Roteiro de 1 Dia em Niterói

A famosa ponte Rio x Niterói liga duas cidades que se completam com muitas características em comum. Beleza natural e arquitetônica, gastronomia excelente e passeios interessantes são uma deles. O Rio, uma das maiores regiões turísticas do Brasil e de fama internacional divide o seu território marítimo com a bela Niterói, um complemento a mais da capital tão procurada por brasileiros e estrangeiros que também dispõe de muitos pontos turísticos, belezas naturais, praias deslumbrantes e as melhores opções de locais para comer e beber.

Café da manhã em Niterói

cafe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O nome é apenas uma referência ao requinte peculiar francês que o lugar agrega em seu interior, no entanto, a essência do Café Gourmet é de uma casa mineira (mesmo localizada em Niterói) onde o aroma permeia de forma suave. Sofisticação e modernidade são características principais na formação da estrutura e decoração do estabelecimento. Para acompanhar um dos cafés da casa, com diferentes sabores, os bolos caseiros são os maiores sucesso do lugar.

Rua Coronel Moreira César, 211 – Icaraí | Tel.: (21) 2617-9351 | Site

Recém inaugurado pelo trio de amigas empreendedoras, Sara Teixeira, Isabel Teixeira e Paula Gontijo, no bairro de Icaraí, o Coffeetown – The American Coffe and Cake, Co. é uma reprodução das cafeterias norte estadunidenses de época, notado tanto pela arquitetura, quanto pelos produtos oferecidos. No cardápio de especialidades do lugar, encontram-se todas aquelas sobremesas tipicamente norte americanas, como o cinnamon roll, apple pie, red velvet, cookies, brownies, carrot cakes, devil, angel cakes, pound cakes, etc. Um dos cafés especiais do Coffetown, acompanhado de um dos pound cakes, é a definição de um desjejum em grande estilo.

Rua Coronel Moreira César, 26 – Icaraí | Tel.: (21) 2620-9747 | Site

Depois do desjejum, vem os passeios

wiki-solar-do-jambeiro-niteroi-zarpo-magazineMircezar/Wikipédia CC-BY-SA

Em um casarão histórico de São Domingos, o Solar Jambeiro foi construído no ano de 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, 10 anos depois foi vendida ao diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy. Tombado em 1974 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o edifício é uma amplo sobrado dono de uma charmosa arquitetura antiga em meio a uma chácara arborizada, onde seu interior é revestido de azulejos típicos das construções portuguesas. Desde que foi restaurado e reinaugurado, em 2001, o Palacete Bartholdy (como também é conhecido) é responsável por receber visitantes que se interessam pela história e arquitetura do lugar, além de abrigar exposições de artes plásticas, seminários e cursos sobre preservação e restauração de bens culturais.

Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá | Tel.: (21) 2109-2222 | Site

Em um casarão existente desde 1892 no bairro do Ingá, em Niterói, reside o Museu Janete Costa de Arte Popular. O nome é uma homenagem à arquiteta, pesquisadora e especialista em arte popular brasileira, Janete Costa. Apesar da longa data de existência, a construção de fachada neoclássica só se tornou museu em novembro de 2012, quando foi inaugurado após sua restauração e reforma. O espaço que conta com vários ambientes, promove exposições de arte popular do Brasil e conta com esculturas que representam grandes nomes brasileiros, como o ícone do futebol Pelé, o índio Araribóia, o português Mem de Sá e São Jorge. Além de exposições, o museu realiza shows musicais, lançamentos literários e debates com temas artísticos. Anexo ao lugar, ainda há um café e loja aos visitantes.

Rua Presidente Domiciano, 178 – Ingá | Tel.: (21) 2705-3929 | Site

museu-arte-contemporanea-niteroi-zarpo-magazine

Sobre o Mirante da Boa Viagem, a icônica obra do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, além de ser parada obrigatória para apreciar os traços modernos da construção, é o ponto principal para os caçadores de exposições artísticas e culturais. Existente desde 1996, o MAC – Museu de Arte Contemporânea, com toda sua exuberância arquitetônica tornou-se um dos cartões postais de Niterói e abriga um acervo com obras pertencentes à arte moderna, desde artes abstratas até obras que retratam a ilusão da Monarquia Brasileira. Além disso, o museu dono de um fachada futurista e vista panorâmica para os visitantes, dispõe de um bistrô com um cardápio que varia entre opções da culinária brasileira e internacional.

Praça Mirante de Boa Viagem, s/n – Boa Viagem | Tel.: (21) 2620-2400 | Site

O prazer de um almoço em Niterói

Em uma das obras mais conhecidas do famoso  Oscar Niemeyer, mais precisamente, no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o BistrôMAC se estabelece no subsolo do museu, onde o ambiente esbanja uma decoração moderna e ainda oferece uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara. O cardápio é uma variação dos sabores brasileiros com a culinária internacional e tem como carro chefe, o escalope ao molho de mostarda djon com batatas gratinadas. São cerca de 90 rótulos pertencentes à carta de vinho, todos excelentes para acompanhar um dos pratos do menu.

MAC – Praça Mirante de Boa Viagem, s/n – Boa Viagem | Tel.: (21) 2629-1416 | Site

massa-vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Um casarão da Avenida Rui Barbosa, existente desde os anos 50, dá espaço ao Buonasera U.N.O., o restaurante italiano com mais de 25 anos de tradição no Rio e Niterói. O nome U.N.O. (Un Nuovo Oggi), que em português significa “Um novo hoje”, resume a nova fase do lugar, com um novo conceito e um novo espaço, onde a decoração é elegante mas não deixa a tradição de lado. A cozinha contemporânea faz uma releitura dos pratos da culinária italiana, onde podem ser harmonizados com um dos mais de 100 rótulos, nacionais e internacionais, presentes na carta de vinho.

Avenida Rui Barbosa, 218 – São Francisco | Tel.: (21) 2718-2481 | Site

Localizado no topo da Estação Hidroviária de Charitas, o Restaurante Olimpo esbanja uma arquitetura moderna assinada pelo tão respeitado Oscar Niemeyer, que desenvolveu um projeto arquitetônico envidraçado, onde pudesse ser valorizado a vista para o mar logo à beira. Na parte interior, a decoração foi feita sob os caprichos do francês Gilles Jacquard, que cuidou de tudo com muito bom gosto. O restaurante é famoso em Niterói por harmonizar um ambiente requintado com o sabor divino dos pratos pertencentes à cozinha internacional e contemporânea. O cardápio do Olimpo é especializado em frutos do mar, portanto, o prato de maior sucesso da casa é o Paella Marinera que pode ser harmonizado por um dos 250 rótulos de vinhos (nacionais e internacionais).

Av. Quintino Bocaiúva – Charitas | Tel.: (21) 2711-0554 | Site

Um gelato para começar os passeios da tarde

crema-cioccolato-cafe-niteroi-zarpo-magazineDivulgação

Há mais de 10 anos inaugurada em Niterói, a Crema e Cioccolato Café é uma sorveteria café do bairro de Icaraí cheia de boas especialidades italianas. O lugar de parada obrigatória à tarde, é dono de um espaçozinho bastante aconchegante e, ao mesmo tempo moderno, sem deixar de lado a tradição das mesinhas na calçada. Pela vitrine do café e sorveteria, o público se encanta com as tentações: sorvetes e tortas geladas. O picolé do clássico sabor de pistache coberto de chocolate com pedacinhos crocantes é a pedida de sucesso.

Rua Mariz e Barros, 90 – Icaraí | Tel.: (21) 2612-3658 | Site

forte-santa-cruz-niteroi-zarpo-magazine

Em busca de lazer e história, muitos turistas (cerca de 3.500 por mês) visitam a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, local em Niterói que foi durante os períodos de colônia e império brasileiro, a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro. Durante a época, o lugar teve forte atuação em momentos importantes da história brasileira onde cumpriu sua função de impedir invasões francesas e holandesas, entre outras. Enquanto presídio, recebeu grandes nomes como prisioneiros, José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha foram um deles. Hoje, o lugar sedia a Artilharia Divisionária Cordeio de Farias da 1º Divisão do Exército.

Estrada General Eurico Gaspar Dutra, s/n | Tel.: (21) 2711-7840 | Site

praia-icarai-niteroi-zarpo-magazine

Em um dos bairros mais nobres de Niterói, a Praia de Icaraí, na Baía de Guanabara, é a mais famosa da cidade. É nela que seus frequentadores se dividem entre banhistas e esportistas, uns interessados nas areias douradas e finas para a prática de esportes, e outros, em suas águas calmas de tom azul para um belo mergulho. Das areias surge a orla e o calçadão com quiosques bastante procurados por frequentadores que buscam apreciar a atmosfera natural e a vista para alguns pontos interessantes que a praia oferece.

Avenida Jorn. Alberto Francisco Torres, S/N – Icaraí

Happy hour ou jantar: boas opções para encerrar o roteiro

armazem-botequim-granel-niteroi-zarpo-magazineRoberth Trindade/Divulgação

O aspecto agradável já é logo notado ao entrar, não só pelo charme da decoração aconchegante, composta por objetos antigos, mas também pela atenção dos garçons para com o clientes que chegam no Granel Armazém e Botequim. A arquitetura e ornamentação típica dos pequenos armazéns antigos, é algo que realmente chama a atenção, apesar da atração principal do lugar ser o cardápio especializado em comidas de botequim e a carta de cervejas artesanais, com aproximadamente 200 rótulos.

Av. Alm. Tamandaré, 184 – Piratininga | Tel.: (21) 2619-4968 | Site

Como de costume com todo estrangeiro que vem visitar o Brasil, Antônio Casanova também foi vítima do charme da mulher brasileira. O chef português manteve durante sete anos um relacionamento com Paula, moradora de Niterói. Quando resolveram se casar, Antonio deixou Portugal e um ano depois abriu um Café que se tornou hoje o restaurante de culinária portuguesa em Icaraí, vulgo, Casanova Gastronomia. Apesar de pequeno, com poucas mesas, o restaurante é bastante procurado, portanto, para quem deseja provar dessa gastronomia portuguesa, é importante reservar com uma certa antecedência para não perder na disputa por mesas.

Rua Geraldo Martins, 176 – Icaraí | Tel.: (21) 3617-3964 | Site

pizza-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Com mais de 10 anos de tradição, Da Carmine Pizzeria e Cucina Tipica, dos irmãos Carmine e Bruno Marasco, é referência da gastronomia italiana em Niterói. “Pane, Vino e Fantasia” é o lema que os irmãos atribuem ao restaurante de cozinha mediterrânea, onde o ambiente segue leal ao tema: decoração típica italiana e espaço com traços rústicos. Pelo cardápio, os clientes podem escolher entre antepasto, massas frescas e pizzas preparadas pelo forno à lenha.

Rua Mariz e Barros, 305 – Icaraí | Tel.: (21) 3617-6109 ou 3602-4988 ou 3602-4943 | Site

Na Avenida Quintino o restaurante Família Paludo se estabelece de forma inovada, onde é disposto um ambiente moderno e de muito bom gosto notado em sua arquitetura e decoração, com toques rústicos e iluminação assinada pelo premiado Light Designer, Maneco Quinderé. O lugar que mais uma vez se reinventou, agora implementou uma Parrila, ou seja, um sistema de grelhas móveis de ponta para o preparo de suas carnes nobres e exclusivas, onde os clientes podem combiná-las com vinhos ou cervejas. Para quem se interessa por ambientes abertos, de frescor natural, o Restaurante Família Paludo dispõe de mesinhas na calçada bem em frente.

Avenida Quintino Bocaiúva, 247 – São Francisco | Tel.: (21) 2715-3205 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *