Roteiro com Atrações Imperdíveis para Desfrutar no Panamá

Ruínas históricas, construções modernas, centros comerciais livres de impostos, ilhas desertas e paradisíacas… o Panamá tem opções para todos os gostos. Com cerca de 80 km de extensão, banhado tanto pelo oceano Atlântico quanto pelo Pacífico, o país atrai cada vez mais viajantes e movimenta o turismo na América Central. Para quem ainda não conhece, o Mag preparou um roteiro especial pela região que ficou conhecida como “Dubai das Américas”. Os passeios vão desde a visita ao famoso Canal do Panamá até uma ida às ilhas mais afastadas de arquipélagos como San Blas e Las Perlas. Confira!

Descubra estadas no Panamá com tarifas especiais para sócios Zarpo

Canal do Panamá: a grandiosa obra que liga os Oceanos

Canal do Panamá

Considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Canal do Panamá serve para conectar o Oceano Atlântico ao Pacífico e facilitar o comércio marítimo. Hoje, quem percorre a construção encontra três eclusas, uma espécie de “elevador” para os navios, para suprir o desnível entre os dois oceanos. A principal delas é a de Miraflores, onde também fica o Centro de Visitantes, com mirantes para observar o sobe e desce dos navios e um museu com uma exposição permanente de fotos e documentos antigos contando a história da construção e o funcionamento do Canal.

A ideia da construção do Canal foi dos franceses, que começaram o projeto no final do século XIX, em 1878. Depois de enfrentar alguns problemas na engenharia e doenças tropicais, a construção foi interrompida. Em 1904, após proclamar independência da Colômbia e com o auxílio dos Estados Unidos, o Panamá retomou o desenvolvimento do projeto, que só foi concluído 10 anos depois. Ao todo, mais de 43 mil pessoas trabalharam na construção.

O Canal fica entre a capital Cidade do Panamá e a província de Gatún. Antes, as embarcações que queriam chegar ao lado do Atlântico precisavam contornar todo o continente da América do Sul, gerando gastos muito maiores com a locomoção. Hoje em dia, passam por lá cerca de 20 mil navios por ano, embarcações essas que sustentam quase 4% do mercado mundial. Os navios levam entre 8 e 10 horas para concluir o percurso.

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

Cidade Panamá

Município mais populoso e principal centro financeiro do país, a Cidade do Panamá pode ser comparada a grandes metrópoles, como Nova York e Dubai. A região abriga shoppings grandiosos, ruas badaladas e arranha-céus modernos, todos inseridos em um cenário urbano com segurança, limpeza e organização no mesmo nível de países super desenvolvidos.

Além das áreas contemporâneas, a cidade ainda conta com regiões com arquitetura e monumentos antigos preservados, como por exemplo Casco Antiguo, o centro histórico da cidade. Há ainda movimentados bares e restaurantes que complementam o roteiro do viajante. Confira!

Passeios imperdíveis na capital

Panamá Viejo Magela Cabrera Arias/CC BY-SA

Uma das primeiras paradas dos viajantes pode ser no sítio arqueológico de Panamá Viejo, onde começou a cidade do Panamá, em 1519. Considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, está localizado próximo a região central em uma área arborizada e encoberta pelos arranha-céus do centro moderno. Atualmente o local preserva ruínas de antigos prédios, como conventos e igrejas, além do portal de entrada Puente del Matadero e a Torre da Catedral. A região que tem a fama de ser “pé fria” já passou por diferentes desastres, desde catástrofes naturais como terremotos e incêndios, até atitudes mal intencionadas como a do famoso pirata Henry Morgan que, em 1671, invadiu e incendiou toda a região.

Vía Cincuentenario – Panamá Viejo | Tel.: (+507) 226-8915 | Site

Seguindo nessa linha mais histórica, uma boa pedida é conhecer os encantos de Casco Antiguo. Para começar vá até as belas ruínas do Convento de Santo Domingo. Construído em 1678, o monastério sofreu um grave incêndio no século XVII que acabou por destruir sua torre e seu interior. Atualmente, os muros e arcos que sobreviveram a tragédia são bastantes visitados, com destaque para o “Arco Chato”, erguido para sustentar o coro do convento e que hoje é um dos cartões postais do país.

Calle 3a Oeste – Casco Antiguo | Tel.: (+507) 228-3986 | Site

Na rua ao lado está uma das construções mais antigas da Cidade do Panamá, a Casa Góngora, que dispõe de arquitetura em estilo colonial clássico, comum no século XVII. O casarão com mais de 250 anos de história é excelente atração cultural para conhecer na capital panamenha e tem entrada gratuita para o famoso centro de exposições onde estão abrigadas obras produzidas por artistas locais .

Avenida Central / Calle 4a Este – Casco Antiguo

Teatro Nacional do PanamáMelpanama/CC BY

Localizado no centro da região turística de Casco Antiguo, o Teatro Nacional do Panamá foi inaugurado no começo do século XX, em 1908, e é um dos principais prédios de arquitetura neoclássica na Cidade do Panamá. Com visita permitida apenas nos dias de apresentações de espetáculos, o espaço conta com pinturas do artista panamenho Roberto Lewis, que retratam a história do país a partir da mitologia grega.

Calle Rubén Darío Carles – Casco Antiguo | Tel.: (+507) 314 – 0763

Um pouco mais adiante, na área da Plaza de la Independencia, o Palacio de las Garzas é a sede presidencial do Panamá e chama a atenção por sua arquitetura. Ele foi construído em 1673, quando o Panamá ainda estava sob domínio da Espanha, e apenas em 1985, depois de ser casa particular, escola e sede da alfândega espanhola, foi adotado como residência oficial do governo panamenho. Quem o visita se depara com uma curiosidade: no interior do pátio do palácio é comum encontrar as garças que dão nome ao prédio, e foram presente do poeta Ricardo Miró ao ex presidente Belisario Porras.

Avenida Eloy Alfaro – Plaza de la Independencia | Tel.: (+507) 527-9600

Outra atração localizada na Plaza de la Independencia, a Catedral Metropolitana, também conhecida como Catedral Basílica de Santa Maria la Antigua, está entre os monumentos mais bonitos e bem elaborados da capital. Sua construção levou mais de 100 anos para ser concluída, tendo o projeto começado em 1688 e finalizado em 1796. A igreja, tombada como Patrimônio Histórico pela UNESCO, é considerada uma das maiores da América Central. Com duas torres laterais e paredes feitas de pedras, a atração possui arquitetura renascentista complementada por imagens de santos e pinturas que vão do chão ao teto.

Calle 7a Este – Plaza de la Independencia | Tel.: (+507) 262 – 3720

Aprenda mais sobre o Canal e a biodiversidade do Panamá

Museu do Canal Interoceânico do PanamáJjimenez0921/CC BY-SA 

O Museu do Canal Interoceânico do Panamá está instalado em um antigo prédio de 1874, e tem como principal objetivo contar a história do famoso Canal do Panamá. Em seu interior há salas onde é possível encontrar painéis interativos com exibições de como se deu o planejamento e funcionamento do Canal. O acervo do museu possui ainda pesquisas tecnológicas, objetos e fotos da construção do estreito, além de recortes de jornais publicados na época e muito mais!

Calle 5a Este – Plaza de la Independencia | Tel.: (+507) 211-1649 | Site

O Museu da Biodiversidade do Panamá é ótima atração para conhecer um pouco mais sobre a evolução das espécies que habitam a flora e fauna do Panamá. O edifício projetado pelo arquiteto Frank Gehry ocupa uma área de 4 mil m² e chama a atenção por suas enormes telhas coloridas e amplas salas, onde os visitantes encontram informações sobre a vida desses espécies e como sobrevivem ao clima do país. Entre os espaços para exibições, estão a Galeria da Biodiversidade com vídeos interativos, Oceanos Divididos, A Rede Viva e outros.

Calz. de Amador, 136 – Amador | Tel.: (+507) 830 – 6700 | Site

Inaugurado em 1975, o Museu de Ciências Naturais do Panamá também é ótima escolha para quem deseja embarcar nas histórias das espécies da fauna e flora do país. O museu dispõe de diferentes exposições em salas exclusivas para cada seção. No departamento sobre Evolução, por exemplo, os visitantes encontram explicações que relacionam a origem dos seres vivos. Além disso, há salas de Geologia, Paleontologia, Vertebrados, Biologia Marinha, Fauna e, ainda, uma biblioteca especial para crianças e adolescentes que aprendem mais sobre a natureza panamenha.

Calle 29 Este – Calidonia | Tel.: (+507) 225-0645 | Site

Os melhores restaurantes na Cidade do Panamá

El Trapiche - Restaurante no Panamá Imagem ilustrativa

Desde 1983, o El Trapiche  está entre os restaurantes queridinhos dos que apreciam a boa culinária panamenha. Com pratos típicos do Panamá, o local é tão famoso que conta com três casas, a principal fica na Vía Argentina e as filiais estão no Albrook Mall e na região de San Francisco. Os estabelecimentos são perfeitos para apreciar desde café da manhã, frituras e sopas até empanados, mariscos e muito mais!

Vía Argentina – El Cangrejo | Tel.: (+507) 269-4353 |  Site

Eleito um dos melhores restaurantes da América Latina em 2016, o Maito Restaurante proporciona aos clientes uma incrível experiência gastronômica com sabores da cozinha urbana panamenha. Além disso, também são oferecidos pratos da culinária asiática, americana, indígena e caribenha. Com mesas a céu aberto, tem o ambiente rústico e charmoso complementado pelo cardápio especial e acompanhado por cartela de vinhos com rótulos selecionados e, ainda, drinks e coquetéis exclusivos da casa.

Calle 50 – Coco del Mar | Tel.: (+507) 391-4657 | Site

Restaurantes no Panamá - Restaurante TinajasImagem ilustrativa

O Restaurante Tinajas é um típico estabelecimento panamenho que preza pela gastronomia especializada e pratos servidos com o melhor dos sabores nacionais. Para deixar a ida ao restaurante ainda mais divertida, a casa também conta com apresentações de danças folclóricas do país com dançarinos vestidos à caráter. Entre as delícias da casa há opções de hambúrgueres, salgados fritos, petiscos, frutos do mar, sopas, massas e, é claro, sobremesas típicas, como o pudim de pão adormecido. Para acompanhar, a escolha fica entre as cervejas e drinks especiais.

Calle 51 Este – La Cresta | Tel.: (+507) 263 – 7890 | Site

Com terraço e localização privilegiada, o exclusivo Capital Bistrô Panamá oferece gastronomia requintada e menu criativo que conta com opções de pratos principais preparados à base de frutos do mar, massas, cortes de carnes nobres e muito mais! Já entre as bebidas é possível escolher os bons vinhos nacionais e internacionais e, ainda, diferentes sabores de coquetéis.

Avenida Eloy Alfaro – Plaza de Independencia | Tel.: (+507) 6251 – 2120 | Site

Excelentes lugares para compras na capital

Albrook Mall - Panamá

Que a parada para compras no Panamá é obrigatória todo mundo já sabe, agora o que pouca gente conhece são os enormes centros comerciais da zona livre de impostos na capital panamenha.

Um dos melhores shoppings do país, o Albrook Mall também era até 2015 considerado o 14º maior do mundo. O local possui mais de 400 lojas espalhadas por três andares e diversas marcas famosas, como Tommy Hilfiger, Reebok, Nike, Gap, Lacoste, Adidas, Brooksfield e muito mais! Quem visita o espaço se depara com  uma grande variedade de produtos que vão desde roupas, calçados, acessórios até eletrodomésticos e eletrônicos, além de um supermercado.

Avenida de la Amistad – Albrook | Tel.: (+507) 303 – 6255 | Site

Multiplaza Pacific - Panamá Imagem ilustrativa

Localizado próximo a Zona Hoteleira, o shopping Multiplaza Pacific é responsável por um estilo de compras mais sofisticado e movimentado na capital do Panamá. O espaço conta com mais de 500 lojas entre marcas luxuosas como Gucci, Dolce Gabbana, Hermes, Ralph Lauren, Zara, Givenchy e outras. Além de centro comercial, o local também é excelente opção turística e possui restaurantes, cinemas e supermercados que complementam o passeio.

Calle Isaac Hanono Missri – Boca La Caja | Tel.: (+507) 833 – 9991 | Site

Entre os mais antigos e maiores centros comerciais do Panamá, o Grupo Los Pueblos ocupa um espaço de 22 hectares e dispõe de inúmeras opções de lojas à céu aberto. Entre os departamentos estão estabelecimentos como supermercados, farmácias e bancos. Considerado por muitos um centro de outlets no Panamá, o local abriga lado a lado lojas famosas, como as marcas esportivas Adidas e Sportline, além das multimarcas Panafoto e Feliz B. Maduro.

Calle Ramon H. Jurado –  Punta Paitilla | Tel.: (+507) 207 – 8888 | Site

Agitação na noite panamenha

Relic Bar - Bares no PanamáImagem ilustrativa

O Relic Bar é um espaço descolado e bastante movimentado na capital panamenha. Ideal para quem deseja curtir a noite na Cidade do Panamá, possui ambientes interno e externo com decoração rústica e que remete a pubs da Era Colonial. Quem visita o espaço pode desfrutar de música ao vivo embalados por Djs regionais e internacionais, além de programações especiais aos finais de semana. Para completar, a casa serve diversos tipos de bebidas, como drinks, cervejas artesanais, conhaques e entre outros.

Calle 9a Este, 3-28 – Plaza de la Independencia | Tel.: (+507) 262 – 1540 | Site

Um dos mais conhecidos e badalados espaços da rede Hard Rock, o Bar Hard Rock Panama é perfeito para quem busca diversão noturna na cidade. Seja com a família ou amigos, o local não decepciona! Além da sala de jantar e salão VIP para encontros mais reservados, o Hard Rock também serve pratos clássicos da culinária americana, como hambúrgueres e saladas frescas. Para acompanhar, o local disponibiliza bebidas alcoólicas, como cervejas e vinhos selecionados.

Avenida Balboa, 201 –  Multicentro/ Punta Paitilla | Tel.: (+507) 380-1112 | Site

Crown Casino - Bares no Panamá

Na noite panamenha também há opções para aqueles que não deixam de arriscar nos jogos de azar. E entre eles, o  Crown Casino é  perfeito! Com mais de 300 máquinas caça-níqueis, mesas de pôquer e roletas de apostas, os visitantes aproveitam para testar a sorte e garantir o entretenimento noturno na região. Para completar, o estabelecimento também conta com bares que servem diferentes tipos de bebidas, como drinks e coquetéis. Além disso, há ainda um restaurante com refeições leves.

Avenida Perú – Calidonia | Tel.: (+507) 377 – 2600

A bela e histórica cidade de Colón

Fundada em 1850, a cidade de Colón é a segunda maior do Panamá e está localizada na extremidade do mar do Caribe ao final da passagem pelo Canal do Panamá. Desde 1948 quando foi criada a Zona do Comércio Livre, o município vêm se tornando um importante destino comercial para os turistas, principalmente pelos produtos com preços baixos e livres de impostos. São ao todo mais de 2 mil lojas instaladas na área de 450 hectares do espaço. Além disso, a região conserva três dos portos mais importantes do Caribe. Colón também é a segunda maior zona de entrada de mercadorias internacionais sem tarifas do mundo.

Parque Nacional Soberania - PanamáKatja Schulz/CC-BY 

Os visitantes encontram ainda uma mistura significativa de etnias e culturas devido a imigração de escravos livres e espanhóis que viajaram até o Panamá para trabalhar na construção do Canal. Para completar, entre as atrações turísticas de toda a região estão parques e praias imperdíveis, como o Parque Nacional Soberania com floresta tropical preservada e mais de 100 espécies de animais, e a orla Isla Grande, com mar caribenho de águas claras e extensas faixas de areia branca e fofa.

As paradisíacas ilhas de San Blas

San Blas - Panamá

Conhecido como “paraíso panamenho”, o arquipélago de San Blas está a cerca de 2h da Cidade do Panamá, tem mais de 200 km de extensão e abriga 365 ilhas, uma para cada dia do ano! Localizada na costa do Oceano Atlântico (banhado pelo mar do Caribe), é uma região autônoma da tribo indígena Kuna Yala e preserva ilhotas desertas e desconhecidas por quase todo o mundo. Algumas até inabitáveis. Entre as ilhas de mares calmos e com piscinas naturais, as Isla Perro Chico, Isla Aguja e Isla Fragata se destacam por suas estruturas com áreas de camping, restaurantes à beira-mar e muito mais! Quem já visitou garante: é impossível não retornar para explorar ainda mais as charmosas praias de águas transparentes e conhecer cada uma das ilhas.

Bocas del Toro: o Caribe do Panamá

Bocas del Toro - Panamá

Na fronteira com a Costa Rica, o arquipélago de Bocas del Toro chama a atenção dos bons viajantes. Banhada pelo Oceano Atlântico (mar do Caribe) a região é formada por 52 ilhas baixas e arenosas que surgem na superfície de recifes de corais e são conhecidas como cayos. Há ainda outras nove ilhas turísticas como Isla Colón, Isla Carenero e a Cayos Zapatilla, que são excelentes para mergulhos, passeios e muito mais. Conhecida por suas orlas de águas cristalinas, piscinas naturais e longas faixas de areia branca, a região vai além e também conta com atrações de ecoturismo no Parque Nacional Marinho, que foi de declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e preserva uma grande diversidade da fauna e flora local.

O rico arquipélago de Las Perlas

Las Perlas - Panamá

Outro arquipélago bastante visitado no Panamá, o Las Perlas possui mais de 90 ilhotas que contam com águas calmas e cristalinas e formam cenários de paisagens paradisíacos. Ao lado do Oceano Pacífico, pequenas ilhas como a Contadora, Isla Viveros e a San Jose dispõe de belezas naturais desertas e pouca infraestrutura turística com hospedagens e restaurantes instalados nas margens das orlas. Apesar de pouco explorada, a região conserva uma história que mostra seu passado intenso. Seu nome que em bom português significa “Pérolas” foi dado graças a enorme quantidade da jóia encontrada pelos colonizadores espanhóis, o que atraiu a atenção de astros de hollywood e até monarcas.

Descubra passeios turísticos na fronteira entre Colômbia e Panamá



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *