os shows de Djs ao vivo e, ainda, bar e piscina aquecida. Já no topo, a área a céu aberto é a parte descontraída do local e perfeita para happy hour mais tranquilo, podendo aproveitar as poltronas e tendas de crepes instaladas por lá.

848 Washington Street – The Standard High Line | Tel.: (+1) 212 645-7600 | Site

Sucesso em Nova York, os rooftop´s nada mais são do que os estabelecimentos encontrados nos terraços de grandes edifícios nova-iorquinos. Por lá são instados restaurantes, baladas e bares, como o 230 Fifth Rooftop Bar. Localizado na famosa 5th Avenue, em frente ao prédio Empire State Building, o espaço ao ar livre  é um dos mais requintados da cidade. Ideal para curtir o happy hour, dispõe de menu que inclui diversas opções de drinks e coquetéis, além de brunch aos finais de semana.

5th Avenue, 230 – Nova York | Tel.: (+1) 212-246-1000 | Site

1 OAK - Nova York Imagem ilustrativa

Balada exclusiva em Nova York, a 1 OAK (One Of A Kind) foi inaugurada em 2008 e está entre as preferidas de celebridades, socialites e empresários refinados. Considerada uma das melhores casas noturnas da cidade, possui mais de 10 salas privadas, camarotes e até mesmo espaço com lareira para curtir durante o inverno. Por lá tocam diversos Djs e grandes nomes do pop, rap e hip hop nacional.

453 W 17th Street – Nova York | Tel.: (+1) 212-242-1111 | Site

Com localização privilegiada entre as famosas avenidas Madison e Park, o LAVO Nightclub é um dos lugares mais animados de Nova York. No local os visitantes podem desfrutar de diferentes estilos musicais, com apresentações de Djs que tocam desde eletrônicos até o pop do momento. Para evitar surpresas e conseguir aproveitar os drinks e pratos italianos do restaurante é necessário fazer reserva antecipada.

38 & 58th Street – Upper Manhattan  | Tel.: (+1) 212-584-2700 | Site

Nova York muito além de Manhattan!

Brooklyn - Nova York

Com personalidade própria, o distrito de Brooklyn é um dos mais “cools” de Nova York. São inúmeras as atrações para desfrutar nos passeios por suas ruas. Para ir de Manhattan até o Brooklyn, o ideal é atravessar a pé a Brooklyn Bridge (Ponte do Brooklyn). Construída entre 1869 e 1883, ela é um dos cartões postais da cidade. A partir da ponte o ideal é fazer uma parada no Brooklyn Bridge Park e relaxar no gramado ou curtir o playground, pista de corrida, sessões de cinema ao ar livre e, ainda, um clássico carrossel de 1922. Para completar, os turistas também podem embarcar para áreas como o Sunset Park, com sua atmosfera latino-americana e a cervejaria Brooklyn Brewery, com versões artesanais da bebida.

Brooklyn – Nova York

O distrito de Queens, batizado em homenagem a Rainha Catarina do Reino Unido no século XVII – período em que a colônia britânica foi estabelecida em Nova York – está a menos de 1h de Manhattan e preserva uma grandiosa riqueza cultural, com forte influência de países árabes e latinos. O segundo distrito mais populoso da cidade conta com inúmeras atrações, entre elas o estádio do tradicional time de beisebol New York Mets e as competições anuais do campeonato de tênis US Open Tennis. Além disso, é possível conhecer as exposições interativas do Museum of the Moving Image (Museu da Imagem em Movimento) e parques como o Gantry Plaza State Park, localizado à beira do East River com vista para alguns dos principais pontos turísticos de Manhattan.

Queens – Nova York

Bronx - Nova York dreig/Flick CC BY-SA

Separado de Manhattan pelo Rio Harlem, o Bronx é o único borough de Nova York localizado na parte continental dos Estados Unidos. A região é berço do hip hop e as referências podem ser encontradas por todos os cantos. Quem visita o distrito se depara com pontos turísticos imperdíveis, como o Yankee Stadium, inaugurado em 1923 que é casa oficial do New York Yankees, um dos times de beisebol mais importantes e tradicionais dos EUA. Além disso, os turistas também encontram o maior zoológico do país, o Bronx Zoo, e o New York Botanical Garden, um jardim botânico que é excelente opção de passeio para os amantes de jardinagem.

Bronx – Nova York

A apenas meia hora de Manhattan, o distrito de Staten Island não é tão conhecido, mas quem dá uma chance para o destino se depara com atrações inesquecíveis. Colonizada por holandeses, a região mantém preservada inúmeros edifícios coloniais, principalmente no povoado rural Historic Richmond Town, onde estão conservadas casas do século XVII e, ainda, o Fort Wadsworth que foi erguido pelos colonizadores em 1663 para proteger Nova York de barcos inimigos e hoje é um dos principais cartões postais do distrito.

Conheça outras atrações de Nova York no Mag



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *