Roteiro de 1 Dia em Montes Claros

Situada a cerca de 440 km da capital Belo Horizonte, a cidade da região norte de Minas Gerais é rica em belezas naturais e abriga ótimas opções de parques com atrativos imperdíveis, como grandes cavernas, inscrições rupestres, nascentes e lagos. E além dos passeios em contato com a natureza, Montes Claros rende também sofisticadas experiências gastronômicas. A Mag procurou as melhores atrações e juntou tudo nesse roteiro. Confira as dicas e descubra os encantos desse destino mineirinho!

Primeiro prazer do dia

padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para o seu roteiro por Montes Claros começar gostoso e saudável, experimente o café da manhã da Purogrão, uma padaria 100% integral. Tudo começou com a fabricação caseira – no fundo do quintal – de pães, biscoitos e roscas, e depois de alguns anos e uma temporada no Mercado Central, os sabores ganharam a cidade, com duas unidades. São tantas as delícias produzidas pela padaria, que é difícil escolher. As pedidas para o desjejum são o Pão de Santo Antônio (ameixa, cravo e canela), Bolo de Fubá (com leite de coco, canela e erva doce) e o Sanduíche de tomate seco (com rúcula, alface e queijo). Funciona de segunda a sexta, das 6h30 às 19h30 e aos sábados das 6h às 18h.

Avenida Coronel Prates, 53 | Tel.: (38) 3222-9600 | Avenida Mestra Fininha, 1462 – Loja A | Tel.: (38) 3221-7528 |Site

A natureza de Montes Claros

parque-montes-claros-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Um dos melhores passeios para apreciar os cenários naturais exuberantes da cidade, é o Parque Estadual da Lapa Grande, que abriga mais de cinquenta grutas em cerca de 7 mil hectares de natureza preservada. A maior e mais famosa é a Lapa Grande, que com 2,2 km de extensão, é uma das maiores de Minas Gerais. Outra que se destaca é a Lapa d’água, gruta cheia de formações de estalactites e estalagmites. O parque também abriga nascentes, matas ciliares, trilhas e mais de mil pinturas rupestres de civilizações pré-históricas.

Estrada do Alfeirão

Visite o Parque Municipal Milton Prates em Montes Claros, um dos mais belos cartões postais do destino. A área repleta de verde e muitas sombras de árvores é muito procurada por famílias para piqueniques. Há também um grande lago onde é possível fazer passeios de pedalinho, um playground para a diversão da criançada e uma pista para caminhar e andar de bicicleta.

Avenida Mestra Fininha – Morada do Parque

Para completar os passeios ao ar livre e em contato com a natureza em Montes Claros, inclua também o Parque Municipal da Sapucaia, uma reserva florestal com 302 mil m² de área verde. Além de tranquilos piqueniques, os visitantes que gostam de aventura podem praticar montanhismo e trekking nas trilhas.

Avenida Domingos Abreu Viêira, 366 – Ibituruna

Pausa para almoçar

Roteiro de 1 Dia em Montes ClarosLucas Viggiani/Divulgação

Descubra a experiência do Aroma Restaurante, a mais nova opção de alta gastronomia de Montes Claros. Com a proposta de surpreender mais que o paladar dos clientes, o espaço gourmet pensou cuidadosamente em todos os detalhes, dos ingredientes utilizados a decoração dos ambientes. O cardápio conta com pratos imperdíveis, que vão de pizzas, carnes, peixes e massas. Uma ótima aposta é o Filé de Peixe ao molho de limão (sobre cama de purê de maçã ao molho de limão e crispy de alho poró). A casa também se destaca por ser a primeira de Minas Gerais a oferecer o chopp Baden Baden, produzido em Campos do Jordão.

Rua Santa Maria, 286 – Todos os Santos | Tel.: (38) 3014-0106 | Site

Outra excelente opção para um almoço cheio de sabor e elegância em Montes Claros, você encontra no Octoo. O restaurante com atmosfera retrô e intimista, situado na área de expansão do Montes Claros Shopping, serve no almoço um buffet requintado e variado, com pratos preparados com ingredientes selecionados. Quem gosta de massas pode personalizar o prato, escolhendo o tipo de macarrão, os ingredientes do molho e assistir ao preparo.

Avenida Donato Quintino, 90 – Cidade Nova | Tel.: (38) 3214-3557 | Site

Iguarias de Minas

feira-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O melhor local para conhecer os produtos típicos de Minas Gerais e também para levar para casa, é o Mercado Municipal de Montes Claros. Lá é possível encontrar cachaças produzidas em todos os cantos do estado, temperos especiais, diversos queijos, uma grande variedade de frutas, artesanato local e muito mais. Há também bares bem simples, mas que servem comidas típicas da culinária mineira.

Rua Mal. Deodoro, 1460 – Centro | Tel.: (38) 3229-3437

O lado histórico e cultural de Montes Claros

praca-montes-claros-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Após o almoço, vale a pena fazer um passeio pela Praça da Matriz de Montes Claros, local com ruas de pedra pé de moleque, que reúne algumas das mais importantes construções históricas da cidade, como a Igreja da Matriz, com sua arquitetura em estilo barroco. Também tem o Palácio Episcopal, construído em estilo neoclássico, o Casarão Solar dos Oliveira e muitos outros.

Praça Dr. Chaves, s/n – Centro

O passeio pela praça também pode incluir uma visita ao Museu Regional do Norte de Minas, instalado no Casarão da Fafil, datado de 1886. O espaço comandado pela Universidade Estadual de Montes Claros, promove exposições e programas educativos com o objetivo de identificar, documentar, preservar e difundir o patrimônio cultural dessa região do estado. Abre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Rua Cel. Celestino, 75 – Centro | Tel.: 38) 3229-8590 | Site

Se o seu roteiro for em um domingo, irá encontrar na praça a Feira de Artesanato. A feirinha, que acontece das 8h às 14h, reúne diversos artesãos da cidade com os mais variados tipos de trabalhos: bonecas, cerâmicas, confecções de cama, mesa e banho, madeiras, tapetes, arranjos florais, bijuterias, calçados, crochês, tricô, artigos de decoração, esculturas, artes plásticas, entre outros. Há também barraquinhas de comidas e de bebidas típicas de Minas Gerais.

Praça Dr. Chaves, s/n – Centro

Sabor e sofisticação

pizza-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Conheça o Restaurante Favoritto, o primeiro a oferecer em Montes Claros delícias da alta gastronomia contemporânea. Em um ambiente charmoso e aconchegante, os comensais podem saborear criações exclusivas e harmoniza-las com mais de 90 rótulos de vinhos. Há também a opção de pizza gourmet, preparada com massas bem fininhas e crocantes. Uma ótima escolha é a Favoritta (molho de tomate, mussarela, alho porô, queijo brie, presunto de Parma e orégano).

Rua Tupinambás, 58 – Melo | Tel.: (38) 3222-5353| Site

Outra opção requintada para o seu jantar, está no Cozy Restô, um dos melhores restaurantes da cidade. A casa tem ambiente intimista, decoração com toques florais, muitas samambaias, louça caprichada e um cardápio internacional com pratos clássicos de bistrôs, como o steak tartare. Muitos ingredientes utilizados nas receitas são colhidos na hortinha orgânica do restaurante. Para completar os deleites, também tem uma adega com vinhos selecionados.

Rua Olímpio Dias de Abreu, 47 – Jd. São Luiz | Tel.: (38) 3084-0015 | Site

Para viajar pelos sabores da autêntica culinária francesa, vá ao Stella Bistrô. Criado e comandado pela chef Ana Estela Marcondes, o restaurante está instalado em uma casa, tem ambiente elegante e oferece apenas jantares sofisticados e com pratos incríveis, como o Rib Eye (em farinha de funghi e tagliatelle com trufas negra) e o Camarões (creme de curry, vinagrete de chuchu e azeite de pimenta rosa). Nos dias quentes, escolha uma mesa ao ar livre.

Rua Olímpio Dias de Abreu, 280 – Jardim São Luiz | Tel.: (38) 9902-1246 | Site

Para beber e petiscar

caneca-de-cerveja-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A boemia não é o forte de Montes Claros, mas claro que tem bons lugares para petiscar e tomar uma cerveja geladinha ou até mesmo um drink mais elaborado. Um deles é o Vila 61 Casa Bar, um espaço rústico e aconchegante que oferece programação musical diária, com shows de duplas sertanejas. No cardápio além de tira-gostos variados, tem chopps, caipirinhas e outros drinks.

Rua Raul Corrêa, 61 – Cidade Santa Maria  | Tel.: (38) 3222-6161 | Site

No The Boss um dos destaques é o ambiente, que mescla os estilos rústico (com muita madeira), retrô (com móveis vintage) sofisticado (com os belos e grandes lustres) e moderno (com bastante cor na decoração). No bar a noite passa regada a boas conversas, petiscos e cervejas especiais. Para quem gosta de beber ao ar livre, nas noites quentes de Montes Claros, pode optar por uma mesinha na calçada.

Rua Santa Maria, 164 – Todos os Santos | Tel.: (38) 3015-2294 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *