Serra da Mantiqueira: 7 roteiros de inverno

Serra da Mantiqueira: 7 roteiros de inverno

A imponente cadeia montanhosa que se estende por três estados brasileiros, ocupa boa parte do território mineiro, alguns municípios de São Paulo e um pedacinho do Rio de Janeiro. São cerca de 500 km de montanhas e florestas remanescentes de Mata Atlântica, que abrigam diversas espécies da fauna e da flora, rios, picos, riachos e cachoeiras. Com tantos atributos naturais, as cidades cercadas pela Serra da Mantiqueira se tornam roteiros certos para aventureiros e viajantes, que fogem das movimentadas capitais em busca de contato com a natureza, sossego e romantismo.

Encontre hotéis na Serra com descontos imperdíveis nas diárias

Delfim Moreira: destino para ecoturismo

wiki-cachoeira-das-tias-delfim-moreira-mg-zarpoGabrielrvallim/CC BY-SA

Estilo de vida pacato, de atmosfera tranquila e grandiosas paisagens rústicas formadas por montanhas e cachoeiras, são grandes destaques que compõem a beleza de Delfim Moreira, a cidade do Sul de Minas situada nas Terras Altas da Mantiqueira, uma região especifica da Serra da Mantiqueira. Na cidade há uma praça cercada por botequins que servem queijo minas com cachaça e, na natureza encantadora ao redor, há passeios de ecoturismo com dezenas de cachoeiras, trilhas, mirantes e hotéis fazendas, boques repletos de bromélias e orquídeas.

Passa Quatro: além de linda, tem passeio de trem

flickr-passa-a-quatro-mg-zarpoRosanetur/CC-BY

Prédios existentes desde o final do século XIX, ruas formadas por paralelepípedos e clima sossegado são características que fazem de Passa Quatro, uma das cidades da Serra da Mantiqueira mais tranquilas e naturalmente bonitas. Com o forte nela é o turismo ecológico, mais explorado durante o inverno quando as temperaturas caem, tonando possível – algumas vezes – ver as formações de gelo no cume de suas montanhas e geadas nas áreas mais baixas. Atualmente, na cidade ainda existe um passeio turístico de Trem da Serra da Mantiqueira, ligando a estação local ao túnel ferroviário no alto da Serra, próximo à Garganta do Embaú que foi cenário de episódios militares durante a Revolução de 32.

Campos do Jordão: a menina dos olhos!

Campos do Jordão - Serra da Mantiqueira

O mais visitado destino da Serra da Mantiqueira vira point para casais e baladeiros quando as baixas temperaturas do inverno começam a apontar nos termômetros da cidade. A arquitetura à la Suíça e o friozinho das montanhas, ganham ainda mais charme com bares e baladas descolados e restaurantes que servem fondues à luz de velas e iguarias da gastrônoma Alemã.

Carballo Hotel - Serra da Mantiqueira

O endereço para badalar, comer bem e fazer boas compras é a famosa Vila Capivari, mas a viagem também garante bastante contato com a natureza nas trilhas do Horto Florestal e nos encantadores jardins do Amantikir Garden. Para reservar em Campos do Jordão com as tarifas especiais do Zarpo, o Carballo Hotel & SPA é ótimo para casais, enquanto a Pousada Alto da Boa Vista, garante diversão para toda a família.

São Bento do Sapucaí: a vizinha calma!

São Bento do Sapucaí - Serra da Mantiqueira

Situada a apenas 40 km de Campos do Jordão, a pequena São Bento do Sapucaí agrada os viajantes que preferem sossego aos agitos da vizinha. Em meio aos cenários da Serra da Mantiqueira, charmosas e românticas pousadas oferecem refúgios perfeitos para descansar e curtir uma estada a dois. Apesar da vocação para destino relax, nem só de calmaria e romance é feita uma viagem a São Bento do Sapucaí.

Canto da Lua - Serra da Mantiqueira

Os aventureiros encontram muita adrenalina com atividades como escaladas, trekking, rapel e voo livre, no famoso complexo da Pedra do Baú, composto pelas pedras Bauzinho, Baú e Ana Chata. E, mesmo com frio, as cachoeiras do destino valem o passeio para apreciação ou para quem tiver coragem de encarar um cascading queda abaixo. Para curtir ainda mais o destino, a charmosa pousada Canto da Lua empresta bikes e organiza passeios a cavalo e caminhadas pelas trilhas da região. Para esquentar, os chalés têm lareira e a piscina é aquecida, tem sauna úmida acoplada e hidromassagem.

Gonçalves: o amor sobe a serra!

Solar d'Araucária - Serra da Mantiqueira

Cercada por floresta de Araucárias e Pinheiros, Gonçalves é a queridinha dos casais em busca de um descanso regado a paixão. Situado no topo da Serra da Mantiqueira, a cidade mineira descortina belas cachoeiras e trilhas. Os casais podem alternar aventuras com momentos juntinhos em hospedagens encantadoras, como a Pousada Solar d’Araucária, que oferece apenas 18 chalés, caprichados na decoração e com opções de lareira e hidromassagem.

Monte Verde: aventura na Serra da Mantiqueira!

Carícia do Vento - Serra da Mantiqueira

Se é adrenalina que procura, uma das melhores cidades da Serra da Mantiqueira é a mineira Monte Verde. Além do charmoso estilo alpino e da gastronomia, herdados dos imigrantes europeus, o destino rende aventuras pelas trilhas da Mantiqueira, com quadriciclos, jipes e trekkings. Uma das mais procuradas é a que leva ao topo da Pedra Chapéu do Bispo, com cerca de 1.955 metros de altitude. A estada para curtir os encantos da cidade e relaxar após um dia de adrenalina, está na Pousada Carícia do Vento.

São Francisco Xavier: refúgio perto!

Refúgio Vila da Mata - Serra da Mantiqueira

São Francisco Xavier, apelidada carinhosamente de “São Xico”, é outra alternativa para os viajantes em fuga da capital paulista. Situada a apenas 170 km da cidade de São Paulo, é um destino repleto de trilhas e cachoeiras que servem de balsamo para aliviar os estresses diários. Outro destaque que garante voltar de São Xico com muitas lembrancinhas da viagem, é o Circuito das Artes, formado por talentosos artistas e ótimos ateliês. No Refúgio Villa Da Mata o atendimento é personalizado e as vistas são de tirar o fôlego!

Reserve uma estada com tarifas promocionais e aproveite o melhor da Serra da Mantiqueira!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *