Aproveite Dicas de Roteiro Turístico pela Argentina

Impressionante não apenas por ser o segundo maior país em extensão territorial da América do Sul, a Argentina em sua ampla proporção, dispõe de 23 províncias e uma grande metrópole, sua capital, Buenos Aires. O local é considerado por muitos brasileiros a Europa do continente e possui a vantagem de estar a poucas horas de distância. Com arquitetura colonial preservada e construções antigas e modernas, o contraste das paisagens formam cenários reconhecidos mundialmente, além de ruas charmosas com clima agradável, cercadas por restaurantes, parques e muito mais!

A rivalidade com os hermanos fica apenas nos campos de futebol e os fanáticos pelo esporte têm a oportunidade de aproveitar momentos inesquecíveis em estádios de times como River Plate e Boca Juniors. Os passeios continuam pelas áreas mais afastadas, que abrigam algumas das melhores vinícolas do mundo, montanhas cobertas por neves e pistas de esqui. Já no verão, é possível desfrutar de lugares ideais para cavalgadas e canoagem.  É impossível perder essa diversidade de entretenimento e lazer, por isso, confira o roteiro completo do Mag e conheça o melhor das regiões turísticas da Argentina!

Veja hospedagens na Argentina com tarifas promocionais para sócios Zarpo

As belezas dos parques nacionais da Argentina

Parque Nacional Tierra del FuegoMurray Foubister/CC BY-SA

Localizado na cidade de Ushuaia, o parque nacional Tierra del Fuego, foi criado em 1960 e surpreende com lugares de reserva ambiental fascinantes. Em meio aos cenários cercados pela área verde de quase 63 mil hectares e, a cerca de 12 km do município, o local é banhado pelo Canal de Beagle e complementado por lagos, bosques e montanhas. Os visitantes também podem conhecer o destino por meio de locomotivas que partem da estação “Del Fin del Mundo”, situada ao lado oeste da região em trilhas com vista privilegiada.

Rua Monseñor José Maria Scriva –  Ushuaia

No noroeste da Argentina, o parque nacional Talampaya, impressiona pela localização com paredões de formações rochosas avermelhadas e mais de 150 m de altura. Entre os onze patrimônios mundiais do país, declarados pela UNESCO, o cânion está no território da província La Rioja e foi projetado para proteger sítios arqueológicos e paleontológico. Espalhado no espaço de quase 215 mil hectares, a atração contém paisagens composta por vegetação da flora e fauna típicas dos biomas das montanhas. Além disso, é parada obrigatória para os viajantes que buscam tranquilidade com paisagens encantadoras, coloridas e geoformas que foram esculpidas pela erosão da água e do vento.

Inaugurado em 1934, o Parque Nacional Nahuel Huapi está entre as áreas verdes mais antigas da Argentina e, permite ao visitantes desfrutar das lagunas e bosques espalhados pela área de mais de 700 mil de hectares. O ambiente é perfeito para passeios românticos, além de se deslumbrar com montanhas de vista panorâmica para paisagens de tirar o fôlego. Situado na cidade de Bariloche, um dos destinos preferidos de quem visita a Argentina, o espaço dispõe ainda de picos nevados, biodiversidade impressionante e muito mais!

Avenida San Martín, 24 – San Carlos de Bariloche | Tel.: (+54) 294 4423-111 | Site

Parque Nacional Iguazú - Argentina

As mais famosas quedas d’águas do mundo, localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, permitem aos viajantes brasileiros apreciar seu cenário exuberante em terras estrangeiras, pertinho de casa. No lado dos hermanos, o Parque Nacional Iguazú é excelente opção de atividade turística para aproveitar o lazer, enquanto aprecia as belas cachoeiras mais de perto. É preciso andar por mais de 6 km, em três trilhas ecológicas para chegar até o parque e, durante o trajeto é possível curtir mirantes, transportes como embarcações que atravessam as pontes sob essas atrações, além do trem, considerado por muitos como ideal para a transitar pelo destino.

Ruta 101 – Km 142, 3370 – Puerto Iguazú | Tel.: (+54) 3757 49-1469 | Site

A 600 m acima do nível do mar, o parque nacional Lihué Calel foi construído para conservar a biodiversidade regional. Localizada na província de La Pampa, a área de 900 mil hectares, possui bosques e montanhas com vegetações típicas. Quem visita o espaço pode apreciar lugares e monumentos históricos, datados em períodos de até 2 mil anos antes de Cristo, como os sítios arqueológicos e cavernas com desenhos rupestres. Para completar os passeios, alguns animais como guanacos, coelhos da Patagônia, falcões, raposas, furões, pumas e lagartos aparecem para entreter os admiradores.

Estrada Km 152 – Província La Pampa | Tel.: (+54) 2952 43-6595 | Site

Melhores museus e estádios da Argentina

Museu Nacional de Bellas Artes - Argentina Beatrice Murch/CC BY-SA 

Inaugurado em 1896, o Museu Nacional de Bellas Artes, instalado no centro da capital Buenos Aires, é reconhecido por abrigar o maior patrimônio de obras do país e da América Latina. Na construção histórica, onde os trabalhos são expostos, funcionava a antiga Casa de Bombas da cidade, mas atualmente, quem visita o espaço encontra o acervo de artistas internacionais renomados. Os passeios são complementados pelas visitas guiadas, com explicações sobre a história das telas,  dos pintores, como Tarsila do Amaral, Carlos Alonso, Pablo Picasso e muito mais!

Avenida del Libertador, 1473 – Buenos Aires | Tel.: (+54) 11 5288-9900 | Site

Com exposições permanentes de artistas das Américas, o Museo de Arte Latino Americano, também conhecido como Malba, é ótima opção de passeio turístico na Argentina. O local que busca proporcionar reconhecimento para obras de nomes talentosos, como Frida Kahlo, Diego Rivera, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e outros, também oferece aulas de cursos em disciplinas como artes e cultura, além das atividades de espetáculos culturais e artísticos organizadas pelo espaço. Para completar, no local há um cinema onde os visitantes podem assistir curtas metragens de diversos diretores e, ainda, salas de acervo temporário de alguns pequenos pintores argentinos.

Avenida Pres. Figueroa Alcorta, 3415 – Caba | Tel.: (+54) 11 4808-6500 | Site

Museu Casa Rosada - Argentina Diego Delso/CC BY-SA 

O Museu Casa Rosada, antigo Museu do Bicentenário, foi inaugurado em 2011 e é parada obrigatória para os turistas da Argentina. O ambiente que fascina por suas salas amplas e modernas, também chama atenção pelas exposições de peças históricas e artísticas, datadas do período colonial até a modernidade, tendo como destaque obras que retratam os 200 anos da república no país. Alguns itens presentes, foram usados por presidentes, como o bastão presidencial, bastante utilizado nas cerimônias de posse, além dos carros, carruagens e demais objetos doados para o local.   

Avenida Hipólito Yrigoyen – Cidade Autônoma de Buenos Aires | Tel.: (+54) 11 4344-3804 | Site

Construído em 1914, não é à toa que o Palácio Paz, é considerado um dos principais pontos turísticos da Argentina. O lugar se destaca pela arquitetura colonial rica em detalhes na decoração de cada cômodo. A partir das visitas, guiadas é possível encontrar móveis, peças e objetos esculpidos em madeira italiana, que preservam o estilo renascentista da França. Entre os amplos salões e escadarias, os espaços de bailes, biblioteca, hall de entrada, sala de música, jardins e esculturas chamam a atenção dos turistas.

Avenida Santa Fé, 750 – Buenos Aires | Tel.: (+54) 11 4311-1071 | Site

A casa do Boca Juniors, o estádio La Bombonera é excelente opção de passeio para os amantes de futebol, que podem aproveitar a viagem pela Argentina para conhecer o estádio de um dos principais times do país. O museu integrado ao campo, também é ótima alternativa de entretenimento para os amantes do esporte. Além disso, possui salas de exposições da história do clube, com quadros de uniformes do Boca, chuteiras, troféus, fotos de jogadores e muito mais! A visita guiada conta com explicações de profissionais sobre a construção do local e campeonatos, tudo complementado pela tecnologia e murais interativos.

Dr. del Valle Iberlucea, 97 – Buenos Aires

Estádio Monumental de Núñez - Argentina Fulviusbsas/CC BY-SA

Outro destino ideal para os fanáticos por futebol, o Estádio Monumental de Núñez é a casa do River Plate, e maior campo da Argentina. O local também está entre os 10 maiores da América Latina, sendo considerado um verdadeiro paraíso para quem curte o esporte. Mais afastado do centro de Buenos Aires, quem visita o espaço, pode conhecer o museu que conta a história do time, com muita tecnologia e objetos que fizeram parte do clube. Os passeios guiados passam por áreas que encantam os turistas, como salas de projeção com filme sobre a equipe e narrativas da construção do estádio. Para completar, o roteiro passa pela arquibancada, campo, vestiário dos jogadores, banco dos reservas e, ainda, espaço onde os troféus estão expostos, murais de fotos, depoimentos, lojas de uniformes e produtos do River, bar temático e muito mais!    

Avenida Pres. Figueroa Alcorta, 7597 – Caba | Tel.: (+54) 11 4789-1200 | Site

Os sabores da culinária da Argentina

 The Argentine Experience - Restaurantes na Argentina Imagem ilustrativa

Diferente dos restaurantes tradicionais com os quais estamos acostumados, o The Argentine Experience proporciona aos clientes a experiência única ao oferecer os próprios pratos, regados à muita diversão. O espaço conhecido pela receptividade e interação, recebe os visitantes com drinks e vinhos especiais da adega da casa, em seguida é possível aprender mais sobre a gastronomia da Argentina em aulas de instruções com chefs do estabelecimento. Além disso, para complementar, depois de cozinhar as entradas e prato principal, há ainda chances de saborear receitas de  sobremesas que fazem sucesso, como o alfajor produzido com o famoso doce de leite do país.

Fitz Roy, 2110 – Buenos Aires | Tel.: (+54) 11 4778-0918 | Site

O I Latina propõe aos clientes experimentar pratos típicos da culinária de locais da América Latina, viajando pelo paladar desde o México até a Patagônia. Inaugurado em 2008, pelo chef Santiago Macías, o restaurante dispõe de cardápio variado com destaque para cozinha colombiana. Une também experiências gastronômicas de sabores, técnicas, ingredientes e cultura das regiões visitadas por Santiago. Para completar as refeições, os vinhos argentinos são excelentes opções de degustação.

Murillo, 725 – Caba | Tel.: (+54) 11 4857-9095 | Site

La Bourgogne - Restaurantes na Argentina Imagem ilustrativa

Instalado junto ao Alvear Palace Hotel, o La Bourgogne é aberto ao público externo e encanta pela decoração requintada e charmosa. Com iluminação baixa, móveis de madeira e ambientes que remetem às tradições francesas, o menu diversificado complementa a experiência. O local possui pratos inspirados na gastronomia da França, preparados com técnicas do país, além de cartela de vinhos especiais da casa para acompanhar a refeição.

Avenida Alvear, 1891 – Alvear Palace Hotel | Tel.: (+54) 11 4805-3857 | Site

Entre os restaurantes mais queridos da Argentina, o El Gran Paraiso é ideal para aproveitar almoço ou jantar em família, enquanto visita um dos prédios históricos mais procurados por turistas no país. Construído em 1890, com madeira velha e folheados, o pátio onde o espaço está instalado mantém preservado seu estilo residencial com sua decoração original apenas complementadas pelas mesas e cadeiras do estabelecimento, colocadas no interior e ao ar livre. Cercado por ambiente colorido e que guarda tradições da cultura nacional, o cardápio oferece pratos vegetarianos, provoletas, empanados, carnes nobres, sobremesas famosas na região e, ainda, para acompanhar, há vinhos exclusivos de vinícolas como Esmeralda, Catena e Septima.

Caminito, 1167 – La Boca | Tel.: (+54) 11 4302-1752 | Site

Brasserie Petanque - Restaurantes na Argentina Imagem ilustrativa

Um pedacinho da França, no centro de Buenos Aires! Assim é conhecido o restaurante Brasserie Petanque, que localizado na famosa avenida Defensa, oferece aos visitantes da capital argentina, um espaço completo com decoração e pratos tradicionais do país europeu. Com clima agradável e aconchegante, o ambiente possui decoração e arquitetura que remete a espaçosos botecos franceses, com prateleiras onde há vinhos e cervejas expostos, além do cardápio variado. As entradas, pratos principais, aperitivos e sobremesas são preparados com base em ingredientes como carnes nobres, frutos do mar, legumes e entre outros.

Defensa 596, 1065 – Caba | Tel.: (+54) 11 4342-7930 | Site

Melhores lugares para compras na Argentina

Unicenter - Argentina Imagem ilustrativa

Bastante frequentado por turistas e moradores da Argentina, o shopping Unicenter foi inaugurado em 1988 e é um dos primeiros centros comerciais da região. Localizado a 17km do centro de Buenos Aires, o espaço com área de 220 mil m², abriga mais de 300 lojas de marcas nacionais e internacionais especializadas em moda, gastronomia e entretenimento. O lazer, aliás, é garantido com salas de cinema 2D, 3D e premium, além da praça de alimentação e outros ambientes próprios para compras na cidade.

Rua Paraná, 3745 – Martínez | Tel.: (+54) 11 4733-1111 | Site

O prédio onde atualmente se concentra a Galerias Pacífico, foi construído em 1888 e é declarado Monumento Histórico Nacional da Argentina. Mesmo com as inúmeras reformas, o espaço ainda preserva sua inspiração em arquitetura colonial e impressiona pela decoração repleta de pinturas de deuses e estátuas famosas. A amplitude das lojas, praça de alimentação e outros pontos, são ideais para passeios em família ou com amigos. Um dos lugares mais frequentados por quem visita Buenos Aires, o local conta com lojas de marcas famosas, como Lacoste, Swarovski, Carolina Herrera e muito mais!

Avenida Córdoba, 550 – Caba | Tel.: (+54) 11 5555-5110 | Site

Benroth Chocolates - Argentina Imagem ilustrativa

Uma das mais prestigiadas fábricas de chocolate na Patagônia Argentina, no Benroth Chocolates além de conhecer a história da família que dá nome ao espaço, os visitantes também encontram grande variedade de produtos. A loja, instalada na cidade de Bariloche, em meio às montanhas de pontes nevadas e paisagens charmosas, oferece mercadorias como bombons de diferentes sabores, pastilhas, tabletes de chocolates recheados, alfajores, nougat´s, pastilhas e entre outro doces que valem a pena experimentar.

Beschtedt 569, 8400 – San Carlos de Bariloche | Tel.: (+54) 294 442-3326 | Site

Na província de Mendoza, os turistas podem aproveitar a viagem para conhecer as famosas vinícolas, onde há ainda excelentes estabelecimentos para compras de vinhos especiais da Argentina. A loja Sol & Vino, é uma delas!  Referência no mercado para quem deseja comprar a bebida em um dos melhores lugares do país vizinho, o espaço abriga adega impressionante pela diversidade dos produtos. Com bons rótulos como Alandes, Achaval Ferrer e 59N, também é possível encontrar além de acessórios ligados as garrafas, taças, louças e muito mais!

Avenida Sarmiento 664-5500 – Mendoza | Tel.: (+54) 261 425-6005 | Site

Badalados bares e casas de shows da Argentina

Anasagasti Bar - Bares na Argentina Imagem ilustrativa 

Na região de Palermo, em Buenos Aires, o Anasagasti Bar está instalado em uma antiga casa construída no início do século XXI. O ambiente que fascina seus visitantes pela decoração com mesas e cadeiras de madeira rústica, dispõe de áreas agradáveis e confortáveis. Além disso, conta com três andares de salões com iluminação baixa, móveis, peças e objetos que impressionam pelos detalhes. No térreo, está o principal bar do espaço e oferece drinks exclusivos, como licores de fabricação própria, coquetéis, bebidas artesanais e menu que varia sazonalmente. Já no primeiro andar há o restaurante com degustação e coqueteleira, enquanto isso, ao visitar o segundo piso, os visitantes encontram terraço, bar especial e salas para cursos e oficinas disponibilizados no local, que chamam a atenção dos clientes.

Psje. Anasagasti, 2067 – Palermo | Site

Perfeito para curtir a agitação noturna na Argentina, o Verne Club é excelente opção de bar para apreciar alguns dos melhores coquetéis em Buenos Aires. Quem deseja aproveitar o local com tranquilidade e sem estresse, não pode deixar de fazer reserva de mesas e, ainda, escolher entre as áreas externa e interna do clube. O ambiente sofisticado e luxuoso, garante lazer e entretenimento para fechar o dia turístico pelo país, com diferentes estilos musicais para animar a noite, bebidas de nomes criativos, coquetéis e menu diversificado.

Avenida Medrano, 1475 – Caba | Tel.: (+54) 11 4822-0980 | Site

Niceto Club - Bares na Argentina Imagem ilustrativa 

Bastante conhecida entre as casas noturnas da Argentina, a Niceto Club foi inaugurada em 1998 e proporciona momentos de descontração embalados por músicas de diferentes estilos e artistas portenhos. Ideal para aqueles que procuram por lugares para dançar e aproveitar a noite em Buenos Aires, o local divide suas atrações em shows nacionais e internacionais, tocando ritmos como pop, rock, reggae, eletrônica, funk e, claro, tango. O amplo espaço tem capacidade para até mil pessoas e conta com dois palcos, quatro bares e áreas Vip’s.

Avenida Coronel Niceto Vega, 5510 – Buenos Aires | Tel.: (+54) 11 4779-9396 | Site

O estilo do The Gibraltar Bar remete aos típicos pub’s ingleses e chama a atenção pela decoração revestida em madeira e móveis em estilo retrô. Frequentado principalmente por grupos de amigos que buscam lugares para curtir o happy hour, o local dispõe de música ambiente, mesas de sinuca, televisores para transmissão de jogos e, para completar, áreas ao ar livre ideais para curtir o entretenimento noturno na Argentina. No menu, além de encontrar refeições como almoço e jantar, os visitantes também podem desfrutar de petiscos, sanduíches, opções vegetarianas e doces. Para acompanhar, as cervejas artesanais, os chopps e whiskys são excelentes pedidas.

Perú, 895 – Caba | Tel.: (+54) 11 4362-5310 | Site

Localização privilegiada na Argentina

Buenos Aires

Maior cidade da Argentina, Buenos Aires é o destino certo para os viajantes que desejam conhecer os principais pontos turísticos dos hermanos. O município charmoso, que preserva construções de arquitetura europeia e colonial, dispõe de lugares que são excelentes opções de passeios. Não é à toa que a famosa capital portenha dispõe de inúmeras hospedagens com localização estratégica, além de restaurantes, lojas, bares, museus e muitos outros espaços que não podem ficar de fora do roteiro argentino.

A província de Mendoza possui mais de mil vinícolas e cenários que surpreendem por suas belezas naturais, cercadas por montanhas consideradas as mais altas da América do Sul. Com hotéis que dispõem de acomodações com vista privilegiada para áreas charmosas, o destino chama a atenção pela produção de vinhos, além dos chalés e lojas ideais para apreciar a bebida. Os turistas também têm a chance de contemplar paisagens encantadoras, como a Cordilheira dos Andes, museus ao ar livre, ruas comerciais, mercado municipal, parques nacionais e muito mais!

Bariloche

Ao norte da Patagônia Argentina, os turistas encontram a pequena cidade de Bariloche. Localizada a cerca de 1.600 km de Buenos Aires, o local é bastante procurado por conta de suas belas paisagens, formadas por pontos de neves, principalmente durante o inverno. A região é considerada um dos excelentes destinos para prática de passeios de ecoturismo, além de atividades radicais em pistas de esqui e excursões em meio a natureza. Para completar, seus cenários de tirar o fôlego são cercados por montanhas, lagos e restaurantes que impressionam pela boa gastronomia de sabores tradicionais do país.

Confira o roteiro do Mag com alguns dos melhores hotéis na Argentina



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *