Roteiro Pela Região Meio-Oeste de Santa Catarina

Durante as épocas de veraneio, cresce o movimento nas rodovias que cortam o estado catarinense por carros que viajam destino às belezas do litoral. Na contramão, outros viajam sentido à região meio-oeste de Santa Catarina para desvendar a graciosidade da colonização europeia, refletida na arquitetura, natureza, culinária e costumes do povo “barriga-verde”.  Nesse roteiro com mais pontos turísticos do que gastronomia, descubra lugares interessantes por Treze Tílias e Fraiburgo, duas cidades pouco conhecidas mas que esbanjam charme europeu.

O melhor de Treze Tílias

Treze tiliasOtavio Piske/Flickr CC-BY

Fruto de uma obra realizada pelas famílias Koroll e Felder, o Parque Lindendorf é projetado com características coloniais austríacas. Localizado em uma área de 45.000 m² de total harmonia com a natureza, o parque é referência na região meio-oeste de Santa Catarina. Como parte dos atrativos do parque, há uma trilha de 450 metros onde o cenário é composto por uma capela, um lago com peixes ornamentais e diversos animais, como ovelhas, capivara, coelho, patos e uma avestruz. Um restaurante com pratos típicos da culinária austríaca fica instalado pelo parque, além de uma construção da cidade em miniatura.

Rua Antonio Pattis, 76 – Treze Tílias | (49) 3537-0658 | Site

Mini cidadeDivulgação

Instalado no Parque Lindendorf, a Minicidade reproduz as principais construções que formam Treze Tilias, a cidade turística da região meio-oeste de Santa Catarina. Idealizado em 2002 também pelas famílias Felder e Koroll, a obra surgiu após a conclusão de um curso de presépios realizado na Áustria pelos proprietários. A réplica em miniatura da cidade foi erguida conforme os mínimos detalhes, ou seja, fiel ao relevo, arquitetura, iluminação e paisagem.

Rua Antonio Pattis, 76 – Treze Tílias | (49) 3537-0658 | Site

A casa de arquitetura semelhante a um castelo foi projetada pelo arquiteto Bruno Kracher para ser residência do Ministro Andreas Thaler, que se mudou definitivamente para Treze Tilias entre os anos de 1934 e 1936. Atualmente a casa se tornou o Museu Municipal Andreas Thales e dispõe de objetos que conta a história da colonização européia da cidade, como peças artísticas, utensílios de trabalho e ambientes que revelam a vida da década de 30.

Rua Dr. Brasílio C. de Oliveira – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0176 | Site

Passeios pela natureza local

Parque do imigranteRosanetur/Flickr CC-BY

A cidade colonizada por povos austríacos presta homenagem ao país por meio do Parque do Imigrante. Além da consagração à nação, o lugar é um dos pontos contemplados pela natureza da região meio-oeste de Santa Catarina. No lago do parque há uma ilha no formato da Áustria que faz referência aos seus nove estados e aos arredores, academia ao ar livre e um monumento que simboliza a passagem do milênio, os 2000 anos antes de Jesus Cristo.

Rua Franz Point, S/N – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0176 | Site

No ano de 1989 foi fundado em Treze Tílias a Confecções Tirolian que viria a se tornar, em 2012, o Mundo Tirolês, a maior loja austríaca do Brasil. Em estilo alpino, o lugar conta com souvenir, trajes e acessórios típicos da Áustria e Alemanha, colares, molduras com flor Edelweiss, artesanato local, malhas e inúmeros outros produtos.

Rua Dr. Gaspar Coutinho, 461 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0316 | Site

BierbaumDivulgação

Fundada no ano de 2004 pelos irmãos Bierbaum, a Cervejaria Bierbaum era conhecida como Tirol Brasileiro. O modelo de produção utilizado segue o conceito europeu que, junto das melhores matérias primas, origina cervejas artesanais e diferenciadas.

Rua Dr. Gaspar Coutinho, 439 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0531 | Site

VinhoImagem ilustrativa

Após voltar para sua cidade natal na região meio-oeste de Santa Catarina, Walter Kranz, em 2007, deu início a elaboração de vinhos que culminou na inauguração da Vinícola Kranz, na cidade de Treze Tílias. Além da especialidade, o lugar ainda produz outros produtos como, espumantes, sucos 100% naturais, geleias e schmiers. Com uma coleção de prêmios, a vinícola é uma das mais premiadas do Brasil. Na compra do ingresso para a visitação, está incluso a degustação de um espumante, um vinho branco, outro tinto, sucos puros, geleias e acompanhamentos.

Rua dos Pioneiros, 220 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0833 | Site

A culinária europeia na região meio-oeste de Santa Catarina

Comida austríacaImagem ilustrativa

No almoço da região meio-oeste de Santa Catarina, o restaurante amadeirado do Hotel Tirol, em Treze Tilias, serve um buffet diariamente com comida caseira e pratos típicos austríacos e, durante a noite, um farto café colonial com pratos quentes e bastante vinho à vontade.

Rua São Vicente de Paula, 111 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0125 | Site

A charmosa casa rústica da rua Gaspar Coutinho, é onde os turistas vão para provar da culinária da cidade. No Restaurante e Pizzaria Edelweiss, a influência austríaca é notada desde o ambiente até a culinária típica do país colonizador. No cardápio variado também é disposto pizzas assadas no forno a lenha.

Rua Caron, 126 – Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0531 | Site

RestauranteDivulgação

O Restaurante Lindendorf, localizado no parque de mesmo nome, é famoso na região meio-oeste de Santa Catarina por reservar uma das melhores culinárias típicas da Áustria. Na beira do lago, a casa dispõe de mesas internas e externas com vista para o parque, um ambiente agradável para provar dos pratos típicos austríacos e de quebra, se deliciar com deliciosa sobremesa da casa: apfelstrudel quente com sorvete.

Rua Antônio Pattis, 10 – Treze Tílias | Tel.: (49) 3537 0658 | Site

pizza-zarpoImagem ilustrativa

Com bastante requinte e bom gosto, Alexandre Falchetti redecorou seu empreendimento com belas esculturas para melhor receber seus clientes pelo espaço. O Pub Biergarten é o lugar ideal para se provar o chopp produzido em Treze Tílias, o Bierbaum. Além da bebida, o cardápio conta com acompanhamentos, como mini pizzas, calzones, pratos frios e linguiças tradicionais.

Rua Leoberto Leal, 392 – Centro, Treze Tílias | Tel.: (49) 3537-0535 | Site

O melhor de Fraiburgo

Floresta rené freyRosanetur/Flickr CC-BY

A partir de um agendamento com a Casa do Turismo é possível conhecer a Floresta René Frey, uma das belezas naturais da região meio-oeste de Santa Catarina. Nativa e centenária, a mata é composta por enormes pinheiros, araucárias, imbuias e uma fauna exótica. Além de um contato direto com a natureza, o lugar também é refúgio para a prática de meditação e para um passeio de jipe.

Avenida Videira, 442 – Santa Mônica, Fraiburgo | Tel.: (49) 3246-2352

Pesque e pague steinerImagem ilustrativa

A 5 quilômetros da cidade de Fraiburgo, o Pesque e Pague Steiner, é uma opção de passeios na região meio-oeste de Santa Catarina. Em meio à natureza, o local conta com lago para a prática de pesca, quiosques com churrasqueira, restaurante, trilha ecológica, passeio a cavalo e até uma pista de kart.

Rodovia SC 355 – Bairro X de Novembro, Fraiburgo | (49) 3246-5499

As casas da Normandia, província localizada na região noroeste da França, foram a fonte de inspiração para arquitetura da construção do Castelinho de Fraiburgo. Idealizada por Roger Biau e seu amigo arquiteto francês, a casa foi erguida para atender os desejos da esposa de Biau e se tornou uma referência arquitetônica da região meio-oeste. Apesar de não ser aberto à visitação, uma ida por perto é o suficiente para apreciar a beleza do lugar

Avenida Paraná, s/n – Jardim das Hortênsias, Fraiburgo

Um pouco da história da cidade

A primeira casa de alvenaria construída em Fraiburgo foi levantada para ser a residência do casal Lydia e Arnoldo Frey, um dos fundadores do município, isso em 1948. Passados 40 anos, o imóvel foi doado ao município pelos filhos do casal, recebeu o nome de Casa da Cultura Lydia Frey e hoje abriga o Museu Histórico da Cidade.

Av. Arnoldo Frey, 16 – Centro, Fraiburgo | Tel.: (49) 3908-2027 | Site

Reaberto em junho de 2016, o Museu do Jagunço conta parte da história de Fraiburgo, de quando a cidade se envolveu na Guerra do Contestado. Localizado em redutos de conflitos, o acervo do lugar é composto por armas utilizadas no confronto que envolvia, em partes, aspectos religiosos.

Estrada Taquaruçu de Cima, 25 Km ao Sul, Fraiburgo

Gruta joao e mariaImagem ilustrativa

A 8 quilômetros do centro de Fraiburgo, a Gruta João Maria é consagrada como ponto turístico da cidade de Treze Tílias. O local serviu para o Monge João Maria fazer suas peregrinações durante a Guerra do Contestado que afetou a região meio-oeste de Santa Catarina. Segundo a lenda, o monge acampava ali perto da fonte e as águas eram milagrosas e abençoadas.

Avenida Beira do Lago, 150, Fraiburgo



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *